Pós-graduação ESPM

Pós-Graduação em Data Analytics e Marketing

Em parceria com IBM

São Paulo - ESPM Tech

DAY ONE: 15/06/2024

Sobre o curso

A Pós-Graduação em Data Analytics e Marketing oferece uma perspectiva abrangente ao apresentar e descrever as aplicações avançadas de data analytics e big data em áreas diversas, incluindo marketing, finanças, investimentos, planejamento e controle de produtos, gestão de recursos humanos, entre outras.

 

Nosso programa visa capacitar os alunos com uma visão ampla das possibilidades atuais de aplicação dos recursos tecnológicos na análise e previsão de resultados. Também apresenta tendências futuras nesse campo, capacitando os participantes para o desenvolvimento e atuação em novos projetos que envolvam esses conhecimentos.

Pós-Graduação em Data Analytics e Marketing

Início das aulas: 15/06/2024

Dias da semana: às terças e quintas-feiras (hyflex), e um sábado (presencial) por disciplina

Período: Noturno

Horário: Às terças e quintas-feiras das 19h30 às 22h30 e aos sábados das 9h às 16h30

Carga horária: 390h

35X R$ 1.491,84

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 17/06/2024

Modalidade

HyFlex​

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente* nas unidades ESPM ou virtualmente via Zoom. Participe presencialmente para viver experiências imersivas e fazer networking ou participe virtualmente, de onde estiver, para melhor adaptação da sua agenda e localização. Gravações de aula disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta). *Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Evento de recepção dos alunos, DAY ONE, presencial no dia 15.JUN pela manhã.

Inicio do curso com a AULA INTEGRADORA em modalidade hyflex no dia 15.JUN à tarde.

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

ESPM Unlocked

Conteúdo online, ao vivo e gratuito

Aula aberta

O que os dados não contam

Sobre o curso

O conceito de data analytics surge como nova grande força nas organizações

O data analytics, ou análise de dados, é uma área da ciência da computação e da estatística que se concentra na interpretação e no processamento de conjuntos de dados para extrair informações valiosas e insights significativos. Esse conceito se tornou fundamental nas organizações modernas, dedicando recursos e influenciando seus colaboradores a se destacarem, uma vez que os dados desempenham um papel crucial na tomada de decisões eficazes.


A pergunta que se busca responder nesse contexto é: como analisar, de forma coerente e rápida, informações em tempo real e em quantidade não controlada, influenciando de forma estratégica a tomada de decisão das empresas?

 

Volume, variedade, velocidade, veracidade e valor definem as dimensões básicas do big data. Para trabalhar nessas dimensões, há a necessidade de se organizar as informações para, efetivamente, analisá-las de forma razoável e factível. Portanto, conhecer em essência as técnicas analíticas que envolvem a manipulação de grandes conjuntos de dados é uma tarefa dos novos gestores.

 

É importante observar que, independentemente das ferramentas disponíveis, é fundamental ter sólida compreensão sobre os conceitos, permitindo decisões sobre as táticas e utilização dos insights de forma estratégica para atender às necessidades e os desafios dos negócios. É nesse contexto abrangente e com perspectivas promissoras de carreira que se insere a proposta da Pós-Graduação em Data Analytics e Marketing.

Data analytics envolve o uso de várias técnicas e ferramentas para:

  • Coletar dados: reunir informações de diversas fontes, como bancos de dados, sensores, dispositivos IoT (Internet das Coisas) e redes sociais;
  • Limpar e preparar dados: processar dados brutos para eliminar erros, duplicações e torná-los adequados para análise;
  • Analisar dados: aplicar métodos estatísticos e algoritmos para identificar tendências, padrões e relações nos dados;
  • Visualizar dados: criar gráficos e visualizações para tornar os resultados da análise mais compreensíveis e acessíveis;
  • Tomar decisões: usar os insights gerados pela análise de dados para apoiar a tomada de decisões em diversas áreas, como negócios, saúde, marketing, entre outros.

Data analytics é fundamental por várias razões:

  • Tomada de decisões baseada em dados: ajuda a tomar decisões mais informadas e embasadas em evidências, o que pode aumentar a eficiência e a eficácia em vários setores;
  • Identificação de oportunidades de negócios: permite a descoberta de novas oportunidades de mercado, otimização de processos e aumento da competitividade;
  • Previsão e antecipação de problemas: permite prever tendências futuras, identificar problemas potenciais e tomar medidas proativas;
  • Personalização: facilita a personalização de produtos e serviços para atender às necessidades individuais dos clientes;
  • Economia de recursos: ajuda a evitar desperdícios de recursos e reduzir custos desnecessários.
Pos Graduacao em Data Analytics e Marketing SP
Áreas temáticas

O curso de Pós-Graduação em Data Analytics e Marketing está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Profissionais de marketing, negócios, análise quantitativa e/ou de tecnologia em início de carreira, mas com alguma experiência profissional, que estejam interessados em conhecer ou ampliar seus conhecimentos sobre inteligência de mercado e big data. Compreende profissionais de equipes de marketing, inteligência de negócio, business intelligence ou tecnologia.

