Pós-Graduação em Gestão da Experiência do Cliente (CX)

Um curso para você dominar estratégias de CX, data marketing e customer success para transformar jornadas em experiências de valor

Modalidade: LIVE EAD

Aulas on-line ao vivo (ou assista às gravações no momento que puder)

Dias de aula:

Às terças e quintas-feiras

Horário:

Das 19h30 às 21h30

Formação em:

11/2026

Duração:

2 semestres

Inscrições até:

30/09/2025
Início das aulas:
30/09/2025

Para empresas

Esse curso pode ser customizado para a sua organização.

Sobre

Pós-Graduação em Gestão da Experiência do Cliente (CX)

Aprenda a gerenciar modelos de marketing centrados no cliente, otimizando jornadas de consumo e aplicando tecnologias de data marketing e insights comportamentais.

Hoje, a experiência do cliente é mais do que uma metodologia do pensamento de marketing contemporâneo: é uma cultura organizacional de empresas que estão preocupadas em compreender melhor o mercado e gerar experiências de qualidade.

Curso pioneiro no mercado, prepara profissionais para atuar com CXM (ou gestão da Experiência do Cliente)

Durante o curso, você vai entender as aplicações de Data Science e IA na jornada de compra dos clientes, como em customer success, relacionamento e loyalty.

Assim, você tomará decisões ainda mais estratégicas em ambientes dinâmicos, criando uma vantagem competitiva para os negócios.

Formação plural e completa

Este curso está dividido nas seguintes áreas temáticas:

Consumo e Experiência do Consumidor
Construir experiências de consumo é fundamental para marcas que querem se destacar no mercado. Na área de Consumo e Experiência do Consumidor, você desenvolve competências voltadas para as ciências do consumo, construção de relacionamento e geração de experiências para o consumidor, baseadas em dados e métricas.

Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.

Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.

O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.

Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.

Consumo e Experiência do Consumidor
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Gestão de Marketing Digital e Data Science
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Marketing. Estratégia e Gestão
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Comunicação e Novas Mídias
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Criatividade e Inovação em Negócios
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perfil

Essa formação é indicada para você:

Aqui, vamos te desenvolver para atuar em áreas como:

Entenda se a Pós-Graduação é o curso ideal para o seu momento

O perfil do curso de Pós-Graduação é de profissionais em início ou crescimento de carreira. Os cursos se aprofundam em um tema ao mesmo tempo de forma holística e ferramental.

A Pós prepara profissionais para atividades complexas e até posições de liderança. Com ela, é possível atuar com domínio da área e visão crítica sobre o mercado.
A diferença entre a Pós e um Master é que o Master é para profissionais com ampla experiência e que querem combinar visão estratégica de mercado e capacidade de liderança.
A diferença entre a Pós e um MBA é que o MBA foca em discutir a gestão de negócios, com networking qualificado e desafios reais de gestão para liderar com excelência.

matriz curricular

Elevamos o seu conhecimento com um programa único
e enriquecedor

A disciplina aborda a transformação digital no ambiente de negócios e a importância de uma cultura Customer Centric. Vai além do marketing, envolvendo toda a organização para entregar experiências relevantes a clientes e colaboradores. Com base em casos reais, os estudantes aprendem a criar e aplicar estratégias centradas no cliente, desenvolvendo uma postura proativa e focada em gerar valor e resultados superiores.

Muitas empresas e marcas hoje se preocupam em monitorar a imagem e reputação das marcas nas redes sociais, mas poucas se preocupam em ouvir, engajar e ser responsiva criando consistência na comunicação e consistência na oferta de serviços e experiências durante sua jornada. Esta disciplina visa discutir as abordagens e técnicas para ajudar a criar, planejar, entregar e gerenciar serviços e experiências relevantes e uma maior percepção de qualidade e excelência ao longo dos diversos pontos de contato com seus usuários e clientes, criando agilidade responsiva, agendas colaborativas e aumento da confiança para manter relacionamento mais duradouros e sustentados.

