Marketing Religioso – Conceitos de Marketing aplicado a causas, bens e serviços espirituais.

Aulas online ao vivo ou presenciais

Selecione a opção do curso para continuar

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Programa de estudos em marketing, comunicação, estratégia e branding voltado para lideranças religiosas e empreendedores de bens e serviços relacionados a espiritualidade.

Para quem se destina?

Lideranças espirituais, executivos de editoras e gravadoras, agentes de viagens, proprietários de confecções de moda cristã e de matriz africana, fabricantes e comerciantes de artigos religiosos, proprietários de spas e terapeutas holísticos.

Programa

O que você vai aprender

O mercado de bens e serviços espirituais e religiosos segue em franca expansão, sobretudo no Brasil. Cerca de 21 Igrejas pentecostais são abertas diariamente no país, movimentando editoras, gravadoras, confecções, agências de viagens e operadoras de turismo. Do mesmo modo, religiões de matriz africana também apresentam crescimento importante, incentivando um número cada vez maior de empreendedores a investir em lojas de roupas e artigos religiosos. Feiras como Expocatólica, Expocristã e Mystic Fair atraem cada uma milhares de visitantes a cada ano. O número de esotéricos apresentam crescimento relevante. As mais recentes estatísticas do IBGE apontam 8% dos brasileiros com dupla pertença religiosa. São pessoas que consomem terapias alternativas, literatura de autoajuda e viagens. Neste curso, o professor apresentará estudos e tendências de mercado e os conceitos mais contemporâneos em gestão de marketing, estratégia e comunicação aplicados a causas, bens e serviços espirituais.
  • Ao final do programa, os participantes serão capazes de:
  1. Entender o cenário religioso brasileiro;
  2. Identificar oportunidades de mercado;
  3. Construir marcas alinhadas a causas;
  4. Elaborar planos de negócios;
  5. Tomar decisões em um universo de bens simbólicos.
Panorama religioso brasileiro e economia da religião
  • O perfil do fiel brasileiro
  • Evolução da religião no Brasil e no mundo
  • Conceitos de ciência da religião
  • Economia da religião
  • Bens simbólicos
Conceitos de marketing, branding e comunicação aplicados ao mercado religioso e espiritual
  • Fundamentos do marketing e o marketing 5.0
  • Conceitos de branding e sua aplicação ao universo espiritual/religioso
  • A comunicação de causas
  • Comunicação e marketing aplicado ao universo espiritual/religioso
Estudo de casos
  • A Expocatólica
  • Todah Music (selo gospel)
  • Editora Ardane (editora neopagã)
  • Raidho viagens e turismo
Elaboração de um plano de comunicação e marketing
  1. Planejamento Estratégico
  2. Elementos de um bom plano de comunicação e marketing
Apresentação dos planos pelos alunos e encerramento do curso

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem gostou desse curso também pode se interessar por:

Translate

According to your choice

Avise-me