Data-Driven Marketing

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O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Transforme decisões em resultados com o curso Data Driven Marketing da ESPM! Aprenda a usar dados de forma estratégica para otimizar suas campanhas e alcançar resultados mensuráveis em diferentes áreas do Marketing. Inscreva-se e torne-se um profissional indispensável no mercado digital e leve seu negócio ao próximo patamar!”​​

Para quem se destina?

  • ​​​Profissionais de Marketing buscando se especializar em Marketing Digital
  • ​Profissionais de Growth que atuam em empresas que focam expansão de negócios
  • ​Executivos procurando implantar visão de trabalho ligada a resultados mensuráveis em suas empresas
  • ​Empreendedores de startups e empreendedores com teses maduras com foco em expansão​​

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​Aprender fundamentos do Marketing direcionado por dados
  • ​Compreender a importância dos dados no marketing estratégico
  • ​Estudar o público-alvo de um produto
  • ​Aprender a coletar, organizar e analisar dados de marketing
  • ​Desenvolver habilidades de segmentação e personalização de campanhas
  • ​Utilizar ferramentas de automação para otimização de processos, aumentando eficiência operacional
  • ​Definir e acompanhar KPIs e métricas de desempenho
  • ​Aplicar técnicas e ferramentas de machine learning
  • ​Implementar testes A/B e otimização contínua de campanhas
  • ​Fazer marketing de performance orientado a vendas
  • ​Garantir o sucesso dos clientes e produtos
  • ​Analisar e medir os resultados de campanhas​
​​AULA 1. Visão geral
​Introdução ao Data-Driven Marketing (1h30)
  • O que é Data Driven Marketing vs Marketing Tradicional
  • A importância dos dados nas decisões estratégicas
  • Benefícios do marketing orientado por dados
  • Conceitos básicos de IA e aprendizado de máquina (Machine Learning)
Mapa de ferramentas-base (1h30)
  • Analytics
  • Site
  • Otimização Orgânica: SEO, ASO, VSEO
  • Mídias
  •  CRM
  • Inbound Marketing
  • Redes Sociais
  • Estratégia Digital
  • IA aplicado ao Marketing
​AULA 2. Analytics
​Coleta e Gestão de Dados (1h30)
  • Fontes de dados: internas e externas
  • Tipos de dados: estruturados vs. não estruturados
  • Ferramentas de coleta e armazenamento de dados
  • Governança de dados e conformidade com LGPD
  • Qualidade dos dados e como lidar com vieses
​Análise de Dados para Marketing (1h30)
  • Métricas essenciais para marketing digital
  •  Identificação de comportamentos do consumidor
  • Ferramentas de análise de dados
  • Insights acionáveis: transformando dados em decisões
​​
​AULA 3. Site
​Estrutura de um site baseado em dados e UX (1h30)
  • Site Institucional vs. foco em vendas
  • Importância de UX no marketing digital
  • Dados como base para adequação de um site
  • Aplicações de IA no marketing (ex: chatbots, anúncios programáticos)
  • UX orientada por dados para otimizar sites
​Otimização Orgânica (1h30)
  • SEO
  • VSEO
  • CRO
  • Introdução ao ASO
​​
​AULA 4. Mídias Pagas e CRM
​Mídias Digitais com foco em Performance (1h30)
  • Estruturação de plano de mídia com foco em resultados
  • Como medir ROI em campanhas de marketing
  • Análise de custo de aquisição de clientes (CAC) e lifetime value (LTV)
  • Taxa de conversão e engajamento
  • Monitoramento de funil de vendas e performance de campanha
  • Como fazer Testes A/B com eficácia
​Automação em Marketing: introdução ao CRM (1h30)
  • Exemplos de ferramentas
  • Mapeamento de regras de negócio
  • Como escolher o CRM para seu negócio
 
​AULA 5. Conteúdo
​Estratégias de Conteúdo (1h30)
  • Os 3 perfis de criação de conteúdo
  • Criação de conteúdo com base em dados
  • Formatação de estratégia para Inbound Marketing
​Redes Sociais (1h30)
  • Princípios da segmentação de mercado
  • Uso de dados demográficos e comportamentais
  • Estratégia com base em clusters e mercados
​AULA 6. Estratégia Digital
Estratégia Digital Data-Driven (1h30)
  •  Definição de Objetivo Estratégico
  • Definição de KPIs alinhados aos objetivos de negócio
  • Segmentação de clientes com base em dados
  • Estruturação de plano Go-To-Market
  • Monitoramento e evolução do plano
IA aplicado ao Marketing (1h30)
  • Benefícios: personalização em escala, eficiência operacional e melhores decisões baseadas em dados
  • IA generativa para criação de conteúdo (ex.: ChatGPT, Midjourney)
  • Exemplos de aplicações no Marketing
  • Privacidade de dados e uso ético da IA
  • Limites da IA: onde o fator humano ainda é essencial

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Professor

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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