Pós-graduação ESPM

Master Custom Class Mentoring

Sobre o curso

O Master Custom Class Mentoring da ESPM é um curso a distância que se adapta às suas necessidades. Estruturado para atender às suas expectativas de aprendizagem, adota tecnologias e metodologias diversas de ensino que te ajudam a avançar na carreira executiva ou no mundo acadêmico – você decide.


Do início ao fim do curso
, você monta toda a grade curricular com a ajuda de um professor mentor dedicado exclusivamente aos seus interesses, podendo escolher entre mais de 100 disciplinas de diferentes áreas temáticas: Comunicação e Novas Mídias; Criatividade e Inovação em Negócios; Consumo e Experiência do Consumidor; Gestão de Marketing Digital e Data Science; Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional; e Marketing, Estratégia e Gestão, todas acessíveis online, proporcionando mais flexibilidade e conveniência para o seu aprendizado.

Master Custom Class Mentoring

Início das aulas: Imediato

Dias da semana: Customizáveis

Período: Noturno

Horário: Customizado

Carga horária: 480h

Duração: 4 Semestres

35X R$ 1.060,74

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 26/09/2024

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Sobre o curso

O Master Custom Class Mentoring da ESPM é perfeito para você que busca aprimoramento pessoal e profissional sem ter que abrir mão de suas atividades cotidianas:

> Flexibilidade em primeiro lugar: por ser um curso à distância, você tem liberdade para adequar os momentos de estudo à sua agenda. Você escolhe participar das discussões ao vivo nas aulas online (via Zoom) ou assistir às gravações quando quiser;


> Mentoria exclusiva:
do início ao fim do curso, você é acompanhado por um professor mentor em sessões individuais. Ele pode te ajudar a escolher as disciplinas que fazem mais sentido para a sua realidade e, também, te incentivar a cumprir todas as suas metas de aprendizagem;

> Mais de 100 disciplinas: com o seu objetivo em mente, você monta a sua grade curricular 100% do seu jeito, podendo escolher entre disciplinas à distância ou presenciais, todas prezando pela visão atualizada sobre os temas e pelo desenvolvimento de habilidades compatíveis com as exigências do mercado;

 

> Projeto de conclusão de curso: projeto aplicado ou artigo científico, a decisão está em suas mãos – e nas mãos do seu professor mentor. No fim do curso, você apresenta o projeto presencialmente para uma banca de professores altamente qualificados da ESPM, que garantem a excelência da sua trajetória.

1º curso de pós-graduação do Brasil com mentoria ao longo de todo o curso, com grade personalizada e TCC alinhado às necessidades do estudante.

Eventos Presenciais

Rede Temática

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 28 de junho de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da Rede Temática integrará o calendário acadêmico do curso. Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

Ao término do curso, os estudantes apresentarão, presencialmente, o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Para quem se destina

O Master Custom Class Mentoring se destaca por sua abordagem multidisciplinar e flexível, ideal para profissionais com, pelo menos, dois anos de experiência e formação em qualquer área que desejam expandir ou atualizar seus conhecimentos nas áreas focais do curso.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou no exterior e reconhecida pelo MEC.

Perfil do egresso

Ao concluir o curso, o profissional será capaz de utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para responder às demandas atuais e futuras da sua carreira profissional, formando assim um profissional completo em sua área de atuação com competências que incluem:

  • Liderança e autogestão do seu desenvolvimento profissional;
  • Capacidade crítica dos desafios organizacionais que enfrenta e do contexto organizacional;
  • Elaboração e seleção de alternativas para problemas organizacionais.

Monte seu curso

Master Custom Class Mentoring é um curso de pós-graduação lato sensu que terá 480 horas de duração, com previsão de conclusão de 20 meses, podendo variar conforme a matriz de disciplinas e o aproveitamento do estudante.

 

Caso o estudante deseje incluir disciplinas que acrescentem horas à carga horária inicialmente prevista, elas serão tratadas como disciplinas opcionais.

Qual foco deseja dar para seu trabalho final?​

O certificado de conclusão e o diploma serão confeccionados de acordo com a Área Temática do curso (por exemplo: Master Custom Class Mentoring em Marketing, Estratégia e Gestão).

Comunicação e Novas Mídias

O surgimento de novas mídias e a transformação em como o consumidor se comunica faz com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam o planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.

