Aulas on-line ao vivo (ou assista às gravações no momento que puder)
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Sobre
A comunicação digital está em constante evolução. Nesse cenário, o curso de Pós-Graduação em Jornalismo Digital e Narrativas Interativas foi pensado para jornalistas, comunicadores e profissionais da área com interesse em dominar as ferramentas, linguagens e estratégias que definem o novo ecossistema da informação.
O curso é uma excelente oportunidade de qualificação e atualização para profissionais que querem entender melhor as oportunidades e os desafios do jornalismo digital. Aqui, você vai ampliar suas competências em narrativas interativas e aprender a aplicar as mais recentes ferramentas tecnológicas para engajar o público.
Nas aulas do curso, estudantes desenvolvem competências técnicas e reflexivas para criar projetos jornalísticos adaptados às novas dinâmicas de produção e consumo de informação. Os módulos abordam temas como: inteligência artificial aplicada ao jornalismo, marketing digital para jornalistas e jornalismo imersivo (com realidade virtual, aumentada e interativa).
Com um corpo docente formado por professores, pesquisadores e profissionais atuantes no mercado, o curso oferece uma formação atualizada, interdisciplinar e alinhada às tendências internacionais.
O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.
Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.
perfil
Profissionais versáteis que buscam atuar em diferentes frentes da comunicação, ampliar a visão estratégica e aplicar o conhecimento na construção da carreira e desenvolvimento de projetos.
Profissionais que buscam se especializar no jornalismo digital, com interesse em projetos inovadores, ferramentas, técnicas e na aplicação prática do conhecimento para enfrentar os desafios do mercado.
Designers que desejam trabalhar no jornalismo digital, ampliando suas habilidades e técnicas para criar experiências interativas, com foco na aplicação prática e nas demandas do novo ecossistema da informação.
Elaboração de projetos no ecossistema digital com visão estratégica, pensamento inovador e foco em resultados. Desenvolvimento de competências para liderar projetos jornalísticos de inovação digital.
Experiências informativas e envolventes, aliando design, conteúdo e usabilidade. Estruturas narrativas que dialogam com a participação do público e se adaptam a diferentes plataformas e formatos digitais.
Dados de audiência, mapeamento de jornadas do usuário e adaptação de estratégias narrativas às expectativas e comportamentos dos públicos, promovendo uma comunicação mais eficaz, ética e centrada no usuário.
O perfil do curso de Pós-Graduação é de profissionais em início ou crescimento de carreira. Os cursos se aprofundam em um tema ao mesmo tempo de forma holística e ferramental.
matriz curricular
Diferenciação é a palavra-chave de qualquer processo de comunicação com o mercado. Para se destacar entre a concorrência é preciso ser mais criativo, nem sempre fazendo algo que ninguém jamais fez, mas pelo menos fazendo de uma maneira inusitada o que já é conhecido.
Este é o foco desta disciplina: compartilhar técnicas para que o estudante consiga dar asas à sua imaginação, mesmo quando imagina que não possui o dom da criatividade.
Serão mostradas e aprofundadas inúmeras formas para desenvolver um processo criativo como, por exemplo, o Design Thinking, o Brainstorming, o World Café, o modelo SCAMPER, o Mind Map, o método Sinéctico e a busca de referências criativas.
O objetivo é desenvolver um modelo criativo baseado nas necessidades da empresa e nas expectativas dos públicos, de tal forma que as ações de comunicação e marketing ganhem contornos de ineditismo com foco em resultados concretos.
Mais do que nunca, a sociedade exige uma postura ética e responsável das organizações com as quais se relacionam. Apenas a produção de bons produtos e serviços, sozinhos, deixou de ser suficiente para manter clientes fiéis e funcionários engajados.
As empresas precisam atuar de forma sustentável em todos os sentidos, tanto na sua atividade interna, quanto na cadeia de produção de matérias primas, no transporte e nas revendas.
Esta matéria vai aprofundar o tema, mostrando os caminhos para comunicar online e off-line as atividades responsáveis da empresa, apresentando formas de gerir a diversidade, implantar uma política de compliance para toda a organização, divulgar as ações de sustentabilidade e otimizar as relações éticas com a sociedade de modo geral. Tudo para estar cada vez mais dentro dos preceitos ESG.
Fazem parte deste conteúdo curricular as discussões e as alternativas mais adequadas para equacionar as questões de gênero, a inibição dos assédios morais e sexuais, a inclusão de pessoas com necessidades especiais e o aproveitamento de profissionais da terceira idade.
Existem muitos meios digitais que podem ser utilizados para alavancar as comunicações das empresas com seus diversos públicos. Junto com eles podemos contar com o apoio da IA – Inteligência Artificial.
Discutir as tendências das mídias sociais permite um pensamento estratégico que orienta as escolhas de caminhos a serem seguidos para os investimentos em comunicação institucional e mercadológica.
Esta disciplina aborda maneiras para se chegar à liderança comunicacional no mundo V.U.C.A. (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity) ou B.A.N.I (brittleness, anxiety, nonlinearity and incomprehensibility), tanto por meio da utilização otimizada das mídias sociais digitais de forma orgânica ou impulsionada, quanto apresentando as ferramentas digitais mais recomendadas para engajar diversos públicos e, ainda por cima, utilizando a IA como ponto de partida para nos levar a escolhas mais eficazes e engajadas. Entre elas, o estudante vai conhecer alternativas de gamefication, treinamentos EaD e mídias sociais corporativas fechadas no âmbito da TI da empresa.
Estratégias de marketing digital aplicados ao jornalismo e à comunicação. Estudo do comportamento do consumidor em ambientes digitais e das ferramentas de engajamento e distribuição de conteúdo. Planejamento de marketing e mensuração de resultados.
