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Sobre
O curso capacita profissionais a dominar o varejo 5.0, gerenciar plataformas tecnológicas e automatizadas, e liderar jornadas de compra conectadas e personalizadas.
Com a expansão dos canais digitais e sua constante evolução, a indústria e o varejo investem cada vez mais em estratégias e práticas omnichannel, com foco em estabelecer conexões mais eficientes entre os novos e múltiplos canais.
Aqui, profissionais do varejo podem se atualizar e se preparar para estes novos desafios, em temas como: tecnologia de dados e automação, processos de CRM, Bid Data e IA.
Cresça na carreira e faça seu negócio inovar de forma consistente, de forma adaptada ao mindset e as novas jornadas digitalizadas de compra de seus shoppers e clientes.
Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.
Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.
Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.
perfil
Conhece e gerencia os fundamentos do modelo do varejo 5.0; gerencia as jornadas de compra e consumo de shoppers e clientes mais conectados, além das novas tecnologias para integração dos canais.
Especialistas em gestão e relacionamento com clientes, com foco nos conceitos de CRM, sistemas de gestão automatizada para racionalização de custos e padronização de processos.
Compreendem como CX e CS favorecem a venda de recorrência e Growth. Gerenciam indicadores de retenção e utilizam dados e IA para desenvolver de estratégias de vendas customizadas.
Atuação na definição de estratégias de canais, gestão de rotas de mercado e integração entre canais físicos e digitais.
Desenvolvimento e posicionamento de marcas próprias com foco em competitividade e alinhamento à jornada do consumidor.
Mapeamento da jornada de compra e aplicação de estratégias para melhorar a experiência do cliente no varejo digital.
O perfil do curso Master é de profissionais com carreira estabelecida e ampla experiência. Ele trabalha a visão estratégica, analítica e bastante aprofundada do mercado.
O conteúdo vai além da especialização técnica e aprofunda o pensamento sistêmico e a inovação, além da capacidade de liderança e tomada de decisão em cenários dinâmicos.
A diferença entre um Master e uma Pós é que a Pós é para profissionais em início ou crescimento de carreira e que buscam atuar com domínio da área.
A diferença entre um Master e um MBA é que o MBA foca em discutir a gestão de negócios, com networking qualificado e desafios reais de gestão para liderar com excelência.
matriz curricular
A medida em que a aceleração digital acarreta fortes mudanças no comportamento social e de consumo, se fazem necessárias transformações significativas em modelos de negócios e estruturas de varejo, que partem do amadurecimento da visão deste cenário por parte dos profissionais que os conduzem. Mais do que competências técnicas quanto aos princípios do varejo omnichannel, esta disciplina guiará gestores a adotar ferramentas voltadas para um novo mindset digital, que visa agilidade no recalculo de rotas, usando o varejo como plataforma para o aumento da competitividade, rentabilidade, construção de experiência e de relacionamento. O programa explora o desenvolvimento e a aplicação humanizada da inteligência analítica e estratégica de mercado – do macro ao microambiente – buscando resultados concretos aplicados ao varejo que abandona a era industrial, deixando de ser analógico e intuitivo, para imergir na era da digitalização.
As operações eficazes do varejo 4.0 exigem a integração entre canais e tecnologias, e os sistemas devem fornecer dados de inventário em um formato padrão. As entradas devem apresentar visibilidade de ponta a ponta em lojas, nos seus centros de distribuição e junto a seus fornecedores e fabricantes, visando sempre reduzir custos ao varejista e garantir melhor experiência de compra aos clientes. A disciplina tem também como meta discutir os novos canais e formatos e a gestão integrada e estratégica do novo varejo 4.0, as novas tecnologias aplicadas ao varejo online e as estratégias digitais. Discutir os desafios de um varejo multicanal e híbrido na questão de identificação de públicos e clusters, localização comercial e análise de pontos e mix de produtos e gerenciamento de categorias nos canais. Discutir a gestão multicanal as ferramentas e práticas para construir e fortalecer modelos mais omnichannel e integrados. Uma vez que mais clientes e shoppers têm acesso e estão mais bem informados sobre variáveis de valor, preços e características da categoria e produtos e serviços oferecidos é essencial a empresa ser capaz de oferecer melhores informações e conteúdos sobre os produtos e serviços e manter o bom cumprimento das suas promessas no que diz respeito à cadeia de abastecimento e valor e no seu atendimento e relacionamento com estes clientes nos canais digitais. O varejo 4.0 não pode apenas querer. Integrar sua loja virtual à venda física e ao marketplace, mas saber integrar a posição e a missão da marca neste ambiente omnichannel.
