A Pós-Graduação em Negócios e Marketing do Luxo Contemporâneo apresenta teorias, conceitos e práticas que envolvem o mercado de luxo, por meio de uma visão estratégica de marketing e negócios. Visa desenvolver habilidades e competências para atuar no mundo corporativo com uma visão completa sobre a gestão do luxo, ao mesmo tempo em que oferece uma valiosa oportunidade de construir e fortalecer networking específico do mercado.
O programa aborda uma ampla gama de tópicos, incluindo o entendimento da história e evolução do conceito de luxo, aspectos culturais do novo e atual consumidor, oportunidades e ameaças de mercados emergentes e operações internacionais, conceitos de inovação e criatividade aplicados ao luxo, somados à compreensão dos aspectos que envolvem gestão de marca e comunicação nos canais digitais, diferentes modelos de negócios e estratégias, experiência e serviço ao cliente de luxo e concepção de produtos e serviços para o consumidor desse segmento.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
O mercado de luxo é um dos mais antigos, com clientes que fazem compras em todo o mundo, decidindo onde e como comprarão, com novos consumidores aderindo diariamente. Além disso, marcas tradicionais chegam a novos destinos, indo aonde os consumidores de luxo estão, principalmente, nas economias emergentes.
Novos negócios também nascem posicionados para este mercado, tendo em vista as oportunidades que existem em todos os setores. Nesse contexto, o conceito de luxo enfrenta novas interpretações, o que exige atenção redobrada das marcas às reações do seu público e o fortalecimento cada vez mais de seu posicionamento.
Os elementos que compõem uma marca de luxo são alta qualidade, tradição, design, arte, distinção e preço premium. Porém, somente esses aspectos não garantem mais o sucesso de um negócio de luxo, é preciso ampliar esses elementos e trazer para a discussão estratégica os pilares da inovação, criatividade, digital e experiência. Dessa forma, é possível projetar um futuro promissor para um negócio de luxo, por mais tradicional que ele seja.
Portanto, compreender os aspectos que envolvem a gestão de marketing e negócios de luxo pode ser de grande relevância para qualquer gestor que queira incorporar esses conceitos ao seu negócio.
Por essa razão, a Pós-Graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo é um programa lato sensu, que visa preparar profissionais recém-formados, empreendedores e gestores, em diversas áreas do conhecimento, para os desafios da gestão dos negócios de luxo, seja atuando em empresas já consolidadas, ingressando em startups, seja criando seu empreendimento.
Para que o conteúdo seja o mais atualizado possível, este curso foi desenvolvido em parceria com a Vogue, para propiciar todas as conexões com profissionais e negócios dos diversos segmentos do mercado.
As disciplinas foram organizadas em três blocos essenciais, abordando os conhecimentos e competências atuais e imprescindíveis para o sucesso do novo profissional de luxo: Mercado e Consumidor, Gestão de Negócios e Gestão de Marketing.
O curso de Pós-Graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
O curso foi desenvolvido para estudantes que buscam desenvolver novas competências para a gestão de marketing contemporâneo, com foco no luxo, com o seguinte perfil:
Criada em julho de 2010, a partir de uma joint-venture entre a Editora Globo e a Condé Nast Publications, a Edições Globo Condé Nast (EGCN) é a editora brasileira responsável pela publicação dos títulos Vogue, Casa Vogue, Glamour e GQ.
A parceria entre a ESPM e a EGCN surgiu com o objetivo de disponibilizar um conteúdo de excelência, nas áreas de marketing de moda e luxo, com títulos que são referência nesses dois segmentos, no Brasil e no mundo. Os benefícios oferecidos pela Vogue são: Convites do leader in class, acesso ao conteúdo da Vogue Digital: 1 ano de cortesia ao app Globo Mais, Divulgação dos melhores trabalhos do Projeto Integrativo Multidisciplinar na Vogue Digital, Benefícios para eventos Vogue, Encontro anual com a Redação.
Todas as disciplinas do curso terão uma aula dedicada à participação de um convidado especial, líder de empresa relevante e pertinente ao tema de cada matéria.
Na prática, como são dois bimestres e, em média 2 disciplinas em cada um, teremos 4 líderes convidados por turma. O leader in class é promovido pela Vogue e seus convidados.
A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais, envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como valor presente, valor futuro, taxas e prestações uniformes.
A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade. Tem como objetivo capacitar o profissional a interpretar e discutir os principais demonstrativos financeiros.
– Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.
– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.
– Possibilita ao estudante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
– Apresentar o conceito e definições de luxo em uma viagem pela história, entendendo as origens do termo luxo e a evolução de sua aplicação ao longo do desenvolvimento das sociedades.
A disciplina apresenta a linha do tempo do surgimento do luxo, desde a antiguidade até a atualidade e as diversas classificações e níveis de luxo que são discutidos atualmente.
– Compreender os consumidores do mercado de luxo é um desafio constante, o perfil desse consumidor é cada vez mais heterogêneo e exigente, e as motivações para o consumo de luxo são as mais diversas, devido também à acessibilidade de alguns itens antes inacessíveis.
– Identificar os perfis dos clientes, compreender seus hábitos e motivações de consumo e conhecer as técnicas de pesquisa para entender esse público são os objetivos desta disciplina.
As marcas de luxo precisam estar onde o consumidor está. Para os negócios internacionais, as economias emergentes acabam sendo o principal destino para atingir novos mercados consumidores. Porém, quando falamos de internacionalização de uma operação de luxo, precisamos pensar como será o produto, sua comunicação, vendas e gestão além-fronteiras.
A disciplina apresentará as características das principais economias emergentes para o consumo de luxo e discutirá quais aspectos do negócio devem ser adaptados para a nova cultura.
