Apresentar os fundamentos e ferramentas da área, contextualizar os cenários estratégicos envolvidos na integração dos canais físicos e digitais, desenvolver a visão crítica e o uso de novas tecnologias aplicadas nas relações com clientes e shoppers. Criar a capacidade realizar diagnósticos e de desenvolver planos estratégicos de Trade Marketing atrelados aos objetivos de Marketing e do Comercial.
Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.
Com as intensas movimentações no mercado, os canais de vendas se tornaram variáveis incontroláveis e passaram a exigir muito mais controle em sua gestão, oferecendo todo suporte aos participantes do sistema pelos fornecedores, distribuidores e varejistas. Este processo demanda profissionais capacitados a planejar e agir rapidamente frente as contingências do ambiente de negócios, mudanças nos hábitos dos shoppers e entrada de novos competidores.
Antes gestora de atividades táticas, a área de Trade Marketing tem liderado a gestão dos investimentos nos canais e clientes, assumindo posições estratégicas em diversos setores do mercado com estrutura, orçamento e metas próprias.
A verba de marketing e comercial direcionada aos investimentos em clientes e distribuidores passaram para a gestão de Trade Marketing com a expectativa de melhor assertividade nas recomendações de aplicação pela maior especialidade.
Este cenário não se limita ao mercado de consumo e se estende para outros setores, exigindo novos formatos de atendimento e a criação de valor em diferentes canais de distribuição.
Como resultado, ocorre o deslocamento de profissionais das áreas de Marketing e de Vendas para assumir posições na área de Trade Marketing, porém, em sua maioria, habituados a atender apenas os canais tradicionais, físicos, e poucos com experiencia nas novas plataformas digitais.
A Pós-Graduação em Gestão de Trade Marketing – Indústria, Varejo e Serviços estimula os profissionais a desenvolver maior visão holística do negócio, capacitando a desenvolver planos estratégicos de Trade Marketing, respeitando as dinâmicas dos diversos canais e sua relação com omnishoppers.
O curso de Pós-Graduação em Gestão de Trade Marketing: Indústria, Varejo e Serviços está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Executivos em fase de crescimento profissional que desejam direcionar sua carreira para a área de Trade Marketing, expandindo sua visão holística do negócio, adquirindo competências para desenvolvimento na própria área e em outras estratégicas, independente do mercado.
Todas as disciplinas do curso terão uma aula dedicada à participação de um convidado especial, líder de empresa relevante e pertinente ao tema de cada matéria.
Proporcionar a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao estudante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessário para a obtenção dos resultados esperados.
A disciplina visa a facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata também da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados, do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.
Gerar o entendimento do aparecimento da área, desenvolvimento e atuação em seu ambiente nas relações com Marketing, Vendas, Canais físicos e digitais, e o shopper cada vez mais omnichannel. Conhecer as ferramentas que a área utiliza no desempenho de sua missão, como merchandising, promoções, incentivo, eventos, assim como apresentar as estruturas organizacionais e hierarquia que contribuem para o entendimento de papeis, responsabilidades, limites e discutir os principais fatores e movimentos competitivos que pressionam e modificam os canais físicos e digitais.
O curso visa identificar, acompanhar e aprofundar as análises, highlights e insights sobre as mudanças recentes, as novas pautas e tendências emergentes que vêm impactando e modificando hábitos, valores, práticas e experiências de compra e consumo dos novos consumidores. A disciplina quer discutir a importância de acompanhar, mapear e analisar o comportamento de novos segmentos e públicos de shoppers, e as intersecções dos drivers e gatilhos de mudança socioeconômicas, as variáveis demográficas e atitudinais e o impacto das novas tecnologias sobre os estilos de vida e o comportamento de consumo destes novos shoppers. A disciplina, seus conteúdos e análises visam ajudar os estrategistas e consultores do segmento a acompanhar, prever e mapear as novas pautas, mudanças e práticas de compra e consumo e entender o mindset dos shoppers da nova era. A disciplina busca estudar e antecipar o impacto dos novos cenários e ciclos econômicos, das mudanças sócio demográficas, os novos modelos comportamentais e estilos de vida e, em particular, discutir como os facilitadores tecnológicos e a transformação digital têm um papel transformador e disruptivo no mindset de compra e nas práticas de consumo, analisando em profundidade o pipeline de compra e as novas jornadas do consumidor mobile. Discussões que ajudam varejistas, indústria e empresas de serviços a pensar ações inovativas e shopper centric: mais assertivas, aderentes e customizadas, e que atendam as demandas e expectativas dos seus shoppers e clientes.
