Pós-graduação ESPM

Pós-graduação em Gestão de Negócios e Marketing

Porto Alegre

DAY ONE: 17/05/2024

Sobre o curso

A Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing tem como objetivo tornar os alunos aptos  a consolidar conhecimentos de gestão de negócios e marketing com uma visão contemporânea e transformadora. Para tanto, o curso desenvolve profissionais para atuarem nas áreas de gestão e marketing com elevado conhecimento técnico, postura ética e atitudes que gerem resultados relevantes para a organização e seu ambiente.

 

Essa perspectiva será contemplada por meio de uma variedade de disciplinas que proporcionam uma compreensão abrangente dos princípios de marketing, finanças, marketing digital, inovação de negócios, gestão de vendas, liderança transformadora, branding, experiência do cliente, pensamento estratégico, inteligência artificial e tecnologias exponenciais, e-commerce e comunicação de mercado.

Pós-graduação em Gestão de Negócios e Marketing

Início das aulas: 24/05/2024

Dias da semana: Às sextas-feiras e sábados com encontros quinzenais no formato Hyflex

Período: Noturno e diurno

Horário: Às sextas-feiras das 18h50 às 22h50 e sábados das 8h às 17h

Carga horária: 360h

R$ 900,00

1x Matrícula

35X R$ 887,68

GRATUITO

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 23/05/2024

Modalidade

HyFlex​

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente* nas unidades ESPM ou virtualmente via Zoom. Participe presencialmente para viver experiências imersivas e fazer networking ou participe virtualmente, de onde estiver, para melhor adaptação da sua agenda e localização. Gravações de aula disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta). *Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Sobre o curso

Prepare-se para os desafios do ambiente de negócios atual e futuro

Estamos vivendo em um mercado bastante transformador e experimentando mudanças frequentes e contínuas que afetam diretamente as organizações. Diante deste contexto, é desafiador atuar com êxito no mundo dos negócios. Atualmente, mais do que saber sobre tudo, é importante manter-se em constante aprendizado e desenvolvimento.

 

A Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing é um programa lato sensu que visa desenvolver profissionais para atuarem em atividades relacionadas à gestão de negócios e marketing, seja em organizações já consolidadas ou criando seu próprio empreendimento. As disciplinas tratam de temas atuais e imprescindíveis para o sucesso no mundo dos negócios.

POA-Pós-Graduação-em-Gestão-de-Negócios-e-Marketing
Áreas temáticas

O curso de Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Profissionais que atuam ou estão se desenvolvendo para atuar em atividades de gestão de negócios e marketing em organizações, ou que desejam ter contato com conceitos e temas presentes no mercado marcado por mudança. Sucessores de empresas familiares ou empreendedores que desejam aprimorar a gestão do seu negócio.

O que você irá aprender

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como valor presente, valor futuro, taxas e prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Esta disciplina destaca a mudança de paradigmas da comunicação e da relação entre organização e demais atores sociais a partir das tecnologias comunicativas digitais. A disciplina apresenta as estratégias e ferramentas digitais de comunicação através do processo de planejamento da comunicação digital com base nas possibilidades de interatividade e disseminação instantânea de conteúdo.

Esta disciplina apresenta e aprofunda os principais conceitos relacionados à gestão da inovação e sua relação com as abordagens contemporâneas de negócios. Prepara os profissionais para um cenário dinâmico, onde a inovação e a criatividade caracterizam cada vez mais a competitividade das empresas e marcas líderes. Proporciona aos participantes, dentro da perspectiva de novos negócios, a buscar o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Apresenta a abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e Business Model Generation, fazendo com que o profissional não só conheça, mas vivencie estes modelos e se torne um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam e superem as expectativas de seus clientes.

Busca desenvolver um processo organizado para gerir as vendas da organização e auxiliar na elaboração e implementação de estratégias de vendas e negociação vitoriosas. Aborda a Gestão de Vendas dentro e fora do canal, considerando a venda B2B e B2C. Considera também a gestão de vendas para o intermediário, mas com estratégias para o consumidor final. Desenvolve e melhora a capacidade de gerenciar equipes de vendas, os clientes da organização e os pretendidos.

Objetiva melhorar a capacidade dos gestores para conduzir a equipe pelos caminhos da mudança, possibilitando o aprendizado contínuo, a partir das principais teorias sobre mudanças organizacionais e suas principais ferramentas. Visa discutir a importância da compreensão do real significado e impacto da mudança para cada elemento da equipe. A disciplina também busca desenvolver os conceitos e aplicabilidade de uma liderança transformadora, que acompanha e impulsiona o desenvolvimento da equipe no contexto apresentado.

