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Pós-graduação ESPM

Master Custom Class Mentoring

Sobre o curso

Trata-se de um curso à distância que possibilita montar a matriz curricular com disciplinas alinhadas aos seus objetivos de aprendizagem entre as opções do portfólio da ESPM.

 

A ESPM entende que o uso de tecnologias combinado com metodologias diversas de ensino e aprendizagem possibilita a customização do ensino de forma a otimizar o aprendizado ou sanar rapidamente necessidades específicas de aprendizado. Num modelo de ensino mais flexível e personalizável, estudantes e professores mentores desenvolvem uma agenda de aprendizagem individualizada e selecionam opções que satisfaçam suas necessidades.

Master Custom Class Mentoring

Início das aulas: Fevereiro

Dias da semana: Customizáveis

Período: Noturno

Horário: Customizado

Carga horária: 480h

35X R$ 1.060,74

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 26/03/2024

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Pensamento Estratégico em Marketing: uma roda de conversa entre coordenadores dos cursos da espm e executivos do mercado

18.MAR
Online, das 20h às 21h

Storytelling de Dados: como unir a compreensão de contextos e tendências comportamentais ao "data driven decision"

21.MAR

Online, das 20h às 21h

Aula Aberta do curso:tendências de marketing no mercado internacional

09.ABR

Online, das 20h às 21h30

Sobre o curso

Como seria um curso de pós-graduação lato sensu que atendesse com mais precisão suas necessidades de aprendizagem?

Quais disciplinas fariam parte deste curso?

Como integrar o curso aos seus objetivos de crescimento profissional? Seria possível agregar mentores ao plano de aprendizagem para trocar ideias e refletir sobre sua aprendizagem e carreira?

Se você acha que o curso ideal seria aquele em que você pudesse montar a matriz de disciplinas, escolher o formato do Trabalho de Conclusão de Curso e ter o acompanhamento de professores mentores para obter o máximo de desenvolvimento profissional, então o Master Custom Class Mentoring da ESPM é o curso para você!

Mais de 100 disciplinas

No Master Custom Class Mentoring da ESPM, é oferecido ao estudante um cardápio com mais de 100 disciplinas (à distância e presenciais) que vão compor um curso de nível Master desenhado exclusivamente para ele. Disciplinas estas que prezam sempre pela visão atualizada sobre os temas e pelo desenvolvimento de habilidades e atitudes profissionais compatíveis com as exigências do mercado de trabalho.

Projeto de conclusão de curso alinhado com seus objetivos de carreira

Ao longo do curso, o estudante desenvolverá um Trabalho de Conclusão de Curso alinhado aos seus objetivos de carreira e que terá tema e formato flexíveis, podendo resultar em um projeto aplicado ou um artigo científico, à escolha do estudante. Os temas dos Trabalhos de Conclusão de Curso serão determinados pelos estudantes e seus professores mentores, devendo estar em linha com os formatos adotados pelo Master Custom Class Mentoring. Sem contar os demais benefícios de fazer parte da pós-graduação lato sensu ESPM, como os encontros presenciais na Rede Temática (São Paulo), a possibilidade de cursar um módulo internacional em uma de nossas instituições parceiras, além do networking que só a ESPM pode proporcionar.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 29 de junho de 2024, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da Rede Temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

Ao término do curso, os estudantes apresentarão, presencialmente, o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

1º curso de pós-graduação do Brasil com mentoria ao longo de todo o curso, com grade personalizada e TCC alinhado às necessidades do estudante.

Para quem se destina

Dada a flexibilidade do currículo, composto pela matriz de disciplinas, temas e modelos de Projeto de Conclusão Aplicado e Áreas de Concentração específicas de cada estudante, e o acompanhamento individualizado dos professores mentores, este curso é direcionado a pessoas que desejem se apoderar do seu processo de aprendizagem e, com isso, tornar mais efetivo e intenso seu crescimento profissional.

O Master Custom Class Mentoring, por ser um curso multidisciplinar, trabalha uma grande amplitude de temas para que o estudante identifique oportunidades de aprendizagem ou aprimore seu conhecimento. Esse não é um curso concentrado em uma única temática para formar especialistas. Ao contrário, o acompanhamento dos professores mentores e a flexibilidade da matriz curricular permitem o aprimoramento em grande variedade de temas relacionados à formação profissional do estudante.


O curso é recomendado para pessoas que tenham, pelo menos, dois anos de experiência profissional, graduadas em qualquer área e que desejem aprofundar ou atualizar seu conhecimento nas áreas de concentração do curso.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou no exterior e reconhecida pelo MEC.

Perfil do egresso

Ao concluir o curso, o profissional será capaz de utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para responder às demandas atuais e futuras da sua carreira profissional, formando assim um profissional completo em sua área de atuação com competências que incluem:

  • Liderança e autogestão do seu desenvolvimento profissional;
  • Capacidade crítica dos desafios organizacionais que enfrenta e do contexto organizacional;
  • Elaboração e seleção de alternativas para problemas organizacionais.

Monte seu curso

Master Custom Class Mentoring é um curso de pós-graduação lato sensu que terá 480 horas de duração, com previsão de conclusão de 20 meses, podendo variar conforme a matriz de disciplinas e o aproveitamento do estudante.

 

Caso o estudante deseje incluir disciplinas que acrescentem horas à carga horária inicialmente prevista, estas serão tratadas como disciplinas opcionais.

Qual foco deseja dar para seu trabalho final?​

O certificado de conclusão e diploma serão confeccionados de acordo com a Área Temática do curso (por exemplo: Master Custom Class Mentoring em Marketing, Estratégia e Gestão).

Comunicação e Novas Mídias

O surgimento de novas mídias e a transformação em como o consumidor se comunica faz com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de “Comunicação e Novas Mídias”, você desenvolve competências que abordam o planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.

Criatividade e Inovação em Negócios

Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de “Criatividade e Inovação em Negócios”, você desenvolve competências que abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.

Consumo e Experiência do Consumidor

Construir experiências de consumo é fundamental para marcas que querem se destacar no mercado. Na área de “Consumo e Experiência do Consumidor”, você desenvolve competências voltadas para as ciências do consumo, construção de relacionamento e geração de experiências para o consumidor, baseadas em dados e métricas.

Gestão de Marketing Digital e Data Science

Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de “Gestão de Marketing Digital e Data Science”, você desenvolve competências para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO; além de discutir a geração, o tratamento e o uso de dados para tomada de decisão.

Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional

Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de “Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional”, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.

Marketing, Estratégia e Gestão

Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de “Marketing, Estratégia e Gestão”, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.

Qual projeto gostaria de desenvolver ao longo do curso?

Desde o início do curso, é importante que o estudante já tenha em mente seus objetivos para a realização do Master Custom Class Mentoring.

 

A partir desses objetivos, o Projeto de Conclusão Aplicado será definido pelo estudante, em conjunto com seu professor mentor.

 

Os objetivos do estudante e o projeto de conclusão servirão de base para o desenvolvimento da matriz de disciplinas e norteará os temas de maior relevância para cada estudante.

Esse projeto deverá ser desenvolvido ao longo do curso e será suportado pelas reuniões de mentoria que ocorrem ao longo do curso.

 

No último semestre, o estudante será alocado em uma disciplina específica para o projeto, permitindo que o estudante tenha maior dedicação ao trabalho e atinja seus objetivos.

 

Logo no processo seletivo é importante que o estudante já tenha uma ideia inicial do projeto que gostaria de desenvolver, pois a seleção do professor mentor e toda a dinâmica do curso serão norteadas por essa pretensão.

 

Ao longo do curso, essa ideia inicial poderá sofrer ajustes conforme a evolução do curso e o momento do estudante

Projeto Aplicado

Trabalho direcionado à organização, ou ao mercado, em que o estudante atua, com um objetivo específico relacionado às Áreas Temáticas escolhidas. Exemplos: desenvolvimento de um plano de negócios ou o desenvolvimento de um plano de comunicação.

Artigo Científico

Artigo ou projeto de pesquisa passível de submissão em congressos científicos ou programas stricto sensu. Exemplos: pesquisa acadêmica sobre o comportamento de um dado público consumidor ou sobre o impacto de diferentes mídias. O trabalho científico é interessante para aqueles que tenham interesse em publicações científicas e/ou tenham a intenção de cursar um mestrado/doutorado.
Artur Motta 1

Quem lhe acompanhará ao longo de todo o processo?

Assim que o estudante inicia o curso, ele será alocado a um professor mentor, em sessões individuais, ao longo de todo o curso para otimizar sua aprendizagem!

Assim que o estudante inicia o curso, ele será alocado a um professor mentor, em sessões individuais, ao longo de todo o curso para otimizar sua aprendizagem!

 

O professor mentor exercitará a mentoria mensalmente em um dos dois formatos: síncrono ou assíncrono.

 
SÍNCRONO

A mentoria em formato síncrono consiste em reuniões individuais, com cada um dos estudantes mentorados.

Essas reuniões ocorrerão de duas a três vezes ao longo do semestre e terão menor intervalo quando o estudante for alocado na disciplina de Conclusão de Curso.

Nessas reuniões, o estudante, com auxílio do professor mentor, definirá sua matriz de disciplinas, desenvolverá o seu Projeto de Conclusão Aplicado e fará o acompanhamento dos seus objetivos de aprendizagem.

A parceria com o professor mentor permitirá que a matriz de disciplinas de cada estudante seja personalizada de acordo com a necessidade específica de cada um. Além disso, o projeto de conclusão é acompanhado e desenvolvido desde o início do curso, de modo que cada disciplina cursada efetivamente contribua com um novo tijolo para os objetivos do estudante.

As reuniões com o professor mentor ocorrerão virtualmente, por meio de nossa plataforma EAD, em dias e horários agendados individualmente com cada estudante. Reuniões de mentoria agendadas podem ser remarcadas uma única vez a cada bimestre, desde que canceladas com mais de 24 horas de antecedência. Reuniões canceladas com menos de 24 horas ou em que o estudante não compareça são consideradas realizadas, não sendo passíveis de remarcação.

 
ASSÍNCRONO

A mentoria em formato assíncrono ocorrerá nos meses em que não há reuniões síncronas com o estudante. Nessas mentorias, o professor mentor realizará atividades internas, transparentes para o estudante, que são fundamentais para o sucesso do curso.

O professor mentor deverá rever os objetivos de aprendizagem do estudante, estudar a grade de disciplinas da ESPM em busca das disciplinas mais adequadas aos estudantes, analisar e prover feedback sobre as atividades realizadas em prol do Projeto de Conclusão Aplicado, participar de reuniões com a Coordenação do Master Custom Class Mentoring para alinhamento sobre o curso e o desempenho do estudante, entre outras atividades.

Quais disciplinas deseja cursar?

Com o auxílio do professor mentor, o estudante poderá definir, entre mais de 100 disciplinas EAD ESPM, quais melhor se encaixam em seu projeto individual. A quantidade de disciplinas cursadas dependerá de cada estudante e totalizará, no mínimo, 32 créditos ou 480 horas.

 

Caso o estudante deseje incluir disciplinas que acrescentem horas na carga horária inicialmente prevista, estas serão tratadas como disciplinas opcionais.

