Comunicação Não-Violenta para líderes

Online ao Vivo

Inscrições até: 09/11/2025

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Você sempre foi bom no que fez e acabou sendo promovido para um cargo de liderança? Agora é cobrado sobre resultados e precisa desenvolver pessoas? Sente desconforto porque a liderança é entendida como algo que deveria ser natural, mas você percebe que tem dificuldades que vão para muito além do escopo técnico do trabalho que fazem? Este é um clássico desafio das lideranças atuais. Você com certeza não está sozinho.

Este curso foca em práticas que vão transformar a qualidade das conversas e resolução de conflitos nas equipes para pessoas com ou sem experiência e expertise em comunicação.

Com base nos princípios da Não-Violência de Mahatma Gandhi, e outros pesquisadores, e nas práticas sugeridas por Marshall Rosenberg em Comunicação Não-Violenta, formaremos um grupo de pesquisa sobre as respostas que damos aos desafios relacionais e estruturais que enfrentamos diariamente. Vamos praticar a partir de trocas semanais, com uma facilitação com cerca de 10 anos de experiência e um conteúdo sistematizado que dará suporte aos aprendizados. Os participantes do curso receberão conceitos e materiais, mas principalmente coragem e precisão, para aprimorar a capacidade de dialogar, melhorar a comunicação e promover conversas conciliadoras – mesmo, e principalmente, quando parece impossível.

Para uma experiência mais personalizada, limitamos a turma a 12 participantes.

Para quem se destina?

Até 12 pessoas em posição de liderança de todo o Brasil que estejam vivenciando desafios de gestão e dispostas a melhorarem a qualidade de sua comunicação para destravar situações de resistência.

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • Reconhecer o que influencia a qualidade das conversas (tanto para o ambiente de trabalho, a rotina e as entregas)
  • Refinar o senso de responsabilidade dos líderes (ajustando para mais e para menos, quando necessário)
  • Ampliar os recursos para escutar a si e as outras pessoas (escuta refinada e assertividade são passíveis de aprimoramento com a prática!)
  • Aumentar repertório para falas assertivas e honestas sem perder conexão (não é magia, é tecnologia)
  • Promover a resiliência para conversas difíceis (com seus liderados e também com seu líder)
  • Aumentar autopercepção sobre a qualidade das relações na sua equipe e organização (qual a cultura relacional e sistêmica na sua equipe?)
  • Alinhar ferramentas de gestão simples e customizáveis que podem promover melhorias no seu ambiente de trabalho (você sabe como conduzir, por exemplo, o one-a-one de forma realmente eficiente? Ou está virando um muro de lamentações?)
  • Inspirar o interesse contínuo pelo diálogo.
Vamos focar na qualidade das conversas e resolução de conflitos no ambiente de trabalho e como é possível tomar decisões estratégicas que cuidem de soluções boas para todos. Com base em práticas de escuta, assertividade e nos princípios da Comunicação Não-Violenta, líderes se apoiarão a responder a situações desafiadoras que atravessam em seu dia-a-dia. A partir de trocas semanais, facilitação experiente e conteúdo sistematizado, receberão suporte para desenvolver estratégias que vão aprimorar a capacidade de dialogar, melhorar a comunicação e promover conversas conciliadoras.​​   Ao final do curso, os alunos terão a experiência da escuta empática transformativa, referências de suporte para seguirem pesquisando e materiais que poderão usar no seu cotidiano profissional.
Encontro 1:
Levantamento de casos cotidianos de desafios de comunicação, a visão da Neurociência sobre mudança de comportamento, práticas de escuta e reflexão histórica e sistêmica sobre os bloqueios para a compreensão.
Encontro 2:
A importância da qualidade das conversas (apresentação do momento atual do mercado de trabalho e a demanda por empatia), escutar além das minhas impressões sobre o que está acontecendo e estudo de caso facilitado.
Encontro 3:
Alinhamento conceitual em relação aos elementos da escuta e da fala, a noção das necessidades universais e o que isso tem a ver com comunicação, estudo de caso coletivo.
Encontro 4:
Escutando as vozes que falam dentro, prática de assertividade na fala sem perder conexão, escutando a resistência no outro e em mim, estudos de caso.
Encontro 5:
Gerenciamento de conflitos de comunicação e sugestões de práticas para as conversas de alinhamento: one-a-one, feedback, reuniões de equipe e outras.

Quando acontece?

Professora

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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