Pós-graduação ESPM

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico

Em parceria com Sindusfarma

São Paulo - ESPM Tech

DAY ONE: 17/03/2025

Sobre o curso

A Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico visa formar gestores preparados para atuar em um mercado farmacêutico dinâmico e competitivo. Equipados com ferramentas para análise, planejamento, execução e controle de estratégias empresariais, os egressos estarão prontos para conduzir operações e estratégias eficazes nesse setor em constante evolução.

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico

Início das aulas: 24/03/2025

Dias da semana: Às segundas-feiras (hyflex), e um sábado (presencial) por disciplina

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 22h30 e sábado, das 9h às 16h30

Carga horária: 390h

Duração: 4 Semestres

35X R$ 1.327,54

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 23/03/2025

Para empresas

Este curso pode ser customizado para a sua organização

Modalidade

Hyflex​

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo, presencialmente, nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Participe presencialmente para viver experiências imersivas e fazer networking ou participe virtualmente, de onde estiver, para melhor adaptação da sua agenda e localização. Gravações de aula disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta). *Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações Hyflex.

Sobre o curso

Gestão estratégica para liderar o mercado farmacêutico do futuro.

O curso, em parceria com a Sindusfarma, explora as principais tendências em gestão e marketing aplicadas às particularidades do mercado farmacêutico. Com foco nas demandas e complexidades desse setor, o programa capacita profissionais para liderarem com eficácia em todas as áreas que compõem o ecossistema da indústria farmacêutica.

PÓS - GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS COM ÊNFASE NO MERCADO FARMACÊUTICO
Áreas temáticas

O curso de Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também
terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras
áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Destinado a profissionais graduados em diversas áreas que atuam em diferentes setores da empresa e desejam se especializar ou adquirir novas competências em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico.

logo sindusfarma novo 2023

Em parceria com o SINDUSFARMA

O SINDUSFARMA e a ESPM têm o objetivo de promover em conjunto a difusão do conhecimento científico, tecnológico e da regulamentação que incide sobre as atividades do setor industrial farmacêutico, visando o desenvolvimento, a atualização e o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no setor industrial farmacêutico, por meio de programas educacionais, publicações e eventos sociais.

Associados SINDUSFARMA

Condição Especial aos Associados SINDUSFARMA

15%* de bolsa no investimento do curso

(à vista ou parcelado)

 

*Não acumulativo com outras políticas da ESPM. Os colaboradores de empresas associadas devem inserir o cupom na inscrição: ESPMSINDUSFARM. Este benefício está condicionado à validação de comprovante de vínculo na empresa, apresentado na matrícula.

Dúvidas, por gentileza, entre em contato conosco:

Central de Relacionamento ESPM
Tel.: (11) 5081-8200/4007-2375 (ligação local)
Whatsapp: 0800-607-3777
E-mail: [email protected]

O que você vai aprender:

Nivelamento

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

 

Gestão

Oferece subsídios para discutir questões relacionadas ao trabalho em equipe e à liderança com o objetivo de facilitar o processo de formação de líderes dentro de uma visão atual, discutindo sobre as modernas formas de liderar e motivar equipes e discorrendo sobre as competências necessárias para lidar com os negócios, competências necessárias para lidar com pessoas e competências de autogestão, oferecendo ao aluno subsídios para analisar os vínculos estabelecidos entre os líderes, as equipes e os indivíduos.

Possibilita o entendimento dos cenários desafiadores da indústria farmacêutica e os seus impactos no desempenho em vendas. Desenvolver competências em vendas 4.0 compatíveis com a transformação digital do mercado farmacêutico. Estabelecer as conexões apropriadas para a tomada de decisão assertiva junto aos clientes e PDVs, utilizando ferramentas atuais provendo diagnósticos robustos. Capacitar os líderes em vendas na elaboração de prioridades, potencializando as melhores estratégias e implementando as táticas de sucesso nas atividades de vendas.

Estudo dos fundamentos de negociação e de técnicas que auxiliam na melhoria das relações entre pessoas e empresas. Será visto o cenário da negociação, por meio da compreensão dos principais elementos que constituem a leitura do contexto de uma negociação eficaz, bem como do desenvolvimento de mecanismos de conquista de poder e do uso das variáveis cruciais a seu favor. Identificação do impacto da cultura e da ética na forma de negociação. Compreensão da negociação estratégica e aberta, onde o fechamento não é como as versões anteriores, criando opções e alternativas, mas, buscando soluções “fora do quadrado”, muitas vezes, construindo novas parcerias. Enquadramento da situação da negociação. Variáveis cruciais: poder, informação e tempo, cultura, ética e crescimento sustentável.

