Pós-graduação ESPM

Pós-Graduação em Data Analytics e Marketing

Em parceria com IBM

São Paulo - ESPM Tech

DAY ONE: 28/08/2024

Sobre o curso

A Pós-Graduação em Data Analytics e Marketing oferece uma perspectiva abrangente ao apresentar e descrever as aplicações avançadas de data analytics e big data em áreas diversas, incluindo marketing, finanças, investimentos, planejamento e controle de produtos, gestão de recursos humanos, entre outras.

 

Nosso programa visa capacitar os alunos com uma visão ampla das possibilidades atuais de aplicação dos recursos tecnológicos na análise e previsão de resultados. Também apresenta tendências futuras nesse campo, capacitando os participantes para o desenvolvimento e atuação em novos projetos que envolvam esses conhecimentos.

Pós-Graduação em Data Analytics e Marketing

Início das aulas: 05/09/2024

Dias da semana: às terças e quintas-feiras (hyflex), e um sábado (presencial) por disciplina

Período: Noturno

Horário: Às terças e quintas-feiras das 19h30 às 22h30 e aos sábados das 9h às 16h30

Carga horária: 390h

Duração: 2 Semestres

35X R$ 1.491,84

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 08/09/2024

Modalidade

HyFlex​

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente* nas unidades ESPM ou virtualmente via Zoom. Participe presencialmente para viver experiências imersivas e fazer networking ou participe virtualmente, de onde estiver, para melhor adaptação da sua agenda e localização. Gravações de aula disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta). *Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Sobre o curso

O conceito de data analytics surge como nova grande força nas organizações

O data analytics, ou análise de dados, é uma área da ciência da computação e da estatística que se concentra na interpretação e no processamento de conjuntos de dados para extrair informações valiosas e insights significativos. Esse conceito se tornou fundamental nas organizações modernas, dedicando recursos e influenciando seus colaboradores a se destacarem, uma vez que os dados desempenham um papel crucial na tomada de decisões eficazes.


A pergunta que se busca responder nesse contexto é: como analisar, de forma coerente e rápida, informações em tempo real e em quantidade não controlada, influenciando de forma estratégica a tomada de decisão das empresas?

 

Volume, variedade, velocidade, veracidade e valor definem as dimensões básicas do big data. Para trabalhar nessas dimensões, há a necessidade de se organizar as informações para, efetivamente, analisá-las de forma razoável e factível. Portanto, conhecer em essência as técnicas analíticas que envolvem a manipulação de grandes conjuntos de dados é uma tarefa dos novos gestores.

 

É importante observar que, independentemente das ferramentas disponíveis, é fundamental ter sólida compreensão sobre os conceitos, permitindo decisões sobre as táticas e utilização dos insights de forma estratégica para atender às necessidades e os desafios dos negócios. É nesse contexto abrangente e com perspectivas promissoras de carreira que se insere a proposta da Pós-Graduação em Data Analytics e Marketing.

Data analytics envolve o uso de várias técnicas e ferramentas para:

  • Coletar dados: reunir informações de diversas fontes, como bancos de dados, sensores, dispositivos IoT (Internet das Coisas) e redes sociais;
  • Limpar e preparar dados: processar dados brutos para eliminar erros, duplicações e torná-los adequados para análise;
  • Analisar dados: aplicar métodos estatísticos e algoritmos para identificar tendências, padrões e relações nos dados;
  • Visualizar dados: criar gráficos e visualizações para tornar os resultados da análise mais compreensíveis e acessíveis;
  • Tomar decisões: usar os insights gerados pela análise de dados para apoiar a tomada de decisões em diversas áreas, como negócios, saúde, marketing, entre outros.