Estratégia e operação precisam estar muito conectadas no mercado de luxo e essa conexão deve refletir no dia a dia do negócio e na experiência final entregue ao cliente.
Esta disciplina apresentará as principais operações do mercado de luxo no Brasil, através de visitas técnicas e palestras com especialistas de segmentos como moda, beleza, joias, serviços, automobilístico, hotelaria e gastronomia.
No luxo, um “produto” sempre compreende objetos e serviços, mas tudo começa com o produto. Desde uma noite em um hotel 6 estrelas até um carro de luxo.
O produto ou serviço precisa atingir o emocional do consumidor, compreendendo suas necessidades e proporcionando uma experiência holística.
A disciplina apresentará teorias e práticas relacionadas ao processo de concepção e gestão de portfólio de produto ou serviço no mercado de luxo.
A disciplina trata de conceitos, modelos e técnicas associados à inovação e criatividade, com base em uma perspectiva estratégica, voltada à obtenção de vantagens competitivas sustentáveis e à geração de valor aplicado ao mercado de luxo.
– Aborda os seguintes tópicos: ambiente empresarial e seu componente criativo, processo de inovação, difusão de novas tecnologias, inovações em cadeia, sustentabilidade e características de organizações inovadoras.
Os canais digitais permitem que as marcas de luxo ampliem sua oferta de produtos através de e-commerce, aplicativos, marketplace, whatsapp, social selling e outras plataformas digitais.
O objetivo desta disciplina é apresentar os conceitos por trás de cada tipo de canal digital e suas especificidades de gestão no mercado de luxo.
Ao final, espera-se que seja desenvolvida uma estratégia multicanal digital para um negócio de luxo.
Não existe luxo sem marca. Qualquer objeto ou serviço de luxo pertence a uma marca de luxo. A marca no luxo ultrapassa o objeto ou serviço em si e é construída por sua reputação e significado particular.
Atualmente, as marcas precisam ainda estar conectadas aos desejos e anseios dos novos consumidores do luxo.
Para esse contexto, a disciplina aborda os seguintes tópicos: brand equity, brand persona e arquétipos, arquitetura de marca, marca corporativa, gestão de crise e posicionamento de marca.
Luxo e comunicação são consubstanciais. Um dos pilares fundamentais do luxo é a comunicação, desenvolvida com o objetivo de criar um sonho e recarregar o valor da marca, não somente vender.
Em um contexto global, às vezes são necessários ajustes na narrativa para um novo público, ou até mesmo a realização de novas campanhas. Para essa entrega é importante compreender quais ações e aspectos da comunicação funcionam e como são planejados no mercado de luxo.
A disciplina englobará os conceitos e práticas de relações públicas, influenciadores digitais, eventos, CRM, patrocínio, product placement e outras ações.
Ao final, o objetivo é o de compreender o conjunto de ferramentas e estratégias de comunicação mais frequentes no mercado de luxo.
Relacionamentos duradouros e experiências extraordinárias são importantes componentes das estratégias no mercado de luxo, desenvolver essas habilidades, portanto, é fundamental para atuar nesse mercado. Desde oferecer uma bebida sofisticada, proporcionar uma viagem exótica, até um atendimento inesquecível.
Todas essas práticas estão relacionadas às estratégias e gestão das experiências e serviços no luxo. Para isso, as marcas precisam compreender como gerar experiências significativas para seus clientes, principalmente através do serviço.
A disciplina abordará os conceitos e práticas do marketing de experiências, marketing sensorial e marketing de serviços aplicados ao mercado de luxo, com discussão e vivência de cases de mercado.
Os meios digitais permitem que as marcas de luxo comuniquem com diversas audiências, com conteúdos específicos para cada canal e público.
E para os negócios com e-commerce, este conteúdo precisa também reverter em vendas. Portanto, seja para qual propósito for, posicionamento ou vendas, o profissional de marketing precisa compreender como gerenciar as mídias digitais e redes sociais. Para isso, esta disciplina apresenta o perfil das redes sociais, plataformas e tipos de mídia online, análise de performance, outbound e inbound, e KPI’s.
Ao final, será desenvolvido um planejamento de conteúdo online.
O Projeto Integrativo Multidisciplinar (PIM) é composto por 2 disciplinas, PIM 1 e PIM 2, que ocorrem, respectivamente, durante o primeiro e o segundo semestre do curso.
No PIM 1, o objetivo será discutir os conceitos das disciplinas através de estudos de caso.
No PIM 2, os conceitos serão aplicados através de estudos de caso e, ao final, será desenvolvido o Relatório Final, onde o aluno conta com aulas preparatórias, atividades em período extraclasse e bancas de professores e gestores do mercado que avaliarão sua produção.
Obs.: As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
14/09/2024, 28/09/2024, 26/10/2024, 09/11/2024, 08/02/2025, 22/02/2025, 22/03/2025, 29/03/2025, 24/05/2025, 31/05/2025, 19/07/2025, 16/08/2025
Local: ESPM Tech São Paulo
*datas sujeitas a alteração
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:
1x R$ 45.492,00
11x R$ 4.000,29
1x R$ 4.019,49
17x R$ 2.743,98
1x R$ 2.793,44
23x R$ 2.116,87
1x R$ 2.198,32
29x R$ 1.743,53
1x R$ 1.795,92
35x R$ 1.491,84
1x R$ 1.642,50
Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Pesquisa do Egresso 2023.
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Sua jornada será acompanhada pelo Dexter, Designer de Experiências Transformadoras, responsável por acolher os estudantes durante a jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Encontros presenciais e online com networking de verdade que vão além do Linkedin com muita troca de experiências, histórias de vida e caminhos de futuro.
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.