Pós-graduação ESPM

Pós-Graduação em Design de Experiência do Cliente – Construindo Jornadas Significativas

São Paulo - ESPM Tech

DAY ONE: 15/06/2024

Sobre o curso

A Pós-Graduação em Design de Experiência do Cliente – Construindo Jornadas Significativas tem como intuito abordar os principais conceitos da metodologia de design aplicada à construção de experiências e projetos, explorar técnicas, métodos e ferramentas para a construção colaborativa de projetos, bem como o desenho de jornadas e formas criativas para prototipação e implementação de novos produtos e serviços. Ainda vai despertar uma visão crítica sobre o futuro das experiências e dos negócios, trazendo repertório para pensar em experiências mais relevantes, significativas e sustentáveis.

 

Para o alcance desses objetivos, o curso é composto por disciplinas reflexivas, que apoiarão no aprofundamento da capacidade de analisar e resolver os problemas complexos, e de técnicas que permitirão conhecer métodos e ferramentas que facilitem a colaboração e o desenvolvimento de soluções. Os alunos também exercitarão habilidades de facilitação e inteligência emocional. Todo o conteúdo é orientado a partir de uma visão prática de mercado, com cases e soluções aplicáveis, inspirando formas mais significativas e sustentáveis de viver, se relacionar, consumir e trabalhar.

Pós-Graduação em Design de Experiência do Cliente – Construindo Jornadas Significativas

Início das aulas: 15/06/2024

Dias da semana: às segundas e quartas-feiras (hyflex), e um sábado (presencial) por disciplina

Período: Noturno

Horário: Às segundas e quartas-feiras das 19h30 às 22h30 e aos sábados das 9h às 16h30

Carga horária: 390h

35X R$ 1.491,84

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 16/06/2024

Modalidade

HyFlex​

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente* nas unidades ESPM ou virtualmente via Zoom. Participe presencialmente para viver experiências imersivas e fazer networking ou participe virtualmente, de onde estiver, para melhor adaptação da sua agenda e localização. Gravações de aula disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta). *Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Evento de recepção dos alunos, DAY ONE, presencial no dia 15.JUN pela manhã.

Inicio do curso com a AULA INTEGRADORA em modalidade hyflex no dia 15.JUN à tarde.

Aula aberta

Harmonia na experiência: Construindo serviços relevantes com cuidado à saúde mental

Sobre o curso

Novas soluções e projetos

Todo mundo já passou por problemas de atendimento, de dificuldade de uso de sistemas confusos ou até mesmo a quase impossível tarefa de cancelar um contrato. Mas por que é tão difícil entregar uma boa experiência de produto ou serviço? Para além do desafio da tecnologia, as novas realidades sociais e ambientais contribuem para mudanças de comportamento e de necessidades das pessoas que exigem de empresas e organizações uma rápida adaptação das suas entregas.

Com isso, a Pós-Graduação em Design de Experiência do Cliente – Construindo Jornadas Significativas vai apoiar os profissionais que desejam criar repertório e ampliar seus conhecimentos para o desenho, prototipação e implementação de novos produtos e serviços, apoiando os profissionais a terem uma visão crítica, criativa e humana para facilitar novas soluções e projetos dentro de organizações.

SP-Pós-Graduação-em-Design-de-Experiência-do-Cliente
Áreas temáticas

O curso de Pós-Graduação em Design de Experiência do Cliente – Construindo Jornadas Significativas está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

O curso é voltado aos profissionais com mais de três anos de experiência e que trabalham com desenho de projetos, produtos e serviços. Abrange ainda profissionais que atuam na construção e no acompanhamento de jornadas – de usuários, clientes, funcionários etc.

O que você vai aprender:

Nivelamento

– Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.

– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.

– Possibilita ao estudante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A Inovação pelo Design

Como criar experiências relevantes e sustentáveis para o negócio? Os objetivos da disciplina são:

  • Conhecer os conceitos e o uso da abordagem do design, como mindset e método para o desenvolvimento de projetos;
  • Compreender o desenho de estratégias e experiências de produtos, serviços ou negócios a partir do olhar dos usuários;
  • Desenvolver habilidade de pensar e criar a partir da construção de jornadas, entendendo seus usos e relações com outras disciplinas ligadas à experiência.

Como compreender os desafios sociais e sustentáveis que estamos vivendo e seus impactos em negócios, serviços e produtos? Os objetivos da disciplina são:

  • Capacidade de refletir sobre os desafios contemporâneos globais, olhando de forma sistêmica para novos comportamentos, tendências e ações que inspiram maneiras de viver, de se relacionar, consumir e trabalhar;
  • Desenvolver e exercitar as competências necessárias para pensar, planejar e executar projetos em prol do desenvolvimento de negócios mais justos, humanos e sustentáveis;
  • Compreender as pautas e estratégias atuais de empresas, marcas e negócios na construção de soluções de sustentabilidade – como as ESGs (Environmental, Social, and Corporate Governance), novos modelos de negócios, conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, economia circular, visão decolonial etc.;
  • Exercitar a criação de novos futuros desejáveis, por meio de dinâmicas práticas e imersivas de construção de cenários.

Como identificar e conhecer novos comportamentos, expectativas e necessidades dos usuários? Os objetivos da disciplina são:

  • Compreender técnicas e ferramentas de pesquisa e levantamento de insights, incluindo o uso de novas tecnologias para a construção de estratégias de negócios e projetos;
  • Capacidade de analisar comportamentos, tendências e expectativas de usuários;
  • Conhecer métodos e usos de pesquisas e de seus resultados para além da fase de concepção de um projeto.