A disciplina quer investigar e discutir novas e mais eficazes práticas para aumentar o net promoting score, elevando as réguas de relacionamento e o share of trust e share of heart dos usuários e clientes. As áreas de customer service e customer success visam promover graus maiores de satisfação, percepções e sentimentos positivos e de qualidade percebida durante as jornadas de interação marca-clientes.

Desenvolver estratégias, ações e soluções de inbound e de conteúdo aplicadas a CX e mais personalizadas e centradas para as personas do target de clientes/consumidores. No curso o estudante irá aprender como melhor interagir e usar as estratégias de search e SEO, como planejar, criar, formatar e entregar conteúdos customizados para gerar leads mais qualificados, através de ações e ferramentas centradas e relevantes para seus leads e audiências, nos canais próprios da marca e nas redes e mídias sociais. Estratégias responsivas de inbound e content targeting, shopper centric.

Esta disciplina irá permitir conhecer estes fundamentos, técnicas e ferramentas para atrair e gerar maior interação e conexão com os públicos de interesse, os atendendo, orientando e inspirando na sua experiência de compra, criando vínculos mais sólidos entre os clientes e a marca, trazendo resultados mais sustentados e gerando maior conversão de vendas para a empresa.

O desenvolvimento ou a mudança de modelos de negócio tem exigido uma atenção especial das empresas: a gestão voltada para o consumidor de forma contínua. Com isso, emergem o CXM (Customer Experience Management) e o UX (User Experience), como estratégia para negócios em empresas de diversos setores e tamanhos. Aproveitando o tema que já é uma realidade, foi desenvolvida essa disciplina que tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento de estratégias para negócios com foco em CX e UX.

A disciplina é dividida em 3 blocos: no primeiro, CXM, e aprenderemos as principais bases do Customer Experience Management, como mapear a jornada do consumidor, estabelecer e gerir relacionamento entre empresa e cliente, principais métricas e técnicas de pesquisa. No bloco 2, desenvolvimento de negócios com ênfase em CX. Conheceremos os principais modelos de negócio, planejamento de um novo negócio centrado no consumidor, como pivotar um negócio já existente para que seja centrado no consumidor. Finalmente no bloco 3: Produtos digitais. Aprenderemos os principais atributos de produtos digitais, as principais técnicas para projeto com ênfase em UX, colaboração e cocriação, estágios de maturidade, meios para avaliação e gestão, lean UX e métodos ágeis.

Hoje novos serviços e os novos canais digitais criados para atender e se relacionar com o usuário são essenciais para garantir uma melhor interação e melhorar as experiências destes clientes. Garantir escalabilidade e redução de custos para os negócios. As empresas precisam reconhecer que todos os canais e os funcionários de front end são responsáveis por melhorar os serviços e a experiência do usuário e cliente. Clientes 4.0 cada vez mais querem participar, gerando feedbacks, reviews e compartilhando suas histórias e experiências. Construir e gerenciar estes canais digitais não é uma obrigação das marcas que estão no seu processo de transformação e consolidação digital.

A disciplina tem como objetivo mostrar a importância da criação e integração destes multicanais e plataformas, alinhando o tom de voz, a linguagem e o fortalecendo o compromisso e a posição da marca e os desafios de capacitar profissionais e usar tecnologias para facilitar estas interações e fortalecer relações duradouras e consistentes com seus usuários e clientes.

Muitas vezes em nossa vida, não percebemos o que acontece com as nossas atitudes durante a inclusão da tecnologia no nosso dia a dia. Pessoas interagem conosco fornecendo bons recursos sem limite de tempo e horário, por celular ou computador.

Estas transformações sociais acontecem por diversos motivos, o principal motivo para estas transformações não está na tecnologia, mas sim no ser humano. Nesta era de transformação digital do marketing, onde o CRM virou Social CRM, muitas empresas ainda estão ligadas ao CRM como forma de se relacionar com o cliente no comportamento de consumo. O mercado mudou, pois o comportamento das pessoas mudou com a inclusão das novas tecnologias. 

