SEO: Como Melhorar Seus Resultados Sem Utilizar Anúncios – Parceria Conversion

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições até: 07/8/2025

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Matrículas abertas no site até o dia 07/8/2025, ou enquanto houver vagas.

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O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

​​​O curso tem como objetivo proporcionar uma visão estratégica sobre Marketing para Buscadores com foco em SEO (busca orgânica). Compreender estratégias e metodologias para otimização de resultados em buscadores, como o Google, por meio da aplicação das boas práticas, técnicas de produção de conteúdo e relacionamento com o meio digital.

​No Marketing Digital conhecer outros canais e estratégias é fundamental para melhorar resultados e ampliar sua área de negócios, e os buscadores representam mais de 80% da jornada de compra das pessoas. Aprender a estar bem-posicionado no Google vai mudar a forma de vender na internet.​​

Para quem se destina?

​​Profissionais em ascensão de carreira e estudantes em busca de conhecimentos sólidos na área para melhorar sua capacidade de construção de estratégias de marketing digital e aumento de resultados.​

Programa

O que você vai aprender

  • Compreender como o SEO impacta a comunicação e a rentabilização das empresas, sendo estratégias que expandem os canais de comunicação e auxiliam as transações tanto on-line quanto off-line.
  • Levar o aluno a gerenciar projetos de SEO apresentando as táticas de otimização de sites com foco no melhor posicionamento nas buscas orgânicas.
  • Apresentar os conceitos fundamentais de SEO e conhecer iniciativas para aumentar o volume de usuários em sites institucionais, portais, blogs e e-commerces com foco no aumento de receita no ambiente digital.
  • Aplicar os fatores de conteúdo analisados pelos mecanismos de busca para determinar sua relevância para cada tipo de busca.
  • Aplicar estratégias de Link Building para aumento de autoridade de um site.
  • Conhecer os elementos mais importantes de código HTML que auxiliam a indexação dos mecanismos de busca.
  • Avaliar a importância de alianças corporativas com áreas conectadas com marketing digital (por exemplo: tecnologia da informação, comunicação e assessoria de imprensa) nos projetos de marketing para buscadores.
  • Compreender os diferentes tipos de busca realizados pelo cliente ao longo do processo de compra e no pós-compra.
  • Desenvolver lideranças para projetos de SEO on-page e off-page, visando aumentar a visibilidade da empresa no Google, seja por meio de conteúdo em texto, imagem ou vídeo.
  • Compreender as melhores métricas para a análise de estratégias de SEO.
AULA 1 – INTRODUÇÃO DE SEO (NIVELAMENTO)
Objetivos de Aprendizagem: Analisar os aspectos gerais do mercado de SEO. Conteúdo da aula: Diego Ivo (Conversion)
  • O tamanho e as características do mercado de SEO no Brasil e no mundo, com foco nas oportunidades de projetos e empregabilidade.
  • Como o mercado de SEO se divide entre pequenas, médias empresas e grandes corporações, e quais as diferenças em orçamento e escopo.
  • Os principais caminhos de carreira em SEO: agências, in-house e consultoria, com análise de prós e contras de cada abordagem.
  • Porque o tráfego orgânico é considerado um dos ativos mais valiosos para empresas e como isso se traduz em resultados de negócio.
  • Como a inteligência artificial está transformando o trabalho de SEO e quais são as novas oportunidades geradas por essa tecnologia.
  • Estratégias para iniciar uma carreira em SEO do zero ou realizar uma transição de carreira bem-sucedida.
  Professor da ESPM Williams Cuccovia Bayczar
  • Quais aspectos gerais do marketing para buscadores.
  • Compreender as diferenças entre buscas pagas (Google Ads) e orgânicas.
  • Como funciona o mecanismo de pesquisa e quais os aspectos importantes da busca orgânica.
  • Como os mecanismos de pesquisa determinam a classificação de um site nos resultados de busca e a relevância da autoridade do site nesse processo.
  • Os pilares que compõem os resultados orgânicos.
 
AULA 2 – Conteúdo com foco em visibilidade no Google e no YouTube
Objetivos de Aprendizagem:  Quais os fatores de conteúdo são analisados pelos mecanismos de busca para determinar a relevância dos conteúdos para cada tipo de busca. Professor da ESPM Williams Cuccovia Bayczar Conteúdo da aula:
  • As necessidades dos usuários em cada etapa do funil de conversão.
  • Ferramentas de planejamento de palavras-chave para a otimização do conteúdo.
  • Principais elementos de conteúdo analisados pelos mecanismos de busca para o ranqueamento.
  • Como otimizar diferentes tipos de conteúdos, como PDFs, imagens e vídeos.
 
