O TEMPO
QUE TRANSFORMA
10 ANOS DO CURSO DE
CIÊNCIAS SOCIAIS E DO CONSUMO DA ESPM
Presencial
Um marco para celebrar, pensar e provocar
O tempo transforma – mas também guarda marcas. Celebrar os 10 anos do curso de Ciências Sociais e do Consumo da ESPM é mais do que olhar para trás: é revisitar memórias, questionar permanências e imaginar futuros possíveis para um campo que conecta cultura, comportamento e mercado.
Dez anos depois, seguimos formando olhares capazes de ler a sociedade pelo viés do consumo – e, principalmente, de questioná-lo.
No dia 30 de outubro, nosso campus vai se tornar uma linha do tempo viva: do passado ao presente, em direção a futuros que ainda estão em construção.
30.OUT
Manhã (das 9h às 13h)
Noite (das 19h às 21h)
ESPM-SP - Rua Dr. Álvaro Alvim, 123
Vila Mariana
Como dividiremos o nosso tempo
De manhã, aproximação entre mercado e academia toma o palco. Consultorias como a Box1824 e a BALT, especialistas em captar os sinais de mudança do amanhã, dividem espaço com a visão de Vladimir Safatle, doutor em Filosofia e pesquisador de destaque internacional. Pluralidade que pulsa no curso.
À noite, o Teatro ESPM recebe Michel Alcoforado, antropólogo do consumo, sócio da Consumoteca, colunista e autor de “Coisa de Rico: A vida dos Endinheirados Brasileiros”. Ao lado da mediação da professora Karla Gobo, será um encerramento de fôlego, no tom exato do evento: entre lembranças e possibilidades.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
MANHÃ
9h
ABERTURA
Andrey Albuquerque Mendonça – Professor Âncora do Eixo de Pensamento Crítico da ESPM
9h30
PAINEL 1
Vladimir Safatle – Universidade de São Paulo (USP)
11h
COFFEE BREAK
11h30
PAINEL 2
Box1824 - Gabriel Milanez e Alexandre Porto Alegre
BALT - Ana Catarina Holtz e Gabriel de Brito, egresso ESPM
Noite
19h às 21h
PAINEL DA NOITE
Michel Alcoforado - Antropólogo, professor, palestrante e especialista em comportamento, consumo e inovação. Autor do livro “Coisa de Rico: A Vida dos Endinheirados Brasileiros”
CONVIDADOS

Andrey Albuquerque Mendonça
Graduado em Publicidade e Propaganda (1998), mestrado em Teologia Sistemática pela FTBSP (2007), mestrado em Filosofia da Religião pela PUC-SP (2011). Exerce a docência há dezoito anos, tendo iniciado a ministrar aulas de diversas disciplinas teológicas e filosóficas em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Desde 2013, é Professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, onde leciona disciplinas na área de Humanidades. É professor âncora do Eixo de Pensamento Crítico da ESPM.

Vladimir Safatle
Vladimir Safatle é formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Filosofia pela mesma instituição e doutor em Filosofia pela Universidade de Paris–VIII. Professor titular do Departamento de Filosofia da USP, onde leciona desde 2003, é também professor do Instituto de Psicologia da mesma universidade e foi professor convidado nas universidades de Ca’Foscari (Veneza), Paris I, Paris VII, Paris VIII, Paris X e Toulouse (França), Louvain (Bélgica), Essex (Inglaterra), Universidade de California, Berkeley (Estados Unidos), The New Institute (Alemanha), entre outros. Um dos coordenadores do Laboratório de Pesquisas em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip/USP), é membro do conselho diretivo da International Society of Psychoanalysis and Philosophy. É colunista e comentarista de alguns dos principais meios de comunicação do país.

Gabriel Milanez
VP de Estratégia, Box1824
Com 25 anos de experiência profissional, atua na Box1824 desde 2007 liderando times de pesquisadores e estrategistas à frente de estudos brasileiros e globais para clientes como Vivo, Itaú, Stellantis (Fiat, Jeep, Ram), AB InBev, Google, dentre outros. É graduado em Comunicação Social (USP) e em Ciências Sociais (USP), é mestre em sociologia (USP) e atualmente doutorando em Sociologia (USP).

Alexandre Porto Alegre
Estrategista Sênior, Box1824
Graduado em Ciências Sociais (USP) e pós-graduado em Ciência Política (FESP), atua como estrategista sênior há mais de 5 anos na Box1824, com especialização em metodologias quantitativas. Realiza projetos de consultoria para empresas nacionais e internacionais como Itaú, Amazon, Claro etc.

Ana Catarina Holtz
Cofundadora e Head de Pesquisa da BALT — agência de pesquisa e tendências em São Paulo — com atuação desde 2013 e projetos para clientes como Sicredi, Natura, Google e Grupo Globo. Professora de Publicidade e Propaganda no SENAC/SP; mestre (PUC-SP) e doutora em Comunicação e Consumo (ESPM).

Gabriel de Brito
Formado em Ciências Sociais e do Consumo pela ESPM e atua como Analista de Consumer Insights na BALT, agência especializada em pesquisa e estratégia. Com experiência em estudos de mercado, tendências e comportamentos emergentes, atualmente cursa pós-graduação em Mídia, Política e Sociedade na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

Michel Alcoforado
Michel Alcoforado é antropólogo, professor, palestrante e especialista em comportamento, consumo e inovação. Doutor em antropologia do consumo, com passagens pela University of British Columbia (Canadá), Berlin School of Creative Leadership (Alemanha), ESPM e London College of Fashion. É sócio-fundador do Grupo Consumoteca, colunista da Rádio CBN e host do podcast 'É Tudo Culpa da Cultura'. Autor dos livros 'De Tédio, Ninguém Morre" e "Coisa de Rico" e conselheiro da Think Olga. Pesquisa temas como Gerações, tecnologia, Economia da Atenção, comportamentos digitais e os impactos culturais do presente e do futuro.

Karla Gobo
Karla Gobo é coordenadora do Eixo de Humanidades da ESPM. Doutora em Sociologia pela UNICAMP, com estágio de pós-doutorado na Freie Universität Berlin, sua agenda combina ensino e pesquisa aplicada sobre diplomacia, gênero e elites. Como consultora da Associação e Sindicato dos Diplomatas Brasileiros (ADB), liderou projetos de análise sobre inclusão e carreira no Itamaraty.

Pedro de Santi
Atua na Graduação da ESPM e em cursos de Especialização em Teoria Psicanalítica (PUC-SP), Cultura Material e Consumo (ECA-USP) e na Casa do Saber. É líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Eu e o outro na cidade. Pós-doutor em Comportamento do Consumidor pela ESPM, doutor em Psicologia Clínica e psicólogo pela PUC-SP, e mestre em Filosofia pela USP. Autor de A crítica ao eu na Modernidade: em Montaigne e Freud (2022, 2ª ed.), A subjetividade no ambiente conectado (2020), Existir na cidade 2: memória (com Clarissa Rahmeier, 2019), Existir na cidade: os contornos de si no (des)encontro com o outro (com Clarissa Rahmeier, 2018), Eu e o outro na cidade: ensaios psicanalíticos (2016), Desejo e adição nas relações de consumo (2011), A crítica ao eu na Modernidade: em Montaigne e Freud (2003), A construção do eu na Modernidade: uma apresentação didática (1998) e Psicologia: uma nova introdução (com Luis Cláudio Figueiredo, 1997).