Criatividade e Inovação em Negócios

Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, você desenvolve competências que abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.

Consumo e Experiência do Consumidor

Construir experiências de consumo é fundamental para marcas que querem se destacar no mercado. Na área de Consumo e Experiência do Consumidor, você desenvolve competências voltadas para as ciências do consumo, construção de relacionamento e geração de experiências para o consumidor, baseadas em dados e métricas.

Gestão de Marketing Digital e Data Science

Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, você desenvolve competências para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO; além de discutir a geração, o tratamento e o uso de dados para tomada de decisão.

Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional

Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.

Marketing, Estratégia e Gestão

Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.

Qual projeto gostaria de desenvolver ao longo do curso?

Desde o início do curso, é importante que o estudante já tenha em mente seus objetivos para a realização do Master Custom Class Mentoring.

 

A partir desses objetivos, o Projeto de Conclusão Aplicado será definido pelo estudante, em conjunto com seu professor mentor.

 

Os objetivos do estudante e o projeto de conclusão servirão de base para o desenvolvimento da matriz de disciplinas e norteará os temas de maior relevância para cada estudante.

Esse projeto deverá ser desenvolvido ao longo do curso e será suportado pelas reuniões de mentoria que ocorrem ao longo do curso.

 

No último semestre, o estudante será alocado em uma disciplina específica para o projeto, permitindo que o estudante tenha maior dedicação ao trabalho e atinja seus objetivos.

 

Logo no processo seletivo, é importante que o estudante já tenha uma ideia inicial do projeto que gostaria de desenvolver, pois a seleção do professor mentor e toda a dinâmica do curso serão norteadas por essa pretensão.

 

Ao longo do curso, essa ideia inicial poderá sofrer ajustes conforme a evolução do curso e o momento do estudante

Projeto Aplicado

Trabalho direcionado à organização, ou ao mercado, em que o estudante atua, com um objetivo específico relacionado às Áreas Temáticas escolhidas. Exemplos: desenvolvimento de um plano de negócios ou o desenvolvimento de um plano de comunicação.

Artigo Científico

Artigo ou projeto de pesquisa passível de submissão em congressos científicos ou programas stricto sensu. Exemplos: pesquisa acadêmica sobre o comportamento de um dado público consumidor ou sobre o impacto de diferentes mídias. O trabalho científico é interessante para aqueles que tenham interesse em publicações científicas e/ou tenham a intenção de cursar um mestrado/doutorado.
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Quem lhe acompanhará ao longo de todo o processo?

Assim que o estudante inicia o curso, ele será alocado a um professor mentor, em sessões individuais, ao longo de todo o curso para otimizar sua aprendizagem!

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O projeto de conclusão de curso varia conforme o seu objetivo

O projeto de conclusão é realizado ao longo do curso. Vamos estabelecer seus objetivos de aprendizagem para o semestre, e o TCC responderá a esses objetivos com os conceitos das disciplinas definidas por você e seu professor mentor. Ao final do curso, você terá um panorama das aprendizagens e problemas organizacionais solucionados.

Mentoria ao longo de todo o curso

Ao iniciar o curso, você será designado a um professor mentor. Durante todo o programa, em sessões individuais, esse profissional dedicado ajudará você a maximizar sua aprendizagem e esclarecerá todas as suas dúvidas, garantindo um suporte personalizado à sua trajetória educacional.

Quais disciplinas deseja cursar?

Com o auxílio do professor mentor, o estudante poderá definir, entre mais de 100 disciplinas EAD ESPM, quais melhor se encaixam em seu projeto individual. A quantidade de disciplinas cursadas dependerá de cada estudante e totalizará, no mínimo, 32 créditos ou 480 horas.

 

Caso o estudante deseje incluir disciplinas que acrescentem horas na carga horária inicialmente prevista, estas serão tratadas como disciplinas opcionais.

+ de 100 Disciplinas

Dinâmica das disciplinas

Na ESPM, os estudantes têm acesso a uma lista detalhada das disciplinas para ajudar na escolha das que melhor se alinham aos seus objetivos*. As disciplinas EAD são realizadas em uma plataforma virtual e incluem, no mínimo, duas webconferências com o professor, permitindo interação direta e esclarecimento de dúvidas.

Essas aulas ao vivo acontecem após as 19h30 e ficam gravadas no ambiente virtual, disponíveis para serem revistas sempre que necessário ou assistidas posteriormente, caso o estudante não possa participar ao vivo.