O objetivo da disciplina é apresentar como a digitalização se tornou parte fundamental da vida do consumidor e, a partir da sua perspectiva, definir as estratégias e, consequentemente, as ações digitais adequadas à realidade do varejo físico e online. Da conversão ao atendimento, das entregas às trocas, do marketplace aos shoppings, analisaremos como todas as áreas internas (marketing, tecnologia, operações, financeiro) precisam estar integradas e são responsáveis pelas vendas e presença digital da empresa. Em uma visão cadenciada e apoiada no funil de vendas utilizado nas estratégias de growth hacking, detalharemos os objetivos fundamentais de cada fase, responsabilidades, ferramentas e as boas práticas nacionais e internacionais que apoiarão as decisões dos gestores sobre os caminhos mais acertados rumo à omnicanalidade e ao melhor aproveitamento dos canais digitais
A disciplina apresenta os conceitos e estratégias importantes para a eficiente gestão dos canais de marketing online e off-line, envolvendo temas relevantes como o Omnichannel e das áreas de vendas junto aos clientes de maneira geral e principalmente ao modelo de Key Accounts, bem como as metodologias e tecnologias utilizadas no desenvolvimento dos canais de distribuição da empresa com o intuito de ampliar e organizar o conhecimento do aluno neste processo essencial da gestão organizacional no competitivo mundo dos negócios.
Conhecer os principais conceitos e tecnologias hoje associados à gestão dos canais digitais, bem como seu constante desenvolvimento, destacando também as novas plataformas digitais aplicadas a área de Trade Marketing. Discutir os processos de digitalização dos canais tradicionais de varejo, a integração com os canais digitais, plataformas como Market place e entendimento dos processos de gestão e geração de negócios.
Proporcionar aos participantes dentro da perspectiva de novos negócios, a buscar o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Conhecer a abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e Business Model Generation. Busca-se fazer com que o profissional não só conheça, mas vivencie estes modelos, mas se torne um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam e superem as expectativas de seus clientes.
Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do shopper no ambiente dos canais, seja ele varejo físico ou digital. Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse shopper, como por exemplo árvore de decisão de compra, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de trade marketing. Entender a dinâmica com os varejos contribuindo para um melhor relacionamento, a execução de planos de longo prazo visando as expectativas dos shoppers e suas relações com novos canais, inundados por startups e modelos de gestão inovadores.
As transformações do mercado têm sido cada vez mais profundas e rápida exigindo profissionais capacitados a assumirem posições como agentes de transformação, diagnosticar e compreender quais os principais vetores de negócios. A Transformação Digital faz parte da rotina de diferentes setores das empresas e se estende as áreas comerciais e de trade marketing, que assumem o papel da integração digital com seus clientes. A disciplina destaca a influência dos pilares da transformação digital no ambiente de negócios, traçando paralelos com a experiência corporativa.
A gestão estratégica e sua importância para o sucesso dos negócios. Conhecer o ambiente de negócios, as estratégias e competências essenciais empresariais. Apresentar técnicas de análise ambiental e discutir os principais fatores e movimentos competitivos que pressionam e modificam os mercados, contribuindo para visão sistêmica do negócio e atrelando ao Plano do Marketing e Plano Comercial.
