Relações Públicas na Prática

Presencial

Inscrições até: 24/9/2025

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

sobre o curso

Descrição do curso

Seja bem-vindo(a) ao curso Relações Públicas na Prática

Aqui, teoria e realidade se encontram. Neste curso, você vai entender como o trabalho do RP acontece no dia a dia: do diagnóstico e planejamento estratégico à ação no campo, da gestão de crises à construção de reputações sólidas.
Vamos juntos e juntas transformar o conhecimento em resultado?

Para quem se destina?

Este curso é voltado para estudantes e profissionais de comunicação (especialmente de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e marketing) que já possuem conhecimentos básicos sobre o campo da comunicação organizacional e desejam aprofundar sua atuação prática como RP.

Programa

O que você vai aprender

  • Aplicar conceitos das Relações Públicas no contexto real de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
  • Desenvolver competências para o planejamento e execução de ações de comunicação institucional e relacionamento com públicos.
  • Simular situações práticas de um RP, como gestão de crises, eventos, media training, produção de conteúdo.
  • Estimular o pensamento crítico e a escuta ativa como ferramentas essenciais para a construção de reputações sólidas e relações de confiança.
  • Capacitar o(a) aluno(a) para atuar com ética, criatividade e visão integrada, entendendo seu papel como agente de transformação dentro e fora das organizações.
  • Conectar teoria e prática por meio de estudos de caso, exercícios práticos e experiências de mercado, preparando o(a) aluno(a) para os desafios reais da profissão.
AULA 01
  • Fundamentos das Relações Públicas (3hs)
  • O que são as relações públicas
  • Importância e atuação nas organizações
  • Definição de Reputação, Imagem
  • Identificação dos públicos de interesse
  • As ferramentas
AULA 02
  • Diagnóstico e Planejamento de RP (3hs)
  • Avaliação do processo comunicativo existente
  • Pesquisa de comunicação interna: redes, fluxos, barreiras
  • Construção da persona
  • Definição dos meios
  • Planejamento anual de comunicação
  • Objetivos gerais e específicos, práticas, diretrizes, campanhas
  • Oficina prática
AULA 03
  • Implementação e KPIs (3hs)
  • Orçamento, Implementação do plano
  • Mensuração (ferramentas)
  • Campanhas internas e institucionais
  • Oficina prática
AULA 04
  • Planejamento de Gestão de Crise (3hs)
  • Tipos de crise de imagem
  • Mapeamento dos pontos sensíveis
  • As primeiras ações por stakeholders
  • Organização de Q&A por tema
  • Media Training
  • Mensuração do impacto na crise

Quando acontece?

Professora

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão¹

Ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito.

¹ Cobrança regular ou recorrente (sem comprometer o limite de crédito)
² Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

Salvador – BA

Rua Professor Aristides Novis, 123

Federação - Salvador - BA

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem gostou desse curso também pode se interessar por:

Translate

According to your choice

Avise-me