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Sobre
O curso na ESPM forma líderes preparados para conduzir a transformação digital com visão estratégica, domínio técnico e foco em resultados. A metodologia garante que o aluno aprenda a usar dados e Inteligência Artificial para criar soluções inovadoras e gerar impacto real. A jornada combina teoria e prática, com desafios e projetos desenvolvidos em parceria com grandes empresas, fortalecendo competências analíticas, tecnológicas e comportamentais essenciais ao ambiente corporativo atual.
Formar líderes, para a ESPM, é integrar criatividade, visão estratégica e alta capacidade de execução. O curso utiliza metodologias ativas, cases de mercado e intensa interação com executivos, promovendo um aprendizado vivo e conectado às demandas atuais. O networking é um pilar da experiência: projetos, mentorias e parcerias com empresas globais criam oportunidades únicas e fortalecem carreiras.
Entre os temas centrais estão: Data Analytics, Inteligência Artificial, Marketing de Dados, Gestão Financeira, Inovação e Cultura Digital. O egresso lidera com base em dados e propósito, transformando desafios em oportunidades de crescimento.
A Businessland é um dos maiores hubs de criação e negócios no setor de entretenimento do país, e atua do conceito à execução de projetos únicos, incluindo toda verticalização de receitas e captação de patrocínios e parcerias estratégicas. Reconhecida por conectar marcas e público por meio de experiências imersivas e storytelling envolvente, e grandes empreendimentos de lazer e turismo, a empresa é responsável por trazer ao Brasil grandes atrações internacionais, realizar eventos públicos, festivais e experiencias, que já encantaram milhares de pessoas.
Com ampla expertise no entretenimento familiar e na produção de eventos de grande porte, a Businessland une criatividade e visão estratégica para transformar ideias em experiências memoráveis. Essa trajetória é respaldada por parcerias com marcas líderes de mercado, como Globo, Nubank, Ambev, Unilever, Heineken, Diageo, Warner e Sadia, entre outras.
Agora, essa expertise, unindo mais de 30 anos de experiencia no mercado, está à disposição dos alunos da ESPM por meio de uma parceria que levará ao ambiente acadêmico casos reais, metodologias de mercado e oportunidades de vivência prática, aproximando ainda mais o universo acadêmico das demandas e tendências do setor.
A união entre ESPM e Businessland representa o encontro entre conhecimento e prática, preparando profissionais para atuar de forma inovadora e estratégica no dinâmico mercado de eventos, experiências e entretenimento.
Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.
Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.
Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.
Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.
perfil
Gestores e empreendedores que buscam decisões mais precisas, usando analytics e inteligência de dados para aumentar eficiência, identificar oportunidades e melhorar performance
Profissionais que desejam usar dados e IA para otimizar campanhas, medir resultados e transformar marketing em estratégia baseada em evidências e resultados mensuráveis.
Analistas e profissionais de TI que querem entender o impacto dos dados nos negócios, comunicando insights com clareza e gerando valor estratégico por meio de analytics.
Atuam em marketing, branding, mídia digital e CRM, usando dados para entender o consumidor, medir ROI, otimizar campanhas e fortalecer estratégias de marca.
Gestores e empreendedores que usam dados e analytics para planejar, liderar e otimizar resultados em áreas de estratégia, operações e desenvolvimento corporativo.
Profissionais de BI, TI e ciência de dados que transformam informações em insights estratégicos, apoiando decisões e automações em marketing e negócios.
O perfil do curso de pós-graduação é de profissionais em início ou crescimento de carreira. Os cursos se aprofundam em um tema ao mesmo tempo de forma holística e ferramental.
matriz curricular
– Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.
– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.
– Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
A disciplina visa a facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes.
A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.
– Apresenta os principais conceitos e técnicas associados à gerência de projetos utilizados pelo PMI na gestão empresarial moderna, proporcionando uma visão realista da função do gerente de projeto, destacando o processo, a importância para o mercado e sua adaptabilidade à empresa e ao potencial de alavancagem dos negócios.
– Associa projetos com o planejamento estratégico.
– Conceitua, descreve e decompõe a estrutura analítica de um projeto.
– Traz a definição de métricas e medidas para gestão e acompanhamento de projeto.
