Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Desperdício de Alimentos

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições até: 05/8/2025

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Matrículas abertas no site até o dia 05/8/2025, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1754352000, ou enquanto houver vagas.*

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

O curso capacita profissionais da área de gestão e nutricionistas a integrar sustentabilidade e ESG à gestão de negócios, focando na redução do desperdício de alimentos e promovendo práticas sustentáveis em empresas com restaurantes corporativos e restaurantes comerciais.

Para quem se destina?

Profissionais da área de nutrição, gestão de serviços de alimentação, gestores do segmento de food service, gastrônomos, profissionais da área de sustentabilidade, associações não governamentais, funcionários públicos, recursos humanos, administradores de empresas e profissionais gestores interessados em práticas de sustentabilidade e ESG.

Programa

O que você vai aprender

  • Capacitação Prática: Desenvolver habilidades práticas para integrar sustentabilidade e ESG nos negócios, impulsionando a eficiência e a reputação corporativa.
  • Redução de Custos: Implementar estratégias para diminuir o desperdício de alimentos, resultando em economia significativa para organizações e aumento de lucratividade.
  • Diferenciação de Mercado: Formar líderes capazes de posicionar suas empresas como referências em práticas sustentáveis, atraindo consumidores cada vez mais conscientes.
  • Impacto Positivo: Promover uma mudança cultural nas organizações que traduz em valorização de mercado e melhor desempenho em índices de sustentabilidade.
  • Networking Estratégico: Fomentar a criação de uma rede de contatos com profissionais e empresas de ponta comprometidos com a sustentabilidade, alavancando oportunidades de negócios.
AULA 1
Título: Sustentabilidade, ESG e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Tripla Crise Planetária: Mudança Climáticas, Perda da Natureza e da Biodiversidade, Poluição e Desperdício e sua contribuição para a degradação do planeta. Subtítulo: O Desperdício de Alimentos e sua relação com a Sustentabilidade.
  • Conteúdo
    •  Conceito de Sustentabilidade.
    • Conceito de ESG – Environmental, Social and Governance.
    • Redução de Desperdícios de Alimentos.
    • Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os 17 ODS das Nações Unidas, com ênfase na ODS 2 e ODS 12, que são relacionadas ao desperdício de alimentos.
    • Papel da FAO – Food and Agriculture Organizaton of the United Nations
  • Desenvolvimento
    • Exposição do conteúdo proposto
    • Tempo para perguntas ao final de cada assunto abordado.
    • Exposição de um case de uma empresa e abertura para perguntas e discussões entre alunos e professores
Subtítulo: O impacto da Tripla Crise Climática Planetária sobre a alimentação.
  • Conteúdo
    • Mudanças climáticas: Tripla Crise Planetária
    • Biodiversidade
    • Serviços Ecossistêmicos
    • Desperdício de alimentos
    • Mapa do desperdício no Brasil
    • Diferença entre resíduos e alimentos
  •  Desenvolvimento
    • Exposição do conteúdo proposto
    • Tempo para perguntas ao final de cada assunto abordado.
    • Exposição de um case de uma empresa e abertura para perguntas e discussões entre alunos e professores
AULA 2
Título: Sistemas Alimentares e insegurança alimentar Subtítulo: Como os sistemas alimentares estão relacionados a (in) segurança alimentar
  • Conteúdo
    • Segurança alimentar e insegurança alimentar
    • Principais componentes dos sistemas alimentares e suas funções
    • Fatores socioeconômicos, políticos e ambientais que contribuem para a insegurança alimentar
    • O impacto das mudanças climáticas e das políticas agrícolas nos sistemas alimentares
    • Como a disponibilidade e a qualidade dos alimentos afetam a saúde e o bem-estar da sociedade
    • Casos de deficiências nutricionais associados à insegurança alimentar.
    • Políticas públicas que possam melhorar o acesso a alimentos seguros e nutritivos.
    • Inovação para tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis e resilientes.
    • Análise crítica de estudos de caso e dados sobre segurança alimentar.
    • Soluções baseadas em evidências para os desafios enfrentados pelos sistemas alimentares.
  • Desenvolvimento
    • Exposição do conteúdo proposto
    • Tempo para perguntas ao final de cada assunto abordado.
