Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

Pós-graduação ESPM

Pós-graduação em comunicação estratégica e branding

Sobre o curso

Formar profissionais de comunicação com sólida visão estratégica, capacidade de analisar as demandas do negócio e propor soluções integradas inovadoras, com base em informações atualizadas e foco nos objetivos organizacionais e em sua reputação. Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de elaborar um diagnóstico completo que resulte em plano de comunicação integrada consistente para posicionar, fortalecer a imagem, vender produtos, serviços ou marcas; bem como gerenciar as relações da organização com seus públicos de interesse.

Pós-graduação em comunicação estratégica e branding

Início das aulas: 18/04/2023

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras

Período: Matutino

Horário: Das 7h às 10h

Carga horária: 360h

35X R$ 839,84

GRATUITO

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 12/04/2023

O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

unidade

Glória
Villa Aymoré

Objetivo do curso

Comunicação com sólida visão estratégica

Formar profissionais de comunicação com sólida visão estratégica, capacidade de analisar as demandas do negócio e propor soluções integradas inovadoras, com base em informações atualizadas e foco nos objetivos organizacionais e em sua reputação. Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de elaborar um diagnóstico completo que resulte em plano de comunicação integrada consistente para posicionar, fortalecer a imagem, vender produtos, serviços ou marcas; bem como gerenciar as relações da organização com seus públicos de interesse.

Para quem se destina

Profissionais de diversas áreas, que atuem em atividades práticas e de gestão da área de Comunicação Empresarial de qualquer organização ou que estejam interessados em conhecer ou ampliar seus conhecimentos no universo da comunicação estratégica e branding, para que possam atender as novas possibilidades emergentes. Indicado para profissionais em fase de crescimento profissional.

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

O que você irá aprender

Diagnóstico e estratégia

O papel da Comunicação na Cultura Organizacional. A Comunicação das lideranças.  A construção de parcerias com stakeholders estratégicos, cocriando, protegendo reputação e fortalecendo a marca. A visão de business partner e a responsabilidade do profissional de comunicação dentro das organizações.  Valores e ética.

O propósito é apresentar e discutir as técnicas e ferramentas de Marketing e Estratégia que auxiliam organizações a explorar os benefícios e desafios característicos da “Transformação Digital”, como a progressiva competição entre produtos, plataformas e ecossistemas digitais, bem como a crescente importância de modelos descentralizados de inovação e de cocriação de valor.

O pensamento sistêmico e as metodologias para identificação dos públicos de interesse da organização, sua priorização e insumos para o desenvolvimento do plano estratégico de comunicação. Análise contextual das oportunidades e gaps nos relacionamentos com os stakeholders e as formas de mitigação de riscos reputacionais.

Comunicação Estratégica e Tática

A compreensão sobre os modelos de hierarquia de marcas, identidade e posicionamento, análise de stakeholders e histórico de comunicação aplicados ao planejamento de comunicação. As análises críticas para as propostas de estratégias de composto de comunicação, eixo conceitual e fases do planejamento, a fim de alcançar um objetivo relacionado a construção de um relacionamento entre marca e públicos estratégicos. O senso crítico sobre a aplicação das estratégias de comunicação em planos de campanha, seja na perspectiva de elaboração da campanha, seja na elaboração de briefings eficientes.

O papel estratégico do planejamento de mídia dentro do plano de comunicação voltado para os objetivos da empresa. A definição dos canais, da programação e dos formatos pelos quais o conteúdo será veiculado. Avaliação das etapas de manutenção, ampliação, redução e negociação do plano de mídia. Medidas de avaliação.

As formas de comunicação entre a instituição e o seu público interno. Como estruturar e planejar a rede formal e informal de comunicação e informação de uma organização; a eficiência/adequação dos veículos internos. As possíveis interações com o departamento de R.H. da organização e a importância estratégica dos funcionários.

Comunicação Omnichannel

Métricas de Social Listening: desenvolver as habilidades necessárias para transformar conversas nas redes em dados estruturados para negócios. Softwares de coleta, tratamento, classificação e análise de menções de marcas, produtos e serviços aplicados em campanhas próprias e nos conteúdos gerados por usuários nas mídias sociais.

O objetivo central é apresentar, discutir e trabalhar os elementos que compõem um plano adequado para mídias digitais. Por meio de atividades teórico-práticas, exercitar conceitos-chave do planejamento estratégico de conteúdo voltado para mídias digitais, como mapeamento de cenário e diagnóstico, criação de personas, desenvolvimento de diretrizes e guias para atuação em mídias digitais.