Como criar inteligência emocional para os negócios? Os objetivos da disciplina são:

  • Desenvolver competências socioemocionais e relacionais, que apoiem os profissionais nos desafios do mundo do trabalho, para a vida corporativa e/ou empreendedora;
  • Exercitar técnicas de comunicação não violenta que apoiem o profissional a dialogar de forma assertiva com equipes, outros times e profissionais no dia a dia de trabalho e no contexto de desenvolvimento e venda de projetos;
  • Exercitar formas de comunicação e relacionamento mais humanas e empáticas, que promovam a saúde mental dos profissionais.

Desenvolvendo Projetos

Como posso apoiar a colaboração entre diferentes atores e áreas? Os objetivos da disciplina são:

  • Conhecer conceitos e práticas de facilitação de grupos que apoiam processos criativos e de tomada de decisão organizacional;
  • Refletir sobre a prática de facilitação, compreendendo os contextos de usos, possibilidades de atuação e suas diferentes estratégias;
  • Executar técnicas e dinâmicas colaborativas.

Como criar jornadas de serviços e produtos relevantes e significativas para usuários e organizações?  Os objetivos da disciplina são:

  • Compreender os diferentes contextos de usos de jornadas para o desenho de projetos, processos, negócios e serviços;
  • Exercitar a implementação de soluções, considerando a experiência e os processos necessários para os diferentes usuários e atores envolvidos na prestação de um serviço ou produto;
  • Capacidade criativa de testar novas formas de gerar valor, encantamento e fidelização de clientes;
  • Compreender conceitos de usabilidade, design de interação e experiência do usuário (UX), os quais determinam o comportamento e as respostas das interações entre usuário e sistemas.

Como testar o desenho de produtos, serviços e negócios de forma ágil e estratégica? Os objetivos da disciplina são:

  • Explorar métodos de protototipação de baixa, média e alta fidelidade;
  • Explorar métodos de desenvolvimento de projetos por meio de sprints que facilitam a construção colaborativa, ágil e baseada em protótipos de produtos, serviços e negócios;
  • Compreender ferramentas e técnicas de acompanhamento de resultados, como testes de usabilidade, iteração e desenvolvimento de soluções.

Como desenvolver um processo de desenvolvimento de um projeto por meio do design do início ao fim? Os objetivos da disciplina são:

  • Exercitar um processo de workshop prático de design de serviços;
  • Explorar o uso de metodologias ágeis para o desenho de soluções e experiências;
  • Desenvolver um projeto real do início ao fim.

Viabilizar

Como a tecnologia impacta no desenho das novas experiências? Os objetivos da disciplina são:

  • Desenvolver o conhecimento das possibilidades que o futuro vai ofertar e os impactos na sociedade, nas pessoas e no ambiente de negócios;
  • Apresentar o que é tendência nas tecnologias para a construção de negócios exponenciais, como inteligência artificial, robótica, machine learning, IOF entre outras;
  • Explorar como essas novas tecnologias têm impactado na entrega de experiências, seja no contexto das artes, do entretenimento, seja na entrega de novos produtos e serviços.

Como implementar os projetos de inovação nos negócios? Os objetivos da disciplina são:

  • Compreender e exercitar formas de implementar novos produtos e serviços;
  • Explorar métodos inovadores para gestão e acompanhamento de resultados de curto, médio e longo prazo;
  • Compreender estratégias existentes para articulação entre diferentes times e áreas de uma organização, para apoiar a implementação das soluções.

Como se tornar uma liderança pautada pelo design? Os objetivos da disciplina são:

  • Explorar o uso da empatia, a colaboração e a exploração na construção de ambientes e times;
  • Conhecer modelos organizacionais e de gestão de times de design e inovação no contexto organizacional, de startups, empresas, organizações sociais etc.;
  • Exercitar modelos de gestão de times mais humanos e que levem em consideração a saúde mental das pessoas.

Como os conceitos discutidos são articulados em um projeto integrado de impacto organizacional ou social?

O objetivo do projeto é exercitar e validar a articulação dos conceitos discutidos de maneira multidisciplinar, contando com a mentoria de um especialista e apresentando para uma banca avaliadora.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

390h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

HyFlex​

Modalidade do curso

Sábado nos dias*

13/07/2024, 22/06/2024, 24/08/2024, 03/08/2024, 21/09/2024, 05/10/2024, 09/11/2024, 23/11/2024, 15/02/202,,15/03/2025, 05/04/2025, 17/05/2025

Local: ESPM Tech São Paulo

*datas sujeitas a alteração

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“Todo dia, nós encontramos produtos e serviços que prometem facilitar ou tornar nossa vida melhor. Na prática, nos deparamos com informações desencontradas, atendimentos confusos e sistemas ainda mais complexos. Tudo isso faz uma empresa perder dinheiro e acabar com a saúde mental de equipes. Como podemos repensar as experiências de produtos e serviços, considerando jornadas mais significativas e sustentáveis? A proposta desta pós-graduação vem para apoiar profissionais e equipes que queiram usar a abordagem do design para repensar as entregas de empresas e organizações, considerando métodos colaborativos, ágeis e conectados aos desafios contemporâneos.”

Depoimentos de quem já passou por aqui