+ de 100 Disciplinas

Dinâmica das disciplinas

A ESPM fornece uma ementa das disciplinas para auxiliar na composição da matriz do estudante. Se, após a primeira aula da disciplina, o estudante identificar que a disciplina não está alinhada aos seus objetivos, deverá comunicar o professor mentor antes da segunda aula da disciplina, permitindo que seja avaliada uma eventual substituição da disciplina.

 

As disciplinas EAD ocorrem por meio da plataforma virtual da ESPM e têm, no mínimo, duas aulas por webconferência (aulas ao vivo, à distância) com o professor da disciplina para que o estudante possa interagir diretamente e esclarecer suas dúvidas. Essas aulas serão conduzidas ao vivo, após as 19h30, permanecendo gravadas no ambiente virtual de aprendizagem para que o estudante possa assisti-las mais de uma vez ou, no caso de estar impossibilitado de assistir ao vivo, possa assistir à gravação. Saiba mais sobre as aulas EAD e a plataforma virtual da ESPM pelo vídeo disponível nas páginas dos cursos da Educação a Distância.

As provas presenciais nas unidades que não pertencem à ESPM poderão ser realizadas nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

20 meses

O curso tem cerca de 20 meses, podendo oscilar em função da grade preparada pelo estudante.

2 disciplinas

Simultaneamente, são realizadas duas disciplinas.

5 Horas

Cada disciplina requer cerca de 5 horas semanais para estudo do conteúdo e preparação das atividades.

O que você vai aprender:

Onde constará os links para as reuniões de mentoria e reuniões com a Coordenação do curso, as gravações das reuniões realizadas, a grade de disciplinas e outros comunicados e documentos do curso.

Comunicação e Novas Mídias

É inegável a presença e o interesse dos atores políticos, sejam eles candidatos em campanha, movimentos da sociedade civil, instituições públicas, sejam políticos em mandato pelas redes sociais e as inúmeras oportunidades de engajamento que eles oferecem. Todavia, quais são os métodos, as ferramentas e abordagens que podem diferenciar uma iniciativa da outra?  

Essa disciplina, de forma pragmática e com estudos de caso, apresenta as principais estratégias para a gestão das redes sociais, considerando o objetivo a ser atingido, o posicionamento de acordo com o comportamento do receptor, assim como os contextos das plataformas.

Ademais, olharemos para tecnologias de vanguarda e para as abordagens de segmentação, visando à maximização do objetivo determinado e preparando os estudantes para os desafios doravante.

 

Cada plataforma exige uma perspectiva específica por parte do emissor. E, embora as redes sociais sejam uma realidade quase onipresente no Brasil, canais como o rádio e a televisão continuam valiosos para qualquer estratégia de comunicação política.

O rádio, por exemplo, teve sua primeira transmissão no Brasil com o discurso do presidente Epitácio Pessoa, e fez, e ainda faz, parte de grandes eventos da sociedade brasileira. Já a televisão foi, por exemplo, fundamental para o movimento das Diretas Já! e o processo de redemocratização do País.  


O profissional de comunicação no contexto político (e social) não pode deixar de saber sobre as características dessas plataformas e como utilizá-las estrategicamente. Este módulo contextualizará a televisão, o rádio e a imprensa na perspectiva da comunicação política, explicando as peculiaridades e os desafios de cada um desses universos. Em adição, haverá uma oficina prática para que o cursista aplique os ensinamentos transmitidos, buscando a melhor performance midiática.  

Marcas políticas, em boa medida, são construídas por histórias bem contadas, narrativas que emulam desejos, princípios e valores. Todos nós temos uma relação próxima com narrativas desde quando nascemos. Ter uma história bem contada, nunca foi tão importante: as pessoas sofrem com a falta de tempo, e o mundo está com excesso de informação. Marcas, inclusive as políticas, têm o papel de facilitar escolhas e encantar.  

Uma boa história cria intimidade com o público e laços emocionais difíceis de serem quebrados. Ela apela ao coração do público e garante a perenidade da mensagem política.  

Esta disciplina ensinará aos dissentes técnicas para construir o storytelling político e fortalecer marcas, considerando o contexto transmidiático.  

Marcas fortes precisam estar profundamente engajadas com seu público-alvo. Construir uma experiência de marca diferenciada é uma das formas mais efetivas de criar esse engajamento. 

Neste módulo, o estudante compreenderá os conceitos envolvidos na construção da experiência diferenciada de marca, estudará casos de sucesso e estará apto a criar um plano para implementar tais técnicas em sua própria marca. 

Existem muitos meios digitais que podem ser utilizados para alavancar as comunicações das empresas com seus diversos públicos. 


Discutir as tendências das mídias sociais permite um pensamento estratégico que orienta as escolhas de caminhos a serem seguidos para os investimentos em comunicação institucional e mercadológica. 

Esta disciplina aborda maneiras para se chegar à liderança comunicacional no mundo VUCA (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity) ou BANI (brittleness, anxiety, nonlinearity and incomprehensibility), tanto por meio da utilização otimizada das mídias sociais digitais de forma orgânica ou impulsionada quanto apresentando as ferramentas digitais mais recomendadas para engajar diversos públicos. 

Entre elas, o estudante vai conhecer alternativas de gamefication, treinamentos EAD e mídias sociais corporativas fechadas no âmbito da TI da empresa.

A construção da imagem institucional e o estreitamento das relações emocionais do público com as organizações passa pela formulação de storytelling. 


Todos têm uma relação muito próxima com histórias de todas as naturezas. Desde que nascemos, somos envolvidos por narrativas que começam a ser contadas por nossos pais, depois na escola, pelos amigos e pelas instituições com as quais nos relacionamos. 


A vida das empresas deve ser contada interna e externamente para gerar envolvimento com a marca empregadora e com os produtos e serviços que são consumidos. Um registro das histórias da organização, desde o heroísmo empreendedor do seu fundador até as realizações de seus mais destacados colaboradores, pode engajar os atuais funcionários nas páginas que ainda precisam ser escritas. Da mesma forma, boas histórias conectam o mercado com a marca e criam laços de aproximação difíceis de serem quebrados. E mostrar as técnicas para construir storytelling corporativo é o objetivo desta disciplina. 

Mais do que nunca, a sociedade exige uma postura ética e responsável das organizações com as quais se relacionam. Apenas a produção de bons produtos e serviços, sozinha, deixou de ser suficiente para manter clientes fieis e funcionários engajados. As empresas precisam atuar de forma sustentável em todos os sentidos, tanto na sua atividade interna quanto na cadeia de produção de matérias-primas, no transporte e nas revendas. 


Esta matéria vai aprofundar o tema, mostrando os caminhos para comunicar online e off-line as atividades responsáveis da empresa, apresentando formas de gerir a diversidade, implantar uma política de compliance para toda a organização, divulgar as ações de sustentabilidade e otimizar as relações éticas com a sociedade de modo geral. Tudo para estar cada vez mais dentro dos preceitos do ESG. 


Fazem parte deste conteúdo curricular as discussões e as alternativas mais adequadas para equacionar as questões de gênero, a inibição dos assédios morais e sexuais, a inclusão de pessoas com necessidades especiais e o aproveitamento de profissionais da terceira idade.

Decorrente da imagem institucional, a reputação de uma empresa é construída ao longo do tempo, como resultado das suas ações, valores praticados e efetivas contribuições à sociedade. Para muitas empresas, a reputação constitui a maior parte do valor da marca no mercado, superando seus ativos tangíveis e sua geração de caixa. 


Isso porque uma reputação bem construída é capaz de superar crises de várias naturezas (tema de outra disciplina específica deste curso), permitindo que a marca se reconstrua diante dos olhos do mercado, amparada por um passado respeitável. 


Esta matéria mostrará como deve ser construída a imagem corporativa de uma organização, alinhando seus discursos institucionais para que ela tenha uma imagem única ao longo do tempo, empregando elementos constitutivos de uma identidade de marca. 


Serão apresentadas formas para desenvolver e aproveitar as relações com influenciadores, além de metodologias para estudar a imagem atual da empresa e planejar a imagem pretendida.

Não importa o tamanho da empresa – micro, pequena, média ou grande – ou se ela é organizada ou desorganizada. Todas as instituições estão sujeitas a vivenciarem uma crise de imagem no mercado. As que souberem enfrentar bem a situação, sobrevivem e seguem em frente superando o momento difícil. As que não souberem, desaparecerão ou sofrerão com graves consequências. 


Nesta matéria, serão apresentadas as características de um bom plano preventivo contra as crises (Crisis Response Plans – CRP) e como implantá-lo na empresa como forma ideal de não vivenciar resultados desastrosos para a imagem corporativa. 


Serão discutidas, também, as ações que devem ser adotadas quando uma crise já se instaurou: respostas imediatas, atitudes para gerar empatia com o público, utilização das mídias sociais, atendimento à imprensa, monitoramento das notícias e atividades posteriores à crise para recuperar a imagem abalada. 


O estudante vai aprender a lidar e tirar proveito das crises geradas no mundo das fake news.

A comunicação interna é uma necessidade de todas as empresas para manterem seus funcionários bem informados sobre tudo o que aconteceu e o que deverá acontecer no ambiente da empresa. Mas só isso não basta para estimular nos colaboradores os comportamentos mais adequados para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho. É necessário implementar campanhas de endomarketing que estimulem a todos a perseguirem objetivos comuns da organização, criando motivações corporativas para que cada um dê o máximo da sua capacidade produtiva e criativa. 


A abordagem desta matéria é focada nas duas formas de ação conjugadas: planejamento, criação e implementação do endomarketing estratégico, ao lado do uso complementar da comunicação interna para fixação dos conceitos essenciais. As alternativas vistas no módulo “Universo Digital das Comunicações” serão resgatadas neste módulo, dessa vez, sob o aspecto dos conteúdos mais recomendados para modificar comportamentos, aproximar gestores das equipes e manter os colaboradores motivados para o permanente empreendedorismo corporativo. 


O estudante aprenderá a criar fluxos horizontais de comunicação para envolver o público interno na busca de soluções, com empoderamento e descentralização do poder hierárquico concentrador.

A existência da empresa sempre está condicionada às relações com seus clientes. Uma boa estratégia de comunicação deve prever ações para os três momentos de interação com seus consumidores: pré-venda (geração de conhecimento e conquista), venda (consideração e preferência) e pós-venda (relacionamento para futuras compras). 

Neste módulo, o estudante será levado a percorrer toda a cadeia de ações para o envolvimento e encantamento dos clientes, tais como as campanhas para ampliar a visibilidade do produto, propaganda, campanhas conjugadas com parceiros, promoções no PDV, programas de fidelidade, envolvimento com relações públicas, entre outras possibilidades. 


Os meios online e off-line, conjugados, serão vistos dentro do conjunto de alternativas para conquistar e reter clientes que verdadeiramente se identifiquem com a marca, seus produtos e serviços. 

A imprensa sempre foi considerada o 4º poder por sua influência na formação da opinião pública. Atualmente, os meios impressos e eletrônicos perderam um pouco da sua força para os meios digitais. Mas a mídia jornalística continua influenciando atitudes e percepções. 


A maneira como se relacionar com a imprensa de forma positiva, obtendo espaços editoriais gratuitos que divulguem a marca institucionalmente é o objetivo desta disciplina. 


Serão vistas maneiras de estruturar uma assessoria de imprensa ativa em busca de divulgações constantes, conquistando matérias estratégicas em veículos de real interesse para os objetivos do negócio. 


