Pós-graduação ESPM

Pós-graduação em Gestão de Trade Marketing – indústria, varejo e serviços

Em parceria com Infracommerce

São Paulo - ESPM Tech

DAY ONE: 15/06/2024

Sobre o curso

Objetivos:

  • Apresentar os fundamentos e as ferramentas da área
  • Contextualizar os cenários estratégicos envolvidos na integração dos canais físicos e digitais
  • Desenvolver a visão crítica e o uso de novas tecnologias aplicadas nas relações com clientes e shoppers
  • Criar a capacidade de realizar diagnósticos e de desenvolver planos estratégicos de trade marketing atrelados aos objetivos de marketing e do comercial.

Pós-graduação em Gestão de Trade Marketing – indústria, varejo e serviços

Início das aulas: 15/06/2024

Dias da semana: às segundas e quartas-feiras (hyflex), e um sábado (presencial) por disciplina

Período: Noturno

Horário: Às segundas e quartas-feiras das 19h30 às 22h30 e aos sábados das 9h às 16h30

Carga horária: 390h

Duração: 2 Semestres

35X R$ 1.491,84

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 16/06/2024

Modalidade

HyFlex​

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente* nas unidades ESPM ou virtualmente via Zoom. Participe presencialmente para viver experiências imersivas e fazer networking ou participe virtualmente, de onde estiver, para melhor adaptação da sua agenda e localização. Gravações de aula disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta). *Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Sobre o curso

Experiências diferenciadas e customizadas em todos os canais

Trade marketing é uma área estratégica que tem se tornado cada vez mais importante para empresas de todos os segmentos. Diante do aumento da concorrência, da complexidade dos canais de distribuição e da demanda por personalização, é fundamental que as empresas tenham profissionais capacitados para lidar com esses desafios.  

No atual contexto de mercado marcado pela volatilidade, digitalização e omnicanalidade, o trade marketing precisa se adaptar para continuar sendo um diferencial competitivo frente às tendências que estão moldando o mercado, como o uso de dados para entender o comportamento dos shoppers e tomar decisões mais assertivas. As empresas precisam oferecer experiências diferenciadas e customizadas em todos os canais e a omnicanalidade como ferramenta para proporcionar uma experiência integrada e consistente. 

A Pós-Graduação em Gestão de Trade Marketing da ESPM: Indústria, Varejo e Serviço representa uma oportunidade excepcional ao profissional que deseja se especializar na área, assumir o controle do seu desenvolvimento e crescimento profissional e estar preparado para assumir cargos de gestão nesse setor em constante evolução. 

Pos graduacao em gestao de trade marketing industria varejos e servicos
Áreas temáticas

O curso de Pós-Graduação em Gestão de Trade Marketing: Indústria, Varejo e Serviços está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Executivos em fase de crescimento profissional que desejam direcionar sua carreira para a área de trade marketing, expandindo sua visão holística do negócio, adquirindo competências para desenvolvimento na própria área e em outras estratégicas, independentemente do mercado.

logo infracommerce

ESPM e Infracommerce

A ESPM e a Infracommerce – empresa líder em soluções digitais integradas para full commerce na América Latina, presente em nove países – unem forças para oferecer a você a Pós-Graduação em Gestão de Trade Marketing: Indústria, Varejo e Serviço.

 

Sendo a especialização mais completa e atualizada do mercado, o curso prepara os estudantes para os desafios do mercado omnichannel, com foco em estratégias inovadoras e cases reais de sucesso, com acesso a um conteúdo programático abrangente.

 

Essa associação do mundo acadêmico com o empresarial é perfeita para profissionais e empreendedores que desejam mergulhar no mundo do trade marketing, abordando temas atualizados, antecipando tendências e priorizando o domínio de estratégias ágeis e flexíveis para todas as demandas de um mercado em constante evolução.

O que você vai aprender:

Todas as disciplinas do curso terão uma aula dedicada à participação de um convidado especial, líder de empresa relevante e pertinente ao tema de cada matéria.

Nivelamento

– Proporcionar a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.

– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.

– Possibilita ao estudante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessário para a obtenção dos resultados esperados.

– A disciplina visa a facilitar a aquisição e a ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes.

– A abordagem trata também da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados, do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Gestão Empreendedora

O objetivo desta disciplina é proporcionar ao aluno o conhecimento de como ocorreu o desenvolvimento da área de trade marketing para que possa avaliar cenários em diferentes empresas e mercados e refletir sobre sua atuação – os papéis, as responsabilidades e a interface com as atividades de marketing – particular em cada organização.

O aluno vai conhecer modelos de estruturas, pilares, ferramentas e alavancas para a melhoria do desempenho de vendas e discutir os principais fatores e movimentos competitivos que pressionam e modificam os canais físicos e digitais. 

O processo de negociação demanda uma postura de planejamento, organização, preparação do negociador, todos alinhados com gestão, liderança e motivação de pessoas.