A disciplina busca demonstrar as principais estratégias de comportamento de consumidor em CRM, Programas de Coalisão de Pontos, Réguas de Relacionamento, Life Time Value, Análise de BI e entendimento do novo mercado da geração Y. A construção desta nova visão do ambiente de mercado digital, trouxeram novas necessidades em entender o comportamento tanto individualizado quanto geral dos consumidores do mercado, por clusters de mercado. Pretendemos criar pensamento estratégico e capacitar no processo de estratégias para CRM neste novo mundo digitalizado. 

O jeito de pensar do design está decodificado e disponível para que qualquer profissional possa criar produtos e serviços que sejam desejáveis pelo cliente, tecnicamente possíveis e viáveis financeiramente. Para isso é preciso colocar o ser humano e o usuário no centro do projeto estratégico do design. A disciplina apresenta conceitos e cases e permite que os estudantes “aprendam fazendo”. Em grupos, podem conhecer e praticar os pilares, a cultura e as ferramentas do design thinking e do design de serviços. Conhecer os princípios e as ferramentas e métodos das metodologias ágeis aplicados aos projetos de CX. Os desafios são identificar e entender as oportunidades por trás dos problemas e descobrir as verdadeiras dores, expectativas, anseios e insatisfações do cliente. Nas aulas, os estudantes terão a oportunidade de experimentar mais de duas dezenas de ferramentas que, aplicadas de forma adequada e seguindo um processo, geram os resultados esperados ao longo de cada etapa, sempre alternando momentos de criar divergência e ampliar as opções e momentos de fazer escolhas e tomar decisões.

Nunca se viram tantas mudanças comportamentais nos consumidores como agora, a digitalização, a busca por conveniência e a dessincronização no uso de produtos e serviços desafiam as empresas, que buscam na experiência do cliente sua estratégia de diferenciação. Mas essa estratégia só será sustentável se for corretamente mensurada, possibilitando a tomada de ações corretivas, antecipação de comportamentos e direcionamento da tomada de decisão futura.

Essa disciplina permite ao estudante obter não só o conhecimento, aplicação e importância das principais métricas de mensuração de experiência de clientes e usuários (CSAT, NPS, taxas comportamentais, CES e outras), mas também explora a convivência delas com as métricas de negócios e pesquisas de mercado. Preparando o estudante para discussões mais estratégicas sobre lealdade, melhoria contínua, retenção de clientes e ROCX (return of customer experience).Ao final da disciplina o estudante estará apto a definir, gerenciar e gerar insights a partir das métricas de CX e UX com autonomia. 

A disciplina explora o uso estratégico de digital analytics, targeting e inteligência artificial para otimizar campanhas, produtos e a jornada de clientes B2B e B2C. Aborda data driven marketing, automação, análise em tempo real, armazenamento multicloud e big data. Ensina práticas, técnicas e métricas para transformar dados em insights estratégicos, com foco em times multidisciplinares e ferramentas de análise como redes, clusters e text mining.

O foco desta disciplina é discutir tendências e consumer & market insights, novos estilos de vida e comportamentos de consumo. Antes de pensarmos um planejamento estratégico de CX é essencial que conheçamos que utilizemos dados e possamos gerar insights sobre nossos públicos de interesse e saibamos entender seus modelos mentais, suas expectativas de valor e seus pontos de dor, seus jobs to be done para montar de forma mais efetiva suas personas.

Estamos na era pós-digital e na era da gestão do conhecimento e os profissionais de marketing customer centric precisam estar atentos e gerenciar um ciclo cada vez mais dinâmico de mudanças e tendências de comportamento e consumo e os desafios e disrupções no mercado que impactam os diversos segmentos de consumidores. Vamos discutir análise de cenários presentes e futuros, impactados por mudanças e tendências sóciodemográficas e sóciocomportamentais, econômicas tecnológicas nas decisões e práticas de consumo na vida dos consumidores. Há uma carência de profissionais capacitados a ler, analisar e interpretar esses insights e propor estratégias inovadoras e criativas com foco nas demandas e expectativas de um mercado dinâmico e de consumidores mais ativos e empoderados.