*Caso perceba que uma disciplina escolhida não atende às suas expectativas após a primeira aula, é possível solicitar ao professor mentor, antes da segunda aula, a substituição por outra mais adequada.

20 meses

O curso tem cerca de 20 meses, podendo oscilar em função da grade preparada pelo estudante.

2 disciplinas

Simultaneamente, são realizadas duas disciplinas.

5 Horas

Cada disciplina requer cerca de 5 horas semanais para estudo do conteúdo e preparação das atividades.

O que você vai aprender:

Onde constará os links para as reuniões de mentoria e reuniões com a Coordenação do curso, as gravações das reuniões realizadas, a grade de disciplinas e outros comunicados e documentos do curso.

Comunicação e Novas Mídias

É inegável a presença e o interesse dos atores políticos, sejam eles candidatos em campanha, movimentos da sociedade civil, instituições públicas, sejam políticos em mandato pelas redes sociais e as inúmeras oportunidades de engajamento que eles oferecem. Todavia, quais são os métodos, as ferramentas e abordagens que podem diferenciar uma iniciativa da outra?  

Essa disciplina, de forma pragmática e com estudos de caso, apresenta as principais estratégias para a gestão das redes sociais, considerando o objetivo a ser atingido, o posicionamento de acordo com o comportamento do receptor, assim como os contextos das plataformas.

Ademais, olharemos para tecnologias de vanguarda e para as abordagens de segmentação, visando à maximização do objetivo determinado e preparando os estudantes para os desafios doravante.

 

Cada plataforma exige uma perspectiva específica por parte do emissor. E, embora as redes sociais sejam uma realidade quase onipresente no Brasil, canais como o rádio e a televisão continuam valiosos para qualquer estratégia de comunicação política.

O rádio, por exemplo, teve sua primeira transmissão no Brasil com o discurso do presidente Epitácio Pessoa, e fez, e ainda faz, parte de grandes eventos da sociedade brasileira. Já a televisão foi, por exemplo, fundamental para o movimento das Diretas Já! e o processo de redemocratização do País.  


O profissional de comunicação no contexto político (e social) não pode deixar de saber sobre as características dessas plataformas e como utilizá-las estrategicamente. Este módulo contextualizará a televisão, o rádio e a imprensa na perspectiva da comunicação política, explicando as peculiaridades e os desafios de cada um desses universos. Em adição, haverá uma oficina prática para que o cursista aplique os ensinamentos transmitidos, buscando a melhor performance midiática.  

Marcas políticas, em boa medida, são construídas por histórias bem contadas, narrativas que emulam desejos, princípios e valores. Todos nós temos uma relação próxima com narrativas desde quando nascemos. Ter uma história bem contada, nunca foi tão importante: as pessoas sofrem com a falta de tempo, e o mundo está com excesso de informação. Marcas, inclusive as políticas, têm o papel de facilitar escolhas e encantar.  

Uma boa história cria intimidade com o público e laços emocionais difíceis de serem quebrados. Ela apela ao coração do público e garante a perenidade da mensagem política.  

Esta disciplina ensinará aos dissentes técnicas para construir o storytelling político e fortalecer marcas, considerando o contexto transmidiático.  

Marcas fortes precisam estar profundamente engajadas com seu público-alvo. Construir uma experiência de marca diferenciada é uma das formas mais efetivas de criar esse engajamento. 

Neste módulo, o estudante compreenderá os conceitos envolvidos na construção da experiência diferenciada de marca, estudará casos de sucesso e estará apto a criar um plano para implementar tais técnicas em sua própria marca. 

Existem muitos meios digitais que podem ser utilizados para alavancar as comunicações das empresas com seus diversos públicos. 


Discutir as tendências das mídias sociais permite um pensamento estratégico que orienta as escolhas de caminhos a serem seguidos para os investimentos em comunicação institucional e mercadológica. 


Esta disciplina aborda maneiras para se chegar à liderança comunicacional no mundo VUCA (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity) ou BANI (brittleness, anxiety, nonlinearity and incomprehensibility), tanto por meio da utilização otimizada das mídias sociais digitais de forma orgânica ou impulsionada quanto apresentando as ferramentas digitais mais recomendadas para engajar diversos públicos. 


