A Pós-Graduação em Negócios e Marketing do Luxo Contemporâneo apresenta as teorias, conceitos e práticas que envolvem o mercado de luxo, através de uma visão estratégica de marketing e negócios. Visa desenvolver habilidades e competências para atuar no mundo corporativo com uma visão completa sobre a gestão do luxo, ao mesmo tempo em que oferece uma valiosa oportunidade de construir e fortalecer networking específico do mercado.
O programa aborda uma ampla gama de tópicos, incluindo o entendimento da história e evolução do conceito de luxo, aspectos culturais do novo e atual consumidor, oportunidades e ameaças de mercados emergentes e operações internacionais, conceitos de inovação e criatividade aplicados ao luxo, somados à compreensão dos aspectos que envolvem a gestão de marca e comunicação nos canais digitais, diferentes modelos de negócios e estratégias, experiência e serviço ao cliente de luxo e concepção de produtos e serviços para o consumidor desse segmento.
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O mercado de luxo é um dos mais antigos, com clientes que fazem compras em todo o mundo, decidindo onde e como comprarão, com novos consumidores aderindo diariamente. Além disso, marcas tradicionais chegam a novos destinos, indo aonde os consumidores de luxo estão, principalmente nas economias emergentes. Novos negócios também nascem posicionados para este mercado, visto as oportunidades que existem em todos os setores. Neste contexto, o conceito de luxo enfrenta novas interpretações, o que exige atenção redobrada das marcas às reações do seu público e fortalecendo cada vez mais seu posicionamento.
Os elementos que compõem uma marca de luxo são a alta qualidade, tradição, design, arte, distinção e preço premium. Porém, somente esses aspectos não garantem mais o sucesso de um negócio de luxo. É preciso ampliar esses elementos e trazer para a discussão estratégica os pilares da inovação, criatividade, digital e experiência. Dessa forma, é possível projetar um futuro promissor para um negócio de luxo, por mais tradicional que ele seja. Portanto, compreender os aspectos que envolvem a gestão de marketing e negócios de luxo pode ser de grande relevância para qualquer gestor que queira incorporar esses conceitos ao seu negócio.
Por essa razão, a Pós-graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo é um programa lato sensu, que visa preparar profissionais recém-formados, empreendedores e gestores, em diversas áreas do conhecimento, para os desafios da gestão dos negócios de luxo, seja atuando em empresas já consolidadas, ingressando em startups ou criando seu empreendimento.
Para que o conteúdo seja o mais atualizado possível, este curso foi desenvolvido em parceria com a Vogue, para propiciar todas as conexões com profissionais e negócios dos diversos segmentos do mercado.
As disciplinas foram organizadas em três blocos essenciais, abordando os conhecimentos e competências atuais e imprescindíveis para o sucesso do novo profissional de luxo: MERCADO E CONSUMIDOR, GESTÃO DE NEGÓCIOS e GESTÃO DE MARKETING.
O curso de Pós-Graduação em Inovação, Design e Estratégia está classifi cado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
O curso foi desenvolvido para estudantes que buscam desenvolver novas competências para a gestão de marketing contemporâneo, com foco no luxo, com o seguinte perfil:
Criada em julho de 2010, a partir de uma joint-venture entre a Editora Globo e a Condé Nast Publications, a Edições Globo Condé Nast (EGCN) é a editora brasileira responsável pela publicação dos títulos Vogue, Casa Vogue, Glamour e GQ.
A parceria entre a ESPM e a EGCN surgiu com o objetivo de disponibilizar um conteúdo de excelência, nas áreas de marketing de moda e luxo, com títulos que são referência nesses dois segmentos, no Brasil e no mundo. Os benefícios oferecidos pela Vogue são: Convites do leader in class, acesso ao conteúdo da Vogue Digital: 1 ano de cortesia ao app Globo Mais, Divulgação dos melhores trabalhos do Projeto Integrativo Multidisciplinar na Vogue Digital, Benefícios para eventos Vogue, Encontro anual com a Redação.
