Aulas on-line ao vivo (ou assista às gravações no momento que puder)
Horário:
Sobre
O Master em Gestão Estratégica de UX Design na ESPM oferece uma formação diferenciada a quem busca evoluir na carreira. O curso promove a aplicação do UX Design de forma estratégica na gestão de produtos digitais.
Aqui você vai aprender por meio de ferramentas e metodologias práticas, em um ambiente colaborativo com a orientação e mentoria dos melhores professores do mercado.
Vamos colocar o seu conhecimento em prática, desenvolvendo um projeto completo de planejamento estratégico de UX (ou UX Research) ao longo do curso..
Este programa oferece uma abordagem completa e disruptiva de User Experience Design (UX), com um repertório teórico, prático e metodológico.
O curso é destinado a profissionais que buscam alcançar cargos de gestão e liderança em UX Design, UX Research, Design de Produto, Negócios Digitais e Experiência do Cliente.
Os conteúdos abordam a Transformação Ágil e Digital, governança, e data literacy (alfabetização de dados), preparando você para tomar decisões estratégicas alinhadas às necessidades dos usuários.
Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.
Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.
Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.
Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.
perfil
O perfil do curso Master é de profissionais com carreira estabelecida e ampla experiência. Ele trabalha a visão estratégica, analítica e bastante aprofundada do mercado.
O conteúdo vai além da especialização técnica e aprofunda o pensamento sistêmico e a inovação, além da capacidade de liderança e tomada de decisão em cenários dinâmicos.
A diferença entre um Master e uma Pós é que a Pós é para profissionais em início ou crescimento de carreira e que buscam atuar com domínio da área.
A diferença entre um Master e um MBA é que o MBA foca em discutir a gestão de negócios, com networking qualificado e desafios reais de gestão para liderar com excelência.
matriz curricular
Proporcionar a compreensão da fundamentação teórica e metodológica do campo de conhecimento e atuação em User Experience (UX), e dos tópicos relevantes em estratégias de UX, fundamentais para o planejamento de plataformas e negócios digitais. Identificar quais são os ecossistemas principais: do usuário e do negócio, e como ambos podem afetar a entrega de valor ao usuário/consumidor. Entender as entregas “enxutas” de UXD (abordagem LEAN), além de tópicos estratégicos para liderar a transformação digital como researchops e designops.
Identificar e conhecer o processo de transformação digital nas empresas e organizações de todos os segmentos e setores, a partir da maturidade da entrega de valor aos clientes e da utilização apropriada da tecnologia SaaS. Proporcionar a compreensão dos fundamentos da transformação ágil e digital (baseado na filosofia LEAN e no mínimo produto viável), bem como tópicos relevantes para o planejamento de ambientes digitais, com foco em metodologias ágeis de gestão e produção.
Conhecer artefatos de projeto e fluxos iterativos incrementais. Proporcionar uma visão estratégica dos fluxos de ideação e prototipação em projetos digitais. Conhecer a filosofia e principais protocolos em Design e Service Thinking para desenvolvimento e gestão de produtos (PM – Product Management). Como LEAN e metodologias afins podem impulsionar a inovação apesar e para além de ambientes e ecossistemas de negócios convencionais.
Conhecer conceitos de Fluxo de Caixa, DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), a visão financeira da operação de marketing e vendas. As aplicações dos conceitos de Payback, Break Even, CAC (Customer Acquision Cost) e LTV (Life Time Value), ROI (Return on Investment). Conceitos e gestão de performance. Estimular o uso da linguagem financeira básica nas atividades de gestão empresarial e relacionamento com investidores.
Compreender como os fatores culturais influenciam o comportamento do consumidor/usuário, e como o estudo antropológico auxilia no entendimento das subculturas de consumo. A Etnografia Convencional e Digital (Netnografia), como método para a pesquisa de contextos de uso e mapeamento da experiência e jornada do usuário em ambientes digitais.
Conhecer os conceitos, as técnicas e ferramentas de segmentação de mercado, parâmetros que levam à formação de comunidades com base em crenças e atitudes. Construção de Personas com base em perfil de consumo e convergência de modelos mentais. Aplicação e utilização de Personas em estratégias de negócios digitais.