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Em parceria com a IBM

O curso explora, por meio da parceria com a IBM, a integração entre a capacidade analítica de trabalhar com dados de registros de bancos de dados, de redes sociais, de geolocalização etc. e a visão de mercado e negócios, e essa integração é cada vez mais comum nas empresas. 

 

Ao criar uma pós-graduação em Data Analytics e Marketing, a ESPM e a IBM buscam capacitar os executivos, dando a eles uma forte e sólida base em gestão de soluções de software e tecnologia, mas desenvolvendo o foco, a paixão e a fidelidade para a missão do marketing de atendimento às necessidades e desejos por meio da comercialização. A visão será a de ser referência nesse campo híbrido de formação, contribuindo de maneira sistemática com a geração de conhecimento e o atendimento e antecipação das demandas das empresas e da sociedade. 

 

A missão do curso é capacitar profissionais para a utilização de técnicas nas áreas integradas de marketing e big data, buscando sinergia entre os conhecimentos dessas áreas por meio da construção de um ambiente com ênfase no indivíduo e sua inserção no espaço tecnológico atual.

O que você vai aprender:

Todas as disciplinas do curso terão uma aula dedicada à participação de um convidado especial, líder de empresa relevante e pertinente ao tema de cada matéria.

Nivelamento

– Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.

– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.

– Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como valor presente, valor futuro, taxas e prestações uniformes.

A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, demonstração de resultados e fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Gestão

– Apresenta os principais conceitos e técnicas associados à gerência de projetos utilizados pelo PMI na gestão empresarial moderna, proporcionando uma visão realista da função do gerente de projeto, destacando o processo, a importância para o mercado e sua adaptabilidade à empresa e ao potencial de alavancagem dos negócios.

– Associar projetos com o planejamento estratégico.

– Conceituar, descrever e decompor a estrutura analítica de um projeto.

– Definição de métricas e medidas para gestão e acompanhamento de projeto.

– Entender os dilemas e desafios que precisam ser gerenciados durante a condução e implantação de projetos analíticos – principalmente envolvendo equipes multidisciplinares.

– Propõe abordagens analíticas quantitativas para estruturação e solução de problemas mercadológicos e os principais conceitos e técnicas relativos ao sistema de informação de mercado e sua influência nas estratégias de tomada de decisão da organização em um ambiente de alta competitividade. Para tanto, enfoca o emprego de múltiplas técnicas de análise quantitativa utilizadas na gestão empresarial moderna.        

– Trata de tópicos como inferência estatística, modelos probabilísticos de previsão e auxílio à tomada de decisões.     


– Desenvolve conhecimentos essenciais na área de modelagem quantitativa para utilização nas demais disciplinas.

– Os tópicos incluem modelagem estatística de dados, noções de modelagem e resolução de problemas em planilha eletrônica e softwares de computação científica. 

        
– Visa capacitar o aluno na utilização de ferramentas básicas de análise de cenários e gestão de risco.

– Ensina os requisitos para qualidade de uma decisão (decision quality): definição apropriada do problema (framing), alternativas criativas e viáveis, informação relevante e confiável, valores e trade-offs claros, raciocínio lógico e compromisso para ação.     

– Desenvolve tomada de decisões por meio de ferramentas de análise de decisão racional, tais como: diagrama de influência, tabela de estratégias, hierarquia de decisões, levantamento de questões, modelagem em Excel, diagrama tornado e árvore de decisões. 

Em tempos de inovação e transformação digital nas organizações, a liderança (tangível ou intangível, direta ou indireta, em qualquer formato) torna-se cada vez mais um tema central para o sucesso profissional de qualquer executivo ou empreendedor.

Nesse cenário, tratar das novas formas e formatos não hierárquicos do trabalho, valorizando a cocriação e a troca contínua, surge como uma condição obrigatória.

Pensando na liderança como elemento central da cultura e no impacto da cultura em todo processo de transformação e busca por “maturidade” digital porque passam todos os setores da economia, a proposta desta disciplina é uma ementa atual, efetiva e que engaja o aluno, preparando-o definitivamente para ser um líder, não só de equipes, mas de projetos e um influenciador decisivo nesse processo de mudanças cada vez mais real e necessário.

Marketing

– Oferece a oportunidade de desenvolver e exercitar as competências necessárias para a avaliação das atividades dos concorrentes, das tendências gerais dos negócios e de hábitos e atitudes do consumidor, entre outros fatores, com o intuito de atingir os objetivos estratégicos da empresa em que atua.

– Aborda os aspectos relevantes da cultura organizacional para garantir um ambiente apropriado à construção, preservação e disseminação do conhecimento.

A disciplina visa auxiliar o aluno a alcançar, dentro da perspectiva de novos negócios, o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes.

Isto é feito por meio de uma abordagem estruturada baseada nas visões de lean startup, design thinking e BMG.

– Busca-se fazer com que o aluno não só conheça, mas vivencie esses conceitos tornando-se um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam (ou superem) as expectativas de seus clientes.

