Os impactos do chamado tarifaço de Donald Trump repercutiram amplamente na mídia, levando economistas e professores de relações internacionais da ESPM a analisarem as consequências desse cenário de instabilidade e seus possíveis reflexos em outros países, incluindo o Brasil.
O professor Leonardo Trevisan, em entrevista à GloboNews, destacou que Trump aplica e anuncia tarifas mesmo para países considerados aliados, o que revela muito sobre sua mentalidade e estratégia política. Em conversa com a Record News, Trevisan afirmou que essa abordagem tem um forte efeito interno, já que o presidente busca agradar sua base eleitoral, à qual prometeu crescimento no emprego.
Já Gunther Rudzit, em declaração ao CNN Money, apontou que Trump utiliza as tarifas para diferentes objetivos estratégicos. E em entrevista ao UOL, Roberto Uebel, o Brasil pode até se beneficiar de uma eventual disputa comercial entre Estados Unidos e China. No entanto, ele alerta que os impactos macroeconômicos, como inflação e juros em nível global, são fatores que precisam ser considerados com atenção.
Leonardo Trevisan
Gunther Rudzit