Entre elas, o estudante vai conhecer alternativas de gamefication, treinamentos EAD e mídias sociais corporativas fechadas no âmbito da TI da empresa.

A construção da imagem institucional e o estreitamento das relações emocionais do público com as organizações passa pela formulação de storytelling. 


Todos têm uma relação muito próxima com histórias de todas as naturezas. Desde que nascemos, somos envolvidos por narrativas que começam a ser contadas por nossos pais, depois na escola, pelos amigos e pelas instituições com as quais nos relacionamos. 


A vida das empresas deve ser contada interna e externamente para gerar envolvimento com a marca empregadora e com os produtos e serviços que são consumidos. Um registro das histórias da organização, desde o heroísmo empreendedor do seu fundador até as realizações de seus mais destacados colaboradores, pode engajar os atuais funcionários nas páginas que ainda precisam ser escritas. Da mesma forma, boas histórias conectam o mercado com a marca e criam laços de aproximação difíceis de serem quebrados. E mostrar as técnicas para construir storytelling corporativo é o objetivo desta disciplina. 

Mais do que nunca, a sociedade exige uma postura ética e responsável das organizações com as quais se relacionam. Apenas a produção de bons produtos e serviços, sozinha, deixou de ser suficiente para manter clientes fieis e funcionários engajados. As empresas precisam atuar de forma sustentável em todos os sentidos, tanto na sua atividade interna quanto na cadeia de produção de matérias-primas, no transporte e nas revendas. 


Esta matéria vai aprofundar o tema, mostrando os caminhos para comunicar online e off-line as atividades responsáveis da empresa, apresentando formas de gerir a diversidade, implantar uma política de compliance para toda a organização, divulgar as ações de sustentabilidade e otimizar as relações éticas com a sociedade de modo geral. Tudo para estar cada vez mais dentro dos preceitos do ESG. 


Fazem parte deste conteúdo curricular as discussões e as alternativas mais adequadas para equacionar as questões de gênero, a inibição dos assédios morais e sexuais, a inclusão de pessoas com necessidades especiais e o aproveitamento de profissionais da terceira idade.

Decorrente da imagem institucional, a reputação de uma empresa é construída ao longo do tempo, como resultado das suas ações, valores praticados e efetivas contribuições à sociedade.


Para muitas empresas, a reputação constitui a maior parte do valor da marca no mercado, superando seus ativos tangíveis e sua geração de caixa. 


Isso porque uma reputação bem construída é capaz de superar crises de várias naturezas (tema de outra disciplina específica deste curso), permitindo que a marca se reconstrua diante dos olhos do mercado, amparada por um passado respeitável. 


Esta matéria mostrará como deve ser construída a imagem corporativa de uma organização, alinhando seus discursos institucionais para que ela tenha uma imagem única ao longo do tempo, empregando elementos constitutivos de uma identidade de marca. 


Serão apresentadas formas de se desenvolver e aproveitar as relações com influenciadores, além de metodologias para estudar a imagem atual da empresa e planejar a imagem pretendida.

Não importa o tamanho da empresa – micro, pequena, média ou grande – ou se ela é organizada ou desorganizada. Todas as instituições estão sujeitas a vivenciar uma crise de imagem no mercado e as que sabem enfrentar bem a situação, sobrevivem e seguem em frente, superando o momento difícil, as que não souberem, desaparecerão ou sofrerão com graves consequências. 


Nesta matéria, serão apresentadas as características de um bom plano preventivo contra as crises (Crisis Response Plans – CRP) e como implantá-lo na empresa como forma ideal de não vivenciar resultados desastrosos para a imagem corporativa. 


Serão discutidas, também, as ações que devem ser adotadas quando uma crise já se instaurou: respostas imediatas, atitudes para gerar empatia com o público, utilização das mídias sociais, atendimento à imprensa, monitoramento das notícias e atividades posteriores à crise para recuperar a imagem abalada. 


O estudante vai aprender a lidar e tirar proveito das crises geradas no mundo das fake news.

A comunicação interna é uma necessidade de todas as empresas para manterem seus funcionários bem informados sobre tudo o que acontece e o que deverá acontecer no ambiente da empresa. Mas só isso não basta para estimular nos colaboradores os comportamentos mais adequados para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho. É necessário implementar campanhas de endomarketing que estimulem todos a perseguirem objetivos comuns da organização, criando motivações corporativas para que cada um dê o máximo da sua capacidade produtiva e criativa. 