A disciplina visa discutir o impacto das novas tendências e tecnologias e a importância de testar e aplicar novos modelos e práticas inovadoras e criativas para o setor. A disciplina objetiva discutir a transformação digital e a busca de novos serviços e conteúdos e ações que agreguem e facilitem a experiência de compra ominichannel, discutir os temas da responsabilidade sócio-ambiental e pensar novos modelos e propostas de valor mais sustentáveis, abordar as novas economias de rede e colaborativas e os modelos peer to peer da economia do compartilhamento. O foco da disciplina é motivar os novos empreendedores, gestores e profissionais do varejo em investir em um mindset mais criativo, se baseando nas metodologias dos modelos open source, da co-criação, nas abordagens do design thinking e do design de serviços e outras metodologias que ajudam a área a criar e planejar novos modelos e formatos de loja, incrementar o experiência dos seus shoppers, entregar melhores resultados e melhor atender surpreender sua clientela, gerando maior diferencial competitivo.
Esta disciplina visa discutir a transformação ominichannel no varejo, abordando a relevância dos novos serviços os novos canais e conteúdos digitais criados para atender e se relacionar com o usuário são essenciais para garantir uma melhor interação e melhorar as experiências destes shoppers/clientes. As empresas precisam reconhecer que todos os canais e os funcionários de front end são responsáveis por melhorar os serviços e a experiência do usuário e cliente e garantir escalabilidade e redução de custos para os negócios. Clientes 5.0 cada vez mais querem participar, gerando feedbacks, reviews e compartilhando suas histórias e experiências através de novos canais sociais, mídias e ferramentas digitais. Construir, integrar e gerenciar estes novos canais digitais é uma obrigação das empresas/marcas do varejo que estão no seu processo de transformação e consolidação digital. A disciplina tem como foco, mostrar a importância da criação e integração destes multicanais e plataformas, alinhando o tom de voz, a linguagem e o fortalecendo o compromisso e a posição da marca e os desafios de capacitar profissionais e usar tecnologias para facilitar estas interações e fortalecer relações duradouras e consistentes com seus usuários e clientes.
A disciplina visa mostrar a importância das estratégias do shopper marketing para esta nova era do varejo digital. A disciplina e aulas irão mostrar novas abordagens estratégicas e táticas da aplicação dos conceitos de shopper insights e gerenciamento de categorias a desenvolvimento de marcas no ambiente do varejo físico e virtual. Com foco em identificar os critérios de sucesso na jornada de compra e desenvolver soluções que melhorem a experiência no ponto de venda, vamos avaliar a importância de shopper insights e data analytics no processo estratégico, entender as diferenças que cada canal possui no comportamento dos shoppers e aprender conceitos, ações e ferramentas que podem criar impacto no dia a dia das jornadas dos shoppers, apresentando iniciativas e cases nacionais e internacionais voltadas ao universo de segmentos importantes do varejo: o varejo alimentar, moda & estilo, beleza e farma, eletro e suas vertentes virtuais.
Esta disciplina tem como objetivo fundamentar os conceitos de trade marketing e importância da gestão de canais de marketing para o sucesso no varejo 4.0. O trade marketing tem papel fundamental na construção da estratégia de canais e no planejamento de clientes, tanto varejistas como distribuidores. O intuito é entender as principais atividades da área de Trade, sua importância para as organizações e os distintos estágios de desenvolvimento nas empresas no Brasil. Com as mudanças no comportamento do shopper, a jornada do consumidor se tornou mais complexa e isso exige das empresas uma integração entre canais de marketing e de comunicação, uma estratégia integrada para os canais físicos e digitais para ter uma execução perfeita nas lojas. Em um varejo omnichannel, o trade marketing tem suma importância em estabelecer a estratégia de canais e de seus segmentos, definir a melhor rota de mercado e alavancar a disponibilidade de produtos e serviços para satisfazer as necessidades e expectativas dos shoppers. A disciplina visa definir dos conceitos de trade marketing, channel marketing e customer marketing e as sinergias com as abordagens e atividades de shopper marketing. A importância da estruturação das equipes de trade marketing para as organizações e distintos estágios de desenvolvimento nas empresas. O seu papel na definição da estratégia de canais, nas estratégias Go to Market e na gestão de conflitos entre canais. A disciplina também aborda o planejamento de trade marketing, planos de canais e clientes e o calendário promocional, os indicadores de execução e desempenho e ações de merchandising.