O consumidor de hoje é mais experimentador e transita de estilos de vida, gostos e interesses. É fundamental o profissional de marketing e CX, acompanhe, monitore e anteveja as “janelas estratégicas” de oportunidades que se abrem dentro desses cenários mais dinâmicos e conectados.

Cada vez mais as pessoas e usuários e consumidores usam tecnologias para economizar tempo, dinheiro e esforços e obter melhores resultados e de uma forma mais rápida e eficiente em um mundo e uma cultura mais tecnológica, mas igualmente em busca de mais humanização e propósitos. A disciplina quer discutir e entender melhor o potencial dos últimos avanços e tendências das tecnologias de informação e comunicação focadas a serviços dos usuários e clientes: As tendências emergentes e consolidadas do big data, inteligência cognitiva e artificial, machine learning, do cloud e mobility, dos wearables, do VR e da internet das coisas (IoT), entre outras. A disciplina quer discutir os avanços e resultados que estas tecnologias cada vez mais acessíveis e personalizadas estão trazendo para a sociedade, as empresas e, em particular aos usuários destes novos processos e ferramentas.

Toda comunicação é uma venda e constrói relacionamentos e cria experiências mais fluidas, efetivas e autênticas. Explorando este tema central para a área de account based sales e account based marketing, esta disciplina visa abordar técnicas de liderança e diversos tipos de comunicação e as diferenças de abordagem: falada ao vivo, por telefone, virtual, escrita por email, mensagens de texto, apresentação, reunião com seus clientes, em particular com públicos corporativos e clientes do B2B. Será também abordado treinamento e condução de reuniões (vocal, pausas, cadência).

Com abordagem teórica, estratégica e prática, utilizando diferentes técnicas de comunicação e liderança, como leituras, discussões e dinâmicas em aula, este curso visa discutir os principais problemas de comunicação com o objetivo de estabelecer objetivos mais claros e praticar respostas mais objetivas com seus clientes. O curso também aborda técnicas de escuta ativa e storytelling, comunicação efetiva e improvisação. A intenção é lidar com objeções e melhor utilizar as técnicas de negociação e fomentar a construção de pontes culturais e geracionais nas interações e relacionamentos com os diversos públicos e clientes da sua empresa/marca.

As ciências comportamentais e as neurociências aplicadas ao marketing e CX oferecem uma nova interpretação do mercado por meio de estudos sobre as reações neurológicas (emoção, memória e cognição) do consumidor perante as marcas, propagandas, embalagens e demais materiais de comunicação. Desta forma, auxiliam as empresas a construírem conexões profundas e duradouras com os seus públicos por meio do entendimento das suas tomadas de decisão, proporcionando insights assertivos para que as áreas de marketing e comercial viabilizem ações efetivas com seus clientes.

A disciplina tem como objetivos: sensibilizar os estudantes da importância das reações implícitas do consumidor aos estímulos de marketing. Estimular a abordagem integral do consumidor como ser biológico e psíquico, existindo variáveis fisiológicas e mentais que influenciam e alicerçam seus comportamentos. Inspirar a utilização das neurociências para prever e direcionar comportamentos e atitudes de consumo. Provocar reflexões sobre como as neurociências estão sendo utilizadas pelas empresas, sobre oportunidades e desafios para aumento de performance e redução do custo com comunicação.

Cada vez mais o mindset e o comportamento de compra do shopper no varejo omnichannel são impactados por mudanças econômicas e tecnológicas. A disciplina visa entender os consumidores quando estão em seu “modo shopper” para desenvolver insights que ajudem profissionais de gestão da experiência do consumidor a estreitar a relação shopper x canal e aumentar a conversão das vendas de marcas e categorias. A desconstrução do processo de compra e o entendimento das etapas da jornada servirá como pano de fundo para potencializar cases de gestão de categorias, desenvolvimento de ambientes de varejo, criação de embalagens, promoções, comunicação e uma experiência de maior valor com o shopper nos pontos de venda.