Compreender como a Arquitetura da Informação torna tangível a estratégia de negócios e de SEO/SEM. Princípios da curadoria de conteúdo e UX writing (técnicas e aplicações). Conceituar e definir o escopo metodológico e prático da Arquitetura da Informação, como parte da atuação e job description dos times de UX e design estratégico. Conhecer e aplicar ferramentas de diagnóstico e mapeamento como Card Sorting e Diagrama de Afinidades. Conhecer as principais metodologias, ferramentas e entregáveis de Arquitetura da Informação: matrizes de escopo e funcionalidades, rotulações e estrutura hierárquica de informação e navegação, bem como “wireframing”.
Apresentar os conceitos estratégicos de jornada em UXD para implementação de CRM e Social CRM, viabilizando o “efeito cauda longa” e a experiência omnichannel do usuário em canais híbridos, convencionais e digitais, fundamental para a maturidade da transformação digital e branding.
Compreender as estratégias de Gamificação e suas diversas possibilidades de implementações em plataformas digitais. Mostrar como a Gamificação pode ser utilizada como ferramenta de Engajamento em conjunto com outras técnicas e métodos de construção da experiência do usuário. Mostrar, de forma reversa e concomitante, qual é o papel de UX em estratégias de Gamificação e Engajamento.
Conhecer as etapas de planejamento dos principais fluxos e demais fluxos alternativos de interação em plataformas digitais. O que são micro momentos, como mapeá-los. O que são pontos de contato (touchpoints), como são projetadas e implementadas ao longo do ciclo de vida do produto. Touchpoints como pontos e apoio na jornada do usuário e na implementação de CRM.
Conhecer o processo de liderança em equipes, o papel do líder como inspirador, facilitador e evangelista em UX e ciclos de inovação. Gestão de Produto X Gestão de Recursos em projetos ágeis (LEAN). Alinhamento da gestão de pessoas à estratégia de negócios. Desenvolver a capacidade de negociação, liderança e motivação para a gestão de demandas conflitantes da equipe e pessoas. Gestão de competências e perfis multidisciplinares. A implementação de indicadores de performance, avaliação de resultados e comunicação de feedbacks.
Princípios e técnicas de prototipação e implementação de estratégias de informação visual e interação. Especificação de telas e fluxos, consolidação da navegação e apresentação da informação. Aplicação de princípios da Gestalt e impactos da atomização do design. Modelos Mentais e Conceituais no Design de Interação. Interfaces de voz, funções e conceito/construção de Design System.
Apresentar os conceitos e princípios universais de Usabilidade como uma medida de qualidade na utilização das interfaces digitais. As normas ISO e as heurísticas de Nielsen, a engenharia de usabilidade, análise heurística e protocolos de usabilidade como think aloud e eyetracking. Apresentar o processo de Quality Assurance (QA) em processos de homologação. Apresentar as metodologias de usabilidade como ferramentas de diagnóstico estratégico para além da validação de interfaces.
UX como estratégia de branding – a marca a partir da experiência. Arquitetura da Informação e consistência de marca. Métricas de audiência e UX. Métricas de Conversão e UX. Design System como tendência e ferramenta de fortalecimento das marcas. Compreender as táticas e técnicas de arquitetura da informação que podem auxiliar e potencializar o marketing digital (SEO e SEM). Analisar as interfaces e estratégias de mídia digital de acordo com parâmetros da experiência do usuário. Entender a experiência do usuário em mídias sociais. Utilizar as estratégias de “Call to Action” dentro da perspectiva de UX. Entender a função do Design System como reforço da marca.
Saber identificar oportunidades e transformá-las em negócios e produtos disruptivos, a partir da criação de empresas ou novos produtos e serviços. Ferramentas e metodologias úteis ao empreendedor, bem como cenário de empreendedorismo no Brasil. Ambiente Regulatório e sistemas de Patentes. Políticas e sistema de apoio ao empreendedorismo. Técnicas de negociação, análise de ambientes regulatórios e valuation.
Apresentar e compreender os conceitos básicos e fundamentais de engenharia de software e testes, como gestão de Configuração e Mudança, Elicitação, Rastreabildade, Versionamento, Prototipação de Requisitos, Criação e Análise de Caso de Uso, Construção de Diagramas. A disciplina permitirá ao aluno a atuação em ambientes de TI, empresas e áreas dedicadas em médias e grandes corporações.