– Ajuda a entender os dilemas e desafios que precisam ser gerenciados durante a condução e implantação de projetos analíticos – principalmente envolvendo equipes multidisciplinares.
– Propõe a abordagem analítica quantitativa para estruturação e solução de problemas mercadológicos e principais conceitos e técnicas relativos ao sistema de informações de mercado e a influência destas nas estratégias de tomada de decisão da organização em um ambiente de alta competitividade.
– Para tanto, enfoca o emprego de múltiplas técnicas de análise quantitativa utilizadas na gestão empresarial moderna.
– Trata de tópicos como inferência estatística, modelos probabilísticos de previsão e auxílio à tomada de decisões.
– Permite ao aluno a obtenção de conhecimentos essenciais na área de modelagem quantitativa, para utilização nas demais disciplinas.
Os tópicos incluem modelagem estatística de dados, noções de modelagem e resolução de problemas em planilha eletrônica e softwares de computação científica.
– Visa a capacitar o aluno na utilização de ferramentas básicas de análise de cenários e gestão de risco.
– Apresenta os requisitos para qualidade de uma decisão (decision quality): definição apropriada do problema (framing), alternativas criativas e viáveis, informação relevante e confiável, valores e trade-offs claros, raciocínio lógico e compromisso para ação.
– Desenvolve, por meio de ferramentas de análise de decisão (tais como: diagrama de influência, tabela de estratégias, hierarquia de decisões, levantamento de questões, modelagem em Excel, diagrama tornado e árvore de decisões), racionais para a tomada de decisões.
Em tempos de inovação e transformação digital nas organizações, liderança (tangível ou intangível, direta ou indireta, em qualquer formato) torna-se cada vez mais um tema central para o sucesso profissional de qualquer executivo ou empreendedor.
Nesse cenário, tratar das novas formas e formatos não hierárquicos do trabalho, valorizando a cocriação e a troca contínua, surge como uma condição sine-quo-non.
Pensando ainda na liderança como elemento central da cultura e no impacto da cultura em todo processo de transformação e busca por “maturidade” digital porque passam todos os setores da economia, a proposta desta disciplina é uma ementa atual, efetiva e que engaja o aluno, preparando-o definitivamente para ser um líder não só de equipes, mas de projetos e um influenciador decisivo nesse processo de mudanças cada vez mais real e necessário.
– Oferece ao estudante a oportunidade de desenvolver e exercitar as competências necessárias para a avaliação das atividades dos concorrentes, das tendências gerais dos negócios e de hábitos e atitudes do consumidor, entre outros fatores, com o intuito de atingir os objetivos estratégicos da empresa em que atua.
– Aborda os aspectos relevantes da cultura organizacional para garantir um ambiente apropriado à construção, preservação e disseminação do conhecimento.
A disciplina visa auxiliar os alunos a alcançar, dentro da perspectiva de novos negócios, o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. E isso é feito por meio de uma abordagem estruturada, baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e BMG.
Busca-se fazer com que o aluno não só conheça, mas vivencie esses conceitos, mas se torne um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam (ou superem) as expectativas de seus clientes.
– Desenvolve e aprofunda o conhecimento do aluno sobre os temas CRM (Customer Relationship Management) e Consumer Insights, levando-o a compreender o atual foco da competição das empresas na disputa pela lealdade de seus clientes.
Portanto, são discutidas as modernas estratégias de relacionamento e de alternativas como forma de criar diferenciais para atrair e, principalmente, manter clientes, bem como, conduzir projetos de Consumer Insights a fim de gerar inspiração e inovação nos negócios.
– Saber aplicar de modo prático e lucrativo nos negócios os insights e inspirações com base em estudos comportamentais.
– Trata de questões referentes às modernas plataformas digitais de CRM e Consumer Insigths. Tópicos abordados: Conceitos Básicos sobre CRM – IDIP; CRM como “Estratégia de Negócio”; O CRM Social e o CRM 2.0; Tipos de redes de Mercado; Plataformas de CRM, novas ferramentas de pesquisa (etnografia, netnografia, imersão, home visit, observação, curadoria de conteúdo, cocriação).
– Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica.
– Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios.
– Conceitua Data Warehouse.
– Traz entendimento sobre as idiossincrasias e interfaces das áreas de tecnologia da informação e marketing nas corporações.