O mapeamento da jornada do consumidor para o planejamento dos pontos de contato (touchpoints). Identificação dos momentos de tomada de decisão e dos action points. Correção de possíveis friction points da jornada do consumidor com objetivo de proporcionar a experiência perfeita.  Diagnóstico fundamental para o planejamento da comunicação por conteúdos. A jornada omnichannel.

Branding & Reputation

branded content ou comunicação por conteúdo como ferramenta para transformar a comunicação de uma marca em atração. O storytelling como importante ferramenta de branding, capaz de envolver o público em níveis mais profundos, através das emoções e memórias afetivas, acionando gatilhos de empatia e identificação.

Promover a reflexão crítica dos profissionais de comunicação acerca do seu papel estratégico no desenvolvimento da moral organizacional e na gestão do relacionamento com os públicos estratégicos para a gestão da confiança e reputação. Os programas de ética e compliance para a gestão da cultura da ética e da melhoria da postura moral dos indivíduos.

Os marcos globais em sustentabilidade. Agenda 2030 e o papel das organizações para o desenvolvimento sustentável. ESG: estratégias e novas narrativas nas organizações. A agenda climática no ambiente corporativo. Sustentabilidade e posicionamento: desafios para a construção de valor de marca. Greenwashing. Narrativas e estratégias de comunicação em sustentabilidade.

Eletivas

Duas disciplinas de 24h ou três disciplinas de 16h

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Projeto Final

Aplicação dos conceitos e ferramentas apresentadas ao longo do curso, em caso real ou simulação empreendedora, com o objetivo de construir um projeto, na área da comunicação organizacional integrada. Análise crítica, capacidade de compreensão do cenário e planejamento e gestão de projetos.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

360h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Invista no seu futuro

Escolha a forma de pagamento

R$ 1.182,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 1.182,00

11x

R$ 2.251,99

+1x R$ 2.262,77

mensalidade

35x

R$ 839,84

+1x R$ 924,67

mensalidade

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Matrícula

R$ 1.182,00

+

1x R$ 25.610,00

Matrícula

R$ 1.182,00

+

11x R$ 2.251,99

+

1x R$ 2.262,77

Matrícula

R$ 1.182,00

+

17x R$ 1.544,74

+

1x R$ 1.572,59

Matrícula

R$ 1.182,00

+

23x R$ 1.191,71

+

1x R$ 1.237,44

Matrícula

R$ 1.182,00

+

29x R$ 981,53

+

1x R$ 1.011,05

Matrícula

R$ 1.182,00

+

35x R$ 839,84

+

1x R$ 924,67

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Linhas de Crédito Bradesco

A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.

Contato Bradesco

Qualquer agência do Bradesco ou PAB, na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo)

Tel.: (11) 5085-6652

E-mail: [email protected]

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line

Entrevista
Presencial

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. No dia e horário agendado você conhecerá o resultado do processo de admissão.

Matrícula

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, possuímos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

Se você é ex-aluno ESPM dos Cursos de Extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, possuem bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de Especialização, MBA e Master, o processo é o mesmo:

  • Etapa 1: Inscrição online e pagamento da taxa;
  • Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico, redação e currículo profissional;
  • Etapa 3: Por fim, é só agendar a sua entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
* Para o MBA Executivo, o processo segue com essas mesmas etapas, apenas com a adição de uma prova de qualificação (português, métodos quantitativos, raciocínio lógico e inglês).

Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de formar especialistas na área do curso. Se for intitulado como “Certificate”, significa que é voltado para profissionais que estão no início da carreira. Já o MBA Executivo é focado, principalmente, em gestores e profissionais com mais de 5 anos de liderança, ou seja, para quem está em fase de consolidação da carreira. O Master é um programa mais amplo, que direciona as disciplinas para a área do curso, visa a formar gestores, mas não aborda matérias de negócios e administração. O MBA Clássico também busca formar gestores, porém, diferentemente do Master, inclui matérias de negócios e administração. Apesar das especificidades de cada uma das categorias, o MEC reconhece todas elas como cursos de pós-graduação lato sensu.

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636. Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:

  • RG e CPF – podendo ser aceito CNH (Carteira Nacional de habilitação) dentro da data de validade;
  • Histórico original de curso superior;
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para mais informações, clique aqui.

Onde o curso acontecerá?

ESPM Glória-Villa Aymoré

Ladeira da Glória, 26 – Glória, Rio de Janeiro – RJ

Pós-graduação em comunicação estratégica e branding

Início das aulas: 18/04/2023

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português

Avise-me