Formação em Product Marketing Manager

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições até: 23/3/2026

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Matrículas abertas no site até o dia 23/3/2026, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1774224000, ou enquanto houver vagas.*

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Descrição do curso

​​​O Product Marketing é essencial para empresas de todos os setores, desde indústrias tradicionais até startups. Aprenda a criar estratégias que transformam produtos em sucessos, com técnicas de product discovery, análise de mercado, gestão ágil, customer success e cultura data-driven. Torne-se referência em inovação e impacto no mercado competitivo.​​

Para quem se destina?

  • · Profissionais de Marketing que desejam evoluir da comunicação para a estratégia, dominando o ciclo completo de gestão de produto e posicionamento de mercado.
  • · Product Managers (PMs) que buscam integrar marketing e produto, aprimorando sua capacidade de entender o cliente, definir mensagens e impulsionar adoção.
  • · Executivos e líderes interessados em estruturar áreas de Product Marketing ou aplicar seus princípios para acelerar crescimento e inovação.
  • · Empreendedores e fundadores que precisam transformar ideias em produtos de sucesso, com estratégias práticas de go-to-market e crescimento escalável.
  • · Profissionais de produtos e canais digitais que atuam em pesquisa, aquisição, vendas ou customer success e querem dominar práticas de Product Marketing adaptadas ao ambiente digital.
  • · Analistas e estrategistas orientados por dados e IA que desejam aplicar inteligência artificial e análise preditiva para otimizar decisões de mercado e experiência do cliente.

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​Compreender o público-alvo.
  • ​Realizar pesquisa de mercado e análise competitiva.
  • ​Definir o posicionamento do produto.
  • ​Priorizar desenvolvimento de features.
  • ​Desenvolver estratégias de Go-To-Market.
  • ​Capacitar equipes de vendas.
  • ​Garantir o sucesso dos clientes.
  • ​Medir e analisar resultados.
  • ​Promover inovação contínua.​
1. Fundamentos do Product Marketing Management
  • O papel estratégico do Product Marketing Manager (PMM) nas organizações modernas.
  • Diferenças e sinergias entre Product Manager e Product Marketing Manager.
  • O ciclo de vida do produto e o papel do PMM em cada etapa.
  • Modelos de negócio e monetização: e-commerce, assinatura, freemium e marketplace.
  • Como o PMM conecta times e acelera o crescimento da empresa.
2. Product Discovery e Estratégia de Inovação
  • Design Thinking, Lean Discovery e Design Sprint na descoberta de oportunidades.
  • Estruturação de hipóteses, prototipagem e validação de MVPs.
  • Working Backwards (Amazon): criando produtos a partir da visão do cliente
  • Six-Pager Memo: clareza, narrativa e tomada de decisão com base em argumentos e dados.
  • Documentos estratégicos: PRD (Product Requirements Document) e MRD (Market Requirements Document).
  • Métodos de priorização (Esforço x Impacto, ICE Score, RICE).
  • Como alinhar discovery com estratégia de mercado e insights de dados.
3. Segmentação, Persona e Posicionamento
  • Criação de Buyer Persona e User Persona com base em dados reais.
  • Value Proposition Canvas e mapas de empatia
  • Gestão de stakeholders e influência organizacional.
4. Go-To-Market e Growth Strategy
  • Identificação de oportunidades de produto a partir do método Jobs to Be Done.
  • Planejamento e execução de lançamentos de produto.
  • Mapeamento de dores, ganhos e tarefas do usuário com ferramentas como mapas de empatia e Value Proposition Canvas.
  • Estratégias de growth hacking e canais de aquisição.
  • Capacitação de vendas com playbooks, pitches e battlecards.
  • Criação e teste de MVPs (Minimum Viable Products) e POC (Prova de Conceito) para medir aderência e potencial de mercado.
  • Alinhamento entre produto, marketing e comercial.
5. Customer Success e Retenção
  • Experiência do cliente como diferencial competitivo.
  • Onboarding, upselling e cross-selling baseados em dados.
  • Redução de churn e maximização de Lifetime Value (LTV).
  • Uso de dados para prever comportamento e antecipar necessidades.
6. Métricas, Dados e Cultura Analítica
  • OKRs e NSM como métricas-chave de produto e marketing.
  • CAC, LTV, ROI e taxa de conversão: como interpretar e agir sobre os dados.
  • Testes A/B, cohort analysis e otimização de conversão (CRO).
  • Como criar uma cultura data-driven que orienta decisões e inovação.
7. Soft Skills e Liderança de Produto
  • Comunicação estratégica e influência sem autoridade formal.
  • Negociação, empatia e storytelling como ferramentas de liderança.
  • Pensamento crítico e adaptabilidade em contextos ambíguos.
  • Criatividade aplicada à resolução de problemas complexos.
  • Autogestão, colaboração e inteligência emocional.
8. Inteligência Artificial Aplicada ao Product Marketing
  • Como a IA está redefinindo o papel do PMM.
  • Modelos generativos e preditivos para análise de mercado e comportamento do cliente.
  • Engenharia de prompts e automação inteligente.
  • IA em posicionamento, precificação, segmentação e personalização.
  • Ética, governança e uso responsável de IA em marketing e produto.
  • Laboratório prático: aplicação real de IA em estratégias de Product Marketing.

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito

¹ Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Onde o curso acontecerá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)
0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

O que é o projeto Dynamic ESPM?

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

O que são badges?

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Por que algumas ofertas são badges e outras não?

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Todos os cursos da ESPM terão badges?

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

Os badges possuem validade?

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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