O objetivo da disciplina é abordar os conceitos, a evolução e a relevância das informações que norteiam o entendimento da área de Trade Marketing, sua relação com métodos preditivos, pois em mercados competitivos e saturados de ofertas, informações sobre o público-alvo, sobre os canais e clientes, bem como tendências mercadológicas colaboram no processo de previsão da demanda. O profissional de Trade Marketing com visão estratégica necessita explorar o uso integrado das diferentes fontes de informação com os indicadores do mercado, da concorrência, dados internos da empresa, e assim contribuir de maneira decisiva no planejamento de trade marketing e assim, no planejamento da área de marketing e da área comercial das empresas.
Conhecer como identificar e aplicar modelos de diagnóstico e desenvolvimento de planejamento que possibilite identificar oportunidades de entrada em novos mercados, se destacando, utilizando estratégias que combinem os objetivos das marcas, com seus clientes e consumidores. Estratégias Go to Market relacionam o mercado de atuação com os produtos a serem trabalhados de acordo com as estratégias desenhadas por Marketing, revendo ou formulando novos processos comerciais e de serviços para se atingir um mercado alvo. Da mesma forma, a necessidade de crescimento dos negócios somado ao aumento de demandas dos consumidores tem exigido a criação novos modelos de atendimento e canais, pois os canais não suportam mais. É preciso conhecer para quem a empresa deseja vender, seu público-alvo. Entender qual será a categoria de produtos oferecidos. Como os processos e as vendas serão realizadas e otimizadas, para que a área de Trade Marketing contribua para que juntos alcancem os resultados.
Oferecer aos participantes um ganho concentrado de experiência ao traduzir as demandas das áreas de marketing e comercial na gestão de um negócio, com a aplicação em uma situação real do mercado. Ao longo das disciplinas do curso, os alunos irão ter contato com os elementos necessários para a formalização de um Planejamento de Trade Marketing, somando informações e aprendizado capazes de propiciar a aplicação prática a partir das referências conceituais. Para a elaboração deste planejamento os alunos receberão orientações necessárias, aferição das metodológicos e instrumentais aprendidos ao longo do curso.
As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
07/10/2023, 16/09/2023, 28/10/2023, 25/11/2023, 24/02/2024, 16/03/2024, 06/04/2024, 27/04/2024, 18/05/2024, 08/06/2024, 06/07/2024, 10/08/2024
Local: ESPM Tech São Paulo
*datas sujeitas a alteração
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.
1x R$ 44.600,00
11x R$ 3.921,85
1x R$ 3.940,71
17x R$ 2.690,18
1x R$ 2.738,61
23x R$ 2.075,36
1x R$ 2.155,28
29x R$ 1.709,34
1x R$ 1.760,80
35x R$ 1.462,58
1x R$ 1.610,59
Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos alunos podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Oferecemos um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos financeiros.
Encontros presenciais e online com networking de verdade que vão além do Linkedin com muita troca de experiências, histórias de vida e caminhos de futuro.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, possuímos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
Se você é ex-aluno ESPM dos Cursos de Extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, possuem bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de Especialização, MBA e Master, o processo é o mesmo:
Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de formar especialistas na área do curso. Se for intitulado como “Certificate”, significa que é voltado para profissionais que estão no início da carreira. Já o MBA Executivo é focado, principalmente, em gestores e profissionais com mais de 5 anos de liderança, ou seja, para quem está em fase de consolidação da carreira. O Master é um programa mais amplo, que direciona as disciplinas para a área do curso, visa a formar gestores, mas não aborda matérias de negócios e administração. O MBA Clássico também busca formar gestores, porém, diferentemente do Master, inclui matérias de negócios e administração. Apesar das especificidades de cada uma das categorias, o MEC reconhece todas elas como cursos de pós-graduação lato sensu.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636. Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:
No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para mais informações, clique aqui.
De segunda à sexta-feira, serviço de VAN da ESPM
saída do Metrô Ana Rosa
(Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal)
Horários:
06h30 às 13h30
14h30 às 17h
18h às 23h30
Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:
Atendimento por WhatsApp