A atuação receptiva, reagindo às solicitações de jornalistas também será discutida, ao lado das maneiras para transformar a empresa e seus executivos em fontes de informações. 


Como elaborar um media training, como utilizar os influencers digitais e como ser notícia nos veículos e portais digitais é mais um conteúdo importante que o estudante aprenderá neste módulo. 

Desenvolver ações e estratégias de inbound e conteúdo mais personalizadas e centradas nas personas do target. No curso, o estudante vai aprender como melhor interagir e usar as estratégias de search e SEO, como planejar, criar, formatar e entregar conteúdos customizados para gerar leads mais qualificados através de ações e ferramentas centradas e relevantes para seus leads e audiências, nos canais próprios da marca e nas redes e mídias sociais. Conhecerá estratégias responsivas de inbound e content targeting e shopper centric.


Esta disciplina vai permitir ao estudante conhecer esses fundamentos, as técnicas e ferramentas para atrair e gerar maior interação e conexão com os públicos de interesse, os atendendo, orientando e os inspirando em sua experiência de compra, criando vínculos mais sólidos entre os clientes e a marca, trazendo resultados mais sustentados, gerando maior conversão de vendas para a empresa. 

– Compreender o conceito de tendências/trends e a abordagem de pesquisa e inovação em consumer insights.

– Saber utilizar as ferramentas de identificação e análise de tendências.

– Compreender os consumidores como seres humanos complexos, plurais e diversos.

– Saber aplicar de modo prático e lucrativo nos negócios os insights tendo como base os estudos comportamentais.

– Planejar projetos de consumer insights com o objetivo de gerar inspiração e inovação.

O foco desta disciplina é analisar os papéis das redes sociais e dos meios de comunicação e compreender os fenômenos de formação, persuasão, influência, controle e manipulação de opinião pública.

– Analisar o impacto das mídias sociais e digitais nas audiências e públicos e na formação da opinião pública. A disciplina visa analisar o comportamento social, analisar fatores sócio-culturais e sócio-comunicacionais que interferem no processo de desenvolvimento da formação da opinião pública. A disciplina visa compreender os diversos tipos de comportamentos coletivos.

– Analisar os aspectos sociológicos, históricos e psicológicos na formação da liderança, formação, influência e opinião pública.

– Analisar os conceitos de participação, motivação, influência engajamento e mobilização e liderança social, dando uma maior ênfase nos estudos e pesquisas recentes sobre o papel das mídias e redes sociais.

 

O objetivo do curso também é discutir e conhecer os novos métodos de pesquisa de opinião pública: coordenação e planejamento.

– Discutir sobre pesquisas de opinião, pesquisas institucionais e outras pesquisas empregadas na área de relações públicas.

A disciplina tem como objetivo apresentar a perspectiva das teorias de cultura organizacional como fonte potente de geração de sentido e ressignificação das práticas de responsabilidade social corporativa, a partir de um olhar humano sobre a gestão.

 

Pretende-se despertar o olhar dos gestores para o público interno como coração e motor de toda e qualquer transformação organizacional e refletir sobre o potencial da cultura organizacional para a implantação sistêmica da Agenda ESG.

– Conceitos e propostas de definição para o escopo metodológico e prático da arquitetura da informação, como parte da atuação e job description dos profissionais envolvidos em comunicação digital.

– Ferramentas de diagnóstico como Card Sorting e Diagrama de Afinidades.

– Conhecimento das principais metodologias, ferramentas e entregáveis de arquitetura da informação: matrizes de escopo e funcionalidades, rotulações e técnicas de navegação e wireframing.

– Compreesão de como a arquitetura da informação torna tangível a estratégia de negócios e viabiliza a gestão do ciclo de vida de produtos e serviços digitais.

– Princípios da curadoria de conteúdo e UX writing (técnicas e aplicações).

– Apresentar os conceitos de consistência e transparência de canais em planejamento de comunicação e marketing integrado, viabilizando o “diálogo cauda longa” em canais convencionais e digitais, fundamental para a maturidade da transformação digital.

– Como implementar o atendimento omnichannel envolvendo estratégias de UXD.

– Conhecer as etapas de planejamento dos principais fluxos e demais fluxos auxiliares de interação em plataformas digitais. O que são micromomentos e como mapeá-los. O que são pontos de contato (touchpoints), como são projetados e implementados ao longo do ciclo de vida do produto. Touchpoints como pontos e apoio na jornada do usuário. 

Criatividade e Inovação em Negócios

Uma marca precisa ter uma identidade muito clara e diferenciada. No ambiente atual, as marcas precisam ser memoráveis, reais, ter personalidade e ao mesmo tempo criar um forte engajamento com seu público.

Com deste módulo, o gestor estará apto a utilizar duas técnicas fundamentais para atingir esses objetivos: personalidade de marca e storytelling.

O jeito de pensar do design está decodificado e disponível para que qualquer profissional possa criar produtos e serviços que sejam desejáveis pelo cliente, tecnicamente possíveis e viáveis financeiramente. Para isso é preciso colocar o ser humano e o usuário no centro do projeto estratégico do design.

A disciplina apresenta conceitos e cases e permite que os estudantes “aprendam fazendo”. Em grupos, podem conhecer e praticar os pilares, a cultura e as ferramentas do design thinking e do design de serviços, para conhecer os princípios e as ferramentas e métodos das metodologias ágeis aplicados aos projetos de Cx e UX. 


Os desafios são identificar e entender as oportunidades por trás dos problemas e descobrir as verdadeiras dores, expectativas, anseios e insatisfações do cliente.

Nas aulas, os estudantes terão a oportunidade de experimentar mais de duas dezenas de ferramentas que, aplicadas de forma adequada e seguindo um processo, geram os resultados esperados ao longo de cada etapa, sempre alternando momentos de criar divergência e ampliar as opções com momentos de fazer escolhas e tomar decisões.

O objetivo da disciplina é apresentar como os espaços de varejo se desenvolveram nos últimos anos, resultado de uma profissionalização do setor terciário devido à grande concorrência e necessidade de atender às demandas específicas do novo comportamento de consumo.

Os pontos de venda se tornaram tão focados que a identidade arquitetônica e visual, metragem quadrada, produtos, serviços, localização, perfil do consumidor, preço e distribuição influenciam diretamente no resultado de como será trabalhado o design e sua experiência.

O conteúdo programático vai destacar as características dos espaços nas lojas físicas, que estão passando por uma grande transformação, pois a presença da tecnologia digital agrega novas demandas, necessidades e expectativas que ainda estão sendo formuladas, testadas e aprovadas.

Abordaremos questões de definição estratégica dos tipos de espaços comerciais, a influência da tecnologia digital, a importância da identidade visual tangibilizada na arquitetura, o uso do visual merchandising como recurso que agrega qualidades sensoriais e diferenciais à marca.

Nos encontramos em uma era onde a velocidade na tomada de decisão é incrivelmente importante para estar à frente. A rapidez nas mudanças de comportamento, o avanço da digitalização, um mundo fragmentado e em constantes tensões sociais, fazem imperativo reservar uma cadeira na mesa do board para o consumidor-cliente-cidadão-pessoa, colocando-o no centro da tomada de decisões estratégias para os negócios.

Esta disciplina ambiciona equipar o executivo com o repertório necessário para descobrir os insights que serão a chave para sua empresa trabalhar estratégias e inovações relevantes para o agora e se preparar para continuar sendo relevante no futuro.

Aprofundaremos em processos para a análise sistemática de dados de diferentes fontes mecânicas para uni-los com tendências sociais e de consumo para, por fim, chegarmos em insights preditivos que possam transformar de maneira positiva a estratégia da empresa. 


O objetivo desta disciplina é pensar o papel da pesquisa para a transformação do negócio e dos pesquisadores, analistas e planners de mercado como agentes de inovação estratégica contínua dentro das empresas. Visa mostrar como os insights de pesquisa são o centro no desenvolvimento e na inovação de novas propostas de valor mais aderentes aos diversos perfis de públicos, nos inspirando a pensar estratégias e ações inovadoras.

– Atua para proporcionar a compreensão dos fundamentos da transformação ágil (baseada no pensamento LEAN e no mínimo produto viável) e dos tópicos relevantes de um plano de marketing com foco em metodologias ágeis de gestão e produção.

– Identificar e conhecer o processo de transformação digital nas empresas e organizações de todos os segmentos e setores, a partir da maturidade da entrega de valor aos clientes e da utilização apropriada da tecnologia SaaS. 

– Apresentar e compreender os conceitos básicos e fundamentais de engenharia de software e testes, como Gestão de Configuração e Mudança, Elicitação, Rastreabilidade, Versionamento, Prototipação de Requisitos, Criação e Análise de Caso de Uso, Construção de Diagramas.

A disciplina permitirá ao estudante a atuação em ambientes de TI, empresas e áreas dedicadas a médias e grandes corporações.

– Discutir a mentalidade vigente nas startups e como elas impactam as atividades de marketing.

– Refletir sobre o impacto dessa mentalidade na disrupção em modelos de negócios.

– Discutir os novos modelos de negócio vigentes e suas tendências. 

 

 

Consumo e Experiência do Consumidor

O ambiente de branding muda constantemente, assim, o gestor da marca precisa compreender, por meio de pesquisas, as mudanças nesse cenário e seus impactos no consumidor. 

Neste módulo, o gestor apreenderá técnicas de pesquisas qualitativas, quantitativas e experimentais com o intuito de compreender em profundidade tanto a imagem da marca como o comportamento do seu público-alvo. 

O gestor de marca precisa ser capaz de identificar, mapear tendências de consumo e compreender os seus impactos.

Com este módulo, o estudante será capacitado a compreender como as tendências são formadas, como monitorá-las e, consequentemente, como efetuar ajustes na estratégia de Branding. 

O varejo tem sofrido diversas mudanças nos últimos anos. E o gestor de marca precisa compreender o comportamento dos shoppers para gerir suas experiências e considerar suas peculiaridades no plano de branding.

Compreender o processo de compra e suas fases ampliará as possibilidades de desenvolvimento da marca.

Os canais de distribuição, próprios da empresa ou terceirizados, representam a marca diante dos consumidores. Por isso, é necessário que eles sejam preparados para assumirem a postura mais adequada frente ao mercado, com o necessário engajamento aos valores e estratégias corporativas. 

Esta disciplina trata de alternativas para manter um bom relacionamento com canais de distribuição e PDVs, tanto para as situações de rotina, quanto para o desenvolvimento de campanhas de incentivos de vendas, envolvendo premiações ou apenas reconhecimentos. 

As mais diversas formas de promoções conjugadas com o PDV serão discutidas, visando ampliar o repertório do estudante para uma aproximação produtiva e rentável com todo o trade, a fim de assegurar que a marca será respeitada e o retorno financeiro será ampliado. 

Esta disciplina se concentra em investigar o comportamento de consumidores e de shoppers investigando os principais vieses e gatilhos que afetam o momento da decisão. Também analisará de forma crítica o papel do hábito, crença e cultura no processo de tomada de decisão do consumidor e do shopper. Serão estudados casos práticos e passo a passo sobre como aplicar os conceitos e ferramentas da Economia Comportamental para criar estratégias de mudança de comportamento.

