Anime Business: Cultura Pop Japonesa e Estratégias de Mercado no Brasil

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições até: 10/11/2025

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

O anime é mais que entretenimento: é linguagem, estética e identidade em circulação global. Neste curso, vamos desvendar como a cultura japonesa é estrategicamente adaptada para o público brasileiro, refletindo sobre os desafios da tradução cultural em um mundo cada vez mais interconectado e sensível à integridade das obras. Ao longo do percurso, os alunos mergulharão nos fundamentos históricos do anime, nos bastidores do mercado audiovisual japonês e brasileiro e nos modos como essa linguagem visual é ressignificada para dialogar com públicos distintos. Ao final, o aluno terá desenvolvido, além de repertório sobre o universo dos animes, um olhar crítico sobre os mecanismos de mediação cultural que moldam nossa experiência estética no mundo globalizado.

Para quem se destina?

Estudantes e profissionais das áreas de Comunicação, Tradução, Audiovisual, Publicidade, Letras, Cultura Japonesa, Marketing e afins; criadores de conteúdo, tradutores, roteiristas e demais interessados no universo do anime e nas implicações culturais e mercadológicas de sua circulação global. O curso também é ideal para fãs que desejam transformar seu repertório em potência crítica ou profissional.

Programa

O que você vai aprender

  • Compreender os fundamentos históricos, estéticos e culturais que estruturam a linguagem dos animes.
  • Analisar o funcionamento do ecossistema do anime como indústria criativa global: dos estúdios japoneses às plataformas de distribuição ocidentais.
  • Investigar o perfil do público brasileiro de anime e suas formas de engajamento (fandom, redes sociais, consumo cultural e simbólico).
  • Estudar casos de adaptação, localização e dublagem de animes no Brasil e no mundo, com foco nos efeitos culturais e discursivos dessas transformações.
  • Refletir sobre estratégias de mediação cultural que equilibrem integridade estética, inteligibilidade e inserção de mercado.
  • Estimular a criação de propostas de conteúdo, análise crítica ou projetos de localização que respondam às exigências do público otaku contemporâneo.
AULA 01
  • Breve história do anime: das origens à globalização (3hs)
AULA 02
  • Estética e narrativa: o que diferencia o anime de outros gêneros de animação (3hs)
AULA 03
  • Tradução e localização: legendagem, dublagem e adaptação cultural (3hs)
AULA 04
  • Estudos de caso de tradução e localização de anime no Brasil e no mundo (3hs)
AULA 05
  • Oficina prática: criação de uma campanha para lançamento de um anime no Brasil (3hs)

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem gostou desse curso também pode se interessar por:

Translate

According to your choice

Avise-me