A linguagem visual da informação jornalística em ambientes digitais. O desenvolvimento do design thinking. A arquitetura da informação. Design de interface de usuário, User eXperience (UX) e usabilidade.
Possibilidades narrativas do jornalismo imersivo por meio de tecnologias como realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e experiências interativas. Estudo das transformações na produção, distribuição e recepção de conteúdos jornalísticos em ambientes imersivos.
Ferramentas e tecnologias digitais aplicadas ao jornalismo. Ferramentas para monitoramento de redes sociais. Softwares para apuração, produção, edição, publicação e análise de conteúdo jornalístico. Limitações éticas.
Técnicas de SEO executadas na produção e distribuição de conteúdo jornalístico em ambientes digitais. A relevância do conhecimento do público-alvo. O impacto dos resultados de pesquisa.
O funcionamento de algoritmos em plataformas digitais. O papel dos algoritmos na produção e distribuição de conteúdo e nas redes sociais. O impacto dos algoritmos na visibilidade, no engajamento e na circulação das informações.
Fundamentos do jornalismo de dados, com ênfase na coleta, tratamento, análise e apresentação de informações baseadas em bases estruturadas. Abordagem de métodos de garimpagem de dados, uso de planilhas, raspagem de sites (web scraping), bancos de dados públicos.
A aplicação da IA nos processos de produção, distribuição e consumo de conteúdo jornalístico. Tecnologias de IA generativa, processamento de linguagem natural, com foco em suas possibilidades e desafios no ecossistema jornalístico. Questões éticas.
Exploração das transformações na produção e no consumo de conteúdo jornalístico a partir do uso massivo de dispositivos móveis. Estudo de linguagens, formatos e estratégias narrativas voltadas a smartphones e outros dispositivos portáteis.
As principais métricas de desempenho aplicadas à produção e distribuição de conteúdo jornalístico em ambientes digitais. Análise de indicadores como alcance, engajamento, tempo de permanência, taxa de cliques, conversão, fidelização e outros dados de audiência
O papel estratégico do jornalismo local e hiperlocal na promoção da valorização das comunidades e na democratização da informação no ambiente digital. Estudo das particularidades da cobertura em contextos territoriais específicos, com foco na escuta ativa, no mapeamento de demandas informacionais e na construção de vínculos com o público.
O TCC tem como objetivo a realização de um projeto de conclusão de curso que aprofunde as discussões e as práticas aprendidas ao longo da pós-graduação em Jornalismo Digital e Narrativas Interativas. O estudante será orientado na escolha de um tema relevante, inovador e atual, que envolva as transformações digitais no jornalismo e explore novas formas narrativas interativas, como storytelling multimídia, realidade virtual, aumentada, jornalismo de dados, entre outros. Além da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, deve contar com uma sólida fundamentação teórica. O trabalho pode assumir a forma de um produto jornalístico digital, protótipo de uma nova narrativa ou estudo crítico de impacto das tecnologias na produção jornalística. O aluno será orientado em todas as fases do projeto, desde a definição do problema e objetivos, até a redação final, com ênfase em metodologias de pesquisa aplicadas ao jornalismo digital.
Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Trabalho de Conclusão.
Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)
Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder.
Dias de aula:
Carga horária:
Horário:
Duração:
Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)
Com total flexibilidade de tempo e lugar, você escolhe se prefere participar das aulas ao vivo, via Zoom, ou acessá-las gravadas quando for mais conveniente.
O TCC pode ser apresentado 100% online, com o mesmo reconhecimento acadêmico, ou presencialmente, mediante agendamento nas unidades da ESPM (SP ou RJ). A banca pode incluir até dois convidados, tornando a apresentação ainda mais enriquecedora.
Dias de aula:
Carga horária:
Horário:
faça na espm
A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado.
Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.
Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.
da Pós-Graduação ESPM
em nosso Índice Acadêmico
desde o início do curso
Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.
Temos programas dedicados a apoiar estudantes em suas jornadas profissionais, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de suas carreiras. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade online, dentre outros.
Conte com nosso acolhimento profissional durante toda a jornada de ensino, tirando dúvidas de processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos sem se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.
Na ESPM você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de Lifelong Learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.
Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar
Coordenação do Curso
O curso de Jornalismo Digital e Narrativas Interativas prepara os profissionais de comunicação para uma atuação inovadora, estratégica e criativa, proporcionando uma posição de protagonismo em um cenário tão desafiador que está em constante transformação quando o assunto é produção e consumo de conteúdo jornalístico. Com uma proposta que combina a teoria e as melhores práticas, aulas ao vivo e professores que são referência no mercado, o aluno estará pronto para construir narrativas impactantes e relevantes, capazes de engajar diferentes públicos estratégicos.
investimento
DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO
Após essa data:
Em até:
OU
À vista
DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
1° Etapa: INSCRIÇÃO
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
3° Etapa: MATRÍCULA
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Os cursos na modalidade Live EAD da ESPM são totalmente conduzidos com aulas ao vivo, transmitidas online pela plataforma Zoom. O(a) aluno(a) tem a flexibilidade de participar dessas aulas em tempo real, interagindo com professores e colegas, ou assistir às gravações posteriormente, no momento que for mais conveniente.
Essa modalidade oferece liberdade total para que o curso se adapte à sua rotina e localização. Aproximadamente 50% da carga horária é composta por aulas ao vivo, enquanto os outros 50% são destinados a atividades assíncronas, como estudos dirigidos, leituras e exercícios.
A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também pode ser realizada 100% online, mantendo o mesmo nível de excelência e reconhecimento da ESPM. Caso prefira, o(a) aluno(a) pode optar por uma apresentação presencial, mediante agendamento em uma das unidades da instituição (São Paulo ou Rio de Janeiro).
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
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