– Apresenta os principais conceitos envolvendo Data Warehouse, sua arquitetura, estilos de modelagem e utilização.
– Apresenta o conceito de sistemas integrados de gestão.
– Apresenta os conceitos de ERP, CRM, OLAP.
A disciplina de Arquitetura de Informações: UX e UI explora os princípios fundamentais da organização, estruturação e apresentação de informações em interfaces digitais, com foco na experiência do usuário (UX) e no design de interface (UI). Os alunos aprenderão a criar sistemas de navegação intuitivos, organizar conteúdos de forma acessível e desenvolver layouts visuais que otimizam a interação entre usuários e produtos digitais. A disciplina abordará conceitos como usabilidade, design centrado no usuário, heurísticas de Nielsen, wireframes, prototipagem e testes de usabilidade, preparando os estudantes para projetar interfaces eficientes e acessíveis em diversos contextos.
Esta disciplina aborda a administração de banco de dados como uma disciplina de gestão de negócios, abordando práticas e procedimentos comuns para vários tipos de empresas e tecnologias de gestão de banco de dados.
Questões importantes no funcionamento diário e planejamento de longo prazo da administração de bancos de dados são examinados em profundidade. E apresenta ao aluno as principais técnicas de modelagem e captura de dados em ambientes corporativos (bancos de dados relacionais) e via web (informações pouco ou não estruturadas); linguagem de consultas estruturadas para banco de dados (SQL); Modelos informacionais e BI.
O campo da inteligência artificial (IA) estuda basicamente como reproduzir o comportamento humano inteligente em um computador.
Busca-se a concepção de sistemas que possam aprender, planejar e resolver problemas de forma autônoma.
A disciplina abordará os principais fundamentos de IA por meio da plataforma Watson, tais como resolução de problemas, reconhecimento de padrões, compreensão de linguagem natural, visão computacional, programação automática e aprendizado de máquina.
Serão abordados também tópicos envolvendo aprendizado profundo de máquina (Deep Learning) por meio de experimentações dirigidas.
– Apresenta os principais recursos atuais de captura e análise de dados em larga escala, tais como Hadoop, Spark e bancos de dados NoSQL.
– Mostra as técnicas de integração com sistemas tradicionais do tipo banco de dados relacional e as principais arquiteturas utilizadas na implementação de data lakes.
A disciplina conclui com um exemplo completo de operação Map-Reduce, essencial para análises em larga escala realizadas via web. E apresenta ao aluno aplicações típicas lideradas por Chief Marketing Technologists em diversos mercados verticais, envolvendo dados estruturados e não estruturados no apoio à tomada de decisão.
– Envolve o aluno em estudos de casos em que a construção de cenários de decisão é fundamental.
– Discute a essência da mudança ou adaptação de paradigma de decisão que projetos não convencionais envolvendo big data trazem para os profissionais de marketing.
Elaborar um projeto aplicado de planejamento, gestão ou análise de informação no contexto do marketing, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso.
O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.
O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente ou virtualmente*, via zoom.
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina na pós-graduação Hyflex
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faça na espm
A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado.
Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.
Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.
da Pós-Graduação ESPM
em nosso Índice Acadêmico
desde o início do curso
Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia: tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.
Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática. Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.
Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.
Para além dos professores de renome em cada curso, também recebemos profissionais convidados em sala de aula, que trazem toda a sua experiência, respondem a perguntas e dividem sua visão estratégica do mercado.
Temos programas dedicados a apoiar estudantes em sua jornada profissional, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de sua carreira. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade on-line, entre outros.
Conte com o nosso acolhimento profissional durante toda a sua jornada de ensino, tirando suas dúvidas no processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos para você não precisar se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.
Na ESPM, você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de lifelong learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.
Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar
Coordenação acadêmica ESPM
Quer melhorar decisões em negócios digitais? Com big data e IA, o curso da ESPM em parceria com a IBM prepara líderes com visão estratégica, criatividade e execução. Aprenda metodologias ágeis e ferramentas analíticas para gerar insights valiosos e enfrentar os desafios do Analytics atual e futuro.
Coordenação geral do Curso
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1° Etapa: INSCRIÇÃO
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
3° Etapa: MATRÍCULA
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
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