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Sobre
O curso de Pós-Graduação em Branding como Estratégia de Negócio prepara profissionais para atuar na gestão estratégica de marcas, utilizando o branding como eixo central para tomada de decisão, posicionamento competitivo e geração de valor para os negócios. A formação desenvolve competências gerenciais para planejar, sustentar e expandir marcas em contextos dinâmicos e altamente competitivos.
Combinando fundamentação teórica sólida, experiências práticas e conexões reais com o mercado, o curso integra professores com forte base acadêmica e executivos que vivem a gestão de marcas no dia a dia. A proposta é ampliar o repertório estratégico, fortalecer a visão de negócio e desenvolver habilidades de liderança e gestão voltadas à construção de marcas relevantes, consistentes e alinhadas aos objetivos organizacionais.
Criada em julho de 2010, a partir de uma joint-venture entre a Editora Globo e a Condé Nast Publications, a Edições Globo Condé Nast (EGCN) é a editora brasileira responsável pela publicação dos títulos Vogue, Casa Vogue, Glamour e GQ.
A parceria entre a ESPM e a EGCN surgiu com o objetivo de disponibilizar um conteúdo de excelência, nas áreas de marketing de moda e luxo, com títulos que são referência nesses dois segmentos, no Brasil e no mundo.
Os benefícios oferecidos pela Vogue são: convites do leader in class; acesso ao conteúdo da Vogue Digital (1 ano de cortesia para o app Globo Mais); divulgação dos melhores trabalhos do Projeto Integrativo Multidisciplinar na Vogue Digital; benefícios para eventos Vogue e encontro anual com a Redação.
Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.
Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.
Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.
Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.
perfil
Profissionais que desejam fortalecer a visão estratégica e gerencial do branding para crescer na carreira e assumir decisões críticas de marca.
Especialistas em pesquisa e insights que buscam ampliar sua atuação, conectando dados, cultura e gestão estratégica de marca.
Profissionais que querem evoluir da execução para a gestão, desenvolvendo capacidade estratégica em branding e posicionamento de marca.
Desenvolver referenciais estratégicos de branding com foco na criação, diagnóstico e gestão do valor de marca.
Compreender os conceitos envolvidos na construção da experiência diferenciada de marca. Estudo de casos de sucesso para criar planos e implementar técnicas em sua própria marca.
Análise e construção de métricas para valoração monetária de marca, desempenho de produtos e portfólio, precificação, retorno sobre o investimento em comunicação.
O perfil dos cursos de pós-graduação está voltado a profissionais em início ou crescimento de carreira e se aprofundam em temas ao mesmo tempo de forma holística e ferramental.
A Pós prepara profissionais para atividades complexas e até posições de liderança. Com ela, é possível atuar com domínio da área e visão crítica sobre o mercado.
A diferença entre a Pós e um MBA é que o MBA foca em discutir a gestão de negócios, com networking qualificado e desafios reais de gestão para liderar com excelência.
matriz curricular
Apresentar os conceitos básicos de administração mercadológica. Estimular a compreensão da evolução do conceito de marketing. Entender os conceitos centrais, como: necessidades, desejos e dema ndas, mercado-alvo, posicionamento, segmentação e processos de compra. Ao final da disciplina, o aluno estará apto a realizar análises básicas do marco e microambiente nos quais o objeto de estudo está inserido.
A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.
A disciplina apresenta modelos estratégicos de crescimento orientado por valor, combinando visão de negócio com inovação e expansão de mercado. Os alunos serão introduzidos a frameworks clássicos e contemporâneos de estratégia competitiva, além de metodologias de growth que articulam dados, experimentação e diferenciação.
São exploradas diferentes frentes de crescimento — como expansão de portfólio, canais, mercados, modelos de precificação, plataformas digitais e aquisição de clientes — sempre com foco na consistência estratégica e na criação de valor sustentável.
O Marketing tem evoluído de forma exponencial nas últimas décadas, acompanhando as constantes mudanças do comportamento do consumidor e da sociedade em geral. O Branding moderno está alinhado com essas mudanças. Neste módulo, o gestor se atualizará sobre o estado da arte dos conceitos e técnicas de Marketing bem como seus impactos no Branding.
Entre outros conceitos, o participoante compreenderá em profundidade, e através de uma abordagem moderna, os conceitos de público-alvo e posicionamento, que são centrais no Branding.
Como criar estratégias de automação de marketing para crescimento exponencial, aquisição e retenção de clientes. Conhecimento de estratégias digitais e criação de campanhas para geração de leads, conversão de vendas, engajamento e outros objetivos de negócio.
Neste módulo, o participante desenvolverá competências para estruturar e interpretar pesquisas de mercado, com ênfase nas abordagens qualitativas, quantitativas e experimentais, aplicadas ao contexto estratégico das marcas. O objetivo é capacitar o gestor a compreender em profundidade o comportamento do consumidor, suas motivações, percepções e a imagem projetada pelas marcas.
Além disso, a disciplina aborda modelos e práticas de mapeamento de tendências de consumo, explorando como transformações sociais, culturais, tecnológicas e econômicas impactam o universo das marcas. O aluno será treinado para identificar sinais de mudança, interpretar padrões emergentes e antecipar oportunidades estratégicas.
Por meio de estudos de caso e exercícios práticos, a disciplina integra análise de dados com sensibilidade cultural e visão prospectiva, preparando os participantes para tomadas de decisão orientadas por evidências e insights relevantes.
Esta disciplina apresenta os fundamentos da estratégia de branding com foco na criação, diagnóstico e gestão do valor de marca. O aluno será introduzido a conceitos centrais como identidade de marca, posicionamento, brand equity, brand awareness, brand image e arquitetura de marca, compreendendo como esses elementos se articulam na construção de marcas fortes e relevantes.
