Pós-graduação ESPM

Pós-Graduação em Inteligência de Dados em Negócios

Em parceria com Altair, Tableau (acadêmica) e Qsoft (institucional)

AULA INAUGURAL: 27/03/2025

Sobre o curso

O objetivo deste curso é formar especialistas em Inteligência de Dados capazes de transformar informações em decisões estratégicas para negócios data driven. Com uma abordagem prática e contemporânea, o programa prepara você para utilizar as ferramentas mais avançadas, como o Tableau, para interpretar dados, gerar insights valiosos e criar indicadores de performance (KPIs e OKRs) que impactam diretamente os resultados.

 

Além disso, o curso ensina a preparar dados com o Tableau Prep Builder, garantindo análises precisas, e a realizar Análise Preditiva com Auto Machine Learning no Rapid Miner, permitindo a previsão de tendências e decisões estratégicas. O egresso será um Cidadão Cientista de Dados, preparado para especificar processos de decisão, arquitetar dados, modelar problemas complexos e aplicar inteligência analítica nos níveis operacional, tático e estratégico.

Pós-Graduação em Inteligência de Dados em Negócios

Início das aulas: 27/03/2025

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 20h às 21h30

Carga horária: 360h

Duração: 3 Semestres

35X R$ 584,61

R$ 50.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 27/03/2025

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Sobre o curso

Deixe os dados falarem mais alto nas suas decisões empresariais.

A Pós-Graduação em Inteligência de Dados em Negócios oferece uma formação completa para profissionais que desejam liderar processos decisórios em empresas data driven. Com disciplinas que vão desde fundamentos em marketing e finanças até estratégias corporativas, o programa proporciona uma visão abrangente sobre os principais aspectos da tomada de decisão em negócios.
A grade também inclui conceitos avançados de ciência de dados, como preparação e visualização de dados (data storytelling e data art) e o uso de inteligência artificial para segmentação de clientes e análise preditiva, tudo com uma abordagem prática e orientada para resultados, capacitando o profissional para uma carreira analítica de sucesso.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:

Próxima data: 04 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo ou Rio de Janeiro.

18. Pos Graduacao em Inteligencia de Dados em Negocios
Áreas temáticas

O curso de Pós-graduação em inteligência de dados em negócios está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Este curso é ideal para analistas de negócios, desde trainees a profissionais seniores, e para quem deseja dominar ferramentas e técnicas essenciais do mercado. Destina-se também a consultores e autônomos que buscam se especializar para atender empresas de médio e grande porte, além de empresas e agências de comunicação que precisam se tornar verdadeiramente data driven.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Pré-disposição para aprender técnicas e ferramentas analíticas para apoiar decisões em marketing, relacionamento com clientes e negócios. Não é necessário conhecimento prévio de ferramentas de análise de dados.

Perfil do egresso

É esperado do egresso do curso Pós-graduação em Inteligência de Dados em Negócios as seguintes qualificações:

  • Capacidade para especificar os processos de tomada de decisão em toda a jornada analítica, desde a captura e preparação, até a parte de visualização de dados.
  • Arquitetar e organizar os dados e as informações internas e externas para apoiar o processo decisório operacional, tático ou estratégico;     
  • Modelar problemas complexos relacionados aos processos de marketing; 
  • Aplicar inteligência analítica e visão holística a respeito de processos e naturezas de informação para apoiar o processo decisório operacional, tático ou estratégico. 
logo-altair-branco

Parceria Institucional - ALTAIR

A parceria entre a Altair e a ESPM leva a plataforma líder em Machine Learning e Ciência de Dados, Altair RapidMiner, aos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. Com um ambiente poderoso no-code (sem necessidade de linguagem de programação), o Altair RapidMiner AI Studio democratiza o uso de tecnologias de análise e ciência de dados, capacitando estudantes e profissionais de áreas como vendas, marketing, recursos humanos e finanças a conceber e prototipar modelos de Machine Learning e IA Explicável.

logo tableau branco

Tableau, uma empresa Salesforce e líder na área de visualização de dados.

O curso tem como base de sustentação o apoio da empresa americana Tableau, líder no desenvolvimento de softwares para visualização de dados e parte da empresa Salesforce. Por meio do Programa Acadêmico da Tableau, os estudantes terão acesso às versões profissionais Desktop, Prep e Cloud, essenciais para a tomada de decisão do time de líderes nos negócios orientados a dados.

logo QSOFT

Parceria Institucional - QSOFT

A QSOFT, líder em soluções inovadoras de Data & Analytics, orgulha-se de anunciar sua parceria institucional com a ESPM. Esta colaboração sinérgica visa fomentar o avanço da educação e prática em Business Intelligence, unindo a vanguarda tecnológica da QSOFT com a excelência educacional da ESPM, para capacitar a próxima geração de profissionais em um mundo orientado por dados.

O que você irá aprender

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais de marketing.

 

Ao todo, o curso possui 11 disciplinas e uma disciplina para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O participante estudará uma disciplina de cada vez com aulas por web conferência ao vivo em dois dias da semana, de acordo com a grade do curso. A informação dos dias da semana e data de início do curso devem ser consultadas na página do curso, no site da ESPM.

Apresenta conceitos inerentes ao capital humano e a gestão de talentos, no contexto contemporâneo das organizações, considerando as transformações do ambiente digital que impactam o desenvolvimento de competências. Discute elementos do processo de formação de equipes, de engajamento e da autogestão, considerando, inclusive, as equipes multigeracionais; destacando a importância dos processos de comunicação, no ambiente de trabalho. Propõe reflexões sobre o desenvolvimento e gestão da carreira, sob o contexto do lifelong learning.

Trabalha conceitos, modelos e ferramentas básicas do campo de estudos do marketing, como função de negócios. Também aborda os principais elementos que compõem o planejamento de marketing contemporâneo. Esse embasamento