AULA 3 – Link Building
Professor da ESPM Williams Cuccovia Bayczar Objetivos de Aprendizagem: Aplicar estratégias para o aumento de autoridade de um site. Conteúdo da aula:
  • Conceitos de SEO off-page (link building).
  • Técnicas para aquisição de links externos.
  • Como avaliar a autoridade de um site.
AULA 4 – Tecnologia
Professor da ESPM Williams Cuccovia Bayczar Objetivos de Aprendizagem: Analisar as técnicas que facilitam a indexação de sites nos mecanismos de busca. Conteúdo da aula:
  • Elementos de HTML essenciais para o posicionamento de sites nos resultados de busca.
  • Estratégias para migração de sites de forma otimizada.
  • Arquivos que contribuem para a melhor indexação dos sites.
  • Como apresentar o Rich Snippets nos mecanismos de busca.
 
AULA 5 – Experiência do Usuário e métricas com foco em SEO
Objetivos de Aprendizagem: Demonstrar claramente como o comportamento do usuário está diretamente relacionado com a performance orgânica. Conteúdo da aula: Diego Ivo (Conversion)
  • O que o vazamento do Google em maio/2024 revelou e como isso impactou as estratégias de SEO atuais.
  • Como os dados de comportamento do usuário no Chrome influenciam o ranqueamento e quais métricas são mais relevantes.
  • Porque a retenção do usuário tornou-se um dos principais fatores de ranqueamento e como otimizar conteúdos para melhorá-la.
  • A influência da taxa de cliques (CTR) e do tempo de permanência (Dwell Time) nos resultados de SEO e técnicas para otimizá-los.
  • Ferramentas essenciais para análise da experiência do usuário: Microsoft Clarity, Hotjar e PageSense, com aplicações práticas.
  • Como analisar e otimizar a taxa de retenção e o tempo de navegação para melhorar o posicionamento orgânico.
  • Casos de sucesso reais demonstrando o impacto da experiência do usuário no ranqueamento
 
AULA 6 – Cases de sucesso e aplicações estratégicas
  Objetivos de Aprendizagem: capacitar profissionais a tomar decisões de médio e longo prazo, avaliando a eficácia de uma estratégia e expandindo sua capacidade de gerar impacto no negócio. Conteúdo da aula: Diego Ivo (Conversion)
  • Explorar cases de sucesso de diversas marcas, abordando os temas a seguir de forma estratégica;
  • O objetivo é qualificar tanto analistas quanto gestores para tomar decisões estratégicas de SEO,
  • Como casos reais de e-commerce aumentaram significativamente seu tráfego orgânico através de otimizações estratégicas de SEO.
  • Porque a conquista de backlinks em grandes veículos e menções na mídia tradicional pode transformar a autoridade de um domínio.
  • Como empresas de serviços locais alcançaram posições de destaque no Google através de estratégias geográficas bem implementadas.
  • Porque a abordagem de SEO estratégico é fundamental para transformar tráfego em resultados concretos de negócio.
  • Como a metodologia de priorização permitiu a diversas empresas concentrarem esforços em ações de alto impacto com recursos limitados.
  • A importância do campo semântico e da estrutura de Topic Cluster para estabelecer autoridade temática, demonstrada por resultados reais.
  • Como a integração entre SEO, PR digital e produção de conteúdo baseado em dados gerou crescimento expressivo para diferentes negócios.
  • O impacto da experiência do usuário no ranqueamento e como a análise comportamental pode levar a melhorias significativas em conversão.
  • Como organizações de diferentes setores transformaram a busca orgânica em seu principal canal de aquisição, reduzindo CAC.
  • Porque a cultura de experimentação e análise de dados é fundamental para o sucesso em SEO, com exemplos anônimos de testes e resultados.
  • Estratégias para acompanhamento e apresentação de resultados de SEO para stakeholders, com dashboards e métricas relevantes.
     

Quando acontece?

Professores

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

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sem juros no cartão

ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito

¹ Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso acontecerá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)
0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

O que é o projeto Dynamic ESPM?

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

 

O que são badges?

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Por que algumas ofertas são badges e outras não?

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Todos os cursos da ESPM terão badges?

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

Os badges possuem validade?

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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