Comunicação Modo Turbo: Planejamento de Campanhas e Criação de Conteúdos com Inteligência

Presencial

Inscrições até: 29/1/2026

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Matrículas abertas no site até o dia 29/1/2026, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1769644800, ou enquanto houver vagas.*

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

Descrição do curso

Aprenda o passo a passo para transformar ideias em comunicação de alta performance usando inteligência artificial, num workshop 100% interativo e mão na massa.

Para quem se destina?

Estudantes e profissionais de comunicação, marketing e publicidade, incluindo designers, social media, redatores, estrategistas de marca e gestores de conteúdo digital, além de empreendedores e proprietários de pequenos negócios que atuam em ambientes digitais e desejam desenvolver estratégias de comunicação e conteúdo mais eficazes em menos tempo.

O que você vai aprender

  • Ensinar a utilizar ferramentas de IA generativa como parceiras estratégicas no processo de planejamento criativo
  • Desenvolver habilidades de planejamento de comunicação e conteúdo, da análise de cenários à execução tática.
  • Proporcionar a experiência prática de construir, passo a passo, um plano de comunicação completo.
  • Estimular pensamento crítico sobre os usos da IA generativa, reconhecendo limites, possibilidades e implicações éticas na comunicação.
  • Capacitar os participantes a usar a IA generativa como diferencial competitivo em sua atuação profissional.
Dia 1: Da Análise à Ideação
  • Apresentação da proposta, agenda e objetivos;
  • Introdução sobre uso de IA generativa em planejamentos de comunicação e conteúdo;
  • Análise de Cenário, Concorrência e Estratégia de Marca
  • Boas práticas para geração de prompts e método CRAFT;
  • Uso de IAg para pesquisas, síntese de relatórios de mercado, identificação de tendências/forecasting e previsão de cenários;
  • Mapeamento de universo competitivo, análise de posicionamento e tom de voz dos concorrentes com IAg.
    • Atividade Prática: análise de cenário, concorrentes e tendências em tempo real.
  • Estudo de Público e Geração de Insights
  • Criação de personas sintéticas para identificação de necessidades e objeções;
  • Uso de IAg para construção de jornadas de público, com identificação de gatilhos, drivers e pontos de contato.
    • Atividade Prática: criação de personas sintéticas, geração de jornadas e geração os insights.
  • Ideação de Conceitos Criativos
  • Realização de brainstormings em escala com uso de agentes de IAg;
  • Técnicas de seleção, refinamento e adaptação de ideias originais e relevantes;
  • Uso de IAg de imagem para geração de moodboards criativos e conceitos visuais.
    • Atividade Prática: desenvolvimento de conceitos criativos e moodboards visuais.
  • Construção da Matriz de Canais e Execução de Conteúdos
  • Conexão entre planejamento estratégico e execução tática, com uso de IAg para montagem de matriz de canais;
  • Uso de IAg para modelagem de territórios, pilares e editorias;
    • Atividade Prática: construção a matriz de canais e editorias de conteúdo.
Dia 2: Execução Criativa, Boas Práticas Éticas e Compartilhamento de Experiências
  • Execução Criativa
  • Apresentação das ferramentas mais adequadas para cada caso: otimização de textos, imagens, vídeos e trilhas sonoras
    • Atividade Prática: desdobramento da matriz em conteúdos de exemplo.
  • Boas Práticas Éticas e Humanização
  • Exemplos de automações e fluxos para otimização de rotinas de trabalho;
  • Discussão sobre vieses, alucinações a importância da checagem humana;
  • Abordagem do papel central do profissional em estratégia, criatividade, empatia e tomada de decisão.
    • Atividade Prática: Revisão e refinamento de conteúdos produzidos, garantindo que estejam livres de vieses, alucinações e humanizados.
  • Discussão conjunta sobre os principais aprendizados, desafios e aplicação dos conhecimentos adquiridos na rotina.

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Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

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¹ Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Onde o curso acontecerá?

Rio de Janeiro

Ladeira da Glória, 26

Glória - Rio de Janeiro - RJ

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Perguntas frequentes

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O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

O que é o projeto Dynamic ESPM?

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

O que são badges?

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Por que algumas ofertas são badges e outras não?

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Todos os cursos da ESPM terão badges?

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

Os badges possuem validade?

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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