    • Exposição de um case de uma empresa e abertura para perguntas e discussões entre alunos e professores
AULA 3
Título: Perdas e desperdício de alimentos: conceitos, causas e impactos ao longo da cadeia. Subtítulo: Diferenciar os conceitos de perda e desperdício de alimentos no Supply chaim.
  • Conteúdo
    • Perda e desperdício de alimentos, destacando suas ocorrências em diferentes etapas da cadeia de suprimentos
    • Pontos críticos de perda e desperdício em cada estágio da cadeia alimentar
    • Fatores que contribuem para a perda e desperdício de alimentos em níveis de produção, processamento, distribuição e consumo.
    • O papel de práticas agrícolas, logísticas e comportamentais na geração de perdas e desperdícios
    • Como as perdas e o desperdício de alimentos afetam a economia, a sociedade e o meio ambiente
    • As implicações para a segurança alimentar e a sustentabilidade global
    • Políticas públicas e iniciativas privadas que possam reduzir perdas e desperdícios ao longo da cadeia de suprimentos.
    • Abordagens tecnológicas e inovadoras para minimizar o desperdício de alimentos.
    • A importância de reduzir perdas e desperdícios para a segurança alimentar e a sustentabilidade.
    • Práticas de consumo consciente e sustentável entre consumidores e empresas
  •  Desenvolvimento
    • Exposição do conteúdo proposto
    • Tempo para perguntas ao final de cada assunto abordado.
    • Exposição de um case de uma empresa e abertura para perguntas e discussões entre alunos e professores
AULA 4
Título: Sindemia Global: Interações das pandemias de obesidade, desnutrição e as mudanças climáticas no tempo e no local. Subtítulo: Compreendendo as Conexões entre Saúde, Nutrição e Meio Ambiente em um Contexto Global
  • Conteúdo
    • Sindemias: interconexão entre a obesidade, desnutrição e mudanças climáticas.
    • Identificar as características únicas de cada componente e suas interações ao longo do tempo e do espaço.
    • Fatores socioeconômicos, culturais e ambientais que fomentam a obesidade, a desnutrição e as mudanças climáticas
    • Impactos de pandemias na saúde pública, na segurança alimentar e no meio ambiente
    • Mapeamento de populações mais vulneráveis aos efeitos combinados das pandemias.
    • Casos específicos de regiões onde as interações são mais pronunciadas e devastadoras.
    • Políticas e práticas que abordem simultaneamente obesidade, desnutrição e mudanças climáticas.
    • Soluções inovadoras e sustentáveis para promover a saúde e a resiliência ambiental
    • Sensibilização da comunidade e dos formuladores de políticas sobre a importância de abordar as pandemias de maneira integrada.
    • A participação comunitária em iniciativas que visem mitigar os impactos da sindemia global.
  • Desenvolvimento
    • Exposição do conteúdo proposto
    • Tempo para perguntas ao final de cada assunto abordado.
    • Exposição de um case de uma empresa e abertura para perguntas e discussões entre alunos e professores
AULA 5
Título: Desenvolvimento Sustentável e inovação: equipamentos food techs, sistemas Subtítulo: Inovação para combater o desperdício
  • Conteúdo:
    • Identificar as principais causas e consequências do desperdício de alimentos em diferentes etapas da cadeia de suprimentos.
    • Avaliar o impacto ambiental, econômico e social do desperdício de alimentos.
    • Investigar como tecnologias emergentes em food tech podem contribuir para minimizar o desperdício de alimentos.
    • Estudar exemplos de equipamentos e sistemas inovadores que estão transformando a indústria alimentícia.
    • Avaliar como as soluções tecnológicas podem promover práticas sustentáveis em toda a cadeia de suprimentos alimentar.
    • Discutir o papel das inovações em food tech na promoção da segurança alimentar e na redução das emissões de carbono.
    • Desenvolver estratégias para a implementação de tecnologias food tech em diferentes contextos e escalas.
    • Identificar barreiras e facilitadores para a adoção de inovações tecnológicas na indústria alimentícia.
    • Sensibilizar os participantes sobre a importância de adotar soluções inovadoras para combater o desperdício de alimentos.
    • Incentivar a colaboração entre setores público e privado para fomentar a inovação sustentável na cadeia alimentar.
  • Desenvolvimento
    • Exposição do conteúdo proposto
    • Tempo para perguntas ao final de cada assunto abordado.
    • Exposição de um case de uma empresa e abertura para perguntas e discussões entre alunos e professores