Os avanços da neurociência têm aberto possibilidade de compreensão sobre as bases biológicas da tomada de decisão e como estímulos de marketing podem influenciar o comportamento de consumo e compra. Nesta disciplina, os estudantes serão expostos a conhecimentos, dinâmicas e exercícios sobre as bases da neurobiologia do comportamento de consumo, compra e escolha. A disciplina trará conhecimento de como o cérebro processa estímulos sensoriais e desenvolve a percepção, quais fatores são mais importantes para produção de respostas emocionais que conduzirão a um maior processamento de memórias e o funcionamento das bases neurobiológicas da atenção. Também serão abordados temas envolvendo a influência social e cognitiva na tomada de decisão e como as técnicas de neurociência estão sendo utilizadas para entendimento do consumidor.

Esta disciplina estuda o processo de escolha em psicologia e economia. Entender quando e por que as pessoas se desviam do modelo econômico padrão. São discutidas as heurísticas, enviesamentos e é apresentada a Teoria da Perspectiva. O módulo analisará o processo de consumo do indivíduo e os mecanismos conscientes e inconscientes que influenciam no processo de consumir, poupar e se endividar. Abordará ainda alternativas aos modelos de escolha intertemporal vigentes, o viés do presente, autocontrole, impaciência no consumo e o valor relativo que as pessoas atribuem a retornos em diferentes pontos no tempo.

Um dos maiores desafios do contexto atual é colher pistas e sinais sobre o futuro para tomar decisões em um cenário dinâmico e repleto de incerteza. Como buscar antecipar o futuro para prever e prover soluções? É importante investigar e entender o impacto das tendências, identificar desafios e riscos, mas também perceber novas janelas estratégicas de oportunidades. Esta disciplina tem como foco discutir as novas tendências e comportamentos, e quais as possíveis e prováveis trilhas e direções, empresas e usuários (consumidores) irão tomar. Como pesquisar, mapear, analisar e prever cenários próximos e futuros.

Muitas empresas e marcas hoje se preocupam em monitorar a imagem e reputação das marcas nas redes sociais, mas poucas se preocupam em ouvir, engajar e ser responsiva criando consistência na comunicação e consistência na oferta de serviços e experiências durante sua jornada. Esta disciplina visa discutir as abordagens e técnicas para ajudar a criar, planejar, entregar e gerenciar serviços e experiências relevantes e uma maior percepção de qualidade e excelência ao longo dos diversos pontos de contato com seus usuários e clientes, criando agilidade responsiva, agendas colaborativas e aumento da confiança para manter relacionamento mais duradouros e sustentados.  

A disciplina quer investigar e discutir novas e mais eficazes práticas para aumentar o net promoting score, elevando as réguas de relacionamento e o share of trust e share of heart dos usuários e clientes. As áreas de customer service e customer success visam promover graus maiores de satisfação, percepções e sentimentos positivos e de qualidade percebida durante as jornadas de interação marca-clientes. 

Estamos na era pós-digital e na era da gestão do conhecimento e da inteligência estratégica. Os profissionais precisam estar atentos e gerenciar um ciclo cada vez mais dinâmico de mudanças e tendências de comportamento e consumo e de disrupções nos segmentos de consumidores trazidas pelas novas tecnologias, novas economias e práticas de consumo na vida das pessoas. Há uma carência de profissionais capacitados a ler, analisar e interpretar esses insights e propor estratégias inovadoras e criativas com foco nas demandas e expectativas de um mercado dinâmico e de prosumers mais empoderados.  

O consumidor é mais experimentador e transita de estilos de vida, gostos e interesses.

É fundamental o profissional de marketing acompanhar, monitorar e antever as “janelas estratégicas” e futuras de oportunidades que constantemente se abrem dentro desse cenário dinâmico e global.

Muitas vezes em nossa vida, não percebemos o que acontece com as nossas atitudes durante a inclusão da tecnologia no nosso dia a dia. Pessoas interagem conosco fornecendo bons recursos sem limite de tempo e horário, por celular ou computador. 
Estas transformações sociais acontecem por diversos motivos, o principal motivo para estas transformações não está na tecnologia, mas sim no ser humano. Nesta era de transformação digital do marketing, onde o CRM virou Social CRM, muitas empresas ainda estão ligadas ao CRM como forma de se relacionar com o cliente no comportamento de consumo. O mercado mudou, pois o comportamento das pessoas mudaram com a inclusão das novas tecnologias.  

A disciplina busca demonstrar as principais estratégias de comportamento de consumidor em CRM, Programas de Coalisão de Pontos, Réguas de Relacionamento, Life Time Value, Análise de BI e entendimento do novo mercado da geração Y. A construção desta nova visão do ambiente de mercado digital, trouxeram novas necessidades em entender o comportamento tanto individualizado quanto geral dos consumidores do mercado, por clusters de mercado. Pretendemos criar pensamento estratégico e capacitar no processo de estratégias para CRM neste novo mundo digitalizado.

Cada vez mais o mindset e o comportamento de compra do shopper no varejo omnichannel são impactados por mudanças econômicas e tecnológicas. A disciplina visa entender os consumidores quando estão em seu “modo shopper” para desenvolver insights que ajudem profissionais de gestão da experiência do consumidor a estreitar a relação shopper x canal e aumentar a conversão das vendas de marcas e categorias. A desconstrução do processo de compra e o entendimento das etapas da jornada servirá como pano de fundo para potencializar cases de gestão de categorias, desenvolvimento de ambientes de varejo, criação de embalagens, promoções, comunicação e uma experiência de maior valor com o shopper nos pontos de venda.  

Os objetivos desta disciplina também são apresentar os pilares adotados por marcas que se posicionam no patamar do premuim/luxo, ferramentas e técnicas que acompanham a jornada e experiência do cliente extremamente exigente deste nicho para criar situações memoráveis e construir um relacionamento de longo prazo, seja no ambiente presencial ou digital. Com estudos de caso durante as aulas a disciplina discutirá habilidades e atitudes de acolhimento, hospitalidade e serviço premiunizado no varejo físico.

A disciplina visa mostrar a importância das estratégias do shopper marketing para esta nova era do varejo digital. A disciplina e aulas irão mostrar novas abordagens estratégicas e táticas da aplicação dos conceitos de shopper insights e gerenciamento de categorias a desenvolvimento de marcas no ambiente do varejo físico e virtual. Com foco em identificar os critérios de sucesso na jornada de compra e desenvolver soluções que melhorem a experiência no ponto de venda, vamos avaliar a importância de shopper insights e data analytics no processo estratégico, entender as diferenças que cada canal possui no comportamento dos shoppers e aprender conceitos, ações e ferramentas que podem criar impacto no dia a dia das jornadas dos shoppers, apresentando iniciativas e cases nacionais e internacionais voltadas ao universo de segmentos importantes do varejo: o varejo alimentar, moda e estilo, beleza e farma, eletro e suas vertentes virtuais.

As operações eficazes do varejo 4.0 exigem a integração entre canais e tecnologias, e os sistemas devem fornecer dados de inventário em um formato padrão. As entradas devem apresentar visibilidade de ponta a ponta em lojas, nos seus centros de distribuição e junto a seus fornecedores e fabricantes, visando sempre reduzir custos ao varejista e garantir melhor experiência de compra aos clientes. A disciplina tem também como meta discutir os novos canais e formatos e a gestão integrada e estratégica do novo varejo 4.0, as novas tecnologias aplicadas ao varejo online e as estratégias digitais. Discutir os desafios de um varejo multicanal e híbrido na questão de identificação de públicos e clusters, localização comercial e análise de pontos e mix de produtos e gerenciamento de categorias nos canais. Discutir a gestão multicanal as ferramentas e práticas para construir e fortalecer modelos mais omnichannel e integrados. Uma vez que mais clientes e shoppers têm acesso e estão mais bem informados sobre variáveis de valor, preços e características da categoria e produtos e serviços oferecidos é essencial a empresa ser capaz de oferecer melhores informações e conteúdos sobre os produtos e serviços e manter o bom cumprimento das suas promessas no que diz respeito à cadeia de abastecimento e valor e no seu atendimento e relacionamento com estes clientes nos canais digitais. O varejo 4.0 não pode apenas querer. Integrar sua loja virtual à venda física e ao marketplace, mas saber integrar a posição e a missão da marca neste ambiente omnichannel. 

Este módulo fornece uma visão ampla e aplicada dos principais conceitos e ferramentas das ciências comportamentais e diferentes formas de entender e investigar a tomada de decisão de consumidores por essa perspectiva. As ciências comportamentais consideram a maneira que consumidores se comportam em diferentes situações na vida real , seja em uma decisão de compra em lojas ou supermercados a compras online, ao invés de se concentrar em pesquisas hipotéticas. Este módulo se concentra em vários aspectos aplicados de economia comportamental ao comportamento do consumidor e marketing apresentando cases de sucesso, experimentos aplicados e fornecendo um embasamento teórico e prático para condução de estudos na área nos mais diferentes setores. A disciplina visa utilizar do conhecimento interdisciplinar destas áreas para buscar entender mais profundamente como e por quê as pessoas pensam, sentem e se comportam, analisar suas diversas motivações de compra e consumo e as novas demandas e expectativas de valor. A disciplina visa utilizar estes diversos olhares e abordagens das ciências comportamentais para rastrear e captar as constantes mudanças nas necessidades, demandas e expectativas de valor das pessoas e os impactos que trazem a indústria e ao mercado.

Diante de um cenário macroeconômico tão desafiador, para ter sucesso na conversão de vendas é fundamental ter uma estratégia focada no entendimento do shopper. A tecnologia propiciou um novo olhar para esse momento da compra e trouxe   nuances ainda não desenvolvidas: já não somos mais somente conectados, estamos buscando uma interação omnichannel; as compras deixaram de ser reativas e se tornaram interativas; o advento do e-commerce potencializou drivers de compra relacionados à comodidade, amplitude de sortimento e bom custo x benefício.  

Esta disciplina busca uma exploração de temas relevantes sobre os shoppers que possam interessar para profissionais da indústria e também do varejo. Assim, os principais assuntos abordados serão: Quali e Quanti: diferenças e aplicações no entendimento do shopper; 5W: Who, Where, When, What and Why; Jornada de Compra; Triggers e Barriers: como identificar e criar planos de ação para alavancar o business; Árvore de decisão; Pesquisa in store: quando, como e porque; Tecnologia aplicada: sensores, virtual reality e comunidade online; Material de PDV: efetividade e aplicação; Técnicas de pesquisa de satisfação aplicada ao varejo.

Compreender as estratégias de Gamificação e suas diversas possibilidades de implementações em plataformas digitais. Mostrar como a Gamificação pode ser utilizada como ferramenta de Engajamento em conjunto com outras técnicas e métodos de construção da experiência do usuário. Mostrar, de forma reversa e concomitante, qual é o papel de UX em estratégias de Gamificação e Engajamento. 

 

Princípios e técnicas de prototipação e implementação de estratégias de informação visual e interação. Especificação de telas e fluxos, consolidação da navegação e apresentação da informação. Aplicação de princípios da Gestalt e impactos da atomização do design. Modelos Mentais e Conceituais no Design de Interação. Interfaces de voz, funções e conceito/construção de design system. 

Compreender os principais fatores que determinam o comportamento do consumidor e o processo que permeia a escolha e uso de produtos e serviços.