A disciplina tem como objetivo apresentar conceitos e práticas de negociação, preparar para desenvolver habilidades de implementação de estratégias de negociação e relacionamento com canais e clientes, analisar processos e reconhecer competências no desenvolvimento de equipes eficazes, que nem sempre se reportam hierarquicamente ao gestor, mas, sim, a clientes, distribuidores e times terceirizados.

– Estabelecer e controlar indicadores de performance

– Avaliar resultados e estabelecer estilo de comunicação e feedbacks, inclusive em situação de conflito com as estratégias de negócios da empresa.


A disciplina contempla as técnicas de negociação, as etapas do processo, as estratégias e táticas, a superação de impasses e concessões, além das habilidades comportamentais na negociação para alcançar objetivos estabelecidos. 

A disciplina tem por objetivo ampliar o conhecimento do aluno quanto à integração da área de trade marketing com as práticas de operações das empresas, desenvolvendo conhecimento sobre os processos de supply chain – armazenagem, logística, conceitos e ferramentas analíticas para a formulação de estratégias.


O aluno terá contato com temas relativos à definição de negócios e interface com o ambiente em que a empresa está inserida (macroambiente, setorial, concorrencial, cadeia de valor).


– Vantagens competitivas e formas estratégicas de utilização dos principais recursos do negócio na relação nas atividades de gestão de trade marketing

– Formulação de estratégias e execução tática.

A disciplina apresenta os conceitos, processos e modelos de gestão da área de vendas, envolvendo temas relevantes, como administração, cargos, papéis, responsabilidades, posição na estrutura organizacional e como ocorre o inter-relacionamento com a área de trade marketing em empresas de diferentes setores do mercado, indústria, varejo e serviço.


O aluno vai desenvolver conhecimento sobre as estruturas de canais, políticas comerciais, estratégias e estrutura própria ou terceirizada para atendimento da base de clientes B2C, B2B, D2C, online, off-line e identificar perfis e modelo de gestão de Key Accounts.

Neste processo tão essencial da gestão organizacional no competitivo mundo dos negócios, vai desenvolver habilidades para estruturar e implementar planos para a área de trade marketing, alinhados com os desafios da área de vendas e com as demandas dos Key Accounts.

Vai entender a importância desse perfil de clientes na estratégia corporativa, desenvolver conhecimento sobre os pilares de gestão de vendas, compreender a relação com as demais áreas da empresa e conhecer as ferramentas de vendas para atingir os objetivos do negócio.

A disciplina tem por objetivo apresentar os principais conceitos e práticas para a gestão de vendas digitais, desenvolver habilidades para estruturar modelos de atendimento de clientes que atuem nos canais digitais, bem como seu constante desenvolvimento de tecnologias, ferramentas, novas plataformas digitais e atividades aplicadas à área de Trade Marketing.

O aluno vai discutir os processos de digitalização dos canais tradicionais de vendas nas indústrias, no varejos e em serviços, aprofundar o conhecimento sobre os pilares de gestão omnichannel, compreender as responsabilidades da área em relação aos demais canais de vendas da empresa e utilizar ferramentas tecnológicas para melhorar a experiência do cliente para alcançar os objetivos de negócios.

Estratégias Competitivas Aplicadas

A disciplina tem como objetivo apresentar conceitos, diferenciais, práticas de inovação e criatividade, desenvolver habilidades para estruturar mecanismos e processos eficientes de gestão. Vai compreender a relevância da inovação e criatividade em relação à área de trade marketing e sua relação com as demais áreas da empresa e utilizar ferramentas de inovação e criatividade para alcançar objetivos estratégicos dos negócios.

O aluno será capacitado a buscar o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e serviços e as necessidades dos clientes e shoppers.

Com abordagem estruturada, baseada nas visões de lean startup, design thinking e business model generation, fará com que o profissional não só conheça, mas vivencie esses modelos com atividades práticas e se torne capacitado a criar campanhas, atividades táticas e alavancas para geração de negócios que atendam e superem as expectativas dos clientes.

– Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do shopper no ambiente dos canais, seja físico, seja digital.

Nesta disciplina, o aluno aprenderá os conceitos, a evolução e a relevância das informações que norteiam o dinâmico e mutante comportamento do shopper e metodologias como árvore de decisão de compra e a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento.


– Explorar o uso integrado das diferentes fontes de informação, contribuindo de maneira decisiva no planejamento de trade marketing e na execução de suas estratégias.

– Colocando o shopper no centro das decisões, o aluno vai entender sua dinâmica nos canais de venda, contribuindo para um melhor relacionamento com a execução de planos que visam atender suas expectativas e relações com novos canais, inundados por startups e modelos de gestão inovadores.

As transformações do mercado têm sido cada vez mais profundas e rápidas, exigindo profissionais capacitados a assumirem posições como agentes de transformação, além de diagnosticar e compreender quais os principais vetores de negócios.

A transformação digital faz parte da rotina de diferentes setores das empresas e se estende às áreas comerciais e de trade marketing, que assumem o papel da integração digital com seus clientes.

