Formação em Estratégia de Conteúdo Digital

Online ao Vivo

Inscrições até: 17/11/2024

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Eleve sua expertise em conteúdo! Especialize-se em Estratégia de Conteúdo Digital e diferencie-se no mercado. Aprenda a criar uma estratégia prática, do plano da marca à produção de conteúdo humanizado e criativo. Saia com um projeto completo em mãos, pronto para surpreender e destacar sua marca online.

Para quem se destina?

  • Profissionais em busca de conhecimento estruturado em criação de conteúdo estratégico, criativo e humanizado
  • Redatores, produtores de conteúdo e analistas de marketing buscando se especializar em Estratégia de Conteúdo Digital
  • Profissionais que desejam uma formação adicional para desenvolver novas competências e enriquecer seus currículos
  • Profissionais com interesse em planejar o conteúdo para seus próprios negócios ou sua carreira
  • Líderes de marketing buscando implementar a abordagem humanizada na estratégia de conteúdo digital junto às suas equipes
  • Empreendedores lançando novos negócios, produtos e serviços e necessitando de uma estratégia de conteúdo eficaz
  • Se você  busca excelência na criação e implementação de estratégias de conteúdo digital, este curso intensivo é para você!

Programa

O que você vai aprender

  • Criar uma estratégia completa de conteúdo digital de maneira descomplicada
  • Criar conteúdo inovador e estratégico com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial como ChatGPT
  • Compreender na prática a real importância da estratégia de conteúdo e o seu impacto no mercado digital atual
  • Definir e desenvolver elementos fundamentais da marca e da estratégia de conteúdo digital
  • Escrever um manifesto autêntico e inspirador para a marca
  • Produzir conteúdo de alta qualidade a partir de técnicas de escrita criativa
  • Diferenciar-se no mercado com criação de Conteúdo Humanizado
  • Analisar e mensurar os resultados do conteúdo digital
Aula 1:
Introdução a Estratégia de Conteúdo 
  • Estratégia de Conteúdo: o que é, para que serve e exemplos reais de marcas brasileiras
  • Essência da Marca e Estratégia de Conteúdo: como traduzir elementos-chave no planejamento e na execução
  • Conteúdo Humanizado: como diferenciar a marca através da humanização e por que isso é tão importante
  • Orientações para o projeto final do curso: como preencher o template e desenvolver sua estratégia de conteúdo
 
Aula 2:
Personas e Posicionamento  
  • Ferramentas e dicas para mapear as personas e compreender o perfil ideal de clientes
  • Como criar uma declaração de posicionamento da marca e apresentá-la ao público e ao mercado
  Identidade Verbal da marca 
  • Arquétipos da marca: como criar uma narrativa única para conectar emocionalmente com o público
  • Personalidade, Linguagem, Vocabulário e Tom de Voz: como definir elementos para uma comunicação forte, coerente e autêntica
 
Aula 3:
Inteligência Artificial aplicada ao Conteúdo  
  • Engenharia de Prompts: como usar ferramentas de Inteligência Artificial para estruturar sua estratégia e criar conteúdo
  • Prompts para Personas, Tom de Voz, Estilo de Escrita, Ajustes de Vocabulário, Criação, Personalização e Adaptação de Conteúdo
 
Aula 4:
Comunicação da Marca  
  • Tagline e Slogan: diferenças, semelhanças e como escrever frases-chave criativas e poderosas
  • Manifesto da marca: técnica para escrever um texto eficiente, criativo e inspirador
  Elementos-chave da Estratégia de Conteúdo  
  • Linha editorial, Editorias de conteúdo e Calendário editorial: diferenças e como escrever cada elemento
  • Expressões, palavras-chave e hashtags
  • Etapas do conteúdo no funil de marketing
  • Formatos de conteúdo, canais digitais e criação de pautas
 
Aula 5:
Produção de Conteúdo 
  • O processo de produção de conteúdo digital em 3 grandes fases
  • Criação de pautas: como escrever as melhores ideias de temas
  • Template de planejamento: da produção à publicação do conteúdo
  • Tendências e boas práticas: comunicação acessível e conteúdo inclusivo
 
Aula 6:
Técnicas de Redação e Criatividade 
  • Escrita criativa, Storytelling & Conteúdo Humanizado: como escrever posts, artigos, roteiros de vídeos e copy de vendas
  • Criação de títulos criativos e que despertam o interesse das pessoas
  • Chamadas à ação criativas: como engajar as pessoas com autenticidade e criatividade
  • Derivação de conteúdo: técnicas para reaproveitar conteúdo antigo
 
Aula 7:
Objetivos e Metas de Conteúdo 
  • Objetivos e Metas do conteúdo
  • Como analisar o resultado do conteúdo além das visualizações e curtidas
  Encerramento 
  • Missão PEC: projeto final de estratégia de conteúdo

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Edney “InterNey” Souza

Professora

Laíze Damasceno

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.