As interações dos sistemas digitais com os funcionários e equipamentos permitem aumentar a velocidade e a confiabilidade das operações, reduzindo custos. Este ambiente de convivência chamado de Sistemas Físico Cibernéticos (Cyber Physical Systems) deu origem à indústria 4.0 e, por consequência, à logística 4.0. Na logística do varejo, são adotadas boas práticas no Ponto de Venda (PdV), voltadas para a gestão de fornecedores, controle do inventário da loja, sistemas de recebimento de mercadorias, definição de janelas de entregas, organização de prateleiras (planograma), sistemas de reposição automática (Vendor Managed Inventory), gestão da demanda, dentre outras, que associadas às tecnologias existentes e emergentes ampliam o valor do produto e/ou serviço para o cliente. Assim, esta disciplina tem como objetivo abordar a gestão da cadeia de suprimentos, tendo como foco as práticas logísticas do varejo, alinhadas aos conceitos da logística 4.0, indicando suas vantagens e pontos de atenção.
A disciplina explora como tecnologias e automações impactam o novo varejo, otimizando operações e gestão. Aborda ERP, CRM, SCM, EAI, pagamentos online e colaboração, além de discutir tecnologias emergentes e sua aplicação em processos operacionais. O estudante aprenderá a integrar sistemas e negócios, escolher ferramentas digitais alinhadas à estratégia da empresa e aplicar esse conhecimento em um projeto prático para resolver problemas reais ou melhorar processos.
A disciplina destaca o atual contexto do setor varejista, a competitividade entre as organizações, disponibilidade de novos recursos tecnológicos e a contínua e rápida mudança do comportamento dos clientes. Outro foco é ajudar a estreitar o relacionamento positivo com o cliente, conhecer sua jornada de relacionamento, expectativas e necessidades, condição essencial para o engajamento do cliente em relação às empresas e respectiva valorização das marcas. Também visa oferecer aos profissionais da área de negócios o aprimoramento de seus conhecimentos sobre gestão de marketing e de relacionamento com clientes, abordando os mais modernos conceitos de (social) CRM, apresentando ferramentas e estratégias que preparam a empresa para se tornar competitiva; desenvolver habilidades para gerenciar o marketing de relacionamento nas diversidades do setor Varejista, destacando-se os conceitos de: Jornada do Cliente (OmniChannel e Multicanalidade); Coalizão e CMR (Customer Manager Relationship); Integração do Planejamento de recursos empresariais (ERP), gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) e gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM); Harmonização da experiência do cliente: loja X comércio eletrônico. A disciplina quer discutir os novos sistemas de gestão automatizada, que ajudam a racionalização nos custos, a padronização de processos, a contínua melhoria e maior agilidade e eficiência dos controles e com isso uma melhor experiência aos clientes, campanhas de marketing harmonizadas (loja física e comércio eletrônico) e, ao final, apresentar as principais tecnologias para a integração dos múltiplos canais de relacionamento e vendas. Apresentar cases/exemplos de como as empresas tem se destacado no setor varejista.
As tecnologias digitais mudaram a maneira como as redes de varejo conectam-se com os clientes e lhes oferecem valor. A transformação digital está mudando os modelos e processos de negócio, com o uso de plataformas, IoT, mídias sociais, reconhecimento facial, ChatBot, Inteligência artificial, Big Data e sistemas preditivos baseados em Business Intelligence (BI). Os dados são gerados em quantidades sem precedentes, a toda hora, dentro e fora da empresa. A disciplina objetiva discutir como converter os dados em ativos estratégicos e utilizar as ferramentas analíticas de big data para que o varejo desenhe um cenário previsto de consumo para as suas redes, direcione melhor os esforços de vendas, crie uma visão 360 graus de seus clientes, melhore sua operação (loja, estoques, logística e distribuição) e gere valor na forma de novos insights sobre os consumidores e o mercado.
Esta disciplina visa discutir as novas maneiras de desenvolver estratégias de vendas, com foco em crescimento e não apenas receita, no varejo omnichannel. Conhecer como CX e CS podem favorecer a venda de recorrência, assim gerando além de uma receita maior, mais também favorecendo ao Growth. Desenvolver a capacidade de gerenciar Cltv, Cac,NPS , como indicadores de retenção e aumento de vendas. Entender como dados e IA podem ajudar permitir ao desenvolvimento de estratégias de vendas customizadas. O conteúdo envolve os fundamentos de estratégias de vendas no varejo; sstratégias de vendas omnichannel; as novas avenidas e métricas de vendas; dados e IA favorecendo a customização das estratégias de venda, com foco no cliente.
Serão tratados também diversos aspectos e conceitos que levarão a formação de preços efetiva, gerando diferencial e competitividade à empresa, através de análises de resultados. A abordagem concentra-se na tomada de decisões em ambientes onde o mercado é altamente competitivo e que exige uma atenção muito grande para se fixar preços de produtos e serviços.
