O objetivo da Pós-Graduação Certificate em Negócios e Marketing é oferecer uma visão estratégica e abrangente do marketing, desenvolvendo habilidades essenciais para o sucesso no mundo corporativo. Os alunos aprimoram competências como visão de negócios, criatividade, gestão, liderança, análise de dados e mensuração de resultados. Com essa base, o curso capacita profissionais a se tornarem agentes de mudança e líderes em suas áreas.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
A Pós-Graduação Certificate em Negócios e Marketing capacita gestores para atuar em mercados multimodais e em constante transformação. Com foco na integração de gestão e tecnologia, o curso oferece ferramentas práticas para análise, planejamento e controle de estratégias empresariais, preparando os alunos para ambientes de negócios complexos. A abordagem holística do programa promove uma visão completa de negócios e marketing, conectando áreas essenciais e novas tendências do mercado.
O curso de Pós-Graduação Certificate em Negócios e Marketing está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
O curso é ideal para jovens profissionais que buscam crescimento acelerado na carreira e desejam expandir seu conhecimento técnico e gerencial. Destina-se a profissionais de diversas áreas e formações que visam se especializar ou adquirir novas competências em gestão de negócios com foco em marketing. Perfeito para quem está no início da carreira ou em fase de ascensão profissional.
Todos acompanham a aula simultaneamente e podem interagir entre si e com o professor, independentemente de estarem em sala ou via zoom.
Não há necessidade de agendar ou informar à escola o modelo escolhido em cada encontro. Com isso, o aluno tem a flexibilidade necessária para ajustar melhor as necessidades de seu dia a dia com as demandas do curso.
Além disso, haverá uma aula de sábado, por disciplina*, das 9h às 16h30. As aulas aos sábados são 100% presenciais e focarão em debates, metodologias ativas e experiências que estimulam ainda mais o networking e a aplicação dos conteúdos.
As aulas da disciplina em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.
*1 aula de sábado, por disciplina, equivale a 1 sábado por mês, aproximadamente.
– Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.
– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.
– Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
– Apresenta os principais conceitos e modelos sobre a liderança em ambientes digitais com o objetivo de facilitar o processo de formação de líderes dentro de uma visão atual, discutindo sobre as modernas formas de liderar e motivar equipes e discorrendo sobre as competências necessárias para lidar com os negócios, com pessoas e competências de autogestão, oferecendo ao aluno subsídios para analisar os vínculos estabelecidos entre os líderes, as equipes e os indivíduos.
A disciplina possibilita a compreensão das diversas etapas de uma negociação nos novos ambientes on e off-line, baseada na análise e tomada de decisão da melhor forma para se negociar com os diversos tipos de clientes em ambientes cada vez mais tecnológicos e mercados dinâmicos e inovadores.
A disciplina possibilita a compreensão das melhores práticas da gestão de projetos inovadores com foco no resultado estratégico da empresa por meio de casos práticos, entendendo um projeto e suas etapas de planejamento e aplicação, suas áreas específicas de gestão, inovação e a integração aos ambientes ágeis (Scrum).
A disciplina tem por objetivo ampliar, organizar e aprofundar o conhecimento do estudante quanto a abordagens alternativas, principais conceitos, modelos genéricos e ferramentas analíticas para a formulação de estratégias empresariais em negócios e empresas, a partir de uma análise ambiental adequada.
O estudante terá contato com temas relativos à definição de novos modelos de negócios, análises macroambiental, setorial e concorrencial, cadeia de valor, vantagens competitivas e formas estratégicas de utilização dos principais recursos de um negócio, exploração de sinergias tecnológicas e mercadológicas em negócios e empresas e estratégias genéricas de competição e crescimento.
A disciplina apresenta os conceitos e estratégias importantes para a eficiente gestão dos canais de marketing B2C e B2B online e off-line, envolvendo temas relevantes como o omnichannel e a atuação do trade marketing, bem como as tecnologias utilizadas no desenvolvimento dos canais de distribuição da empresa com o intuito de ampliar e organizar o conhecimento do aluno neste processo essencial da gestão organizacional no competitivo mundo dos negócios.
– Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando a transformação digital e o conceito de convergência tecnológica.
– Propicia uma visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios.
– Marketing digital contempla estratégias de gestão de tráfego on-line, que são ações focadas no aumento de visibilidade no Google através de SEO e Google Ads, destaque em portais e blogs com mídia programática, ações em social media, além de trazer ações omnichannel com foco em conexão de campanhas off-line com on-line.
A disciplina também apresentará aplicações de digital analytics com as principais métricas para medição de resultados de produto digital focadas em CRO (conversion rate optimization) e UX (user experience).
– Aborda o processo de gestão e divulgação de marcas, explorando seus aspectos mais relevantes, tais como: construção do brand equity, arquitetura e extensão de marcas, criação e manutenção da identidade e consciência de marca por meio de ações de comunicação integrada em plataformas digitais.
– Aborda os conceitos que envolvem os comportamentos do consumidor phigital, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de marketing.
– Aborda o conceito customer relationship management e como a estratégia soma valor aos negócios a partir de uma “visão cliente”.
– Trata da importância de uma visão única de cliente baseada em dados, o conceito de lifetime value, segmentação e estratégias personalizadas. E trata da dinâmica de formação de awareness, consideração, compra e pós-compra nesse ambiente on e off-line.
Esta disciplina discute das práticas financeiras nas decisões que envolvem as atividades de marketing.
São trabalhados conceitos como margem de contribuição, gastos fixos e variáveis, ROI etc. para capacitar o profissional de marketing a medir, continuamente, o impacto de suas ações.
Esta disciplina introduz e discute as principais métricas para a avaliação da eficácia de ações de marketing, fornecendo insights e desenvolvendo habilidades úteis para sua carreira.
A disciplina aborda o conceito e as etapas do planejamento de marketing, desde a definição dos objetivos gerais da empresa, ou da Business Unit, até as formas de medição de sucesso do plano.
Passa pela identificação de oportunidades e ameaças do mercado-alvo, a definição do público e personas.
Além disso, detalha os objetivos e questões a resolver e as respectivas estratégias para alcançar esses objetivos.
A definição de indicadores de sucesso e a mensuração de resultados das ações de marketing têm um papel fundamental em todo o plano para garantir que as estratégias serão, de fato, eficazes.
A avaliação de dados financeiros do plano, assim como o uso de indicadores-chave de desempenho (KPIs), fazem parte do programa da disciplina.
– Oferece aos participantes um ganho concentrado de experiência na elaboração de um plano de negócios ou plano de marketing, que requer decisões estratégicas em todas as suas áreas, com base nas análises de informações de mercado, concorrência, tecnologia e comportamento de compra dos clientes.
As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
26/10/2024, 23/11/2024, 15/02/2025, 15/03/2025, 05/04/2025, 12/04/2025, 31/05/2025, 07/06/2025, 12/07/2025, 26/07/2025, 30/08/2025, 27/09/2025
Local: ESPM Tech São Paulo
*datas sujeitas a alteração