Pós-graduação ESPM

Pós-graduação em Gestão de Trade Marketing – indústria, varejo e serviços

Em parceria com Infracommerce

São Paulo - ESPM Tech

DAY ONE: 28/08/2024

Sobre o curso

Objetivos:

  • Apresentar os fundamentos e as ferramentas da área
  • Contextualizar os cenários estratégicos envolvidos na integração dos canais físicos e digitais
  • Desenvolver a visão crítica e o uso de novas tecnologias aplicadas nas relações com clientes e shoppers
  • Criar a capacidade de realizar diagnósticos e de desenvolver planos estratégicos de trade marketing atrelados aos objetivos de marketing e do comercial.

Pós-graduação em Gestão de Trade Marketing – indústria, varejo e serviços

Início das aulas: 04/09/2024

Dias da semana: às segundas e quartas-feiras (hyflex), e um sábado (presencial) por disciplina

Período: Noturno

Horário: Às segundas e quartas-feiras das 19h30 às 22h30 e aos sábados das 9h às 16h30

Carga horária: 390h

Duração: 2 Semestres

35X R$ 1.491,84

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 08/09/2024

Modalidade

Hyflex​

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente*, nas unidades ESPM, ou virtualmente, via Zoom. Participe presencialmente para viver experiências imersivas e fazer networking ou participe virtualmente, de onde estiver, para melhor adaptação da sua agenda e localização. Gravações de aula disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta). *Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações Hyflex.

Sobre o curso

Experiências diferenciadas e customizadas em todos os canais

Trade marketing é uma área estratégica que tem se tornado cada vez mais importante para empresas de todos os segmentos. Diante do aumento da concorrência, da complexidade dos canais de distribuição e da demanda por personalização, é fundamental que as empresas tenham profissionais capacitados para lidar com esses desafios.  

No atual contexto de mercado marcado pela volatilidade, digitalização e omnicanalidade, o trade marketing precisa se adaptar para continuar sendo um diferencial competitivo frente às tendências que estão moldando o mercado, como o uso de dados para entender o comportamento dos shoppers e tomar decisões mais assertivas. As empresas precisam oferecer experiências diferenciadas e customizadas em todos os canais e a omnicanalidade como ferramenta para proporcionar uma experiência integrada e consistente. 

A Pós-Graduação em Gestão de Trade Marketing da ESPM: Indústria, Varejo e Serviço representa uma oportunidade excepcional ao profissional que deseja se especializar na área, assumir o controle do seu desenvolvimento e crescimento profissional e estar preparado para assumir cargos de gestão nesse setor em constante evolução. 

Pos graduacao em gestao de trade marketing industria varejos e servicos
Áreas temáticas

O curso de Pós-Graduação em Gestão de Trade Marketing: Indústria, Varejo e Serviços está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Executivos em fase de crescimento profissional que desejam direcionar sua carreira para a área de trade marketing, expandindo sua visão holística do negócio, adquirindo competências para desenvolvimento na própria área e em outras estratégicas, independentemente do mercado.

logo infracommerce

ESPM e Infracommerce

A ESPM e a Infracommerce – empresa líder em soluções digitais integradas para full commerce na América Latina, presente em nove países – unem forças para oferecer a você a Pós-Graduação em Gestão de Trade Marketing: Indústria, Varejo e Serviço.

 

Sendo a especialização mais completa e atualizada do mercado, o curso prepara os estudantes para os desafios do mercado omnichannel, com foco em estratégias inovadoras e cases reais de sucesso, com acesso a um conteúdo programático abrangente.

 

Essa associação do mundo acadêmico com o empresarial é perfeita para profissionais e empreendedores que desejam mergulhar no mundo do trade marketing, abordando temas atualizados, antecipando tendências e priorizando o domínio de estratégias ágeis e flexíveis para todas as demandas de um mercado em constante evolução.

O que você vai aprender:

Todas as disciplinas do curso terão uma aula dedicada à participação de um convidado especial, líder de empresa relevante e pertinente ao tema de cada matéria.

Nivelamento

– Proporcionar a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.

– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.

– Possibilita ao estudante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessário para a obtenção dos resultados esperados.

– A disciplina visa a facilitar a aquisição e a ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes.

– A abordagem trata também da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados, do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Gestão Empreendedora

O objetivo desta disciplina é proporcionar ao aluno o conhecimento de como ocorreu o desenvolvimento da área de trade marketing para que possa avaliar cenários em diferentes empresas e mercados e refletir sobre sua atuação – os papéis, as responsabilidades e a interface com as atividades de marketing – particular em cada organização.

O aluno vai conhecer modelos de estruturas, pilares, ferramentas e alavancas para a melhoria do desempenho de vendas e discutir os principais fatores e movimentos competitivos que pressionam e modificam os canais físicos e digitais. 

O processo de negociação demanda uma postura de planejamento, organização, preparação do negociador, todos alinhados com gestão, liderança e motivação de pessoas.