Compreender como a neurociência pode contribuir para explicar o comportamento por meio das atividades cerebrais; habilitar o profissional utilizar essa nova fonte de informação para compreender o consumidor de forma sistêmica. Ou seja, não apenas por aquilo que é consciente e que, portanto, ele pode expressar; mas também por aquilo que é inconsciente, mas interfere no seu comportamento. 

Discutir os papeis e a integração entre os canais de vendas. Compreender os principais fatores que determinam o comportamento do shopper e o processo que permeia a jornada de compras. 

Conhecer as principais características do marketing de relacionamento, os elementos que o compõe e os principais resultados que se espera desse tipo de ação. Explorar as atividades necessárias ao Marketing de Relacionamento, em especial o trabalho de Customer Relationship Management, como forma de ampliar o Customer Lifetime Value (Valor Vitálicio do Clente)  

Gestão de Marketing Digital e Data Science

Em 2012, com Mitt Romney equilibrando força, Barack Obama partiu para uma análise intensa e eficaz de dados captados. Enquanto Romney trabalhava com o tradicional método de pesquisa, sabendo em termos gerais a opinião de seus eleitores, Obama tinha dados fundamentais certeiros. Esse diferencial foi fundamental na campanha e lhe garantiu a permanência na Casa Branca. Mais de dez anos depois da corrida presidencial estadunidense, Big Data é uma realidade inescapável, inclusive no Brasil; a captação de dados já está no cotidiano das pessoas, mesmo que não se perceba. A disciplina demonstrará a forma lógica e estratégica para a captação e estruturação de dados; e como esse trabalho pode ser utilizado no universo da comunicação política. Em adição, olharemos as ferramentas disponíveis, os principais indicativos e os estudantes, ao final do módulo, serão incentivados a pensar uma aplicação prática que beneficie um objetivo político-social específico. 

O Marketing tem evoluído de forma exponencial nas últimas décadas, acompanhando as constantes mudanças do comportamento do consumidor e da sociedade em geral. O Branding moderno está alinhado com essas mudanças. Neste módulo, o gestor se atualizará sobre o estado da arte dos conceitos e técnicas de Marketing bem como seus impactos no Branding.  

Entre outros conceitos, o gestor compreenderá em profundidade, e através de uma abordagem moderna, os conceitos de público-alvo e posicionamento, que são centrais no Branding.

No contexto da transformação digital, as técnicas de Digital Branding tornaram-se essenciais para aumentar o engajamento da marca e consequentemente seu valor. Através deste módulo, o gestor irá compreender tais técnicas e como a marca deve se comunicar nos meios digitais para atrair e engajar seu público-alvo. 

Licenciamento de marca é uma prática consolidada em muitos países e cresceu consideravelmente no Brasil. Este módulo tem como objetivo habilitar o gestor de marca na prática do licenciamento, bem como apresentar as oportunidades de mercado. Serão analisados diferentes tipos de licenciamento com ênfase no desenvolvimento sustentável de linhas de negócios que utilizam esta ferramenta como forma de valorizar suas marcas e seus produtos.

Compreender os modelos de medição de desempenho na área de Branding e Marketing, a importância de tal prática e a interface entre as áreas de Marketing e Finanças. Este módulo aborda as principais métricas para valoração monetária de marca, desempenho de produtos e portfólio, precificação, retorno sobre o investimento em comunicação.

Esta disciplina visa fornecer os conceitos básicos e principais ferramentas da economia comportamental e, por esta perspectiva, as diferentes formas de entender e investigar a tomada de decisão.  

Esta disciplina dará uma visão ampla das diferentes áreas de pesquisa da economia comportamental, seus principais estudos e fontes de informação. Também abrangerá conceitos básicos de análise de dados para interpretar resultados dos seus estudos de forma simplificada.

Mostrar uma visão ampla e atual de como digital analytics e behavioral targeting se tornaram ferramentas estratégicas nas empresas para otimização de campanhas digitais, desenvolvimento de novos produtos, estudos de comportamento de clientes, vendas e tecnologia. Mostrar a importância do data drive marketing, do marketing de automação e das novas ferramentas para monitoração, coleta e análise quantitativa e quantitativa, a relevância do real time para o processo de análise e captação de insights visando a melhoria contínua dos resultados estratégicos e táticos da empresa.  

Esta disciplina do nosso curso visa acompanhar e conhecer e compreender o uso de tecnologias e softwares, técnicas e métricas analíticas no contexto do digital e do ambiente big data. Conceituar e compreendendo os principais aspectos, práticas e processos na condução das análises de redes, clusters e do text mining. Entender como as empresas estão organizando times multidisciplinares – as salas de performance – para organizar, cruzar e analisar dados da web, redes sociais, dados internos, demográficos, atitudinais e comportamentais de compra dos usuários e consumidores a fim de transformá-los em conhecimento estratégico para a tomada de decisão. 

Esta disciplina visa conhecer mais profundamente e aplicar a inteligência artificial e as ciências de dados para analisar a jornada dos clientes B2B e B2C. Conhecer a importância da Inteligência Artificial no mundo dos negócios. Conhecer boas práticas de utilização da Inteligência Artificial. Compreender a importância dos dados e suas formas de armazenamento multicloud.  

Em um mundo onde a gestão de dados e conhecimento é o principal diferencial competitivo de muitos setores e mepresas, é urgente conhecer como avaliar a qualidade dos dados dos sistemas de dados para melhor gerenciar a jornada de nossos clientes. Identificar as principais questões relacionadas à área de gestão do ciclo de vida dos dados. Conhecer e utilizar algumas ferramentas e métodos que possam ajudar na administração e qualidade no ciclo de vida dos dados. 

Cada vez mais as pessoas e usuários e consumidores usam tecnologias para economizar tempo, dinheiro e esforços e obter melhores resultados e de uma forma mais rápida e eficiente em um mundo e uma cultura mais tecnológica, mas igualmente em busca de mais humanização e propósitos. 

A disciplina quer discutir e entender melhor o potencial dos últimos avanços e tendências das tecnologias de informação e comunicação focadas a serviços dos usuários e clientes: As tendências emergentes e consolidadas do big data, inteligência cognitiva e artificial, machine learning, do cloud e mobility, dos wearables, do VR e da internet das coisas (IoT), entre outras. A disciplina quer discutir os avanços e resultados que estas tecnologias cada vez mais acessíveis e personalizadas estão trazendo para a sociedade, as empresas e, em particular aos usuários destes novos processos e ferramentas

Proporcionar uma visão geral de Digital Analytics e o contexto de aplicação. Promover a compreensão do processo de definição de KPIs para projetos digitais. Conhecer as principais técnicas e ferramentas para a otimização de resultados de projetos digitais e de campanhas de mídia.

Proporcionar uma visão estratégica e integrada da busca paga e orgânica. Compreender as táticas para a melhoria dos resultados na busca orgânica por meio da aplicação da otimização técnica, produção de conteúdo e de relacionamento com as editorias. Conhecer o Google Ads, estratégias para estruturação, segmentação e implementação de campanhas. Capacitar para a aplicação das estratégias de otimização de resultados.

 

Conhecer as etapas de planejamento, ativação e análises de resultados. Conhecer as principais plataformas para a aplicação da ações táticas. As técnicas para o desenvolvimento de persona de marca e de atuação com influenciadores. Capacitar no desenvolvimento da estratégia e aplicação de ferramentas para a compra de mídia e de monitoramento da concorrência.

Conhecer e planejar o estágio da autenticidade, onde os produtos e serviços emergem da alma real da marca e se conectam naturalmente em bases sustentáveis de longo prazo com clientes e outras partes interessadas. Discutir as abordagens e técnicas para ajudar a criar, planejar, entregar e gerenciar serviços e experiências relevantes e uma maior percepção de qualidade e excelência ao longo dos diversos pontos de contato com seus usuários e clientes.

Conhecer os métodos para a construção dos modelos de aprendizado com foco em Marketing e negócios. Descobrir como o Machine Learning pode contribuir na geração de conteúdos e anúncios personalizados que gerem engajamento, na otimização de sistemas de recomendação, na melhor distribuição do budget de campanhas e na criação de targets mais bem definidos.

As vendas no varejo pela internet crescem a níveis surpreendentes, sempre acima da média das vendas no varejo tradicional. Esse fenômeno mundial insere, a cada dia, mais empresas em um revolucionário canal de negócios. Para atuar nesse contexto, as organizações buscam profissionais com visão estratégica e capacidade de adaptação aos novos desafios e oportunidades proporcionadas pelo ambiente digital, que agreguem valor às estruturas existentes e inovem constantemente. Para empreendedores, é uma oportunidade de planejar o desenvolvimento dos negócios sobre bases de conhecimentos mais sólidos. Os gestores do varejo precisam integrar a inteligência usada na gestão do inventário para eliminar custos, acelerar ciclos de itens e manter a monitoração constante de informações com alta fidelidade. Através de uma coleta e uma análise mais fina dos dados, os gestores do e-commerce poderão alinhar seu estoque com as demandas dos web-shoppers, e criando ações e diferenciais para ganhar vantagem competitiva. Ajudar na formação de profissionais gestores e empreendedores é a proposta desta disciplina, que tem como meta oferecer oportunidades de aprendizado para atuação em novos canais e formatos varejo, por meio de lições teóricas e práticas, baseadas no conhecimento dos professores e em suas experiências no dia a dia à frente de grandes empresas atuantes nesse mercado. A disciplina ainda poderá contar com profissionais convidados, que trarão depoimentos para enriquecer a experiência de aprendizado.

A disciplina destaca o atual contexto do setor varejista, a competitividade entre as organizações, disponibilidade de novos recursos tecnológicos e a contínua e rápida mudança do comportamento dos clientes. Outro foco é ajudar a estreitar o relacionamento positivo com o cliente, conhecer sua jornada de relacionamento, expectativas e necessidades, condição essencial para o engajamento do cliente em relação às empresas e respectiva valorização das marcas.  Também visa oferecer aos profissionais da área de negócios o aprimoramento de seus conhecimentos sobre gestão de marketing e de relacionamento com clientes, abordando os mais modernos conceitos de (social) CRM, apresentando ferramentas e estratégias que preparam a empresa para se tornar competitiva; desenvolver habilidades para gerenciar o marketing de relacionamento nas diversidades do setor Varejista, destacando-se os conceitos de: Jornada do Cliente (OmniChannel e Multicanalidade); Coalizão e CMR (Customer Manager Relationship); Integração do Planejamento de recursos empresariais (ERP), gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) e gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM); Harmonização da experiência do cliente: loja X comércio eletrônico. A disciplina quer discutir os novos sistemas de gestão automatizada, que ajudam a racionalização nos custos, a padronização de processos, a contínua melhoria e maior agilidade e eficiência dos controles e com isso uma melhor experiência aos clientes, campanhas de marketing harmonizadas (loja física e comércio eletrônico) e, ao final, apresentar as principais tecnologias para a integração dos múltiplos canais de relacionamento e vendas. Apresentar cases/exemplos de como as empresas tem se destacado no setor varejista. 