Apresentar as principais tendências em ferramentas e ambientes tecnológicos, com abordagem contemporânea, potencial disruptivo e em integração com ferramentas convencionais. Inteligência Artificial como ferramenta disruptiva e nova onda de automação em processos operacionais, porém críticos para a experiência do usuário. Arquitetura SaaS como base para a jornada Omnichannel e para a Transformação / Governança Digital. Compreender as conexões estratégicas entre Data Science e UX. Entender a utilização da IA generativa em negócios e suas potencialidades.
Mentoria para a elaboração de um planejamento estratégico digital centrado na experiência do usuário, para um negócio, produto ou serviço, através da aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. A mentoria será desenvolvida em etapas nas semanas da disciplina final e, realizada através da facilitação de um professor orientador e, eventualmente, outros professores colaboradores. Ao final os alunos deverão entregar um Relatório Executivo e apresentar o projeto para a banca examinadora como um “Pitch” de 20 minutos.
Aulas on-line ao vivo (ou assista às gravações no momento que puder)
Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.
Terças e Quintas-feiras* – 19h30 às 21h30
Um sábado presencial obrigatório por mês
Carga Horária: 495 horas
Duração do curso: 3 semestres
Datas das aulas presenciais:
2025: 31/05, 28/06, 02/08, 06/09, *03/10, 08/11, 06/12
2026: 14/03, 11/04, 16/05, 20/06, 18/07
*Há um único encontro presencial que ocorre em uma sexta-feira em função da utilização de laboratório específico.
faça na espm
A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado.
Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.
Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.
da Pós-Graduação ESPM
em nosso Índice Acadêmico
desde o início do curso
Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.
Temos programas dedicados a apoiar estudantes em suas jornadas profissionais, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de suas carreiras. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade online, dentre outros.
Tenha sua vida acadêmica facilitada pelo Dexter - Designer de Experiência Transformadora. Esse profissional é mais que um monitor: ele acolhe estudantes durante toda a jornada, tirando dúvidas de processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos sem se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.
Na ESPM você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de Lifelong Learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.
“Recomendo esse curso de olhos fechados para qualquer pessoa que queira não apenas entrar na área de UX, mas também evoluir na carreira e alcançar patamares mais altos.”
“Desde que comecei até hoje, ganhei experiência, desenvolvi minha metodologia e realizei meu sonho de conseguir um emprego no exterior.”
Lucas de Lara
“Estou aqui para contar um pouco sobre como é fazer um curso no formato EAD. Atualmente, estou estudando Gestão Estratégica em UX Design e tem sido uma experiência muito enriquecedora. Aprendi muito!”
Francine – UX Design
“Temos professores que atuam no mercado de trabalho, trazendo conhecimentos atualizados diretamente das empresas onde trabalham. Durante as aulas, pude tirar diversas dúvidas em tempo real e aplicar esse aprendizado no meu dia a dia dentro da minha empresa.”
Karen Bergamini
“Sem dúvida, o MBA me ajuda hoje, tanto na indústria, onde trabalho, quanto no meio acadêmico, pois me deu uma base teórica sólida para debater, defender ideias e justificar fluxos de trabalho e métodos sempre com o usuário em mente.”
“Se você quer algo que realmente faça a diferença na sua carreira, eu recomendo esse MBA para você!”
Juliano – UX Design
Some um valor inestimável ao currículo e ganhe destaque no mercado, com o respaldo de uma instituição reconhecida.
Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar
Coordenadora do curso
“O Master em Gestão Estratégica de UX Design oferece uma abordagem disruptiva e estratégica, cobrindo todas as etapas de UX, desde imersão até usabilidade, em projetos digitais e híbridos. O foco está em liderança, metodologias essenciais de Design Estratégico, mapeamento do ecossistema usuário-negócio e aplicação da abordagem Lean.”
investimento
DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO
Válido até: 31/03/2025
Após essa data:
Em até:
35x R$ 751,20
+
1x R$ 827,06
OU
R$ 22.907,00
À vista
11x R$ 2.014,30 + 1x R$ 2.024,00
24.181,30
17x R$ 1.381,70 + 1x R$ 1.406,63
24.895,53
23x R$ 1.065,93 + 1x R$ 1.106,87
25.623,26
29x R$ 877,94 + 1x R$ 904,19
26.364,45
35x R$ 751,20 + 1x R$ 827,06
27.119,06
DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
1° Etapa: INSCRIÇÃO
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
3° Etapa: MATRÍCULA
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
55 0800 607 3777
Master em Branding
Master Comunicação Empresarial Transmídia
Master em Economia Comportamental
Master em Gestão da Experiência do Cliente
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