Reputação e Relacionamento – As Relações Humanas na Reputação de Marcas

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições até: 04/8/2025

Selecione a opção do curso para continuar

Matrículas abertas no site até o dia 04/8/2025, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1754265600, ou enquanto houver vagas.*

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Entenda como as relações humanas podem ajudar na construção da reputação de marca.

Para quem se destina?

  • Coordenadores, gestores e líderes de equipes das áreas de comunicação, marketing, social media, relacionamento institucional e governamental, além de profissionais que atuam em RH e times comerciais que queiram entender mais sobre a importância de se construir uma boa rede de relacionamentos e como isso, na prática, ajuda a construir a reputação da empresa.
  • Profissionais em início de carreira também podem se beneficiar do curso, pois terão uma visão mais ampla e completa sobre a importância da sua atuação e de suas relações dentro e fora da companhia.

Programa

O que você vai aprender

  • Em um cenário onde as relações humanas vêm ganhando cada vez mais relevância, o curso traz um olhar humanista sobre como conexões genuínas,dentro e fora das empresas, são fundamentais para construir e sustentar a reputação de uma marca.
  • Conectado com as tendências do mercado atual, e a partir de cases e exemplos, este curso oferece ferramentas e estratégias práticas para a criação de ações de comunicação, PR, marketing e social media que tenham conexão autêntica com o consumidor final. Também serão abordadas estratégias para criação de conteúdo, além dos recursos e soft skills necessários para se conectar com diferentes públicos, como colaboradores e formadores de opinião, partindo de um olhar humanista para as relações humanas.
  • Conheça os fundamentos do que é a reputação corporativa e o importante papel que as relações humanas têm nessa construção.
  • Aprenda os elementos-chave para construí-los, como criar narrativas e experiências de marca que geram conexão com o público, além de ferramentas para atuar com gestão de crise.
Aula 1 – Cenário atual do mercado e a importâncias das relações humanas
  • IA X humanização: Em um cenário onde as novas tecnologias não param de evoluir, tendências apontam uma nova era onde o caráter humano se sobressai, evidenciando a importância das relações.
  • As relações humanas por diferentes prismas: o que diferentes áreas das ciências humanas entendem atualmente sobre o tema.
  • Relacionamento e reputação: uma conexão de causa, efeito e interdependência.
  • Onde começa a reputação: a importância dos colaboradores e público interno e do relacionamento da porta para dentro.
  • Conexão com o propósito e essência da marca como premissas para a construção de reputação.
Aula 2 – O papel do relacionamento em Marketing & PR e como potencializar esforços para melhor resultado  (presença de palestrante)
  • Quem zela pela reputação dentro da companhia? É o PR? Marketing? Social media? O indivíduo no centro como agente de reputação.
  • Os novos contornos que ganham o papel do profissional de comunicação e do marketing: a importância de se olhar além na avaliação de riscos e tomada de decisões.
  • Bom senso e o caráter humano nas escolhas: da porta para fora e da porta para dentro da empresa.
  • Soft skills necessárias para análise de risco e cenário externo: quando uma boa ideia tem potencial de crise.
  • Olhar integrado para a rede: como estabelecer conexões verdadeiras com o outro (imprensa, fornecedores, clientes, colaboradores).
Aula 3 – O relacionamento a partir de experiências: quando se vai além do básico
  • É possível construir relações genuínas na era do digital? A relevância do olho no olho e de experiências que conectam.
  • FOMO na era digital: como saber quando, onde e de que forma se posicionar institucionalmente nas redes.
  • O backoffice por trás da experiência: estratégias e dicas práticas para garantir um bom resultado com o público.
  • E quando a experiência pode prejudicar a marca? Como cuidar dessa relação.
  • CPF X CNPJ: o limite para o relacionamento interpessoal e quando há conflito de interesses. Entenda onde começa e onde termina uma experiência que vai além do ambiente corporativo e como isso pode interferir na reputação da marca.
Aula 4 – Como mensurar reputação e garantir os resultados (presença de palestrante)
  • Campanha de comunicação bem sucedida significa melhor reputação? Como elas se conectam.
  • Formas de avaliar, acompanhar e mensurar a reputação da empresa.
  • Quando a parceria é comercial: qual o papel do relacionamento e como manejar no dia a dia quando  o relacionamento se dá na base financeira.
Aula 5 – Conteúdo como via de construção de reputação: o papel da narrativa textual e visual
  • Produção de conteúdo como insumos para o relacionamento: como detectar a informação que gera valor para o outro.
  • Essência da marca no centro das ações: a importância de se valorizar a história e essência da marca na construção de peças de marketing e estratégias de PR.
  • Atenção ao cenário externo: informação e conhecimentos gerais como premissas para um bom storytelling.
  • Conexão entre discurso e expressão de marca (seja em texto, foto ou vídeo).
Aula 6 – Gestão de crise
  • O que configura uma crise e como agir diante dela.
  • Passo a passo de atuação em um cenário de crise: qual o papel dos colaboradores, times internos e redes nessa hora?
  • Dá para se antecipar a uma crise? Como?
  • Gestão de crise X redes sociais: quando e como avaliar a ação a partir das redes.
  • E quando ela passa? Dá pra sair melhor e mais forte depois de uma crise de imagem?

Quando acontece?

Professores

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão¹

ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito

¹ Cobrança regular ou recorrente (sem comprometer o limite de crédito)
² Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)
0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

O que é o projeto Dynamic ESPM?

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

 

O que são badges?

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Por que algumas ofertas são badges e outras não?

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Todos os cursos da ESPM terão badges?

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

Os badges possuem validade?

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Translate

According to your choice

Avise-me

10% de desconto para matrículas antecipadas até 29/06

Digite o cupom FERIAS#2025 no checkout para aplicação do desconto.

Não cumulativo com outros descontos.