A partir de casos reais e ferramentas práticas, os participantes aprenderão a realizar diagnósticos estratégicos de branding, integrando análises qualitativas e quantitativas que permitam avaliar a percepção da marca e orientar decisões de posicionamento, diferenciação e expansão.
A disciplina fornece, ainda, instrumentos metodológicos para aplicação de pesquisas voltadas ao entendimento de
Marcas fortes precisam estar profundamente engajadas com seu público-alvo. Construir uma experiência de marca diferenciada é uma das formas mais efetivas de criar este engajamento. Neste módulo, o gestor de marca compreenderá os conceitos envolvidos na construção da experiência diferenciada de marca, estudará casos de sucesso e estará apto a criar um plano para implementar tais técnicas em sua própria marca.
Uma marca precisa ter uma identidade muito clara e diferenciada. No ambiente atual, as marcas precisam ser memoráveis, reais, ter personalidade e ao mesmo tempo criar um forte engajamento com seu público. Através deste módulo, o gestor estará apto a utilizar duas técnicas fundamentais para atingir estes objetivos: Personalidade de Marca e Storytelling.
Esta disciplina propõe uma ampliação da perspectiva tradicional de branding ao integrar os aspectos sensoriais, emocionais e estéticos na gestão estratégica da marca. Parte do princípio de que marcas não vivem apenas na mente, mas também nos sentidos e na memória afetiva dos consumidores.
Com base no pensamento de Marc Gobé e outros autores contemporâneos, os participantes explorarão como a emoção e a experiência sensorial impactam a percepção de valor, o vínculo emocional e a lealdade à marca.
Serão discutidas as aplicações do branding sensorial nos cinco sentidos — visão, audição, olfato, tato e paladar — e como esses elementos podem ser articulados em estratégias que criam experiências imersivas, memoráveis e coerentes com o posicionamento da marca.
A disciplina também aborda o papel do design, da estética e da cultura visual no branding emocional, além de apresentar cases e aplicações reais em produtos, serviços e ambientes físicos ou digitais.
Compreender os modelos de medição de desempenho na área de Branding e Marketing, a importância de tal prática e a interface entre as áreas de Marketing e Finanças. Este módulo aborda as principais métricas para valoração monetária de marca, desempenho de produtos e portfólio, precificação, retorno sobre o investimento em comunicação.
A marca é considerada por muitos autores como a principal vantagem competitiva de uma empresa. Ao criar uma marca, o seu gestor se depara com o desafio de compreender a legislação brasileira para adquirir legalmente sua propriedade e usufruir desta vantagem competitiva. Este módulo irá capacitar o estudante a compreender os aspectos legais básicos do Direito Autoral e da Propriedade Intelectual bem como para o licenciamento de marca.
Demandas da sociedade e do novo papel das organizações. Sinergia de esforços entre a gestão da reputação, sustentabilidade e governança corporativa. Identificação e mapeamento de expectativas dos stakeholders. O papel da comunicação organizacional e da influência de terceiros na formação da reputação. A importância da gestão da reputação no contexto da estratégia corporativa. Principais dimensões de avaliação e respectivos atributos. Mitigação dos riscos associados à reputação. Principais conceitos referentes à gestão de crises, levando-se em consideração os novos preceitos tecnológicos, os desafios da comunicação corporativa e as exigências éticas contemporâneas.
Integração entre os fundamentos estratégicos de branding e as dinâmicas do ecossistema digital contemporâneo. O papel da marca como ativo central em ambientes mediados por plataformas, dados e comunidades. Desenvolvimento de estratégias de posicionamento, identidade e experiência de marca aplicadas ao ambiente digital, com foco em construção de valor, relacionamento e performance.
Elaborar um plano de Branding, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.
O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo, presencialmente, ou virtualmente*, via Zoom.
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina na pós-graduação Hyflex.
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faça na espm
A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado.
Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.
Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.
da Pós-Graduação ESPM
em nosso Índice Acadêmico
desde o início do curso
Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia: tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.
Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos.
Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Para além dos professores de renome em cada curso, também recebemos profissionais convidados em sala de aula, que trazem toda a sua experiência, respondem a perguntas e dividem sua visão estratégica do mercado.
Temos programas dedicados a apoiar estudantes em sua jornada profissional, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de sua carreira. Também contamos com um canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade on-line, entre outros.
Sua jornada de ensino será acompanhada por um Dexter: Designer de Experiências Transformadoras. Esse profissional vai te acolher e tirar suas dúvidas ao longo do curso, te ajudando a focar nos estudos para que você não se preocupe com a parte mais técnica e de acesso.
Na ESPM, você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de lifelong learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.
Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar
Coordenação acadêmica ESPM

"Estudar branding habilita gestores a construir estratégias que conectam marcas a seus consumidores, construindo a proposta de valor para o negócio. Significa desenvolver estratégias para criar conexões emocionais, definido seu posicionamento na mente e coração de seus consumidores. É definir o que a marca é e será, bem como o que ela não é."
Coordenação geral do Curso
"Estudar branding habilita gestores a construir estratégias que conectam marcas a seus consumidores, construindo a proposta de valor para o negócio. Significa desenvolver estratégias para criar conexões emocionais, definido seu posicionamento na mente e coração de seus consumidores. É definir o que a marca é e será, bem como o que ela não é."
"Estudar branding habilita gestores a construir estratégias que conectam marcas a seus consumidores, construindo a proposta de valor para o negócio. Significa desenvolver estratégias para criar conexões emocionais, definido seu posicionamento na mente e coração de seus consumidores. É definir o que a marca é e será, bem como o que ela não é."
investimento
DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO
Após essa data:
Em até:
OU
À vista
DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
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