Apresentar os fundamentos e a evolução da marca no processo mercadológico, explorando os conceitos de brand equity, de arquitetura da marca, de construção e manutenção do valor da marca. Avaliar os desafios que uma empresa enfrenta no gerenciamento de produtos e marcas, compreender os principais estágios desse gerenciamento e como eles podem ser mais bem administrados, além de compreender como uma empresa pode tomar as melhores decisões de produtos.

Esta disciplina visa discutir as abordagens e técnicas para ajudar a criar, planejar, entregar e gerenciar serviços e experiências relevantes e uma maior percepção de qualidade e excelência ao longo dos diversos pontos de contato com seus usuários e clientes, criando agilidade responsiva, agendas colaborativas e aumento da confiança para manter relacionamento mais duradouros e sustentados.          
A disciplina investiga e discute novas e mais eficazes práticas para aumentar o net promoting score, elevando as réguas de relacionamento e o share of trust e share of heart dos usuários e clientes.  
As áreas de customer service e customer success visam promover graus maiores de satisfação, percepções e sentimentos positivos e de qualidade percebida durante as jornadas de interação marca-clientes.

O objetivo desta disciplina é possibilitar ao aluno assimilação e ordenação do conhecimento sobre os processos de negócios, por meio do estudo e construção de cenários futuros, compreendendo a definição das empresas em relação aos diversos ambientes com os quais elas transacionam dentro de um contexto globalizado. Serão apresentadas teorias, métodos, procedimentos e técnicas, visando uma melhor compreensão e aproveitamento das tendências e macrotendências do ambiente globalizado de negócios.

A disciplina visa permitir o conhecimento das possibilidades que o futuro irá ofertar, os impactos na sociedade, pessoas e ambiente de negócios.         
Apresentar o que é tendência nas tecnologias para construção de negócios exponenciais como inteligência artificial, machine learning, data science, blockchain, IoT, Edge Computing. Explorar de que forma as principais tendências podem ser utilizadas como insumos e inspiração para um processo de inovação.       
Explorar análise de dados e programas de inteligência que utilizem novas tecnologias e novas formas de processamento de informações com Visual Analytics e Automated Machine Learning (AutoML).

Conhecer os principais conceitos e tecnologias ligados à área de comércio eletrônico, discutindo os processos de digitalização dos canais tradicionais de varejo, integração com os canais digitais, plataformas como Market place e entendimento dos processos de gestão e geração de negócios.         
A disciplina apresenta os conceitos e estratégias importantes para a eficiente gestão dos canais de marketing online e offline, envolvendo temas relevantes como o Omnichannel e das áreas de vendas junto aos clientes, bem como as metodologias e tecnologias utilizadas no desenvolvimento dos canais de distribuição da empresa.

Visa compreender, partindo dos objetivos de marketing, quais as principais etapas do desenvolvimento de um programa de comunicação integrada eficaz, conhecendo os principais instrumentos de planejamento, execução, avaliação e controle do mix de comunicação no universo online e offline.

Esta disciplina tem como objetivo orientar os alunos para a elaboração de um plano de marketing ou de gestão do negócio que deverá ser desenvolvido para uma organização em atividade, de escolha do aluno, buscando a aplicabilidade mercadológica dentro do contexto apresentado (trabalho individual).

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

360h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

HyFlex​

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

“Na Pós em Gestão de Negócios e Marketing, você terá professores do mercado compartilhando conteúdos atuais e relevantes para a formação de profissionais e gestores. As aulas são dinâmicas com estudos de caso e metodologias ativas, e desenvolvem competências em áreas da gestão como pessoas, finanças e tecnologia e em área de marketing como branding, endomarketing e comunicação digital.”
Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 900,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 900,00

1x R$ 900,00

matrícula

1x R$ 27.069,00

1x R$ 900,00

matrícula

11x R$ 2.380,28

+

1x R$ 2.391,75

1x R$ 900,00

matrícula

17x R$ 1.632,75

+

1x R$ 1.662,08

1x R$ 900,00

matrícula

23x R$ 1.259,60

+

1x R$ 1.307,98

1x R$ 900,00

matrícula

29x R$ 1.037,45

+

1x R$ 1.068,58

1x R$ 900,00

matrícula

35x R$ 887,68

+

1x R$ 977,55

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line.

Agendamento de entrevista

Entraremos em contato para agendar a sua entrevista orientativa com o coordenador do curso.

Entrevista orientativa

A entrevista é uma etapa essencial do processo seletivo. Nesse momento você poderá sanar todas as suas dúvidas com o coordenador do curso.

Matrícula

Matrícula online ou presencial.*

*Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.


Aulas internacionais

Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.