– Desenvolve e aprofunda o conhecimento sobre os temas CRM (Customer Relationship Management) e Consumer Insights, levando a compreender o atual foco da competição das empresas na disputa pela lealdade de seus clientes.

Portanto, são discutidas as modernas estratégias de relacionamento e de alternativas como forma de criar diferenciais para atrair e, principalmente, manter clientes, bem como conduzir projetos de consumer insights a fim de gerar inspiração e inovação nos negócios.       

 
– Saber aplicar nos negócios, de modo prático e lucrativo, os insights e inspirações com base em estudos comportamentais.        
– Trata de questões referentes às modernas plataformas digitais de CRM e consumer insights.

Tópicos abordados: conceitos básicos sobre CRM – IDIP; CRM como “Estratégia de Negócio”; o CRM Social e o CRM 2.0; tipos de redes de mercado; plataformas de CRM, novas ferramentas de pesquisa (etnografia, netnografia, imersão, home visit, observação, curadoria de conteúdo, cocriação).

Tecnologia

– Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica.

– Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios.

– Conceitua data warehouse.     

– Ajuda a entender as idiossincrasias e interfaces das áreas de tecnologia da informação e marketing nas corporações.

– Apresenta os principais conceitos envolvendo data warehouse, sua arquitetura, estilos de modelagem e utilização.    
– Apresenta o conceito de sistemas integrados de gestão e os conceitos de ERP, CRM e OLAP.

A arquitetura de informação é a prática de decidir como organizar as partes de algo para ser mais compreensível, centrando-se na organização, estruturação e rotulagem de conteúdo de uma forma eficaz e sustentável.

O objetivo é ajudar os usuários a encontrarem informações e completar tarefas. Para isso, é preciso entender como as peças se encaixam para criar uma imagem maior e como os itens se relacionam entre si dentro do sistema.

Esta disciplina trata a administração de banco de dados como gestão de negócios, abordando práticas e procedimentos comuns para vários tipos de empresas e tecnologias de gestão de banco de dados.

 

– Questões importantes no funcionamento diário e planejamento de longo prazo da administração de bancos de dados são examinados em profundidade.  

 – Apresenta ao aluno as principais técnicas de modelagem e captura de dados em ambientes corporativos (bancos de dados relacionais) e via web (informações pouco ou não estruturadas), linguagem de consultas estruturadas a banco de dados (SQL), modelos informacionais e BI.

– O campo da Inteligência Artificial (IA) estuda basicamente como reproduzir o comportamento humano inteligente em um computador.

– Busca-se a concepção de sistemas que possam aprender, planejar e resolver problemas de forma autônoma.

A disciplina abordará os principais fundamentos de IA por meio da plataforma Watson, tais como resolução de problemas, reconhecimento de padrões, compreensão de linguagem natural, visão computacional, programação automática e aprendizado de máquina.


Serão abordados também tópicos envolvendo aprendizado profundo de máquina (Deep Learning) por meio de experimentações dirigidas.

– Apresentar os principais recursos atuais de captura e análise de dados em larga escala, tais como Hadoop, Spark e bancos de dados NoSQL.

– Mostrar as técnicas de integração com sistemas tradicionais do tipo banco de dados relacional e as principais arquiteturas utilizadas na implementação de data lakes.           

 

A disciplina conclui com um exemplo completo de operação MapReduce, essencial para análises em larga escala realizadas via web.  

 

– Apresentar ao aluno aplicações típicas lideradas por Chief Marketing Technologists em diversos mercados verticais, envolvendo dados estruturados e não estruturados no apoio à tomada de decisão.     
– Envolver o aluno em estudos de casos em que a construção de cenários de decisão é fundamental.

– Discutir a essência da mudança ou adaptação de paradigma de decisão que projetos não convencionais envolvendo big data trazem para os profissionais de marketing.

Integração

Elaborar um projeto aplicado de planejamento, gestão e/ou análise de informação no contexto do marketing, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso.

O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

Obs.: As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira:

390h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

HyFlex​

Modalidade do curso

Sábado nos dias*

20/07/2024, 29/06/2024, 31/08/2024, 10/08/2024, 28/09/2024, 14/09/2024, 09/11/2024, 23/11/2024, 22/02/2025, 08/02/2025, 29/03/2025, 17/05/2025

Local: ESPM Tech São Paulo

*datas sujeitas a alteração.

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“Já pensou em melhorar os processos analíticos e de tomada de decisão em ambientes de negócios digitais? Cotidianamente, fazemos análise e decidimos sobre compras, serviços, experiências de clientes e, nos últimos anos, o big data trouxe uma complexidade ainda maior para analisar e decidir com foco em conhecimento de metodologias ágeis, ferramentas (inteligência artificial) e processos. Com ele, é possível ter insights de valor para seus negócios e carreira e, neste curso, em parceria com a IBM, você poderá se preparar para os desafios do analytics da nossa era atual e futura.”

Depoimentos de quem já passou por aqui

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R$ 1.300,00

matrícula

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1x R$ 1.300,00

matrícula

35x R$ 1.491,84

+

1x R$ 1.642,50

Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

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