Pós-graduação ESPM

Pós-graduação em Gestão de Trade Marketing – indústria, varejo e serviços

Em parceria com Infracommerce

São Paulo - ESPM Tech

DAY ONE: 15/06/2024

Sobre o curso

Objetivos:

  • Apresentar os fundamentos e as ferramentas da área
  • Contextualizar os cenários estratégicos envolvidos na integração dos canais físicos e digitais
  • Desenvolver a visão crítica e o uso de novas tecnologias aplicadas nas relações com clientes e shoppers
  • Criar a capacidade de realizar diagnósticos e de desenvolver planos estratégicos de trade marketing atrelados aos objetivos de marketing e do comercial.

Pós-graduação em Gestão de Trade Marketing – indústria, varejo e serviços

Início das aulas: 15/06/2024

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras e um sábado por disciplina

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 22h30 e sábado, das 9h às 16h30

Carga horária: 390h

35X R$ 1.491,84

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 16/06/2024

Modalidade

HyFlex​

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente* nas unidades ESPM ou virtualmente via Zoom. Participe presencialmente para viver experiências imersivas e fazer networking ou participe virtualmente, de onde estiver, para melhor adaptação da sua agenda e localização. Gravações de aula disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta). *Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Evento de recepção dos alunos, DAY ONE, presencial no dia 15.JUN pela manhã.

Inicio do curso com a AULA INTEGRADORA em modalidade hyflex no dia 15.JUN à tarde.

Aula aberta

Como trade marketing pode impulsionar sua carreira

Sobre o curso

Experiências diferenciadas e customizadas em todos os canais

Trade marketing é uma área estratégica que tem se tornado cada vez mais importante para empresas de todos os segmentos. Diante do aumento da concorrência, da complexidade dos canais de distribuição e da demanda por personalização, é fundamental que as empresas tenham profissionais capacitados para lidar com esses desafios.  

No atual contexto de mercado marcado pela volatilidade, digitalização e omnicanalidade, o trade marketing precisa se adaptar para continuar sendo um diferencial competitivo frente às tendências que estão moldando o mercado, como o uso de dados para entender o comportamento dos shoppers e tomar decisões mais assertivas. As empresas precisam oferecer experiências diferenciadas e customizadas em todos os canais e a omnicanalidade como ferramenta para proporcionar uma experiência integrada e consistente. 

A Pós-Graduação em Gestão de Trade Marketing da ESPM: Indústria, Varejo e Serviço representa uma oportunidade excepcional ao profissional que deseja se especializar na área, assumir o controle do seu desenvolvimento e crescimento profissional e estar preparado para assumir cargos de gestão nesse setor em constante evolução. 

Pos graduacao em gestao de trade marketing industria varejos e servicos
Áreas temáticas

O curso de Pós-Graduação em Gestão de Trade Marketing: Indústria, Varejo e Serviços está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Executivos em fase de crescimento profissional que desejam direcionar sua carreira para a área de trade marketing, expandindo sua visão holística do negócio, adquirindo competências para desenvolvimento na própria área e em outras estratégicas, independentemente do mercado.

logo infracommerce

ESPM e Infracommerce

A ESPM e a Infracommerce – empresa líder em soluções digitais integradas para full commerce na América Latina, presente em nove países – unem forças para oferecer a você a Pós-Graduação em Gestão de Trade Marketing: Indústria, Varejo e Serviço.

 

Sendo a especialização mais completa e atualizada do mercado, o curso prepara os estudantes para os desafios do mercado omnichannel, com foco em estratégias inovadoras e cases reais de sucesso, com acesso a um conteúdo programático abrangente.

 

Essa associação do mundo acadêmico com o empresarial é perfeita para profissionais e empreendedores que desejam mergulhar no mundo do trade marketing, abordando temas atualizados, antecipando tendências e priorizando o domínio de estratégias ágeis e flexíveis para todas as demandas de um mercado em constante evolução.

O que você vai aprender:

Todas as disciplinas do curso terão uma aula dedicada à participação de um convidado especial, líder de empresa relevante e pertinente ao tema de cada matéria.

Nivelamento

– Proporcionar a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.

– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.

– Possibilita ao estudante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessário para a obtenção dos resultados esperados.

– A disciplina visa a facilitar a aquisição e a ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes.

– A abordagem trata também da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados, do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Gestão Empreendedora

O objetivo desta disciplina é proporcionar ao aluno o conhecimento de como ocorreu o desenvolvimento da área de trade marketing para que possa avaliar cenários em diferentes empresas e mercados e refletir sobre sua atuação – os papéis, as responsabilidades e a interface com as atividades de marketing – particular em cada organização.

