Marcus Hyonai Nakagawa

Marcus Hyonai Nakagawa

Doutor em Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); bacharel em Marketing e Publicidade pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP).

 

Autor premiado Jabuti, TEDx speaker e palestrante de Sustentabilidade, ESG, Empreendedorismo e Estilo de Vida. Idealizador, Fundador e Presidente da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps).

Professor da Graduação e MBA da ESPM, nas questões de ESG, Ética, Empreendedorismo, Responsabilidade Socioambiental, Empreendedorismo Social e Terceiro Setor. Coordenador do CEDS – Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental. Professor convidado do MBA Executivo da Fundação Dom Cabral e da Pontifícia Universidade Católica do Rios Grande do Sul (PUC-RS).

 

Fundador e ex-sócio da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira/projetos para empreendedores empresariais, culturais e sociais. Foi Gerente de Sustentabilidade para Fornecedores da Philips para a América Latina; Diretor na La Fabbrica do Brasil, agência italiana de projetos culturais e sociais; e Coordenador do Programa Social Nutrir, na Nestlé. Idealizador da Plataforma Dias Mais Sustentáveis (www.diasmaissustentaveis.com). Autor de 10 livros e capítulos, entre eles Marketing para Ambientes Disruptivos, Administração por Competências e 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis Para Mudar o Mundo, Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa em 2019.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/0773458036575785

Faço parte do HUB de ESG Change

Meus cursos na ESPM

Apareci nessas matérias do Blog ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.