Fórum Educação 5.0 - 2025

Rio de Janeiro

Vivemos em tempos de rápidas mudanças tecnológicas, sociais e econômicas, o que era suficiente ontem, pode não ser mais amanhã. E a educação está no centro dessa transformação.  

Debater o futuro da educação é essencial para nos prepararmos para os desafios que estão por vir e garantir que as próximas gerações estejam prontas para enfrentá-los. 

O Fórum Educação 5.0 – 2025, promovido pela ESPM, instituição autoridade em marketing na América Latina, é uma oportunidade para refletir, debater e, principalmente, colocar a mão na massa.  


Ao longo de uma programação que combina painéis com especialistas e atividades práticas colaborativas, educadores de todo o Rio de Janeiro vão construir juntos cenários e soluções para os desafios da educação nos próximos anos. 

Mais do que um espaço de discussão, o Fórum é uma imersão que incentiva a troca de experiências entre instituições, amplia o repertório e fortalece o verdadeiro networking entre profissionais que compartilham a missão de transformar a educação. 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Programação

10 de abril 

19h30 – Nosso encontro será realizado no restaurante Julieta de Serpa (Custeado pela ESPM)


11 de abril
 

8h30 – Welcome Coffee   

9h – Painel 1: “Mercado de trabalho e futuro do ambiente profissional”, com Rafael Nascimento (Instituto Coca-Cola Brasil), Camila Martins (Grupo Cataratas) e Vinicius Ribeiro (SC Johnsons) 

10h – Painel 2: “O futuro do setor da educação”, com João Alegria (Fundação Roberto Marinho) 

11h – Painel 3: “A geração alpha e as perspectivas para o futuro da educação”, com Viviane Mosé (Academia Brasileira de Cultura) 

12h – Painel 4: “Elaboração de cenários e futuros possíveis”, com Marco Aurélio Rodrigues (ESPM) 

13h – Almoço no restaurante Casa da Glória (Custeado pela ESPM).

14h30 – Workshop “Cenários futuros: o jovem do amanhã”

16h30 – Encerramento do evento 

Palestrantes

Camila Martins

Camila Martins

Head de Marketing no Grupo Cataratas

Pós-Graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e Graduada em Marketing pela ESPM.

Atua como Head de Marketing no Grupo Cataratas, a maior empresa de gestão de atrativos turísticos do Brasil, responsável pela gestão das Cataratas do Iguaçu, Fernando de Noronha, Cristo Redentor, AquaRio, entre outros.

João Alegria

João Alegria

Secretário-Geral da Fundação Roberto Marinho 

Doutor em Educação Brasileira e Graduado em História. 

Atuou como Professor da Educação Básica; Autor (literatura infantojuvenil – com títulos distribuídos pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola, PNBE/MEC Literário) e Diretor de televisão (Canal Futura), tendo escrito e dirigido documentários, programas e séries de TV na produção independente com emissoras de televisão no Brasil.

É Professor licenciado do Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO); Pesquisador e Especialista nas relações entre educação, comunicação e tecnologia.

Marco Aurélio Rodrigues

Marco Aurélio Rodrigues

Professor do curso de Mestrado em Gestão de Economia Criativa da ESPM-RIO

Doutor e Mestre em Administração de Empresas pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com ênfase em Organizações, Estratégia e Sistemas de Informação. Cursou o programa de intercâmbio e extensão da Wharton School of the University of Pennsylvania. Tem MBA em Marketing pela EPGE/FGV-RJ e é Graduado em Comunicação Social pela UFRJ.

Grande experiência em empresas de marketing e publicidade; é Pesquisador em Planejamento Estratégico, com trabalhos publicados em revistas acadêmicas e apresentados em congressos nacionais e internacionais. Foi vencedor do Prêmio de Melhor Trabalho do Encontro de Marketing da ANPAD (2012). 

É Membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM e do Centro de Estudos em Estratégia e Inovação do COPPEAD e Coordena o programa Executive MBA Consortium for Global Innovation pelo COPPEAD.

Atualmente, leciona nos cursos de pós-graduação em Marketing, Estratégia e Gestão de Inovações na ESPM-RIO, no IBMEC-RJ, no COPPEAD-UFRJ e na Fundação Dom Cabral (FDC), e atua como Consultor em Planejamento Estratégico e Facilitador de treinamentos in-company.

Rafael Nascimento

Rafael Nascimento

Head de Comunicação e Marketing no Instituto Coca-Cola Brasil.

Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e Mestre em Gestão pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Experiência em comunicação, marketing, trade e operações. Atuou em empresas como Embratel, L’Oréal, Dufry, Ancar Ivanhoe e Nokia Siemens.

Atualmente, é Professor de Marketing e Comunicação na graduação e pós-graduação da ESPM-RIO Celso Lisboa e FGV.

Vinicius Ribeiro

Vinicius Ribeiro

Gerente de Marketing na SC Johnson

Mestrado Profissional em Administração de Empresas pelo Instituto de Administração e Gerência da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG-PUC-RIO) e Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela ESPM.

Tem grande experiência na área de marketing. Atualmente, é Gerente de Marketing na SC Johnson, multinacional de bens de consumo, sendo responsável pelas marcas OFF! e Exposis no Brasil. É também Professor no MBA da IAG, em Gestão de Marketing, e da ESPM, em Marketing.

Viviane Mosé

Viviane Mosé

Filósofa, Psicanalista, Poetisa. Membro da Academia Brasileira de Cultura

 

Doutora e Mestra em Filosofia e Graduada em Psicologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Especialista em elaboração e implementação de políticas públicas; Autora de livros de poesia, filosofia, educação,  com indicações ao prêmio Jabuti, e da série “Ser ou Não Ser (Programa Fantástico – TV Globo). Foi Comentarista na Rádio CBN, do ICL e do Programa Encontro com Fátima Bernardes.

Traz como principais temas em suas palestras a sociedade em rede e os desafios do mundo contemporâneo, especialmente aplicados à educação e à gestão pública e privada.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

1. Quem pode participar do evento?

O evento é voltado para representantes de escolas e educadores que desempenham papéis cruciais na formação e transformação das novas gerações.  

O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de abril.

10 de abril, às 19h30: Restaurante Julieta de Serpa (Praia do Flamengo, 340 – Flamengo, Rio de Janeiro/RJ), custeado pela ESPM.

11 de abril: ESPM-RIO – Ladeira da Glória, 26 – Glória.

Sim, o evento é gratuito para os participantes. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Núcleo de Relacionamento:

Translate

According to your choice