Data analytics é fundamental por várias razões:

  • Tomada de decisões baseada em dados: ajuda a tomar decisões mais informadas e embasadas em evidências, o que pode aumentar a eficiência e a eficácia em vários setores;
  • Identificação de oportunidades de negócios: permite a descoberta de novas oportunidades de mercado, otimização de processos e aumento da competitividade;
  • Previsão e antecipação de problemas: permite prever tendências futuras, identificar problemas potenciais e tomar medidas proativas;
  • Personalização: facilita a personalização de produtos e serviços para atender às necessidades individuais dos clientes;
  • Economia de recursos: ajuda a evitar desperdícios de recursos e reduzir custos desnecessários.
Pos Graduacao em Data Analytics e Marketing SP
Áreas temáticas

O curso de Pós-Graduação em Data Analytics e Marketing está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Profissionais de marketing, negócios, análise quantitativa e/ou de tecnologia em início de carreira, mas com alguma experiência profissional, que estejam interessados em conhecer ou ampliar seus conhecimentos sobre inteligência de mercado e big data. Compreende profissionais de equipes de marketing, inteligência de negócio, business intelligence ou tecnologia.

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Em parceria com a IBM

O curso explora, por meio da parceria com a IBM, a integração entre a capacidade analítica de trabalhar com dados de registros de bancos de dados, de redes sociais, de geolocalização etc. e a visão de mercado e negócios, e essa integração é cada vez mais comum nas empresas. 

 

Ao criar uma pós-graduação em Data Analytics e Marketing, a ESPM e a IBM buscam capacitar os executivos, dando a eles uma forte e sólida base em gestão de soluções de software e tecnologia, mas desenvolvendo o foco, a paixão e a fidelidade para a missão do marketing de atendimento às necessidades e desejos por meio da comercialização. A visão será a de ser referência nesse campo híbrido de formação, contribuindo de maneira sistemática com a geração de conhecimento e o atendimento e antecipação das demandas das empresas e da sociedade. 

 

A missão do curso é capacitar profissionais para a utilização de técnicas nas áreas integradas de marketing e big data, buscando sinergia entre os conhecimentos dessas áreas por meio da construção de um ambiente com ênfase no indivíduo e sua inserção no espaço tecnológico atual.

O que você vai aprender:

Todas as disciplinas do curso terão uma aula dedicada à participação de um convidado especial, líder de empresa relevante e pertinente ao tema de cada matéria.

Nivelamento

– Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.

– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.

– Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como valor presente, valor futuro, taxas e prestações uniformes.

A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, demonstração de resultados e fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Gestão

– Apresenta os principais conceitos e técnicas associados à gerência de projetos utilizados pelo PMI na gestão empresarial moderna, proporcionando uma visão realista da função do gerente de projeto, destacando o processo, a importância para o mercado e sua adaptabilidade à empresa e ao potencial de alavancagem dos negócios.

– Associar projetos com o planejamento estratégico.

– Conceituar, descrever e decompor a estrutura analítica de um projeto.

– Definição de métricas e medidas para gestão e acompanhamento de projeto.

– Entender os dilemas e desafios que precisam ser gerenciados durante a condução e implantação de projetos analíticos – principalmente envolvendo equipes multidisciplinares.

– Propõe abordagens analíticas quantitativas para estruturação e solução de problemas mercadológicos e os principais conceitos e técnicas relativos ao sistema de informação de mercado e sua influência nas estratégias de tomada de decisão da organização em um ambiente de alta competitividade. Para tanto, enfoca o emprego de múltiplas técnicas de análise quantitativa utilizadas na gestão empresarial moderna.        

– Trata de tópicos como inferência estatística, modelos probabilísticos de previsão e auxílio à tomada de decisões.     


– Desenvolve conhecimentos essenciais na área de modelagem quantitativa para utilização nas demais disciplinas.

– Os tópicos incluem modelagem estatística de dados, noções de modelagem e resolução de problemas em planilha eletrônica e softwares de computação científica. 

        
– Visa capacitar o aluno na utilização de ferramentas básicas de análise de cenários e gestão de risco.

– Ensina os requisitos para qualidade de uma decisão (decision quality): definição apropriada do problema (framing), alternativas criativas e viáveis, informação relevante e confiável, valores e trade-offs claros, raciocínio lógico e compromisso para ação.     

– Desenvolve tomada de decisões por meio de ferramentas de análise de decisão racional, tais como: diagrama de influência, tabela de estratégias, hierarquia de decisões, levantamento de questões, modelagem em Excel, diagrama tornado e árvore de decisões. 

Em tempos de inovação e transformação digital nas organizações, a liderança (tangível ou intangível, direta ou indireta, em qualquer formato) torna-se cada vez mais um tema central para o sucesso profissional de qualquer executivo ou empreendedor.

Nesse cenário, tratar das novas formas e formatos não hierárquicos do trabalho, valorizando a cocriação e a troca contínua, surge como uma condição obrigatória.

Pensando na liderança como elemento central da cultura e no impacto da cultura em todo processo de transformação e busca por “maturidade” digital porque passam todos os setores da economia, a proposta desta disciplina é uma ementa atual, efetiva e que engaja o aluno, preparando-o definitivamente para ser um líder, não só de equipes, mas de projetos e um influenciador decisivo nesse processo de mudanças cada vez mais real e necessário.

Marketing

– Oferece a oportunidade de desenvolver e exercitar as competências necessárias para a avaliação das atividades dos concorrentes, das tendências gerais dos negócios e de hábitos e atitudes do consumidor, entre outros fatores, com o intuito de atingir os objetivos estratégicos da empresa em que atua.

– Aborda os aspectos relevantes da cultura organizacional para garantir um ambiente apropriado à construção, preservação e disseminação do conhecimento.

A disciplina visa auxiliar o aluno a alcançar, dentro da perspectiva de novos negócios, o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes.

Isto é feito por meio de uma abordagem estruturada baseada nas visões de lean startup, design thinking e BMG.

– Busca-se fazer com que o aluno não só conheça, mas vivencie esses conceitos tornando-se um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam (ou superem) as expectativas de seus clientes.

– Desenvolve e aprofunda o conhecimento sobre os temas CRM (Customer Relationship Management) e Consumer Insights, levando a compreender o atual foco da competição das empresas na disputa pela lealdade de seus clientes.

Portanto, são discutidas as modernas estratégias de relacionamento e de alternativas como forma de criar diferenciais para atrair e, principalmente, manter clientes, bem como conduzir projetos de consumer insights a fim de gerar inspiração e inovação nos negócios.       

 
– Saber aplicar nos negócios, de modo prático e lucrativo, os insights e inspirações com base em estudos comportamentais.        
– Trata de questões referentes às modernas plataformas digitais de CRM e consumer insights.

Tópicos abordados: conceitos básicos sobre CRM – IDIP; CRM como “Estratégia de Negócio”; o CRM Social e o CRM 2.0; tipos de redes de mercado; plataformas de CRM, novas ferramentas de pesquisa (etnografia, netnografia, imersão, home visit, observação, curadoria de conteúdo, cocriação).

Tecnologia

– Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica.

– Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios.

– Conceitua data warehouse.     

– Ajuda a entender as idiossincrasias e interfaces das áreas de tecnologia da informação e marketing nas corporações.

– Apresenta os principais conceitos envolvendo data warehouse, sua arquitetura, estilos de modelagem e utilização.    
– Apresenta o conceito de sistemas integrados de gestão e os conceitos de ERP, CRM e OLAP.

A arquitetura de informação é a prática de decidir como organizar as partes de algo para ser mais compreensível, centrando-se na organização, estruturação e rotulagem de conteúdo de uma forma eficaz e sustentável.

O objetivo é ajudar os usuários a encontrarem informações e completar tarefas. Para isso, é preciso entender como as peças se encaixam para criar uma imagem maior e como os itens se relacionam entre si dentro do sistema.

Esta disciplina trata a administração de banco de dados como gestão de negócios, abordando práticas e procedimentos comuns para vários tipos de empresas e tecnologias de gestão de banco de dados.

 

– Questões importantes no funcionamento diário e planejamento de longo prazo da administração de bancos de dados são examinados em profundidade.  

 – Apresenta ao aluno as principais técnicas de modelagem e captura de dados em ambientes corporativos (bancos de dados relacionais) e via web (informações pouco ou não estruturadas), linguagem de consultas estruturadas a banco de dados (SQL), modelos informacionais e BI.

– O campo da Inteligência Artificial (IA) estuda basicamente como reproduzir o comportamento humano inteligente em um computador.

– Busca-se a concepção de sistemas que possam aprender, planejar e resolver problemas de forma autônoma.