Esta disciplina visa discutir a transformação ominichannel no varejo, abordando a relevância dos novos serviços os novos canais e conteúdos digitais criados para atender e se relacionar com o usuário são essenciais para garantir uma melhor interação e melhorar as experiências destes shoppers/clientes. As empresas precisam reconhecer que todos os canais e os funcionários de front end são responsáveis por melhorar os serviços e a experiência do usuário e cliente e garantir escalabilidade e redução de custos para os negócios.  Clientes 5.0 cada vez mais querem participar, gerando feedbacks, reviews e compartilhando suas histórias e experiências através de novos canais sociais, mídias e ferramentas digitais. Construir, integrar e gerenciar estes novos canais digitais é uma obrigação das empresas/marcas do varejo que estão no seu processo de transformação e consolidação digital. A disciplina tem como foco, mostrar a importância da criação e integração destes multicanais e plataformas, alinhando o tom de voz, a linguagem e o fortalecendo o compromisso e a posição da marca e os desafios de capacitar profissionais e usar tecnologias para facilitar estas interações e fortalecer relações duradouras e consistentes com seus usuários e clientes. 

O objetivo da disciplina é apresentar como a digitalização se tornou parte fundamental da vida do consumidor e, a partir da sua perspectiva, definir as estratégias e, consequentemente, as ações digitais adequadas à realidade do varejo físico e online. Da conversão ao atendimento, das entregas às trocas, do marketplace aos shoppings, analisaremos como todas as áreas internas (marketing, tecnologia, operações, financeiro) precisam estar integradas e são responsáveis pelas vendas e presença digital da empresa. Em uma visão cadenciada e apoiada no funil de vendas utilizado nas estratégias de growth hacking, detalharemos os objetivos fundamentais de cada fase, responsabilidades, ferramentas e as boas práticas nacionais e internacionais que apoiarão as decisões dos gestores sobre os caminhos mais acertados rumo à omnicanalidade e ao melhor aproveitamento dos canais digitais.

Definição de Data mining e principais frameworks e processos de mineração; Tarefas correlacionadas ao trabalho de Data Mining (descrição, estimação, predição, classificação e agrupamento); Tipos de dados: estruturados versus não estruturados, quantitativos versus qualitativos; Os principais data levels (nominal, ordinal, interval e ratio) e o impacto no processo de mineração e extração de insights; Fontes de dados para mineração (bases de dados transacionais e históricas, CRM, redes sociais e etc.); Uso de ferramentas e tecnologia de data mining; Curadoria e Governança de Dados; Privacidade e conformidade com LGPD; Social Listening: definição, processos e melhores práticas; Tecnologias e ferramentas de Social Listening; SNA (social Network Analysis); Análise de sentimentos; Principais tipos de projetos envolvendo Social listening: imagem de marca, análise de reputação, experiência de compra e satisfação, análise de tendências; Como Inteligência Artificial/Machine Learning podem incrementar os trabalhos de Social Listening; Onde não usar Social Listening: principais erros e limitação impostas pelas redes sociais. 

Conhecer os conceitos, as técnicas e ferramentas de segmentação de mercado, parâmetros que levam à formação de comunidades com base convergência de crenças e atitudes. Construção de Buyer Personas com base em perfil de consumo e convergência de modelos mentais. Aplicação e utilização de Buyer Personas em estratégias de negócios digitais. 

UX como estratégia de branding – a marca a partir da experiência. Arquitetura da Informação e consistência de marca. Métricas de audiência e UX. Métricas de Conversão e UX. Design System como tendência e ferramenta de fortalecimento das marcas. Compreender as táticas e técnicas de arquitetura da informação que podem auxiliar e potencializar o marketing digital (SEO e SEM). Analisar as interfaces e estratégias de mídia digital de acordo com parâmetros da experiência do usuário. Entender a experiência do usuário em mídias sociais. Entender as estratégias de “Call to Action” dentro da perspectiva de UX. Entender a função do Design System como ferramenta tática de reforço da marca. 

Compreender a elaboração de uma estratégia de comunicação que integre os diferentes pontos de contato da marca com seus públicos. Levar o estudante a refletir sobre os conceitos e ferramentas de comunicação e a importância dos diferentes canais de comunicação, físicos e digitais, dentro das estratégias mercadológicas.  

Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional

Um dos grandes desafios atuais das organizações é manter a harmonia produtiva na convivência das gerações mais antigas com as novas, minimizando o choque de culturas e comportamentos. 

As duas visões do trabalho são indispensáveis para o crescimento dos negócios: a experiência de quem conhece o mercado há anos e a inovação de quem nasceu conectado a um mundo líquido e digital. 

Como lidar e integrar as diferentes gerações – X, Y e Baby Boomeres – é o foco principal desta disciplina, que vai além, abordando, por exemplo, as diferenças multiculturais de expatriados nas empresas internacionalizadas. 

Serão vistas as características psicológicas que devem ser levadas em consideração para administrar e reduzir conflitos, gerando atrativos no clima interno para diminuir o turn over e ampliar o pertencimento e o engajamento de todos. 

O elo entre as gerações e diferentes perfis será tratado por meio da gestão de uma comunicação integradora que promove relacionamentos mais maduros e assertivos. 

Esta disciplina visa identificar os principais vieses cognitivos e falácias que originam erros em processos decisórios de negócios relativos ao pensamento em grupo e comportamento organizacional. Investiga elementos do contexto que potencializam estes erros. Além de examinar o papel e influência da liderança e as chaves para criar lideranças transformadoras na gestão de pessoas. Também serão estudados instrumentos para avaliar e selecionar as alternativas mais viáveis e eficientes para a melhoria de processos decisórios individuais e coletivos. 

 

Abordagem contemporânea da visão de bem-estar subjetivo e felicidade com base nos estudos na Economia Comportamental. Compreender as estratégias para criação de experimentos que testem produtos e intervenções mais eficazes com foco no aumento do bem-estar individual e global. Análise crítica e desenho de ações práticas para maximização da felicidade individual. 

Fornece um olhar para compreender a influência da interação com o outro sobre as decisões, a disciplina visa se aprofundar nos conceitos referentes ao fator humano na tomada de decisão individual. Na disciplina são estudados os principais vieses nos processos de seleção de pessoal e desenhos de planos de remuneração nas organizações. Também serão abordados aspectos relacionados ao impacto dos outros nas nossas decisões de consumo e a origem do altruísmo, cooperação, reciprocidade e egoísmo. Discutirá comportamentos como norma social.

Ética, moral e a importância dessa temática. A atual crise ética, o debate nas empresas e os critérios para uma ação ética. O sentido de trazer a discussão da ética para dentro das empresas no mundo globalizado. A relação entre ética, responsabilidade social e sustentabilidade. Estratégias e instrumentos para o desenvolvimento de uma cultura ética. A ética como fundamento dos relacionamentos com os stakeholders e da competitividade.

Uma das principais temáticas da agenda ESG é a questão da Diversidade e Inclusão, a fundamental necessidade de se respeitar grupos minoritários historicamente marginalizados. A promoção de acesso às mesmas oportunidades e espaços, de forma equitativa, é urgente e demandado pela sociedade. Esse processo é cada vez mais relevante para atrair e reter talentos, gerar simpatia e adesão de consumidores, permitir melhores negociações com o mercado financeiro, fornecedores e clientes.

Hoje o reconhecimento de que as desigualdades socais são impedimentos para a sustentabilidade dos negócios desperta a importância estratégica em relação ao tema e passam a compor o dashboard de grandes empresas.

A disciplina trata os fundamentos e objetivos do crescente reconhecimento da temática pelo aspecto financeiro e a necessidade da humanização das relações interpessoais, com respeito e empatia.

Nesta disciplina, veremos: liderança e prática empreendedora com foco no avanço de estratégias de impacto utilizando a força de médias e grandes empresas; relevância; competências intraempreendedoras de impacto; autoavaliação do líder; cultura intraempreendedora e pontos estratégicos de um projeto Intraempreendedor.

Aprofundar os conceitos referentes ao fator humano no contexto atual, visando o autoconhecimento e a atuação como formador de pessoas e protagonista de mudanças. Adquirir informações para influenciar, desenvolver, comprometer pessoas e construir equipes, refletindo sobre a conduta e o comportamento dos indivíduos na organização.   

Marketing, Estratégia e Gestão

Embora similares em certos aspectos, a comunicação (e o marketing) nos contextos políticos e comerciais se mostram antagônicos e incongruentes em diversos outros. Há técnicas e abordagens completamente diferentes. Por exemplo, exclusivamente na disciplina da comunicação política aplicamos a teoria do Estado Espetáculo (1978), desenvolvida pelo sociólogo francês Roger-Gérard Schwartzenberg. O autor explica que há quatro arquétipos que podem definir um político, sendo eles: herói, homem simples, pai e o líder-charme.  

A missão desse módulo é apresentar os fundamentos e principais conceitos do tema, situando o dissente para o melhor aproveitamento do programa e da prática.  Entre os tópicos ensinados, a disciplina cobrirá: 

  • O Estado Espetáculo de Roger-Gérard Schwartzenberg;
  • A noção weberiana de carisma e liderança;
  • Jean-Marie Domenach e as leis da propaganda política;
  • Públicos de interesse;
  • Ferramentas de comunicação e propaganda.

O discurso tem um lugar vital na comunicação política. Essa disciplina apresenta aos estudantes os alicerces da análise do discurso e as fases da sua criação, estabelecendo um método para a aplicação prática. 

Eleições são alicerces centrais da democracia e nossa vida é diariamente afetada pela política. É inescapável! Mas o que determina a vitória ou a derrota de um candidato? Quais são os principais conceitos e abordagens do marketing e da comunicação eleitoral? Nessa disciplina, serão mostradas, através de exemplos empíricos, as melhores estratégias e ações para serem aplicadas em uma corrida eleitoral. Também, levaremos para a sala de aula, a partir de convidados, experiências e casos de êxitos e fracassos nas campanhas eleitorais.  

Os seguintes tópicos serão ensinados: 

  • Por qual razão os candidatos não são eleitos?
  • Eleições majoritárias e proporcionais; 
  • Pesquisas utilizadas;
  • A criação da imagem e como colocá-la em prática;
  • Formas de segmentação e transmissão da mensagem: como fazer;
  • O papel dos apoiadores e militantes – táticas para aplicação;
  • Os segredos de uma boa propaganda eleitoral;
  • Estratégias de guerra para a campanha: Carl von Clausewitz e Sun Tzu. 

Neste módulo, o gestor compreenderá como é construído o valor de uma marca e como gerenciá-la. Em marcas existentes, o ponto inicial para sua gestão é a elaboração de um diagnóstico de Branding através de pesquisas. Assim, além de compreender os conceitos fundamentais de Branding como Identidade de Marca (e sua relação com o posicionamento anteriormente estudado), Brand Awareness, Arquitetura de Marca, entre outros, o estudante será capacitado com o ferramental necessário para desenvolver pesquisas que possibilitem o diagnóstico da marca em estudo.

O Branding B2B apresenta desafios únicos em relação ao mercado B2C. Os gestores de marcas B2B precisam estar alertas sobre a importância do uso adequado do Branding nestes mercados. Neste módulo o estudante será habilitado a prática da gestão das marcas nos mercados industriais. Compreenderá as principais diferenças entre a abordagem no mercado de consumo e no mercado industrial, estando apto a construir uma marca com uma proposta de valor significativa para o mercado B2B.

Empresas de capital aberto precisam se comunicar com seus acionistas por força de imposições da lei. No entanto, quer sejam sociedades anônimas ou organizações de capital fechado, ambas necessitam obter créditos e financiamentos, tanto para a expansão dos negócios, quanto para aumentar seu capital de giro. 