A disciplina tem como objetivo:

– Apresentar os conceitos e práticas de transformação digital aplicados ao trade marketing

– Desenvolver habilidades para estruturar e implementar estratégias

– Entender a importância para os negócios da empresa e dos clientes

– Aprofundar o conhecimento sobre os pilares da transformação digital

– Compreender as responsabilidades relacionadas à área de trade marketing, seu ponto de contato com as demais áreas da empresa

– Utilizar ferramentas para alcançar objetivos de negócios.

– Gestão estratégica e sua importância para o sucesso dos negócios, conhecendo o ambiente de negócios, estratégias e competências essenciais empresariais.

– Apresentar técnicas de análise ambiental e discutir os principais fatores e movimentos competitivos que pressionam e modificam os mercados, contribuindo para uma visão sistêmica do negócio e atrelada ao plano do marketing e plano comercial.

O objetivo da disciplina é abordar os conceitos, a evolução e a relevância das informações que norteiam o entendimento da área de trade marketing e sua relação com métodos preditivos, pois, em mercados competitivos e saturados de ofertas, as informações sobre o público-alvo, os canais e clientes, bem como as tendências mercadológicas, colaboram no processo de previsão da demanda.

O profissional de trade marketing com visão estratégica precisa explorar o uso integrado das diferentes fontes de informação com os indicadores do mercado, a concorrência e os dados internos da empresa, para contribuir de maneira decisiva no planejamento de trade marketing, no planejamento da área de marketing e da área comercial das empresas.

A disciplina tem como objetivo:

– Apresentar os conceitos e práticas de go to market

– Desenvolver habilidades para estruturar e implementar estratégias de expansão ou revisão dos modelos de atendimento

– Entender a importância do uso da atividade estratégica e da atuação da área de trade marketing, compreendendo as responsabilidades do modelo go to market em relação às demais áreas da empresa e utilizar ferramentas para alcançar objetivos de negócios.

O aluno vai conhecer como identificar e aplicar modelos de diagnóstico e desenvolvimento de planejamento que possibilite identificar oportunidades de entrada em novos mercados, destacando-se e utilizando estratégias que combinem os objetivos das marcas com seus clientes e shoppers.

– Conhecerá a importância da definição “para quem a empresa deseja vender”, seu público-alvo, a categoria de produtos oferecidos e como os processos e as vendas serão realizadas e otimizadas, para que a área de trade marketing contribua na conquista dos resultados.

Integração

Oferecer aos participantes um ganho concentrado de experiência ao traduzir as demandas das áreas de marketing e comercial na gestão de um negócio, com a aplicação em uma situação real do mercado.

Ao longo das disciplinas do curso, os alunos vão ter contato com os elementos necessários para a formalização de um Planejamento de trade marketing, somando informações e aprendizado capazes de propiciar a aplicação prática a partir das referências conceituais.

Para a elaboração desse planejamento, os alunos receberão orientações necessárias, aferição das metodologias e instrumentais aprendidos ao longo do curso.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

390h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

HyFlex​

Modalidade do curso

Sábado nos dias*

13/07/2024, 22/06/2024, 24/08/2024, 03/08/2024, 05/10/2024, 21/09/2024, 26/10/2024, 09/11/2024, 15/02/2025, 15/03/2025, 05/04/2025, 17/05/2025

Local: ESPM Tech São Paulo

*datas sujeitas a alteração

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“Trade Marketing é uma área estratégica que tem se tornado cada vez mais importante para empresas de todos os segmentos. Com o aumento da concorrência, a complexidade dos canais de distribuição e a demanda por personalização, é fundamental que as empresas tenham profissionais capacitados para planejar e executar estratégias de Trade Marketing eficazes. Esta pós-graduação é uma excelente oportunidade para profissionais que desejam se especializar na área e se tornar protagonistas do crescimento das relações das empresas com seus clientes e shoppers. É ministrada por professores experientes e conta com uma metodologia de ensino inovadora, que combina aulas teóricas e práticas. Os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos reais, o que garante uma formação completa e relevante para o mercado de trabalho.”

Este curso faz parte do HUB de Trade Marketing

Depoimentos de quem já passou por aqui

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Invista no seu futuro

R$ 1.300,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 1.300,00

1x R$ 1.300,00

matrícula

1x R$ 45.492,00

1x R$ 1.300,00

matrícula

11x R$ 4.000,29

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1x R$ 4.019,49

1x R$ 1.300,00

matrícula

17x R$ 2.743,98

+

1x R$ 2.793,44

1x R$ 1.300,00

matrícula

23x R$ 2.116,87

+

1x R$ 2.198,32

1x R$ 1.300,00

matrícula

29x R$ 1.743,53

+

1x R$ 1.795,92

1x R$ 1.300,00

matrícula

35x R$ 1.491,84

+

1x R$ 1.642,50

Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.


Dexter

Sua jornada será acompanhada pelo Dexter, Designer de Experiências Transformadoras, responsável por acolher os estudantes durante a jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Happenings

Encontros presenciais e online com networking de verdade que vão além do Linkedin com muita troca de experiências, histórias de vida e caminhos de futuro.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.