Todas as disciplinas do curso terão uma aula dedicada à participação de um convidado especial, líder de empresa relevante e pertinente ao tema de cada matéria. Na prática, como são dois bimestres e, em média 2 disciplinas em cada um, teremos 4 líderes convidados por turma. O leader in class é promovido pela Vogue e seus convidados.
A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais, envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como valor presente, valor futuro, taxas e prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade. Tem como objetivo capacitar o profissional a interpretar e discutir os principais demonstrativos financeiros.
Fundamentos de Marketing – Educação a Distância (EAD)
Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao estudante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
Apresentar o conceito e definições de luxo, junto a uma viagem pela história, entendendo as origens do termo luxo e a evolução de sua aplicação ao longo do desenvolvimento das sociedades. A disciplina apresenta a linha do tempo do surgimento do luxo, desde a antiguidade até a atualidade, e as diversas classificações e níveis de luxo que são discutidos atualmente.
Compreender os consumidores do mercado de luxo é um desafio constante. O perfil deste consumidor é cada vez mais heterogêneo e exigente. As motivações para o consumo de luxo são as mais diversas, devido também à acessibilidade de alguns itens antes inacessíveis. Identificar os perfis dos clientes, compreender seus hábitos e motivações de consumo, e conhecer as técnicas de pesquisa para entender este público, são os objetivos dessa disciplina.
As marcas de luxo precisam estar onde o consumidor está. Para os negócios internacionais, as economias emergentes acabam sendo o principal destino para atingir novos mercados consumidores. Porém, quando falamos de internacionalização de uma operação de luxo, precisamos pensar como será o produto, sua comunicação, vendas e gestão além-fronteiras. A disciplina apresentará as características das principais economias emergentes para o consumo de luxo e discutirá quais aspectos do negócio devem ser adaptados para a nova cultura.
Estratégia e operação precisam estar muito conectadas no mercado de luxo. Essa conexão deve refletir no dia a dia do negócio e na experiência final entregue ao cliente. Essa disciplina apresentará as principais operações do mercado de luxo no Brasil, através de visitas técnicas e palestras, com especialistas de segmentos como moda, beleza, joias, serviços, automobilístico, hotelaria e gastronomia.
No luxo, um ‘produto’ sempre compreende objetos e serviços, mas tudo começa com o produto. Desde uma noite um hotel 6 estrelas, até um carro de luxo. O produto ou serviço precisa atingir o emocional do consumidor, compreendendo suas necessidades e proporcionando uma experiência holística. A disciplina apresentará teorias e práticas relacionadas ao processo de concepção e gestão de portfólio de produto ou serviço no mercado de luxo.
A disciplina trata de conceitos, modelos e técnicas associados à inovação e criatividade, com base em uma perspectiva estratégica, voltada à obtenção de vantagens competitivas sustentáveis e à geração de valor aplicado ao mercado de luxo. Aborda os seguintes tópicos: ambiente empresarial e seu componente criativo, processo de inovação, difusão de novas tecnologias, inovações em cadeia, sustentabilidade e características de organizações inovadoras.
Os canais digitais permitem que as marcas de luxo ampliem sua oferta de produtos, através de e-commerce, aplicativos, marketplace, WhatsApp, social selling, e outras plataformas digitais. O objetivo dessa disciplina é apresentar os conceitos por trás de cada tipo de canal digital, e suas especificidades de gestão no mercado de luxo. Ao final, espera-se que seja desenvolvida uma estratégia multicanal digital para um negócio de luxo.
ão existe luxo sem marca. Qualquer objeto ou serviço de luxo pertence a uma marca de luxo. A marca no luxo ultrapassa o objeto ou serviço em si, e é construída por sua reputação e significado particular. Atualmente, as marcas precisam ainda estar conectadas aos desejos e anseios dos novos consumidores do luxo. Para este contexto, a disciplina aborda os seguintes tópicos: brand equity, brand persona e arquétipos, arquitetura de marca, marca corporativa, gestão de crise e posicionamento de marca.