AULA 6
Título: Governança corporativa, papel dos líderes (indo para a gestão) e matriz de materialidade. Subtítulo: Exploração das dinâmicas de liderança na governança corporativa e a aplicação da matriz de materialidade na gestão organizacional.
  • Conteúdo
    • Investigar como os líderes influenciam e dirigem as práticas de governança dentro de suas organizações e o impacto dessa liderança na transição para uma gestão mais integrada e eficaz.
    • como a matriz de materialidade pode ser utilizada para identificar e priorizar questões relevantes para a organização, ajudando na tomada de decisões informadas e na alocação de recursos.
    • Estudar os principais obstáculos enfrentados pelas lideranças ao implementar mudanças na estrutura de governança para melhorar a gestão organizacional.
    • Desenvolver recomendações baseadas em boas práticas e estudos de caso que possam ser aplicadas pelas organizações para otimizar a governança e a gestão.
    • Medir como as práticas de liderança e a aplicação da matriz de materialidade afetam o desempenho organizacional, a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa.
  • Desenvolvimento
    • Exposição do conteúdo proposto
    • Tempo para perguntas ao final de cada assunto abordado.
    • Exposição de um case de uma empresa e abertura para perguntas e discussões entre alunos e professores
AULA 7
Título: Economia circular Subtítulo: Transformando resíduos em recursos: Implementação e impacto da economia circular.
  • Conteúdo
    • Examinar os conceitos fundamentais e os benefícios da economia circular em comparação com o modelo econômico linear tradicional.
    • Estudar casos de sucesso na implementação de estratégias de economia circular em diferentes indústrias, identificando fatores críticos para o sucesso.
    • Medir os impactos positivos da economia circular na redução de resíduos e no uso eficiente de recursos, bem como os benefícios econômicos associados.
    • Identificar os principais obstáculos enfrentados pelas empresas e comunidades na adoção de práticas de economia circular e como superá-los.
    • Desenvolver recomendações para facilitar a transição para a economia circular em níveis governamentais e corporativos, promovendo a sustentabilidade a longo prazo.
  • Desenvolvimento
    • Exposição do conteúdo proposto
    • Tempo para perguntas ao final de cada assunto abordado.
    • Exposição de um case de uma empresa e abertura para perguntas e discussões entre alunos e professores
AULA 8
Título: Certificações (Sistemas B, ISO 9001, 14001, 59004 e norma ISO 26000) e Conclusão/feedback/revisão geral. Subtítulo: A importância das certificações ISO e sistema B na promoção da qualidade, sustentabilidade e responsabilidade social empresarial.
  • Conteúdo
    • Descrever os critérios de cada certificação, identificando como elas contribuem para a qualidade do produto, gestão ambiental e inovação organizacional.
    • Investigar como a certificação sistema B auxilia empresas a integrar práticas de responsabilidade social e impacto positivo em suas operações.
    • Identificar as principais barreiras enfrentadas pelas organizações durante o processo de obtenção e manutenção das certificações, e propor soluções para superá-las.
    • Analisar estudos de caso de empresas que adotaram com sucesso essas certificações, destacando as melhorias alcançadas em termos de eficiência operacional e reputação de mercado.
    • Desenvolver recomendações práticas para que as organizações possam implementar e manter essas certificações de maneira eficaz, garantindo benefícios de longo prazo em sustentabilidade e qualidade.
  • Desenvolvimento
    • Exposição do conteúdo proposto

Quando acontece?

Professoras

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão¹

ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito

¹ Cobrança regular ou recorrente (sem comprometer o limite de crédito)
² Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)
0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

O que é o projeto Dynamic ESPM?

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

 

O que são badges?

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Por que algumas ofertas são badges e outras não?

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Todos os cursos da ESPM terão badges?

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

Os badges possuem validade?

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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