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Conheça mitos e verdades sobre o processo criativo

Coordenador da Pós-Graduação Certificate em Criatividade, Experiências & Comunidades da ESPM esclarece os principais mitos sobre criatividade 

 

Muita gente associa criatividade a pessoas meio aéreas, que estão com um pé no chão e outro na lua, mas essa é uma visão um tanto reduzida sobre o tema. “Albert Einstein, mesmo sendo físico, era muito criativo. Afinal, é preciso criatividade para elaborar uma fórmula de física, matemática ou química”, afirma Thiago Gringon, coordenador da Pós-Graduação Certificate em Criatividade, Experiências & Comunidades da ESPM. O processo criativo, portanto, não é exclusividade de alguns. 

 

Segundo Gringon, a criatividade se manifesta a partir da visão de mundo de um indivíduo e da sua relação de abertura e receptividade para o que for descoberto ou constatado. Essa visão ampla e aparentemente descompromissada, que não julga a partir de pontos de vista pré-concebidos, abre um campo de possibilidades para a criatividade e as novas ideias.  

 

Embora haja uma mistificação em torno do tema, que muitas vezes bate na tecla de que criatividade é “coisa do pessoal da área de Humanas”, existem mitos e verdades que precisam ser desmascarados ou reiterados. Confira: 

 

 

Criatividade é para poucos

Mito: Todas as pessoas nascem com potencial criador e nele reside a criatividade. A expressão da criatividade está relacionada com o ambiente em que o indivíduo vive, porque é a partir dele que se constrói uma visão de mundo e se usam os recursos disponíveis para criar. 

 

É preciso estar por dentro de tudo

Mito: Ter uma bagagem de conhecimento repleta de conteúdos não significa possuir a melhor munição para ser criativo. Isso pode influenciar na capacidade de uma pessoa estar aberta para a possibilidade de ter um insight importante, porque o excesso de informação distancia o indivíduo de si próprio. Segundo Gringon, em vez de focar em produzir é mais importante dar vazão a uma visão holística da vida e do todo. 

 

Razão não combina com emoção

Mito: O processo criativo envolve todo o cérebro, ou seja, trabalha com os hemisférios da razão (esquerdo) e da criatividade (direito). A criação necessita de emoção, porque o indivíduo precisa entender suas emoções para criar e causar impacto emocional nas pessoas. 

 

Só os artistas são criativos 

Mito: Eis um grande mito, já que a criatividade é fundamental em áreas mais técnicas, como o desenvolvimento de games, programas de computadores e até mesmo para elaborar planilhas no Excel. Gringon cita como exemplo Steve Jobs, fundador da Apple. Ele era apaixonado por caligrafia e foi um dos pioneiros na criação do variado menu de letras que vem em processadores de texto. 

 

Para criar você tem que estar bem 

Mito: A criatividade nem sempre nasce de um ambiente favorável e confortável. Sentimentos negativos como tristeza, medo, angústia e insegurança podem servir de impulso para uma nova ideia. O importante, destaca o especialista, é “ter uma intenção, dar ouvidos à curiosidade e seguir a intuição para criar coisas interessantes”. 

 

As coisas não vêm do nada 

Mito: É no vazio que existe um todo possível e nesse todo existem possibilidades de criação. Portanto, embora as coisas não sejam criadas do nada, elas surgem do vazio. Para enxergar o vazio é preciso pensar fora da caixa, desapegar de conceitos e dar espaço para o surgimento do novo. 

 

O ócio é criativo 

Verdade: O conceito do ócio criativo concebido pelo sociólogo italiano Domenico De Masi é a mais pura verdade. Não fazer nada é fundamental para o ser humano. Além de relaxar o indivíduo, o distanciamento dos apelos externos e o não fazer nada abrem espaço para insights que podem se transformar em projetos.  

 

Insights ajudam a criar 

Verdade: No livro Grande Magia, a escritora Elizabeth Gilbert convida o leitor a exercitar a serendipidade. Gringon explica que uma pessoa conectada com o seu repertório, com a sua autenticidade e com o que acontece perto dela e no mundo consegue perceber algo. Isso acontece quando o indivíduo não está centrado no problema e ideias surgem do inconsciente e chegam ao campo da consciência. Portanto, as ideias emergem nos ambientes externos e internos com os quais a pessoa está conectada. 

Núcleo de Conteúdo ESPM
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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.