A disciplina tem como objetivo apresentar conceitos e práticas de negociação, preparar para desenvolver habilidades de implementação de estratégias de negociação e relacionamento com canais e clientes, analisar processos e reconhecer competências no desenvolvimento de equipes eficazes, que nem sempre se reportam hierarquicamente ao gestor, mas, sim, a clientes, distribuidores e times terceirizados.

– Estabelecer e controlar indicadores de performance

– Avaliar resultados e estabelecer estilo de comunicação e feedbacks, inclusive em situação de conflito com as estratégias de negócios da empresa.


A disciplina contempla as técnicas de negociação, as etapas do processo, as estratégias e táticas, a superação de impasses e concessões, além das habilidades comportamentais na negociação para alcançar objetivos estabelecidos. 

A disciplina tem por objetivo ampliar o conhecimento do aluno quanto à integração da área de trade marketing com as práticas de operações das empresas, desenvolvendo conhecimento sobre os processos de supply chain – armazenagem, logística, conceitos e ferramentas analíticas para a formulação de estratégias.


O aluno terá contato com temas relativos à definição de negócios e interface com o ambiente em que a empresa está inserida (macroambiente, setorial, concorrencial, cadeia de valor).


– Vantagens competitivas e formas estratégicas de utilização dos principais recursos do negócio na relação nas atividades de gestão de trade marketing

– Formulação de estratégias e execução tática.

A disciplina apresenta os conceitos, processos e modelos de gestão da área de vendas, envolvendo temas relevantes, como administração, cargos, papéis, responsabilidades, posição na estrutura organizacional e como ocorre o inter-relacionamento com a área de trade marketing em empresas de diferentes setores do mercado, indústria, varejo e serviço.


O aluno vai desenvolver conhecimento sobre as estruturas de canais, políticas comerciais, estratégias e estrutura própria ou terceirizada para atendimento da base de clientes B2C, B2B, D2C, online, off-line e identificar perfis e modelo de gestão de Key Accounts.

Neste processo tão essencial da gestão organizacional no competitivo mundo dos negócios, vai desenvolver habilidades para estruturar e implementar planos para a área de trade marketing, alinhados com os desafios da área de vendas e com as demandas dos Key Accounts.

Vai entender a importância desse perfil de clientes na estratégia corporativa, desenvolver conhecimento sobre os pilares de gestão de vendas, compreender a relação com as demais áreas da empresa e conhecer as ferramentas de vendas para atingir os objetivos do negócio.

A disciplina tem por objetivo apresentar os principais conceitos e práticas para a gestão de vendas digitais, desenvolver habilidades para estruturar modelos de atendimento de clientes que atuem nos canais digitais, bem como seu constante desenvolvimento de tecnologias, ferramentas, novas plataformas digitais e atividades aplicadas à área de Trade Marketing.

O aluno vai discutir os processos de digitalização dos canais tradicionais de vendas nas indústrias, no varejos e em serviços, aprofundar o conhecimento sobre os pilares de gestão omnichannel, compreender as responsabilidades da área em relação aos demais canais de vendas da empresa e utilizar ferramentas tecnológicas para melhorar a experiência do cliente para alcançar os objetivos de negócios.

Estratégias Competitivas Aplicadas

A disciplina tem como objetivo apresentar conceitos, diferenciais, práticas de inovação e criatividade, desenvolver habilidades para estruturar mecanismos e processos eficientes de gestão. Vai compreender a relevância da inovação e criatividade em relação à área de trade marketing e sua relação com as demais áreas da empresa e utilizar ferramentas de inovação e criatividade para alcançar objetivos estratégicos dos negócios.

O aluno será capacitado a buscar o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e serviços e as necessidades dos clientes e shoppers.

Com abordagem estruturada, baseada nas visões de lean startup, design thinking e business model generation, fará com que o profissional não só conheça, mas vivencie esses modelos com atividades práticas e se torne capacitado a criar campanhas, atividades táticas e alavancas para geração de negócios que atendam e superem as expectativas dos clientes.

– Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do shopper no ambiente dos canais, seja físico, seja digital.

Nesta disciplina, o aluno aprenderá os conceitos, a evolução e a relevância das informações que norteiam o dinâmico e mutante comportamento do shopper e metodologias como árvore de decisão de compra e a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento.


– Explorar o uso integrado das diferentes fontes de informação, contribuindo de maneira decisiva no planejamento de trade marketing e na execução de suas estratégias.

– Colocando o shopper no centro das decisões, o aluno vai entender sua dinâmica nos canais de venda, contribuindo para um melhor relacionamento com a execução de planos que visam atender suas expectativas e relações com novos canais, inundados por startups e modelos de gestão inovadores.

As transformações do mercado têm sido cada vez mais profundas e rápidas, exigindo profissionais capacitados a assumirem posições como agentes de transformação, além de diagnosticar e compreender quais os principais vetores de negócios.

A transformação digital faz parte da rotina de diferentes setores das empresas e se estende às áreas comerciais e de trade marketing, que assumem o papel da integração digital com seus clientes.

