Entenda o que é, quais são as oportunidades e desafios do marketing internacional e conheça a nova pós-graduação da ESPM na área
O que é marketing internacional? Quais são as oportunidades e os desafios para as empresas? Como está o mercado de trabalho para os profissionais da área? Quem responde essas e outras dúvidas é Priscila Sastre, Coordenadora da Pós-Graduação em Marketing Internacional na ESPM.
Marketing internacional
Tanto o marketing doméstico (nacional) quanto o internacional envolvem a realização de atividades estratégicas de planejamento, precificação, promoção e direcionamento de produtos e serviços.
A principal diferença é que no marketing doméstico os esforços são destinados para o país de origem da empresa e, no internacional, as atividades são direcionadas para países distintos.
A expansão internacional traz um conjunto de benefícios para as organizações, como o fortalecimento da marca, por exemplo. “Ao atuar em outros mercados, especialmente nos mais maduros ou sofisticados, a marca se fortalece e passa a ter maior relevância no mercado interno”, afirma Sastre. “Isso pode gerar um impacto positivo no aumento das vendas ou no preço de venda.”
Essa expansão também pode diversificar as fontes de receita da empresa e diminuir sua dependência em apenas um mercado. “Dependendo do mercado, a empresa pode até ter receitas em moedas mais fortes.”
Desafios
A execução das atividades de marketing internacional pode ter complexidades. É o caso das variáveis ambientais do país, como a estrutura de concorrência no país anfitrião, as características do mercado comprador (B2B, B2C ou B2B2C) e o sistema econômico.
“O profissional de marketing não as controla, mas deve ter habilidade para saber como adaptar o seu planejamento a elas”, declara Sastre.
O retorno financeiro é outro fator a ser considerado. É importante avaliar se as adaptações que deverão ser feitas nos produtos e serviços trarão vantagens financeiras para a empresa.
As adaptações ocorrem:
- no produto em si: fórmulas, ingredientes, conteúdo, embalagens etc;
- na comunicação: a etiqueta, por exemplo, deve estar no idioma do país anfitrião;
- no preço: caso haja imposto de importação, o valor deverá ser adicionado ao preço de venda para o cliente importador;
- no canal de distribuição: é necessário entender como funciona o canal de distribuição no país anfitrião e analisar a melhor forma de entrada.
Conheça a Pós-Graduação em Marketing Internacional da ESPM
A Pós-Graduação em Marketing Internacional da ESPM foi criada para fornecer uma base sólida dos princípios que envolvem a gestão de negócios e os elementos que compõem o Marketing Internacional. O modelo de ensino é o Live EAD e todas as aulas serão ao vivo durante 2 semestres, que é o tempo de duração do curso.
Segundo Sastre, a pós-graduação oferece uma visão abrangente das atividades de marketing internacional por meio de uma matriz de disciplinas atualizada. “O curso visa construir competências que ajudem o estudante a desenvolver planejamentos de marketing para posicionar produtos ou serviços em outros países”, destaca.
“Falando assim, parece uma tarefa fácil, mas é algo que exige pesquisa, capacidade analítica e repertório para compreender os movimentos e características de outros mercados.”
O curso é indicado para profissionais de marketing ou comunicação em início de carreira, profissionais que já possuem uma formação e desejam realizar a transição para a área, e empreendedores e gestores de pequenas e médias empresas que querem inovar e diversificar mercados.
De acordo com a coordenadora, o egresso estará apto a trabalhar em diversas áreas do marketing, como planejamento, gestão de produtos e serviços, gestão de comunicação, branding e consumer insights.
Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Marketing Internacional clicando aqui.