O aluno vai conhecer modelos de estruturas, pilares, ferramentas e alavancas para a melhoria do desempenho de vendas e discutir os principais fatores e movimentos competitivos que pressionam e modificam os canais físicos e digitais. 

O processo de negociação demanda uma postura de planejamento, organização, preparação do negociador, todos alinhados com gestão, liderança e motivação de pessoas.

A disciplina tem como objetivo apresentar conceitos e práticas de negociação, preparar para desenvolver habilidades de implementação de estratégias de negociação e relacionamento com canais e clientes, analisar processos e reconhecer competências no desenvolvimento de equipes eficazes, que nem sempre se reportam hierarquicamente ao gestor, mas, sim, a clientes, distribuidores e times terceirizados.

– Estabelecer e controlar indicadores de performance

– Avaliar resultados e estabelecer estilo de comunicação e feedbacks, inclusive em situação de conflito com as estratégias de negócios da empresa.


A disciplina contempla as técnicas de negociação, as etapas do processo, as estratégias e táticas, a superação de impasses e concessões, além das habilidades comportamentais na negociação para alcançar objetivos estabelecidos. 

A disciplina tem por objetivo ampliar o conhecimento do aluno quanto à integração da área de trade marketing com as práticas de operações das empresas, desenvolvendo conhecimento sobre os processos de supply chain – armazenagem, logística, conceitos e ferramentas analíticas para a formulação de estratégias.


O aluno terá contato com temas relativos à definição de negócios e interface com o ambiente em que a empresa está inserida (macroambiente, setorial, concorrencial, cadeia de valor).


– Vantagens competitivas e formas estratégicas de utilização dos principais recursos do negócio na relação nas atividades de gestão de trade marketing

– Formulação de estratégias e execução tática.

A disciplina apresenta os conceitos, processos e modelos de gestão da área de vendas, envolvendo temas relevantes, como administração, cargos, papéis, responsabilidades, posição na estrutura organizacional e como ocorre o inter-relacionamento com a área de trade marketing em empresas de diferentes setores do mercado, indústria, varejo e serviço.


O aluno vai desenvolver conhecimento sobre as estruturas de canais, políticas comerciais, estratégias e estrutura própria ou terceirizada para atendimento da base de clientes B2C, B2B, D2C, online, off-line e identificar perfis e modelo de gestão de Key Accounts.

Neste processo tão essencial da gestão organizacional no competitivo mundo dos negócios, vai desenvolver habilidades para estruturar e implementar planos para a área de trade marketing, alinhados com os desafios da área de vendas e com as demandas dos Key Accounts.

Vai entender a importância desse perfil de clientes na estratégia corporativa, desenvolver conhecimento sobre os pilares de gestão de vendas, compreender a relação com as demais áreas da empresa e conhecer as ferramentas de vendas para atingir os objetivos do negócio.

A disciplina tem por objetivo apresentar os principais conceitos e práticas para a gestão de vendas digitais, desenvolver habilidades para estruturar modelos de atendimento de clientes que atuem nos canais digitais, bem como seu constante desenvolvimento de tecnologias, ferramentas, novas plataformas digitais e atividades aplicadas à área de Trade Marketing.

O aluno vai discutir os processos de digitalização dos canais tradicionais de vendas nas indústrias, no varejos e em serviços, aprofundar o conhecimento sobre os pilares de gestão omnichannel, compreender as responsabilidades da área em relação aos demais canais de vendas da empresa e utilizar ferramentas tecnológicas para melhorar a experiência do cliente para alcançar os objetivos de negócios.

Estratégias Competitivas Aplicadas

A disciplina tem como objetivo apresentar conceitos, diferenciais, práticas de inovação e criatividade, desenvolver habilidades para estruturar mecanismos e processos eficientes de gestão. Vai compreender a relevância da inovação e criatividade em relação à área de trade marketing e sua relação com as demais áreas da empresa e utilizar ferramentas de inovação e criatividade para alcançar objetivos estratégicos dos negócios.

O aluno será capacitado a buscar o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e serviços e as necessidades dos clientes e shoppers.

Com abordagem estruturada, baseada nas visões de lean startup, design thinking e business model generation, fará com que o profissional não só conheça, mas vivencie esses modelos com atividades práticas e se torne capacitado a criar campanhas, atividades táticas e alavancas para geração de negócios que atendam e superem as expectativas dos clientes.

– Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do shopper no ambiente dos canais, seja físico, seja digital.

Nesta disciplina, o aluno aprenderá os conceitos, a evolução e a relevância das informações que norteiam o dinâmico e mutante comportamento do shopper e metodologias como árvore de decisão de compra e a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento.


– Explorar o uso integrado das diferentes fontes de informação, contribuindo de maneira decisiva no planejamento de trade marketing e na execução de suas estratégias.

– Colocando o shopper no centro das decisões, o aluno vai entender sua dinâmica nos canais de venda, contribuindo para um melhor relacionamento com a execução de planos que visam atender suas expectativas e relações com novos canais, inundados por startups e modelos de gestão inovadores.

As transformações do mercado têm sido cada vez mais profundas e rápidas, exigindo profissionais capacitados a assumirem posições como agentes de transformação, além de diagnosticar e compreender quais os principais vetores de negócios.

A transformação digital faz parte da rotina de diferentes setores das empresas e se estende às áreas comerciais e de trade marketing, que assumem o papel da integração digital com seus clientes.

A disciplina tem como objetivo:

– Apresentar os conceitos e práticas de transformação digital aplicados ao trade marketing

– Desenvolver habilidades para estruturar e implementar estratégias

– Entender a importância para os negócios da empresa e dos clientes

– Aprofundar o conhecimento sobre os pilares da transformação digital

– Compreender as responsabilidades relacionadas à área de trade marketing, seu ponto de contato com as demais áreas da empresa

– Utilizar ferramentas para alcançar objetivos de negócios.

– Gestão estratégica e sua importância para o sucesso dos negócios, conhecendo o ambiente de negócios, estratégias e competências essenciais empresariais.

– Apresentar técnicas de análise ambiental e discutir os principais fatores e movimentos competitivos que pressionam e modificam os mercados, contribuindo para uma visão sistêmica do negócio e atrelada ao plano do marketing e plano comercial.

O objetivo da disciplina é abordar os conceitos, a evolução e a relevância das informações que norteiam o entendimento da área de trade marketing e sua relação com métodos preditivos, pois, em mercados competitivos e saturados de ofertas, as informações sobre o público-alvo, os canais e clientes, bem como as tendências mercadológicas, colaboram no processo de previsão da demanda.

O profissional de trade marketing com visão estratégica precisa explorar o uso integrado das diferentes fontes de informação com os indicadores do mercado, a concorrência e os dados internos da empresa, para contribuir de maneira decisiva no planejamento de trade marketing, no planejamento da área de marketing e da área comercial das empresas.

A disciplina tem como objetivo:

– Apresentar os conceitos e práticas de go to market

– Desenvolver habilidades para estruturar e implementar estratégias de expansão ou revisão dos modelos de atendimento

– Entender a importância do uso da atividade estratégica e da atuação da área de trade marketing, compreendendo as responsabilidades do modelo go to market em relação às demais áreas da empresa e utilizar ferramentas para alcançar objetivos de negócios.

O aluno vai conhecer como identificar e aplicar modelos de diagnóstico e desenvolvimento de planejamento que possibilite identificar oportunidades de entrada em novos mercados, destacando-se e utilizando estratégias que combinem os objetivos das marcas com seus clientes e shoppers.

– Conhecerá a importância da definição “para quem a empresa deseja vender”, seu público-alvo, a categoria de produtos oferecidos e como os processos e as vendas serão realizadas e otimizadas, para que a área de trade marketing contribua na conquista dos resultados.

Integração

Oferecer aos participantes um ganho concentrado de experiência ao traduzir as demandas das áreas de marketing e comercial na gestão de um negócio, com a aplicação em uma situação real do mercado.

Ao longo das disciplinas do curso, os alunos vão ter contato com os elementos necessários para a formalização de um Planejamento de trade marketing, somando informações e aprendizado capazes de propiciar a aplicação prática a partir das referências conceituais.

Para a elaboração desse planejamento, os alunos receberão orientações necessárias, aferição das metodologias e instrumentais aprendidos ao longo do curso.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

390h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

HyFlex​

Modalidade do curso

Sábado nos dias*

13/07/2024, 22/06/2024, 24/08/2024, 03/08/2024, 05/10/2024, 21/09/2024, 26/10/2024, 09/11/2024, 15/02/2025, 15/03/2025, 05/04/2025, 17/05/2025

Local: ESPM Tech São Paulo

*datas sujeitas a alteração