Apresenta os principais conceitos e técnicas associados à gerência de projetos utilizados pelo PMI na gestão empresarial moderna. Aborda o papel crescente das metodologias ágeis, como o Scrum, no gerenciamento de projetos dentro das empresas inovadoras e de tecnologia. Apresenta o conceito de ciclo de vida dos dados aplicando o mesmo na gestão de projetos. Associar projetos com o planejamento estratégico. Conceituar, descrever e decompor a estrutura analítica de um projeto. Definição de métricas e medidas para gestão e acompanhamento de projeto. Entender os dilemas e desafios que precisam ser gerenciados durante a condução e implantação de projetos – principalmente envolvendo equipes multidisciplinares e contextos ágeis.

Marketing e Estratégia

Entender o ambiente competitivo do mercado farmacêutico, conhecer e utilizar as ferramentas de análise para compreender as oportunidades do negócio, identificar os pontos de alavancagem aplicados à promoção presencial e virtual de medicamentos éticos, interface entre prescrição médica e potencial de prescrição, relacionar as variáveis sobre a elaboração de previsão de vendas com dados epidemiológicos, reflexão sobre a premiação da força de vendas em relação aos objetivos de vendas, fundamentação da promoção médica utilizando os vários canais de comunicação e organização de um plano de marketing para lançamento de produtos ou produtos existentes.

A disciplina aborda estratégias de Healthcare Relationship Management (HRM) voltadas para a construção e manutenção de relacionamentos sólidos com médicos, farmacêuticos, sociedades médicas e instituições de saúde, utilizando ferramentas digitais. O foco está em como as empresas de saúde podem desenvolver estratégias eficazes de comunicação e relacionamento com esses públicos estratégicos, maximizando a utilização de plataformas digitais para criar interações personalizadas e de alto impacto. São discutidas as melhores práticas para fortalecer a fidelidade dos profissionais de saúde e garantir parcerias sustentáveis com instituições, sempre considerando o uso de tecnologias digitais como diferencial competitivo no mercado farmacêutico

Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica. Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios.

A disciplina reúne um conjunto de diferentes – e importantes – temas pertinentes à indústria farmacêutica. A proposta é fazer uma abordagem contextualizada desses temas, favorecendo visão ampliada e atualizada sobre o setor. Os principais temas, em geral, contemplados nessa disciplina são: farmacoeconomia, farmacovigilância, mix promocional, auditorias de mercado, web-analytics e business intelligence, supply chain, fundamentos jurídicos, compliance, previsão de vendas, acesso ao mercado, embalagem, controle de qualidade, além de outros temas emergentes do segmento farmacêutico.

A disciplina de Economia da Saúde aborda os princípios econômicos aplicados ao campo da saúde, oferecendo uma compreensão abrangente das questões relacionadas à alocação de recursos, financiamento, eficiência e impacto econômico nas políticas e serviços de saúde. Adicionalmente, propicia a análise crítica das questões econômicas na área da saúde, permitindo aos estudantes compreenderem a interseção entre economia e saúde, tomar decisões robustas e contribuir para a melhoria dos sistemas de saúde. Por meio da exploração de teorias e práticas, os estudantes serão preparados para aplicar os princípios econômicos na gestão eficiente dos recursos em saúde e na formulação de políticas que promovam a saúde e o desenvolvimento econômico.

Trata de conceitos, modelos e técnicas associados à gestão de inovações tecnológicas, com base em uma perspectiva estratégica, voltada à obtenção de vantagens competitivas sustentáveis e à geração de valor. Compreender os canais digitais na indústria farmacêutica, com abordagem em programas de pacientes, programas de farmácia em fidelização e representantes virtuais. São discutidas e apresentadas as estratégias digitais de relacionamentos com os clientes para criar alternativas de interação.

Integração

Oferece aos participantes um ganho concentrado de experiência em gestão de um negócio farmacêutico, que requer decisões estratégicas em todas as suas áreas, com base em análises de informações do ambiente, do mercado e da concorrência. A disciplina envolve aulas de orientação para a definição e elaboração de um plano de negócio para a indústria farmacêutica, preparação de um “pitch” de venda do plano e a apresentação do mesmo a uma banca examinadora.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

390h

de conteúdo

4 Semestres

Conclusão do curso

Hyflex​

Modalidade do curso

Sábado nos dias*

26/04/2025, 24/05/2025, 12/07/2025

Local: ESPM Tech São Paulo

*datas sujeitas a alteração

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado: