Comunicação e ESG – Propósito e Sustentabilidade das Organizações

Online ao Vivo

Turma confirmada

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

O curso apresenta variadas percepções da evolução da comunicação, passando por uma abrangente contextualização histórica e conceitual da comunicação corporativa. Os participantes são convidados a refletir o equilíbrio, o impacto da cultura, suas possíveis contribuições para a transparência do propósito e da governança organizacional.

Para quem se destina?

​​​Público Geral
​O curso é destinado a:
  • ​Analistas que buscam compreender melhor o contexto atual da Agenda ESG e da sustentabilidade no âmbito das organizações.
  • ​Profissionais que atuam no campo da comunicação corporativa e pretendem se atualizar, para comunicar melhor os pilares ESG de sua organização.
  • ​Empreendedores, Gestores que buscam novas perspectivas de transformação organizacional, a partir de uma abordagem prática de transformação cultural, que querem dirigir seus negócops em consonância com o propósito e práticas de sua governança.
  • ​Estudantes que querem conhecer melhor este campo.

Programa

O que você vai aprender

O curso busca o aprendizado das novas demandas da comunicação corporativa voltadas para a agenda ESG, ao longo dos seus 4 encontros, será apresentado o conceito trabalhado por organizações de referência, com a realização de interações e construções colaborativas, tão fundamentais neste campo profissional. O curso propõe uma trilha compacta para atualização inspiração de agentes atuantes na comunicação, conscientes da relevância, coerência entre prática e discurso
Encontro 1: Os princípios da Comunicação Sustentável e Agenda ESG
  • Os princípios norteadores e uma breve contextualização da Comunicação, o conceito e a verdadeira prática de Sustentabilidade e do que chamamos de Agenda ESG. Mas, afinal, por que ainda precisamos comunicar a sustentabilidade das organizações? Qual a motivação?
Encontro 2 – Diálogo: Diversidade para além das normas.
  • No segundo encontro, passamos para uma reflexão sobre a motivação e as exigências da transparência dos relatos gerados na cultura organizacional. Trabalharemos o conceito de impacto, engajamento e sustentabilidade.
  • Contextualizando as demandas da Agenda ESG
Encontro 3 – Composição greenwashing
  • A comunicação dos aspectos ambientais, sociais e de governança possuem impacto maior do que os próprios produtos ou serviços na construção da reputação de marca. Como identificar se a prática está alinhada com o discurso organizacional.
Encontro 4 –Prototipando a Comunicação Consciente
  • O exercício tem como objetivo instrumentalizar as práticas comunicacionais, a identificação de parceiros, partes interessadas, proposta de valores, entre outros aspectos.

Quando acontece?

Cursos de ESG

Este curso faz parte do HUB de ESG

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Luciana Cruz

Carolina Losicer

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.