Nesta disciplina serão vistas formas para se aproximar de acionistas, além de conquistar novos investidores (anjos) no mundo virtual ou presencial, promovendo a comunicação legal ao lado da institucional para satisfazer as necessidades de segurança e perspectivas de futuro dos agentes do mercado. 

A conquista da confiança dos analistas de mercado será discutida como ponto de partida para a elevação do valor intangível da marca e da avaliação tangível do empreendimento. 

Em paralelo, serão tratadas questões de relacionamentos com o mercado financeiro dos bancos e demais fontes de empréstimos, inclusive o fortalecimento pontual da imagem corporativa da empresa para sua valorização e consequente venda. 

Esta disciplina, a primeira do curso, pretende expor e envolver os estudantes na teoria e na prática do pensamento futuro. Embora o foco seja introduzir estudos do futuro, o objetivo é permitir que os estudantes vejam e experimentem uma variedade de diferentes perspectivas e percepções do futuro e suas paisagens futuras plausíveis e examinem criticamente isso por meio do aprendizado pela ação e explorem e questionem criativamente o que, como e por que dos futuros. A intenção do curso é tornar visível para os estudantes as ideias de/sobre o futuro que as pessoas e as sociedades têm e, com sorte, explorar, criar e experimentar alternativas e futuros aspirados usando ferramentas e metodologias básicas de futuros. O curso visa desafiar os estudantes a olhar mais longe, ver além do horizonte, identificar questões e tendências emergentes e imaginar futuros alternativos e preferidos dentro de um contexto de aprendizagem pela ação. 

Em um mundo em constantes mudanças, é preciso desenvolver um plano de comunicação integrada que contribua efetivamente para o atingimento dos objetivos explorados nos cenários. Neste curso, vamos explorar como o plano de marketing e o posicionamento das marcas devem contemplar o longo prazo para se valorizarem e acompanharem o foresight. A matéria tem por objetivo mostrar ao estudante combinar a lógica de pensar futuros com a elaboração de um plano integrado de comunicação corporativa. 

Este curso é destinado a pesquisadores e praticantes de foresight estratégico, gestores e profissionais envolvidos em tomada de decisão e elaboração de planos de longo prazo. Nele, os estudantes irão aprender dez diferentes abordagens teóricas que tentam explicar por que sociedades mudam e, por conseguinte, por que o futuro acontece. No mundo atual, mudanças tecnológicas parecem protagonizar visões de futuro, mas igualmente importantes são os impactos da natureza, dos conflitos e inovações sociais, da economia, política e das diferentes visões acerca do progresso e desenvolvimento. Ao final deste curso, os participantes irão conhecer explicações teóricas sobre mudanças sociais de larga escala, discutir e comparar as diferentes premissas associadas a elas e aplicar diferentes teorias na elaboração e execução de projetos de prospectiva. 

O objetivo deste curso é trazer a lente brasileira para a análise de tendências e consumer insights em futuros emergentes, isto é, dentro de um horizonte temporal de até cinco anos. Vamos compreender tanto o conceito de tendência (procurando estabelecer clivagens entre tendências e modismos), como explorar algumas delas no contexto da sociedade brasileira.

Nesta disciplina, os estudantes explorarão a teoria do pensamento sistêmico e suas ferramentas práticas para olhar, compreender e resolver questões antecipantes de futuros a partir de exercícios práticos sistêmicos, bem como para propor soluções inovadoras. Como ferramenta de aprendizagem, serão propostos seminários focados em casos reais. 

Esse é um curso preparatório para a construção de cenários. É o momento em que os estudantes vão utilizar métodos de análise ambiental de tendências, DELPHI e entrevistas estratégicas e vão explorar métodos focados em explorar incertezas com complexidade no universo dos Estudos de futuros (Matriz Known-Unknowns e Wild cards).

A disciplina de design especulativo e futures thinking buscarà romper com as narrativas dominantes sobre o conceito de “futuro” mainstream e monolìtico para questionar os impactos e as implicações das  tecnologias emergentes e megatendências socioculturais, além de  disponibilizar instrumentos para mapear futuros alternativos de modo significativo e creativamente pragmático.

Neste curso, os estudantes vão explorar as megatendências, isto é, aqueles processos capazes de produzir mudanças em nível global à longo prazo (até mais de uma geração), muitas vezes ligadas a fatores estruturais como demografia, meio ambiente, energia, inovação científica e tecnológica, sociedade e economia. As megatendências possuem uma influência significativa nos cenários futuros em termos de impactos, mesmo em setores que não parecem ser afetados diretamente. Esses impactos constituem oportunidades e ameaças para a sociedade. Qualquer estratégia corporativa, só será efetiva no longo prazo se conseguir lidar com as grandes mudanças geradas pelas diferentes megatrends estruturais. Cada megatendência é resultado da interação, combinação e influência mútua de dois ou mais drivers de mudanças e são movimentos já consolidados e de difícil ruptura.

O ambiente de negócios está passando por uma significativa transformação. Parece que finalmente chegamos ao século XXI e as empresas mais competentes estão se estruturando para usufruir da tecnologia de formas mais eficazes. A digitalização é, sem dúvida, imprescindível para que sua empresa possa fazer parte da “Era da Experiência do Cliente”, mas não é suficiente. A base é desenvolver uma cultura Customer Centric, um pensamento estratégico e um ecossistema Customer Centered, que envolva, além do marketing,  todas as áreas da organização e de seus parceiros de negócios.  

O objetivo desta disciplina é posicionar o cliente no centro das atenções, viabilizando a entrega das experiências necessárias para clientes e colaboradores, ao longo de toda a cadeia e jornada de compra e consumo. Por meio da análise de casos de sucesso em diversos setores, a disciplina visa demonstrar como criar, comunicar e entregar propostas de valor com o verdadeiro foco DO cliente. Ao aplicar os conceitos e as ferramentas de Customer Centric Marketing nas atividades da disciplina, os estudantes devem desenvolver uma atitude proativa quanto à elaboração de estratégias e ações consistentes, que utilizem esses conceitos nas organizaçãos, gerando resultados superiores.  

Hoje novos serviços e os novos canais digitais criados para atender e se relacionar com o usuário são essenciais para garantir uma melhor interação e melhorar as experiências destes clientes. Garantir escalabilidade e redução de custos para os negócios. As empresas precisam reconhecer que todos os canais e os funcionários de front end são responsáveis por melhorar os serviços e a experiência do usuário e cliente. Clientes 4.0 cada vez mais querem participar, gerando feedbacks, reviews e compartilhando suas histórias e experiências. Construir e gerenciar estes canais digitais não é uma obrigação das marcas que estão no seu processo de transformação e consolidação digital.  

A disciplina tem como objetivo mostrar a importância da criação e integração destes multicanais e plataformas, alinhando o tom de voz, a linguagem e o fortalecendo o compromisso e a posição da marca e os desafios de capacitar profissionais e usar tecnologias para facilitar estas interações e fortalecer relações duradouras e consistentes com seus usuários e clientes. 

O desenvolvimento ou a mudança de modelos de negócio tem exigido uma atenção especial das empresas: a gestão voltada para o consumidor de forma contínua. Com isso, emergem o CXM (Customer Experience Management) e o UX (User Experience), como estratégia para negócios em empresas de diversos setores e tamanhos. Aproveitando o tema que já é uma realidade, foi desenvolvida essa disciplina que tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento de estratégias para negócios com foco em CX e UX. 

A disciplina é dividida em 3 blocos: no primeiro, CXM, e aprenderemos as principais bases do Customer Experience Management, como mapear a jornada do consumidor, estabelecer e gerir relacionamento entre empresa e cliente, principais métricas e técnicas de pesquisa. No bloco 2, desenvolvimento de negócios com ênfase em CX. Conheceremos os principais modelos de negócio, planejamento de um novo negócio centrado no consumidor, como pivotar um negócio já existente para que seja centrado no consumidor. Finalmente no bloco 3: Produtos digitais. Aprenderemos os principais atributos de produtos digitais, as principais técnicas para projeto com ênfase em UX, colaboração e cocriação, estágios de maturidade, meios para avaliação e gestão, lean UX e métodos ágeis 

 

Nunca se viram tantas mudanças comportamentais nos consumidores como agora, a digitalização, a busca por conveniência e a dessincronização no uso de produtos e serviços desafiam as empresas, que buscam na experiência do cliente sua estratégia de diferenciação. Mas essa estratégia só será sustentável se for corretamente mensurada, possibilitando a tomada de ações corretivas, antecipação de comportamentos e direcionamento da tomada de decisão futura. 

Essa disciplina permite ao estudante obter não só o conhecimento, aplicação e importância das principais métricas de mensuração de experiência (CSAT, NPS, CES e outras), mas também explora a convivência delas com as métricas de negócios e pesquisas de mercado. Preparando o estudante para discussões mais estratégicas sobre lealdade, ROCX (return of customer experience) e retenção de clientes.  

Ao final da disciplina o estudante estará apto a definir, gerenciar e gerar insights a partir das métricas de CX com autonomia. 

Proporcionar a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao participante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

Conhecer o ambiente de negócios, o processo de análise da concorrência e as principais estratégias empresariais. Proporcionar uma visão abrangente dos componentes do planejamento estratégico e o papel do marketing nesse processo. Refletir sobre os impactos do contexto digital na formulação e execução das estratégias organizacionais.

Discutir o impacto da tecnologia nos negócios e na entrega de valor para os clientes, considerando aspectos comportamentais catalisados pelo ambiente digital, assim como a utilização de ferramentas digitais especificamente para gestão de marca e monetização. Propiciar uma visão realista e estratégica sobre o papel da tecnologia da informação nas empresas e do uso de plataformas digitais para gestão de marca e monetização na construção de utilidade de marca e/ou geração de receita.

Conhecer os processos gerenciais de tomada de decisão, no que tange aos resultados financeiros do negócio, por meio do entendimento da inter-relação entre o desempenho financeiro e os planos de ação previstos ou em curso. Contempla os fundamentos da leitura e interpretação dos principais demonstrativos financeiros. Enfoca o uso do custo na tomada de decisão e os fundamentos de planejamento financeiro.

A medida em que a aceleração digital acarreta fortes mudanças no comportamento social e de consumo, se fazem necessárias transformações significativas em modelos de negócios e estruturas de varejo, que partem do amadurecimento da visão deste cenário por parte dos profissionais que os conduzem. Mais do que competências técnicas quanto aos princípios do varejo omnichannel, esta disciplina guiará gestores a adotar ferramentas voltadas para um novo mindset digital, que visa agilidade no recalculo de rotas, usando o varejo como plataforma para o aumento da competitividade, rentabilidade, construção de experiência e de relacionamento. O programa explora o desenvolvimento e a aplicação humanizada da inteligência analítica e estratégica de mercado – do macro ao microambiente – buscando resultados concretos aplicados ao varejo que abandona a era industrial, deixando de ser analógico e intuitivo, para imergir na era da digitalização. Palavras-chave: big data, CRM, pesquisa de mercado, consumer centricity, visão estratégica, capacidade analítica, inteligência de dados, mindset digital, lab mindset, humanização, criatividade, colaboração, adaptabilidade, persuasão. 

