ESPM > Blog >

Professores Koca Machado e Pedro Curi analisam retorno de Stitch sobre marketing e apelo nostálgico do personagem

Notícias

 

Matéria na Folha de S. Paulo destacou Stitch, personagem da animação Lilo e Stitch (2002), que voltou a ganhar popularidade, especialmente entre crianças, como mostra o movimento em lojas da 25 de Março, em São Paulo. A Disney, ciente do fenômeno, prepara o lançamento de um filme live-action para o próximo mês e investe fortemente na divulgação do personagem, que se tornou uma de suas principais apostas para 2025.

 

Porém, o sucesso de Stitch levanta preocupações sobre o consumismo infantil, já que, embora a publicidade voltada diretamente às crianças seja proibida no Brasil há dez anos, a Disney tem promovido o personagem intensamente em lojas e redes sociais, gerando forte desejo entre os pequenos. 

 

Segundo Koca Machado, professora de storytelling do curso de Comunicação e Publicidade, a internet acaba sendo uma aliada na divulgação.  “A Disney não pode comprar um espaço na TV e fazer anúncios para crianças, mas nada impede que o público fale dos seus produtos na internet. A lei de publicidade infantil, nesse sentido, é muito driblável, e os canais digitais acabam servindo de estratégia de marketing.”

 

Na mesma matéria, o coordenador do curso de Cinema e Audiovisual e especialista em Cultura de Fã, Pedro Curi, diz que a chegada do filme mostra para os fãs mais antigos que o personagem está se tornando real ao mesmo tempo em que eles enfrentam a realidade da vida adulta. “Stitch se tornou companheiro de vida de quem era criança no começo dos anos 2000. São pessoas que olham para os bonecos dele e têm a memória afetiva estimulada. Assim, compram também o copo e todos os outros produtos.”

 

Confira a matéria aqui

 

 

 

 

Professora Koca Machado
Koca Machado

 

 

pedro curi 1

Pedro Curi 

Foto de Assessoria de imprensa ESPM
Assessoria de imprensa ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice