A Pós-Graduação em Data Analytics e Marketing oferece uma perspectiva abrangente ao apresentar e descrever as aplicações avançadas de data analytics e big data em áreas diversas, incluindo marketing, finanças, investimentos, planejamento e controle de produtos, gestão de recursos humanos, entre outras.
Nosso programa visa capacitar aos alunos com uma visão ampla das possibilidades atuais de aplicação dos recursos tecnológicos na análise e previsão de resultados. Também apresenta tendências futuras nesse campo, capacitando os participantes para o desenvolvimento e atuação em novos projetos que envolvam esses conhecimentos.
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O data analytics ou análise de dados é uma área da ciência da computação e da estatística que se concentra na interpretação e no processamento de conjuntos de dados para extrair informações valiosas e insights significativos. Esse conceito se tornou fundamental nas organizações modernas, dedicando recursos e influenciando seus colaboradores a se destacarem, uma vez que os dados desempenham um papel crucial na tomada de decisões eficazes.
A pergunta que se busca responder nesse contexto é: como analisar, de forma coerente e rápida, informações em tempo real e em quantidade não controlada, influenciando de forma estratégica a tomada de decisão das empresas?
Volume, variedade, velocidade, veracidade e valor definem as dimensões básicas do Big Data. Para trabalhar nessas dimensões, há a necessidade de se organizar as informações para efetivamente analisá-las de forma razoável e factível. Portanto, conhecer em essência as técnicas analíticas que envolvem a manipulação de grandes conjuntos de dados é uma tarefa dos novos gestores.
É importante observar que, independentemente das ferramentas disponíveis, é fundamental possuir sólida compreensão sobre os conceitos, permitindo decisões sobre as táticas e utilização dos insights de forma estratégica para atender as necessidades e os desafios dos negócios. É nesse contexto abrangente e com perspectivas promissoras de carreira que se insere a proposta da Pós-Graduação em Data Analytics e Marketing.
Data analytics envolve o uso de várias técnicas e ferramentas para:
Data analytics é fundamental por várias razões:
O curso de Pós-Graduação em Data Analytics e Marketing está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Profissionais de marketing, negócios, análise quantitativa e/ou de tecnologia em início de carreira, mas com alguma experiência profissional, que estejam interessados em conhecer ou ampliar seus conhecimentos sobre inteligência de mercado e big data. Compreende profissionais de equipes de Marketing, Inteligência de Negócio, Business Intelligence ou Tecnologia.
O curso explora, por meio da parceria com a IBM, a integração entre a capacidade analítica de trabalhar com dados de registros de bancos de dados, de redes sociais, de geolocalização etc. e a visão de mercado e negócios, e essa integração é cada vez mais comum nas empresas.
Ao criar uma pós-graduação em Data Analytics e Marketing, a ESPM e a IBM buscam capacitar os executivos, dando a eles uma forte e sólida base em gestão de soluções de software e tecnologia, mas desenvolvendo o foco, a paixão e a fidelidade para a missão do marketing de atendimento às necessidades e desejos por meio da comercialização. A visão será a de ser referência nesse campo híbrido de formação, contribuindo de maneira sistemática na geração de conhecimento e no atendimento e antecipação das demandas das empresas e da sociedade.
A missão do curso é capacitar profissionais para a utilização de técnicas nas áreas integradas de marketing e big data, buscando sinergia entre os conhecimentos dessas áreas por meio da construção de um ambiente com ênfase no indivíduo e sua inserção no espaço tecnológico atual.
Todas as disciplinas do curso terão uma aula dedicada à participação de um convidado especial, líder de empresa relevante e pertinente ao tema de cada matéria.
Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como valor presente, valor futuro, taxas e prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, demonstração de resultados e fluxo de caixa, e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.
Apresenta os principais conceitos e técnicas associados à gerência de projetos utilizados pelo PMI na gestão empresarial moderna, proporcionando uma visão realista da função do gerente de projeto, destacando o processo, a importância para o mercado e sua adaptabilidade à empresa e ao potencial de alavancagem dos negócios. Associar projetos com o planejamento estratégico. Conceituar, descrever e decompor a estrutura analítica de um projeto. Definição de métricas e medidas para gestão e acompanhamento de projeto. Entender os dilemas e desafios que precisam ser gerenciados durante a condução e implantação de projetos analíticos – principalmente envolvendo equipes multidisciplinares.
Propõe a abordagens analíticas quantitativas para estruturação e solução de problemas mercadológicos, e os principais conceitos e técnicas relativos ao sistema de informações de mercado e sua influência nas estratégias de tomada de decisão da organização em um ambiente de alta competitividade. Para tanto, enfoca o emprego de múltiplas técnicas de análise quantitativa utilizadas na gestão empresarial moderna.
Trata de tópicos como inferência estatística, modelos probabilísticos de previsão e auxílio à tomada de decisões.
Desenvolve conhecimentos essenciais na área de modelagem quantitativa para utilização nas demais disciplinas. Os tópicos incluem modelagem estatística de dados, noções de modelagem e resolução de problemas em planilha eletrônica e softwares de computação científica.
Visa capacitar o aluno na utilização de ferramentas básicas de análise de cenários e gestão de risco.
Ensina os requisitos para qualidade de uma decisão (decision quality): definição apropriada do problema (framing), alternativas criativas e viáveis, informação relevante e confiável, valores e trade-offs claros, raciocínio lógico e compromisso para ação.
Desenvolve, por meio de ferramentas de análise de decisão (tais como: diagrama de influência, tabela de estratégias, hierarquia de decisões, levantamento de questões, modelagem em Excel, diagrama tornado e árvore de decisões), racionais para tomada de decisões.
Em tempos de inovação e transformação digital nas organizações, liderança (tangível ou intangível, direta ou indireta, em qualquer formato) torna-se cada vez mais um tema central para o sucesso profissional de qualquer executivo ou empreendedor. Nesse cenário, tratar das novas formas e formatos não hierárquicos do trabalho, valorizando a cocriação e a troca contínua, surge como uma condição obrigatória. Pensando na liderança como elemento central da cultura e no impacto da cultura em todo processo de transformação e busca por “maturidade” digital porque passam todos os setores da economia, a proposta desta disciplina é uma ementa atual, efetiva e que engaja o aluno, preparando-o definitivamente para ser um líder não só de equipes, mas de projetos e um influenciador decisivo nesse processo de mudanças cada vez mais real e necessário.
Oferece a oportunidade de desenvolver e exercitar as competências necessárias para a avaliação das atividades dos concorrentes, das tendências gerais dos negócios e de hábitos e atitudes do consumidor, entre outros fatores, com o intuito de atingir os objetivos estratégicos da empresa em que atua. Aborda os aspectos relevantes da cultura organizacional para garantir um ambiente apropriado à construção, preservação e disseminação do conhecimento.
A disciplina visa auxiliar o aluno a alcançar, dentro da perspectiva de novos negócios, o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Isto é feito por meio de uma abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e BMG. Busca-se fazer com que o aluno não só conheça, mas vivencie estes conceitos se tornando um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam (ou superem) as expectativas de seus clientes.
Desenvolve e aprofunda o conhecimento sobre os temas CRM (Customer Relationship Management) e Consumer Insigths, levando a compreender o atual foco da competição das empresas na disputa pela lealdade de seus clientes. Portanto, são discutidas as modernas estratégias de relacionamento e de alternativas como forma de criar diferenciais para atrair e, principalmente, manter clientes, bem como conduzir projetos de Consumer Insights a fim de gerar inspiração e inovação nos negócios.
Saber aplicar de modo prático e lucrativo nos negócios os insights e inspirações com base em estudos comportamentais.
Trata de questões referentes às modernas plataformas digitais de CRM e Consumer Insigths. Tópicos abordados: conceitos Básicos sobre CRM – IDIP; CRM como “Estratégia de Negócio”; o CRM Social e o CRM 2.0; tipos de redes de mercado; plataformas de CRM, novas ferramentas de pesquisa (etnografia, netnografia, imersão, home visit, observação, curadoria de conteúdo, cocriação).
Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica.
Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios.
Conceitua Data Warehouse.
Ajuda a entender as idiossincrasias e interfaces das áreas de Tecnologia da Informação e Marketing nas corporações.
Apresenta os principais conceitos envolvendo Data Warehouse, sua arquitetura, estilos de modelagem e utilização.