Esta disciplina tem como objetivo fundamentar os conceitos de trade marketing e importância da gestão de canais de marketing para o sucesso no varejo 4.0. O trade marketing tem papel fundamental na construção da estratégia de canais e no planejamento de clientes, tanto varejistas como distribuidores. O intuito é entender as principais atividades da área de Trade, sua importância para as organizações e os distintos estágios de desenvolvimento nas empresas no Brasil. Com as mudanças no comportamento do shopper, a jornada do consumidor se tornou mais complexa e isso exige das empresas uma integração entre canais de marketing e de comunicação, uma estratégia integrada para os canais físicos e digitais para ter uma execução perfeita nas lojas. Em um varejo omnichannel, o trade marketing tem suma importância em estabelecer a estratégia de canais e de seus segmentos, definir a melhor rota de mercado e alavancar a disponibilidade de produtos e serviços para satisfazer as necessidades e expectativas dos shoppers. A disciplina visa definir dos conceitos de trade marketing, channel marketing e customer marketing e as sinergias com as abordagens e atividades de shopper marketing. A importância da estruturação das equipes de trade marketing para as organizações e distintos estágios de desenvolvimento nas empresas. O seu papel na definição da estratégia de canais, nas estratégias Go to Market e na gestão de conflitos entre canais. A disciplina também aborda o planejamento de trade marketing, planos de canais e clientes e o calendário promocional, os indicadores de execução e desempenho e ações de merchandising.  

O objetivo da disciplina é capacitar os estudantes a elaborar estratégias e ações consistentes que transformem marcas em vantagens competitivas, garantindo que tenham um impacto positivo para o público diretamente interessado e para a sociedade como um todo. Na disciplina discutiremos as tendências para a construção e a gestão de marcas do varejo num contexto omnichannel, onde não há separação entre físico e virtual, e os clientes demandam que as marcas coloquem seus propósitos em ação. Analisaremos casos de marcas nacionais e internacionais, em todos os segmentos de varejo. Aplicaremos ferramentas para construir e sustentar marcas de varejo no ambiente hipercompetitivo. E compreenderemos as oportunidades estratégicas e os desafios na gestão de marcas próprias do varejo no contexto atual. 

O curso visa identificar, acompanhar e aprofundar as análises, highlights e insights sobre as mudanças recentes, as novas pautas e tendências emergentes que vêm impactando e modificando hábitos, valores, práticas e experiências de compra e consumo dos novos consumidores. A disciplina quer discutir a importância de acompanhar, mapear e analisar o comportamento de novos segmentos e públicos de shoppers, e as intersecções dos drivers e gatilhos de mudança socioeconômicas, as variáveis demográficas e atitudinais e o impacto das novas tecnologias sobre os estilos de vida e o comportamento de consumo destes novos shoppers. A disciplina, seus conteúdos e análises visam ajudar os estrategistas e consultores do segmento a acompanhar, prever e mapear as novas pautas, mudanças e práticas de compra e consumo e entender o mindset dos shoppers da nova era. A disciplina busca, também, estudar e antecipar o impacto dos novos cenários e ciclos econômicos, das mudanças sócio demográficas, os novos modelos comportamentais e estilos de vida e, em particular, discutir como os facilitadores tecnológicos e a transformação digital têm um papel transformador e disruptivo no mindset de compra e nas práticas de consumo, analisando em profundidade o pipeline de compra e as novas jornadas do consumidor mobile. Discussões que ajudam varejistas e indústria a pensar ações inovativas e shopper centric: mais assertivas, aderentes e customizadas, e que atendam as demandas e expectativas dos seus shoppers e clientes.

 

A disciplina visa discutir o impacto das novas tendências e tecnologias e a importância de testar e aplicar novos modelos e práticas inovadoras e criativas para o setor. A disciplina objetiva discutir a transformação digital e a busca de novos serviços e conteúdos e ações que agreguem e facilitem a experiência de compra ominichannel, discutir os temas da responsabilidade sócio-ambiental e pensar novos modelos e propostas de valor mais sustentáveis, abordar as novas economias de rede e colaborativas e os modelos peer to peer da economia do compartilhamento. O foco da disciplina é motivar os novos empreendedores, gestores e profissionais do varejo em investir em um mindset mais criativo, se baseando nas metodologias dos modelos open source, da co-criação, nas abordagens do design thinking e do design de serviços e outras metodologias que ajudam a área a criar e planejar novos modelos e formatos de loja, incrementar o experiência dos seus shoppers, entregar melhores resultados e melhor atender surpreender sua clientela, gerando maior diferencial competitivo 

A área de future studies e strategic foresights tem crescido enormemente dentro do ambiente empresarial com o desafio de colher pistas e sinais para podermos tomar decisões e podermos planejar e criar o futuro. Hoje não apenas nos cursos de negócios, mas dentro de todos setores se discute muito a pesquisa e análise do futuro próximo. Como buscar antecipar o futuro para prever e prover soluções? Como investigar e entender o impacto das tendências e avanços tecnológicos, e identificar desafios e riscos, mas também perceber novas janelas estratégicas de oportunidades. Esta disciplina tem como foco discutir as novas tendências na área das interações humano- tecnologia, discutindo as inovações tecnológicas e a aceleração digital contínua, e quais as possíveis e prováveis trilhas e direções, empresas e usuários (consumidores) irão tomar? Como pesquisar, mapear, analisar e prever cenários próximos e futuros? Como a aceleração tecnológica, as novas plataformas, a automação e a robotização  estão transformando o mundo e as estratégias dentro das empresas?                                           

O mundo digital hoje exige uma combinação de uma visão de longo-prazo e rápida adaptabilidade e a área de future analysis cresce em importância como uma forma de investigar e pensar esta história do amanhã e ajudar as empresas a se planejarem estrategicamente

Questões ambientais e sociais se tornaram fundamentais em decisões de investimentos e nas análises de riscos, pressionando diretamente o setor empresarial e a governança das organizações.  A agenda ESG nasceu a partir do entendimento que as questões ambientais, climáticas, sociais e de governança são capazes de gerar significativos riscos financeiros. A gestão de riscos ganha crescente importância nas organizações e nos fundos de investimentos, tornando fundamental a análise das vulnerabilidades das empresas.

A disciplina tem como objetivo detalhar e aprofundar de forma prática a discussão sobre gestão de riscos ambientais, climáticos, sociais e de governança, relacionando aos riscos reputacionais e estratégicos de uma organização e sinalizando a interferência em riscos financeiros de acordo com a agenda ESG.

 

A disciplina se propõe a apresentar a estrutura da legislação ambiental vigente e os seus princípios fundadores, a partir da abordagem da necessidade da conformidade legal como elemento fundamental na definição de uma segurança institucional para as organizações. A legislação ambiental revela aqui seu papel essencial para a consolidação de uma prática corporativa sólida, confiável e sustentável dentro da perspectiva empresarial.

 

A disciplina tem como objetivo abordar o conceito de Economia Circular no âmbito da inovação em negócios e preparar profissionais para o reconhecimento de oportunidades em diversas áreas, capacitando-os em relação aos preceitos e práticas reconhecidas internacionalmente e quanto aos termos apropriados para a comunicação de projetos e tecnologias aplicados ao tema.

Conhecer conceitos de Fluxo de Caixa, DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), a visão financeira da operação de marketing e vendas. As aplicações dos conceitos de Payback, Break Even, CAC (Customer Acquision Cost) e LTV (Life Time Value), ROI (Return on Investment). Conceitos e gestão de performance. Estimular o uso da linguagem financeira básica nas atividades de gestão empresarial e relacionamento com investidores.

Saber identificar oportunidades e transformá-las em negócios e produtos disruptivos, a partir da criação de empresas ou novos produtos e serviços. Ferramentas e metodologias úteis ao empreendedor, bem como cenário de empreendedorismo no Brasil. Ambiente Regulatório e sistemas de Patentes. Políticas e sistema de apoio ao empreendedorismo. Técnicas de negociação, análise de ambientes regulatórios e valuation. 

Conhecer os principais fundamentos da pesquisa de mercado e se familiarizar com as ferramentas a fim de obter informação para a tomada de decisões utilizando os métodos contemporâneos de pesquisa. 

Aprender a gerenciar produtos e marcas a fim de transformá-los em vantagem competitiva para as empresas.

Possibilitar a aquisição e a compreensão dos conceitos fundamentais de gestão de custos e preços visando a sua aplicação na prática dos negócios. 

Compreender conceitos de marketing específicos para profissionais e empresas de serviços.

Compreender o processo de avaliação de desempenho das ações de marketing e como selecionar, calcular, explicar e utilizar as principais métricas de marketing na tomada de decisão empresarial.  

Compreender conceitos fundamentais da gestão financeira, os quais são imprescindíveis para o desdobramento das demais disciplinas do curso. 

Possibilitar a aquisição e a ordenação dos conceitos fundamentais de finanças relacionados à gestão de marketing. 

Apresentar o conceito de ESG e sua relevância no contexto atual. Discutir a influência do ESG no comportamento do consumidor e a atuação de marketing diante desse contexto. 

Projeto de Conclusão de Curso

Com monitoramento de um professor orientador, o estudante desenvolverá um projeto com aplicação prática dos referencias teóricos e metodologias abortados ao longo do curso, podendo ser com aplicação em seu local de trabalho ou mesmo visando ao empreendedorismo.

Trabalho direcionado a organização/mercado em que o estudante atua, com um objetivo específico relacionado a Áreas de Temáticas escolhida. Exemplos: desenvolvimento de um plano de negócios ou o desenvolvimento de um plano de comunicação.

Artigo ou projeto de pesquisa passível de submissão em congressos científicos ou programas stricto sensu. Exemplos: pesquisa acadêmica sobre o comportamento de um dado público consumidor ou sobre o impacto de diferentes mídias. O trabalho científico é interessante para aqueles que tenham interesse em publicações cientificas e/ou tenham a intenção de cursar um mestrado/doutorado.

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.

Dê o próximo passo na sua carreira

480h

de conteúdo

4 Semestres

Conclusão do curso

Live EAD

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

"Trata-se de um curso à distância que possibilita montar a matriz curricular com disciplinas alinhadas com seus objetivos de aprendizagem entre as opções do portfólio da ESPM. Num modelo de ensino mais flexível e personalizável, estudantes e professores mentores desenvolvem uma agenda de aprendizagem individualizada e selecionam opções que satisfaçam às suas necessidades. Um curso customizado para quem deseja otimizar sua aprendizagem e obter a mentoria de professores da ESPM."

Depoimentos de quem já passou por aqui

Por que escolher o Live EAD ESPM?

Saiba como podemos ajudar você a investir no desenvolvimento da sua carreira sem colocar em risco a sua segurança e sem comprometer sua saúde financeira, mantendo a excelência de ensino que faz da ESPM referência em todo o país.

Assista quantas vezes precisar

Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.

Horários personalizados

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

Interação com os professores

Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Avaliações diretamente com professores

Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.

Aulas ao vivo

Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.

Professores com vivência de mercado

Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.

Interessados com graduação no exterior – que não tenham o diploma validado por uma universidade pública nacional – poderão matricular-se nos cursos de pós-graduação EAD, mas o certificado do curso não será considerado como lato sensu no território brasileiro.
Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 698,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

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matrícula

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*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

Processo seletivo online

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

Matrícula

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023

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Diferenciais

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Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.

Aulas internacionais

Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Seguro Educacional

Oferecemos um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos financeiros.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do curículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

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Master Custom Class Mentoring

Início das aulas: Fevereiro

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.