O objetivo da disciplina é capacitar os estudantes a elaborar estratégias e ações consistentes que transformem marcas em vantagens competitivas, garantindo que tenham um impacto positivo para o público diretamente interessado e para a sociedade como um todo. Na disciplina discutiremos as tendências para a construção e a gestão de marcas do varejo num contexto omnichannel, onde não há separação entre físico e virtual, e os clientes demandam que as marcas coloquem seus propósitos em ação. Analisaremos casos de marcas nacionais e internacionais, em todos os segmentos de varejo. Aplicaremos ferramentas para construir e sustentar marcas de varejo no ambiente hipercompetitivo. E compreenderemos as oportunidades estratégicas e os desafios na gestão de marcas próprias do varejo no contexto atual.
O curso visa identificar, acompanhar e aprofundar as análises, highlights e insights sobre as mudanças recentes, as novas pautas e tendências emergentes que vêm impactando e modificando hábitos, valores, práticas e experiências de compra e consumo dos novos consumidores, do mercado e das marcas, em particular, do varejo. A disciplina quer discutir a importância de acompanhar, mapear e analisar o comportamento de novos segmentos e públicos de shoppers, e as intersecções dos drivers e gatilhos de mudança socioeconômicas, as variáveis demográficas e atitudinais e o impacto das novas tecnologias sobre os estilos de vida e o comportamento de consumo destes novos shoppers. A disciplina, seus conteúdos e análises visam ajudar os estrategistas e consultores do segmento a acompanhar, prever e mapear insights e novas pautas, mudanças e práticas de compra e consumo e entender o mindset dos shoppers e as mudanças no mercado e consumo. A disciplina busca, também, estudar e antecipar o impacto dos novos cenários e ciclos econômicos, das mudanças sóciodemográficas, os novos modelos comportamentais e estilos de vida e, em particular, discutir como os facilitadores tecnológicos e a transformação digital têm um papel transformador e disruptivo no mindset de compra e nas práticas de consumo, analisando em profundidade o pipeline de compra e as novas jornadas do consumidor mobile. Discussões que ajudam varejistas e indústria a pensar ações inovativas e shopper centric: mais assertivas, aderentes e customizadas, e que atendam as demandas e expectativas dos seus shoppers e clientes.
Elaborar um projeto, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.
Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)
Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder.
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Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)
Com total flexibilidade de tempo e lugar, você escolhe se prefere participar das aulas ao vivo, via Zoom, ou acessá-las gravadas quando for mais conveniente.
O TCC pode ser apresentado 100% online, com o mesmo reconhecimento acadêmico, ou presencialmente, mediante agendamento nas unidades da ESPM (SP ou RJ). A banca pode incluir até dois convidados, tornando a apresentação ainda mais enriquecedora.
Dias de aula:
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faça na espm
A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado.
Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.
Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.
da Pós-Graduação ESPM
em nosso Índice Acadêmico
desde o início do curso
Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.
Temos programas dedicados a apoiar estudantes em suas jornadas profissionais, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de suas carreiras. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade online, dentre outros.
Conte com nosso acolhimento profissional durante toda a jornada de ensino, tirando dúvidas de processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos sem se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.
Na ESPM você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de Lifelong Learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.
Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar
Coordenação do Curso
O varejo está mais competitivo, profissionais hoje precisam entender as inovações em tecnologia e os novos modelos de negócios no setor. Nosso curso já formou mais de 600 alunos, que puderam se atualizar, se especializar e, com isso, tiveram crescimento nas suas carreiras.
investimento
DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO
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No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
1° Etapa: INSCRIÇÃO
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
3° Etapa: MATRÍCULA
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Os cursos na modalidade Live EAD da ESPM são totalmente conduzidos com aulas ao vivo, transmitidas online pela plataforma Zoom. O(a) aluno(a) tem a flexibilidade de participar dessas aulas em tempo real, interagindo com professores e colegas, ou assistir às gravações posteriormente, no momento que for mais conveniente.
Essa modalidade oferece liberdade total para que o curso se adapte à sua rotina e localização. Aproximadamente 50% da carga horária é composta por aulas ao vivo, enquanto os outros 50% são destinados a atividades assíncronas, como estudos dirigidos, leituras e exercícios.
A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também pode ser realizada 100% online, mantendo o mesmo nível de excelência e reconhecimento da ESPM. Caso prefira, o(a) aluno(a) pode optar por uma apresentação presencial, mediante agendamento em uma das unidades da instituição (São Paulo ou Rio de Janeiro).
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
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