Apresenta o conceito de sistemas integrados de gestão e os conceitos de ERP, CRM e OLAP.
A arquitetura de informação é a prática de decidir como organizar as partes de algo para ser mais compreensível, centrando-se na organização, estruturação e rotulagem de conteúdo de uma forma eficaz e sustentável. O objetivo é ajudar os usuários a encontrarem informações e completar tarefas. Para isso, é preciso entender como as peças se encaixam para criar uma imagem maior, e como os itens se relacionam entre si dentro do sistema.
Esta disciplina trata a administração de banco de dados como gestão de negócios, abordando práticas e procedimentos comuns para vários tipos de empresas e tecnologias de gestão de banco de dados.
Questões importantes no funcionamento diário e planejamento de longo prazo da administração de bancos de dados são examinados em profundidade.
Apresenta ao aluno as principais técnicas de modelagem e captura de dados em ambientes corporativos (bancos de dados relacionais) e via web (informações pouco ou não estruturadas), linguagem de consultas estruturadas a banco de dados (SQL), modelos informacionais e BI.
O campo da inteligência artificial (IA) estuda basicamente como reproduzir o comportamento humano inteligente em um computador. Busca-se a concepção de sistemas que possam aprender, planejar e resolver problemas de forma autônoma. A disciplina abordará os principais fundamentos de IA por meio da plataforma Watson, tais como resolução de problemas, reconhecimento de padrões, compreensão de linguagem natural, visão computacional, programação automática e aprendizado de máquina. Serão abordados também tópicos envolvendo aprendizado profundo de máquina (Deep Learning) por meio de experimentações dirigidas.
Apresentar os principais recursos atuais de captura e análise de dados em larga escala, tais como Hadoop, Spark e bancos de dados NoSQL.
Mostrar as técnicas de integração com sistemas tradicionais do tipo banco de dados relacional e as principais arquiteturas utilizadas na implementação de data lakes.
A disciplina conclui com um exemplo completo de operação MapReduce, essencial para análises em larga escala realizadas via web.
Apresentar ao aluno aplicações típicas lideradas por Chief Marketing Technologists em diversos mercados verticais, envolvendo dados estruturados e não estruturados no apoio à tomada de decisão.
Envolver o aluno em estudos de casos em que a construção de cenários de decisão é fundamental. Discutir a essência da mudança ou adaptação de paradigma de decisão que projetos não convencionais envolvendo Big Data trazem para os profissionais de marketing.
Elaborar um projeto aplicado de planejamento, gestão e/ou análise de informação no contexto do marketing, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.
Obs.: As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
07/10/2023, 16/09/2023, 28/10/2023, 25/11/2023, 24/02/2024, 16/03/2024, 06/04/2024, 27/04/2024, 18/05/2024, 08/06/2024, 06/07/2024, 10/08/2024
Local: ESPM Tech São Paulo
*datas sujeitas a alteração.
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado:
1x R$ 45.492,00
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Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Encontros presenciais e online com networking de verdade que vão além do Linkedin com muita troca de experiências, histórias de vida e caminhos de futuro.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, possuímos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
Se você é ex-aluno ESPM dos Cursos de Extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, possuem bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de Especialização, MBA e Master, o processo é o mesmo:
Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de formar especialistas na área do curso. Se for intitulado como “Certificate”, significa que é voltado para profissionais que estão no início da carreira. Já o MBA Executivo é focado, principalmente, em gestores e profissionais com mais de 5 anos de liderança, ou seja, para quem está em fase de consolidação da carreira. O Master é um programa mais amplo, que direciona as disciplinas para a área do curso, visa a formar gestores, mas não aborda matérias de negócios e administração. O MBA Clássico também busca formar gestores, porém, diferentemente do Master, inclui matérias de negócios e administração. Apesar das especificidades de cada uma das categorias, o MEC reconhece todas elas como cursos de pós-graduação lato sensu.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636. Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:
No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para mais informações, clique aqui.
De segunda à sexta-feira, serviço de VAN da ESPM
saída do Metrô Ana Rosa
(Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal)
Horários:
06h30 às 13h30
14h30 às 17h
18h às 23h30
Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:
Atendimento por WhatsApp
A ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.
O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.
Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.
Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.