A disciplina tem como objetivo:

– Apresentar os conceitos e práticas de transformação digital aplicados ao trade marketing

– Desenvolver habilidades para estruturar e implementar estratégias

– Entender a importância para os negócios da empresa e dos clientes

– Aprofundar o conhecimento sobre os pilares da transformação digital

– Compreender as responsabilidades relacionadas à área de trade marketing, seu ponto de contato com as demais áreas da empresa

– Utilizar ferramentas para alcançar objetivos de negócios.

– Gestão estratégica e sua importância para o sucesso dos negócios, conhecendo o ambiente de negócios, estratégias e competências essenciais empresariais.

– Apresentar técnicas de análise ambiental e discutir os principais fatores e movimentos competitivos que pressionam e modificam os mercados, contribuindo para uma visão sistêmica do negócio e atrelada ao plano do marketing e plano comercial.

O objetivo da disciplina é abordar os conceitos, a evolução e a relevância das informações que norteiam o entendimento da área de trade marketing e sua relação com métodos preditivos, pois, em mercados competitivos e saturados de ofertas, as informações sobre o público-alvo, os canais e clientes, bem como as tendências mercadológicas, colaboram no processo de previsão da demanda.

O profissional de trade marketing com visão estratégica precisa explorar o uso integrado das diferentes fontes de informação com os indicadores do mercado, a concorrência e os dados internos da empresa, para contribuir de maneira decisiva no planejamento de trade marketing, no planejamento da área de marketing e da área comercial das empresas.

A disciplina tem como objetivo:

– Apresentar os conceitos e práticas de go to market

– Desenvolver habilidades para estruturar e implementar estratégias de expansão ou revisão dos modelos de atendimento

– Entender a importância do uso da atividade estratégica e da atuação da área de trade marketing, compreendendo as responsabilidades do modelo go to market em relação às demais áreas da empresa e utilizar ferramentas para alcançar objetivos de negócios.

O aluno vai conhecer como identificar e aplicar modelos de diagnóstico e desenvolvimento de planejamento que possibilite identificar oportunidades de entrada em novos mercados, destacando-se e utilizando estratégias que combinem os objetivos das marcas com seus clientes e shoppers.

– Conhecerá a importância da definição “para quem a empresa deseja vender”, seu público-alvo, a categoria de produtos oferecidos e como os processos e as vendas serão realizadas e otimizadas, para que a área de trade marketing contribua na conquista dos resultados.

Integração

Oferecer aos participantes um ganho concentrado de experiência ao traduzir as demandas das áreas de marketing e comercial na gestão de um negócio, com a aplicação em uma situação real do mercado.

Ao longo das disciplinas do curso, os alunos vão ter contato com os elementos necessários para a formalização de um Planejamento de trade marketing, somando informações e aprendizado capazes de propiciar a aplicação prática a partir das referências conceituais.

Para a elaboração desse planejamento, os alunos receberão orientações necessárias, aferição das metodologias e instrumentais aprendidos ao longo do curso.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

390h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

Hyflex​

Modalidade do curso

Sábado nos dias*

21/09/2024, 05/10/2024, 26/10/2024, 09/11/2024, 14/12/2024, 15/02/2025, 15/03/2025, 05/04/2025, 12/04/2025, 17/05/2025, 17/05/2025, 31/05/2025, 12/07/2025, 16/08/2025

Local: ESPM Tech São Paulo

*datas sujeitas a alteração

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“Trade Marketing é uma área estratégica que tem se tornado cada vez mais importante para empresas de todos os segmentos. Com o aumento da concorrência, a complexidade dos canais de distribuição e a demanda por personalização, é fundamental que as empresas tenham profissionais capacitados para planejar e executar estratégias de Trade Marketing eficazes. Esta pós-graduação é uma excelente oportunidade para profissionais que desejam se especializar na área e se tornar protagonistas do crescimento das relações das empresas com seus clientes e shoppers. É ministrada por professores experientes e conta com uma metodologia de ensino inovadora, que combina aulas teóricas e práticas. Os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos reais, o que garante uma formação completa e relevante para o mercado de trabalho.”

Este curso faz parte do HUB de Trade Marketing

Depoimentos de quem já passou por aqui

Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 1.300,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 650,00

Válido até o dia: 11/08/2024

1x R$ 1.300,00

matrícula

1x R$ 45.492,00

1x R$ 1.300,00

matrícula

11x R$ 4.000,29

+

1x R$ 4.019,49

1x R$ 1.300,00

matrícula

17x R$ 2.743,98

+

1x R$ 2.793,44

1x R$ 1.300,00

matrícula

23x R$ 2.116,87

+

1x R$ 2.198,32

1x R$ 1.300,00

matrícula

29x R$ 1.743,53

+

1x R$ 1.795,92

1x R$ 1.300,00

matrícula

35x R$ 1.491,84

+

1x R$ 1.642,50

Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023.

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.


Dexter

Sua jornada será acompanhada pelo Dexter, Designer de Experiências Transformadoras, responsável por acolher os estudantes durante a jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Happenings

Encontros presenciais e online com networking de verdade que vão além do Linkedin com muita troca de experiências, histórias de vida e caminhos de futuro.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.