Os objetivos desta disciplina também são apresentar os pilares adotados por marcas que se posicionam no patamar do premuim/luxo, ferramentas e técnicas que acompanham a jornada e experiência do cliente extremamente exigente deste nicho para criar situações memoráveis e construir um relacionamento de longo prazo, seja no ambiente presencial ou digital. Com estudos de caso durante as aulas a disciplina discutirá habilidades e atitudes de acolhimento, hospitalidade e serviço premiunizado no varejo físico.

Elaborar um projeto, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.  

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Trabalho de Conclusão Aplicado.  

Modalidade: LIVE EAD

Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. 

Dias de aula:

Às terças e quintas-feiras

Carga horária:

360
h

Horário:

Das 19h30 às 21h30

Duração:

faça na espm

Por que escolher a ESPM: excelência e autoridade

A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado. 

Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.

Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.

da Pós-Graduação ESPM

em nosso Índice Acadêmico

desde o início do curso

Conheça a experiência exclusiva da Pós ESPM

Networking de verdade

Networking de verdade

Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia. Tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Nos Happenings, estudantes de todos os cursos aproveitam para se conectar entre si e com profissionais convidados. Já nas aulas, para além dos professores de renome, também recebemos o Leader In Class, que traz sua visão do mercado em um dia especial.

Aprendizado inovador

Aprendizado inovador

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.

Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.
Laura Albuquerque Storniolo

Visão global e intercâmbio

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Apoio para evoluir na carreira

Temos programas dedicados a apoiar estudantes em suas jornadas profissionais, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de suas carreiras. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade online, dentre outros.

Monitoria que facilita a experiência

Esse profissional acolhe estudantes durante toda a jornada, tirando dúvidas de processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos sem se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.

Aprendizado para toda a vida

Na ESPM você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de Lifelong Learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.

Qual foi o impacto do curso na carreira?

Vídeos

Depoimentos

O mercado ensina aqui

Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar

Especialista e consultor na área de economia e ciências comportamentais pela FEA
Mestre pela FEA USP, consultora e especialista em Shopper Marketing & Experience
Consultor em Design e inovação com foco em CX e proprietário da Fellow Consultoria
Doutora pela USP e especialista em Gestão de Marcas no varejo
Matemático e especialista em marketing analytics e gestão de negócios pela Dom Cabral atualmente e diretor de Head Audience do Nubank
Especialista em CMI e CX em empresas do segmento financeiro (Nubank e hoje Sicredi)
Doutor pela FEA, executivo do Google e atualmente líder de Analytics no Mercado Livre
Mestre pela FEA, consultora de Vendas B2B e e diretora da Evolua
Executiva e head de CX no Banco Votorantim, especialista em Dados e CX Metrics
Mestre em Business Management pela FGV e executivo de longa data de CDO da da Natura e hoje Digital products Director da Mel
Engenheiro e mestre em psicologia e neurociências do consumo. Foi CEO da Nielsen e hoje atende grandes clientes
Doutor pela FEA USP e consultor na área de CRM, CX e Loyalty
Mestre pela USP, especialista em Consumer Behavior, consultor da Customer Consult

Coordenação do Curso

Professor Sergio Lage
Sergio Lage Carvalho
Mestre em Comunicação e Marketing e Mestre em Sociologia do Consumo pela USP

O curso oferece a melhor experiência de ensino para estudantes, com uma grade atualizada e as melhores metodologias de CX. Nossa orientação garante o melhor aproveitamento do conteúdo e leva cada profissional a construir o seu projeto de carreira na área.

investimento

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Matrícula

DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO

31/08/2025

Após essa data:

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Em até:

+

OU 

R$ 22.340,00

À vista

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DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES

20% de desconto

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.


5% de desconto

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Perguntas frequentes

Como funciona o Processo Seletivo?

1° Etapa: INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

3° Etapa: MATRÍCULA

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

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Central de Relacionamento de Pós-Graduação

De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h

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55 0800 607 3777

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