Luxo e comunicação são consubstanciais. Um dos pilares fundamentais do luxo é a comunicação, desenvolvida com o objetivo de criar um sonho e recarregar o valor da marca, não somente vender. Em um contexto global, às vezes são necessários ajustes na narrativa para um novo público, ou até mesmo a realização de novas campanhas. Para essa entrega é importante compreender quais ações e aspectos da comunicação funcionam e como são planejados no mercado de luxo. A disciplina englobará os conceitos e práticas de relações públicas, influenciadores digitais, eventos, CRM, patrocínio, product placement e outras ações. Ao final, o objetivo é o de compreender o conjunto de ferramentas e estratégias de comunicação mais frequentes no mercado de luxo.
Desenvolver relacionamentos duradouros e experiências extraordinárias devem ser importantes componentes das estratégicos no mercado de luxo. Desde oferecer uma bebida sofisticada, proporcionar uma viagem exótica, até um atendimento inesquecível. Todas essas práticas estão relacionadas às estratégias e gestão das experiências e serviços no luxo. Para isso, as marcas precisam compreender como gerar experiências significativas para seus clientes, principalmente através do serviço. A disciplina abordará os conceitos e práticas do marketing de experiências, marketing sensorial e marketing de serviços aplicados ao mercado de luxo, com discussão e vivência de cases de mercado.
Os meios digitais permitem que as marcas de luxo comuniquem com diversas audiências, com conteúdos específicos para cada canal e público. E para os negócios que possuem e-commerce, este conteúdo precisa também reverter em vendas. Portanto, seja para qual propósito, posicionamento ou vendas, o profissional de marketing precisa compreender como gerenciar as mídias digitais e redes sociais. Para isso, essa disciplina apresenta o perfil das redes sociais, plataformas e tipos de mídia online, análise de performance, outbound e inbound, e KPI’s. Ao final, será desenvolvido um planejamento de conteúdo online.
O Projeto Integrativo Multidisciplinar (PIM) é composto por 2 disciplinas, PIM 1 e PIM 2, que ocorrem respectivamente, durante o primeiro e segundo semestre do curso. No PIM 1, o objetivo será discutir os conceitos das disciplinas através de estudo de caso. No PIM 2, os conceitos serão aplicados através de estudo de caso e, ao final será desenvolvido o Relatório Final, onde o aluno conta com aulas preparatórias, atividades em período extraclasse, e bancas de professores e gestores do mercado que avaliarão sua produção.
As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
02/12/2023, 11/11/2023, 02/03/2024, 16/03/2024, 13/04/2024, 27/04/2024, 15/06/2024, 25/05/2024, 06/07/2024, 13/07/2024, 24/08/2024, 28/09/2024
Local: ESPM Tech São Paulo
*datas sujeitas a alteração
das 9h às 16h30
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.
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Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Encontros presenciais e online com networking de verdade que vão além do Linkedin com muita troca de experiências, histórias de vida e caminhos de futuro.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, possuímos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
Se você é ex-aluno ESPM dos Cursos de Extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, possuem bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de Especialização, MBA e Master, o processo é o mesmo:
Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de formar especialistas na área do curso. Se for intitulado como “Certificate”, significa que é voltado para profissionais que estão no início da carreira. Já o MBA Executivo é focado, principalmente, em gestores e profissionais com mais de 5 anos de liderança, ou seja, para quem está em fase de consolidação da carreira. O Master é um programa mais amplo, que direciona as disciplinas para a área do curso, visa a formar gestores, mas não aborda matérias de negócios e administração. O MBA Clássico também busca formar gestores, porém, diferentemente do Master, inclui matérias de negócios e administração. Apesar das especificidades de cada uma das categorias, o MEC reconhece todas elas como cursos de pós-graduação lato sensu.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636. Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:
No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para mais informações, clique aqui.
De segunda à sexta-feira, serviço de VAN da ESPM
saída do Metrô Ana Rosa
(Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal)
Horários:
06h30 às 13h30
14h30 às 17h
18h às 23h30
Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:
Atendimento por WhatsApp
A ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.
O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.
Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.
Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.