A disciplina abordará os principais fundamentos de IA por meio da plataforma Watson, tais como resolução de problemas, reconhecimento de padrões, compreensão de linguagem natural, visão computacional, programação automática e aprendizado de máquina.


Serão abordados também tópicos envolvendo aprendizado profundo de máquina (Deep Learning) por meio de experimentações dirigidas.

– Apresentar os principais recursos atuais de captura e análise de dados em larga escala, tais como Hadoop, Spark e bancos de dados NoSQL.

– Mostrar as técnicas de integração com sistemas tradicionais do tipo banco de dados relacional e as principais arquiteturas utilizadas na implementação de data lakes.           

 

A disciplina conclui com um exemplo completo de operação MapReduce, essencial para análises em larga escala realizadas via web.  

 

– Apresentar ao aluno aplicações típicas lideradas por Chief Marketing Technologists em diversos mercados verticais, envolvendo dados estruturados e não estruturados no apoio à tomada de decisão.     
– Envolver o aluno em estudos de casos em que a construção de cenários de decisão é fundamental.

– Discutir a essência da mudança ou adaptação de paradigma de decisão que projetos não convencionais envolvendo big data trazem para os profissionais de marketing.

Integração

Elaborar um projeto aplicado de planejamento, gestão e/ou análise de informação no contexto do marketing, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso.

O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

Obs.: As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira:

390h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

HyFlex​

Modalidade do curso

Sábado nos dias*

20/07/2024, 29/06/2024, 31/08/2024, 10/08/2024, 28/09/2024, 14/09/2024, 09/11/2024, 23/11/2024, 22/02/2025, 08/02/2025, 29/03/2025, 17/05/2025

Local: ESPM Tech São Paulo

*datas sujeitas a alteração.

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“Já pensou em melhorar os processos analíticos e de tomada de decisão em ambientes de negócios digitais? Cotidianamente, fazemos análise e decidimos sobre compras, serviços, experiências de clientes e, nos últimos anos, o big data trouxe uma complexidade ainda maior para analisar e decidir com foco em conhecimento de metodologias ágeis, ferramentas (inteligência artificial) e processos. Com ele, é possível ter insights de valor para seus negócios e carreira e, neste curso, em parceria com a IBM, você poderá se preparar para os desafios do analytics da nossa era atual e futura.”

Depoimentos de quem já passou por aqui

Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 1.300,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 650,00

Válido até o dia: 11/08/2024

1x R$ 1.300,00

matrícula

1x R$ 45.492,00

1x R$ 1.300,00

matrícula

11x R$ 4.000,29

+

1x R$ 4.019,49

1x R$ 1.300,00

matrícula

17x R$ 2.743,98

+

1x R$ 2.793,44

1x R$ 1.300,00

matrícula

23x R$ 2.116,87

+

1x R$ 2.198,32

1x R$ 1.300,00

matrícula

29x R$ 1.743,53

+

1x R$ 1.795,92

1x R$ 1.300,00

matrícula

35x R$ 1.491,84

+

1x R$ 1.642,50

Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.


Dexter

Sua jornada será acompanhada pelo Dexter, Designer de Experiências Transformadoras, responsável por acolher os estudantes durante a jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Happenings

Encontros presenciais e online com networking de verdade que vão além do Linkedin com muita troca de experiências, histórias de vida e caminhos de futuro.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Happenings são encontros de networking e discussão, oferecidos a todos os alunos de cursos presenciais, híbridos ou hyflex. Nos happenings, o aluno poderá discutir temáticas relevantes para sua carreira e tomar um café conosco, além de interagir com estudantes e professores de outros cursos ESPM. Os happenings ocorrem sempre em horários alternativos, distintos dos horários das aulas.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

Dexter, ou Designer de Experiência Transformadora, é um profissional que acompanha alguns dos cursos de pós-graduação lato sensu ESPM. Nos cursos acompanhados por um Dexter, esse profissional vai acompanhar os estudantes desde a formação da turma até a conclusão do curso. O Dexter tem o propósito de acolher os estudantes durante a sua jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado e mediando questões sociais, acadêmicas ou técnicas com eficiência, empatia e diálogo.