Visão Analítica e Estratégica Voltada para Varejo

Online ao Vivo

Inscrições até: 05/8/2025

Selecione a opção do curso para continuar

Matrículas abertas no site até o dia 05/8/2025, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1754352000, ou enquanto houver vagas.*

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

​​​A instabilidade econômica, o olhar diferenciado para o consumidor, o retorno rápido às suas necessidades, a solução para as suas dores, a atratividade dos produtos, inovação e tantas outras variáveis, passaram a ser indicadores imprescindíveis de sucesso na rotina de qualquer segmento de mercado, não sendo diferente o varejo. O acompanhamento do cenário econômico, análises de mercado e suas tendências mais acurado e constante se tornaram fatores de competitividade entre os mercados e canais de distribuição.

​A análise do setor com reporte aos investidores, também se tornaram mais rígidas e constantes, compondo produtos com mais saída, percepção empresarial, do consumidor e estimativas com o objetivo de mitigar de riscos e consolidar tendências.​​

Para quem se destina?

​​​Profissionais que buscam evolução do pensamento tático para o estratégico, diretores, gerentes e coordenadores, profissionais de vendas, trade marketing e marketing, especialistas, analistas, não se restringindo a estudantes interessados em desenvolver competências correlatas a análise e inteligência de mercado em um curso rápido, de curta duração.​​

Programa

O que você vai aprender

  • ​​Promover a visão analítica e perspicaz;
  • ​Desenvolver o pensamento estratégico dos quais auxiliarão a criação de insights e tomada de decisões; Indicadores econômicos e setoriais;
  • ​Inovação e elaboração de produtos combinada com estudos de caso. Ao final deste Programa, os Participantes serão capazes de:
  • ​Compreender quais indicadores poderão utilizar em sua tomada de decisão;
  • ​Performance do varejo;
  • ​Panorama econômico e setorial (varejo e setor mercadista) atual onde será contextualizada oportunidades, desafios e mapeamento;
  • ​Avaliação das tendências no Brasil e no mundo, avaliando os principais agentes econômicos.
AULA 01
Fundamentos (3hs)
  • Varejo em números
  • Panorama do Varejo
  • Mapeamento Brasil
AULA 02
Análise geral e Análise quantitativa (3hs)
  • Dados econômicos e setoriais, como utilizá-los
  • Avaliação do setor
  • Avaliação dos investimentos atuais
  • Pensamento crítico
  • Exemplificação e estudos de caso da jornada de compra simplificada
AULA 03
Análise Qualitativa (3hs)
  • Programas de incentivo ao setor
  • Novos produtos e criações
  • Tecnologias de pagamento
  • Soluções antifraude e segurança de dados
AULA 04
Estratégias e gestão (3hs)
  • Integração de mercados, varejo híbrido, varejo Omnichannel, varejo frictionless
  • Value Proposition Canvas
  • Customer Centric
  • Jornada simplificada
  • Gestão de Stakeholders e Retail Media Networks (RMNs)

Quando acontece?

Este curso faz parte do HUB de Trade Marketing

Professora

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão¹

ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito

¹ Cobrança regular ou recorrente (sem comprometer o limite de crédito)
² Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)
0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Translate

According to your choice

Avise-me