AULA ABERTA
Projetando UX para Games: Uma Imersão na Experiência do Jogador
Pós-Graduação em Game Business: Jogos como Negócios
Online
Vivencie a ESPM
Descubra como a aplicação dos princípios de UX pode transformar um jogo promissor em uma experiência inesquecível e envolvente para os jogadores.
Tópicos Abordados:
• Princípios Fundamentais de UX e UX em Games
• Métodos de pesquisa e análise para conhecer seu público-alvo, suas necessidades e expectativas
• Design Centrado no Jogador: Aplicando uma abordagem iterativa para projetar, testar e refinar a experiência do jogador em cada etapa do desenvolvimento.
• Usabilidade em Interfaces de Jogo: Criando menus, HUDs e controles eficazes e acessíveis.
• Arquitetura da Informação e Navegação: Organizando o conteúdo do jogo de forma lógica e intuitiva.
• Feedback e Recompensa: Utilizando mecanismos para manter o jogador engajado e motivado.
- 20.MAI 2025
- Das 19h30 às 21h30
- Online, via LinkedIn
- Gratuito
Palestrante:
Vince Vader
Doutor com pesquisa em “Advergames” e Doutor pela Fakulta Masmédií da Paneurópska Vysoká Skola na cidade de Bratislava (Eslováquia); Doutor e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo, Pós-Graduado e Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Professor na graduação Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), onde leciona as disciplinas de User Experience e User Interface para o curso de Sistemas de Informação; e Ciclos de Produção 5 – Projeto de Game, para o curso de Cinema e Audiovisual.
Trabalha com projetos digitais e criação de games desde 1998, e já realizou trabalhos por meio de agências de publicidade para marcas como: Google, Danone, Intel, Adria, Ford, Itaú, Vivo e McDonalds. Publicou, pela Cengage Learning, os livros “Game Design: modelos de negócio e processos criativos” e “Game Cultura: comunicação, entretenimento e educação”. Paralelamente à produção acadêmica, lançou card games, board games, advergames para internet, games para PC e jogos para plataforma mobile. É game designer parceiro na Grow Jogos, onde criou os projetos War Vikings, War Game of Thrones e Food Truck Express.
Coordenador do curso:
Guilherme Camargo
Publicitário formado pela ESPM; + de 20 anos de experiência nas áreas de consumo e tecnologia, sendo 13 na Microsoft onde foi o gerente geral da divisão de Games (Xbox e Games for Windows) entre 2006-2012, trazendo a produção local de consoles e jogos para o Brasil. Em 2012 tornou-se sócio CEO da agência de tecnologia interativa Sioux que em 2018 virou um grupo de empresas, o Sioux Group. A holding é formada por 4 empresas (Sioux, Go Gamers, Ludos Pro e Diáspora Black) e 5 produtos (Moovieplay, Pro Plugg, Jam Plug, PGB e Booga Boom) com o DNA de tecnologia, comunicação e games/gamificação. Exerce outras atividades como a de professor na pós-graduação da ESPM desde 2013 e coordenador da Pesquisa Game Brasil (o maior painel de comportamento gamer da América Latina).