A abordagem desta matéria é focada nas duas formas de ação conjugadas: planejamento, criação e implementação do endomarketing estratégico, ao lado do uso complementar da comunicação interna para fixação dos conceitos essenciais. As alternativas vistas no módulo “Universo Digital das Comunicações” serão resgatadas neste módulo, dessa vez, sob o aspecto dos conteúdos mais recomendados para modificar comportamentos, aproximar gestores das equipes e manter os colaboradores motivados para o permanente empreendedorismo corporativo. 


O estudante aprenderá a criar fluxos horizontais de comunicação para envolver o público interno na busca de soluções, com empoderamento e descentralização do poder hierárquico concentrador.

A existência da empresa sempre está condicionada às relações com seus clientes. Uma boa estratégia de comunicação deve prever ações para os três momentos de interação com seus consumidores: pré-venda (geração de conhecimento e conquista), venda (consideração e preferência) e pós-venda (relacionamento para futuras compras). 

Neste módulo, o estudante será levado a percorrer toda a cadeia de ações para o envolvimento e encantamento dos clientes, tais como as campanhas para ampliar a visibilidade do produto, propaganda, campanhas conjugadas com parceiros, promoções no PDV, programas de fidelidade, envolvimento com relações públicas, entre outras possibilidades. 


Os meios online e off-line, conjugados, serão vistos dentro do conjunto de alternativas para conquistar e reter clientes que verdadeiramente se identifiquem com a marca, seus produtos e serviços. 

A imprensa sempre foi considerada o 4º poder por sua influência na formação da opinião pública. Atualmente, os meios impressos e eletrônicos perderam um pouco da sua força para os meios digitais. Mas a mídia jornalística continua influenciando atitudes e percepções. 


A maneira como se relacionar com a imprensa de forma positiva, obtendo espaços editoriais gratuitos que divulguem a marca institucionalmente é o objetivo desta disciplina. 


Serão vistas maneiras de estruturar uma assessoria de imprensa ativa em busca de divulgações constantes, conquistando matérias estratégicas em veículos de real interesse para os objetivos do negócio. 


A atuação receptiva, reagindo às solicitações de jornalistas também será discutida, ao lado das maneiras para transformar a empresa e seus executivos em fontes de informações. 


Como elaborar um media training, como utilizar os influencers digitais e como ser notícia nos veículos e portais digitais é mais um conteúdo importante que o estudante aprenderá neste módulo. 

Desenvolver ações e estratégias de inbound e conteúdo mais personalizados e centrados nas personas do target. No curso, o estudante vai aprender como melhor interagir e usar as estratégias de search e SEO, como planejar, criar, formatar e entregar conteúdos customizados para gerar leads mais qualificados através de ações e ferramentas centradas e relevantes para seus leads e audiências, nos canais próprios da marca e nas redes e mídias sociais. Conhecerá estratégias responsivas de inbound e content targeting e shopper centric.


Esta disciplina vai permitir ao estudante conhecer esses fundamentos, as técnicas e ferramentas para atrair e gerar maior interação e conexão com os públicos de interesse, os atendendo, orientando e os inspirando em sua experiência de compra, criando vínculos mais sólidos entre os clientes e a marca, trazendo resultados mais sustentados, gerando maior conversão de vendas para a empresa. 

– Compreender o conceito de tendências/trends e a abordagem de pesquisa e inovação em consumer insights.


– Saber utilizar as ferramentas de identificação e análise de tendências.


– Compreender os consumidores como seres humanos complexos, plurais e diversos.


– Saber aplicar de modo prático e lucrativo nos negócios os insights tendo como base os estudos comportamentais.


– Planejar projetos de consumer insights com o objetivo de gerar inspiração e inovação.

O foco desta disciplina é analisar os papéis das redes sociais e dos meios de comunicação e compreender os fenômenos de formação, persuasão, influência, controle e manipulação de opinião pública.


– Analisar o impacto das mídias sociais e digitais nas audiências e públicos e na formação da opinião pública. A disciplina visa à analisar o comportamento social, analisar fatores sócioculturais e sóciocomunicacionais que interferem no processo de desenvolvimento da formação da opinião pública. A disciplina visa à compreender os diversos tipos de comportamentos coletivos.