Criatividade na Comunicação – Como criar para um mercado em transformação

Presencial

Inscrições até: 24/8/2025

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Matrículas abertas no site até o dia 24/8/2025, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1755993600, ou enquanto houver vagas.*

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

sobre o curso

Descrição do curso

O curso presencial ensina o dia a dia estratégico e criativo de uma agência de publicidade e comunicação do mercado nacional e internacional, com foco em marcas, instituições e ONGs.

  • A propaganda e a publicidade são molas indispensáveis ao crescimento de marcas, do mercado e da economia brasileira, além de vitais para a comunicação de campanhas de cunho social.
  • Pesquisas indicam que algumas marcas têm mais relevância que órgãos governamentais na transmissão de mensagens informativas, diversas, inclusivas e educacionais. Portanto, é obrigatório compreender a importância que cada profissional tem como elemento de transformação do comportamento humano.
  • O curso vai ensinar na prática como traduzir um briefing, pensar a estratégia, desenvolver o melhor trabalho criativo e eficaz, como vender e produzir o material criado. Será uma experiência intensa, imersiva, interativa e prática. Durante 6 dias, trabalhará com casos reais e apresentará desafios que serão debatidos, criados e apresentados em sala de aula.

Para quem se destina?

  • Profissionais de comunicação de todas as áreas interessados em aprender o processo estratégico/criativo de uma grande agência de publicidade e comunicação, especializada de serviços de marketing 360. Dominar a gestão com áreas conectadas, como atendimento, planejamento, inteligência de mídia, produção on, off, merchanding, PR, conteúdo, social e, também, aprimorar a relação com a estrutura do cliente.
  • O curso é dirigido a profissionais que estão entrando ou já estão no mercado e que buscam melhora criativa e da qualidade de entrega, conhecimento do flow de trabalho em uma agência, gestão e política entre áreas, crescimento profissional, networking, aceleração na carreira e a importância da diversidade humana no processo criativo.

Programa

O que você vai aprender

  • Antecipar e entender briefings, buscando uma entrega alinhada com os objetivos de negócio dos clientes;
  • Saber desenhar todos os passos da entrega estratégica e criativa de uma marca;
  • Prática da entrega criativa completa, digital, offline, ativações, conteúdo etc;
  • Evitar contratempos que possam surgir no processo, do nascedouro, meio, até a entrega do material criativo finalizado;
  • Entender o uso de ferramentas de mídia on e off, plataformas digitais, influenciadores, creators, celebridades etc. Avaliar benefícios e riscos de cada movimento de comunicação.
1ª aula. De um Copy pode Nascer uma Campanha Memorável
  • Objetivo: Entender a importância da criatividade dentro de uma agência/squad/hub/hotshop e exercitar, em tempo real, a redação publicitária cativante
  • Importância da Redação Publicitária: Entendimento do papel da criatividade e da construção de conceitos estratégicos na criação de campanhas memoráveis.
  • Estudo de Casos Icônicos: Análise de campanhas reais para entender insights, conceitos e execução criativa. Foco na mensagem.
  • Exercícios Práticos de Redação: Atividades hands-on de criação de conceitos, títulos, roteiros e peças publicitárias com base em briefings reais e fictícios.
  • Desenvolvimento e Apresentação Criativa: Refinamento das ideias com feedback em grupo e apresentação final simulando reuniões de agência.
  • Vivência Profissional e Dinâmica Colaborativa: Simulação de rotina criativa e incentivo à troca entre os participantes.
2ª aula. Me Ajuda a Sair Dessa: Falando de Negócio
  • Objetivo: Desenvolver a capacidade de solucionar problemas reais de clientes de forma rápida e eficaz, aprendendo a criar conceitos, soluções e estratégias em tempo real
  • Criatividade como Solução de Negócio: Mostrar como ideias viáveis fazem a diferença para marcas e negócios. O objetivo é vender.
  • Casos Reais e Inspiração Prática: Análise de campanhas reais e seus desafios.
  • Exercícios Sob Pressão: Atividades intensas para estimular pensamento rápido diante de briefings realistas.
  • Simulação de Reunião com Cliente: Apresentação de ideias em formato de pitch simulando o ambiente, as pressões do mercado publicitário e, até, o clima de concorrências.
  • Reflexão e Aplicabilidade Profissional: Discussão final sobre o processo criativo, aprendizados obtidos e como aplicar uma mentalidade ágil no dia a dia profissional.
  • Forma
3ª aula. Mergulhando nas Mídias, Principalmente, as Digitais
  • Objetivo: Explorar o uso das mídias digitais na publicidade, incluindo creators, tendências e impacto criativo
  • Panorama das Mídias Digitais: O papel das redes sociais e creators na publicidade atual.
  • Análise de Casos Reais: Como trends e mídia impulsionada são usados em campanhas de sucesso.
  • Prática de Curadoria Criativa: Exercícios para extração de insights e criação de campanhas digitais.
  • Estratégia com Creators: Atividade com profissional convidado sobre influenciadores.
  • Mídia como Potencializadora Criativa: Simulação de campanha e discussão com especialista do mercado.
  • Forma
4ª aula. Inteligência Artificial não Cria, mas Amplia
  • Objetivo: Mostrar como a IA apoia a criação publicitária, mas não substitui a criatividade humana
  • IA como Meio, não Fim: A IA amplia ideias humanas, não as substitui.
  • Criação Híbrida em Tempo Real: Atividades com e sem IA, incluindo ChatGPT.
  • Comparativo Criativo IA vs. Humanos: Atividade com designer convidado.
  • Exploração Visual com Ferramentas de IA: Uso do Adobe Firefly para gerar imagens e compará-las com criações humanas.
  • Reflexão Ética e Profissional: Limites e futuro do uso da IA na criatividade.
  • Forma
5ª aula. Importância dos Festivais para Valorizar a Criatividade
  • Objetivo: Entender como festivais criativos movimentam as agências e estimulam inovação
  • Festivais como Meio, não Fim: Premiações como estímulo à cultura criativa.
  • Caminho das Pequenas Conquistas: Bastidores e cases de sucesso inesperado.
  • Panorama dos Festivais: Cannes, CCSP e outros.
  • Criatividade Relevante e Executável: Ideias premiáveis e viáveis.
  • Impacto dos Trabalhos Probono: Casos sociais que valorizam a imagem criativa.
  • Forma
6ª aula externa. Onde Moram as Ideias: em Qualquer Lugar
  • Objetivo: Explorar o surgimento de ideias em ambiente externo com storytelling e projeto social
  • Imersão Criativa na “Rua”: Atividade sensorial e observacional.
  • Storytelling Aplicado à Publicidade: Criação de micro-histórias estruturadas.
  • Transformação de Narrativas em Campanhas: Conversão em peças publicitárias.
  • Projeto Probono com Cliente Real: Campanha para espaço público.
  • Reflexão e Preparação para Entrega Final: Síntese e discussão sobre o papel da criatividade.

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão¹

ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito

¹ Cobrança regular ou recorrente (sem comprometer o limite de crédito)
² Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)
0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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