Post-diplôme ESPM

Master em comportamento e ciências do consumo

São Paulo - ESPM Tech

DAY ONE: 28/08/2024

A propos du cours

O Master em Comportamento e Ciências de Consumo oferece uma abordagem para compreender e entender as novas práticas dentro da jornada de compra e as sessões de consumo de produtos e serviços, do momento da descoberta ao processo de pesquisa, análise e aquisição, entendendo a experiência, o consumo e o descarte.

 

Nossa proposta é capacitar os participantes a acompanharem, entenderem e anteverem mudanças e tendências de mercado, de consumo e dos estilos de vida e dos comportamentos de compra na era omnichannel.

 

Ao longo do curso, os estudantes terão a oportunidade de discutir o impacto da microssegmentação nas estratégias de marketing e comunicação, conhecer as novas técnicas e os métodos de pesquisa centrados na experiência do usuário, entender os diversos drivers político-econômicos, sociodemográficos, psicobiológicos, culturais, ambientais e tecnológicos que agem e impactam o comportamento de compra e consumo nos dias de hoje.

Master em comportamento e ciências do consumo

Início das aulas: 04/09/2024

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras

Période : soirée

Horário: Das 19h30 às 22h30

Charge de travail : 420h

35X R$ 1.663,94

R$ 100.00

Frais d'inscription à la procédure de sélection

Inscrições até: 03/09/2024

O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Modalité

Présencial

Aproveite ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais e ao vivo. Desconecte-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de Happenings. *Algumas pós-graduações possuem atividades online pontuais.

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Aula aberta

Antropologia e semiótica do consumo

A propos du cours

Analisar o modo como o indivíduo consumidor troca recursos por bens e serviços

Entender e monitorar dados e informações de mercado e consumo, as dinâmicas culturais e comportamentais e os principais vetores e motivadores que influenciam nas decisões de compra e consumo dos novos consumidores, além de gerar e acionar insights para criar e validar propostas de valor mais customer centric, são diferenciais estratégicos de negócios adotados pelas empresas e marcas para alcançar sucesso e manter sua relevância.


Nessa perspectiva, as organizações precisam considerar que a sociedade e o mercado desses novos tempos são caracterizados por uma maior oferta de bens, serviços e experiências e por um consumidor mais exigente e ativo, cujo comportamento de compra e consumo precisa ser avaliado com base não apenas nas suas necessidades econômicas e utilitárias, mas por fatores neurobiológicos, psicológicos e culturais e por forças simbólicas e demandas experienciais.

 

Com o intuito de formar profissionais capacitados para atuar e crescer no mercado atual, a ESPM elaborou o Master em Comportamento e Ciências do Consumo, um programa de pós-graduação com a proposta de analisar e antever como diferentes consumidores e segmentos de mercado se comportam e pensam, e investigar as motivações e os benefícios de valor que os levam a comprar e consumir, mas também a ressignificar e refuncionalizar produtos e marcas nas suas experiências de consumo.

 

Curso pioneiro na área de cultura e comportamento e mercado e consumo:

 

Este programa emprega e integra as diversas ciências do comportamento humano: as ciências sociais, a antropologia e a psicologia comportamental, o design sensorial e a semiótica, aliados aos estudos recentes das neurociências e da economia comportamental.

 

Contempla os estudos do shoppology e do consumer insights e as análises de tendências e estudos do futuro, por meio de novas técnicas e modelos e métodos de pesquisa e ideação de propostas de valor com base no design thinking e UX research.

 

Abrange os estudos mais recentes sobre o mindset e o comportamento e a experiência digital, incorporando as abordagens das ciências comportamentais e cognitivas, dos princípios CX e dos dados de CRM, do customer analytics e da inteligência artificial aplicada, reforçando a cultura e as recentes abordagens, princípios e práticas do customer centricity.

 

Uma interação e combinação que contribui para uma melhor compreensão das peculiaridades das condutas de diferentes grupos e segmentos de públicos nesta nova realidade pós-digital.

 

Pilares do curso:

 

  • Pilar das disciplinas que têm um foco amplo nos aspectos do comportamental humano, baseados nas ciências comportamentais aplicadas ao consumo;
  • Pilar mais aplicado e estratégico das novas abordagens e disciplinas de pesquisa e investigação e inteligência estratégica. Explora não apenas o conhecimento mais profundo e crítico de comportamento de pessoas, públicos e consumidores na atualidade, mas a aplicação prática nas estratégias de negócios, em sintonia com as demandas do mercado, das empresas e consultorias especializadas.

A qui s'adresse-t-il ?

O curso é destinado a profissionais com mais de 3 anos de experiência, graduados nas diversas áreas do conhecimento, que buscam ampliação do conhecimento e capacitação técnica e gerencial para ascensão e aceleração na carreira, adquirindo novas competências na área de inteligência e comportamento do consumidor e das mudanças e tendências que afetam e caracterizam a sociedade atual.

Master em Comportamento e Ciencias do Consumo SP
Domaines thématiques

O curso de Master em Comportamento e Ciências do Consumo está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

O que você vai aprender:

Todas as disciplinas do curso terão uma aula dedicada à participação de um convidado especial, líder de empresa relevante e pertinente ao tema de cada matéria.

Nivelamento

– Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.

– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.

– Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

Ciências Comportamentais Aplicadas

Vivemos na era cognitiva, representada pela transformação contínua das referências sociais, tecnológicas e econômicas. Nesta nova era, para se construir estratégias de negócio vencedoras, é indispensável a rápida e contínua percepção desses movimentos de mercado, alcançada quando o olhar dos profissionais é educado com novos parâmetros e habilidades.

A neurociência do consumidor, integrada com a inteligência cognitiva, representa este novo olhar, pois subverte as tradicionais doutrinas estabelecidas pelo marketing e a comunicação e tem fundamentos em: metodologias disruptivas para entendimento de estímulos não estruturados; experiência do consumidor como ser biológico e psíquico, em que variáveis fisiológicas e mentais influenciam e alicerçam seus comportamentos de compra e relacionamento com marcas; interações humanas.

A cognição faz com que as percepções individuais em relação a um objeto físico ou abstrato (produtos ou marcas) se ampliem com o passar do tempo, exigindo que a inteligência organizacional seja estruturada como a inteligência humana. Com o auxílio dessa ciência, as empresas conseguirão construir conexões profundas e duradouras com os seus públicos por meio do entendimento das suas tomadas de decisão, proporcionando insights assertivos para que as áreas de marketing e comercial viabilizem ações efetivas com seus clientes.

Explora temas voltados para melhor compreensão da sociedade de consumo do século XXI, bem como suas origens históricas; o contraste entre a sociedade e a cultura do consumo; o consumo como distinção e como dádiva; a dimensão simbólica do mercado. A disciplina pretende fornecer instrumentos teóricos e metodológicos que possibilitem aos estudantes o entendimento, a reflexão e a formação de pensamento crítico e bem fundamentado acerca dos conceitos de sociedade de consumo, consumo e as ideias a eles relacionadas.

A base conceitual para o entendimento dos conceitos será dada pela antropologia cultural, ciência que entende o consumo como um processo social presente em toda sociedade humana.

– A disciplina visa capacitar e identificar diferenças entre a economia clássica, neoclássica e a economia comportamental, e compreender as principais variáveis e pressupostos determinantes do comportamento econômico das pessoas e grupos enquanto consumidores e investidores, desenvolvendo estratégias individuais e para as organizações.

– Analisar o comportamento econômico, a observação da economia como ciência social e a influência dos insights psicológicos e influências sociais e ambientais nos processos de tomada de decisão.

O aluno deverá identificar os principais vieses comportamentais e sua influência no processo de tomada de decisão e no comportamento econômico de consumidores e investidores; diferenciar crenças e valores observados como fatores de influência no processo de decisão e avaliar as atitudes relacionadas às etapas da tomada de decisão.

– Aprenderá a identificar heurísticas, vieses e nudges que poderão influenciar os processos de escolhas dos agentes econômicos

Você já parou para observar o varejo e seus produtos por meio do olhar do shopper? O que exatamente os seres humanos fazem na loja? O segredo do sucesso em loja é se tornar relevante para o shopper. Shoppology é a ciência que estuda os hábitos e atitudes da pessoa durante a sua jornada de compra, para então transformar esse conhecimento em planos de ação de sucesso.

O entendimento do comportamento de compra e dos processos decisórios envolvidos auxilia na criação de insights que devem direcionar as estratégias de marketing, tanto da indústria como do varejo.

– Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital.

– Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na web, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de comunicação, conteúdo e marketing.

– Trata de temas como o impacto das novas tecnologias e mídias no comportamento do consumidor, a microssegmentação e a construção de personas dos públicos de interesse e as análises do mindset e das jornadas de compra e consumo dos novos shoppers e clientes omnichannel, utilizando o estudo dos perfis tecnográficos e dos comportamentos de consumo de mídia e conteúdo e as estratégias de marca para atrair e interagir melhor com esses usuários e consumidores neste novo ambiente multiplataforma.

Como teoria dos signos e linguagens por excelência, a disciplina é, a um só tempo, corpo teórico e aparato metodológico que, aplicados ao universo do varejo, da ambientação e do design de espaços, além das análises da semiótica sobre comunicação, o branding e o consumo, demarcam uma perspectiva privilegiada para a compreensão dos fenômenos típicos desses campos na contemporaneidade.


O curso visa investigar o modo como as pessoas captam, selecionam, organizam e interpretam sensações físicas a partir de seus limiares de percepção e sentido nas suas experiências de compra e consumo.

A natureza sígnica da comunicação, a essência simbólica das marcas e a concepção mediadora do consumo ganham complexidade, profundidade e rigor metodológico quando observadas pelo prisma da semiótica, sobretudo quando em interface transdisciplinar com princípios da sociologia, da antropologia, da psicologia e da filosofia.

Pesquisa e Análise Estratégica Aplicada

Compreender e aprofundar os principais e novos conceitos, definições, ferramentas e técnicas de pesquisa de mercado existentes para o estudo do comportamento do consumidor são essenciais para que os alunos e profissionais consigam aplicar, de forma mais assertiva, estudos e possíveis perguntas de marketing relacionadas a esse tema. Por isso, por meio de base teórica, combinada com aplicações de cases, o objetivo desta disciplina é oferecer uma abordagem mais avançada, explanando os principais conceitos e definições fundamentais para realização desses tipos de estudo, abordando as definições gerais mais utilizadas em pesquisa, bem como aprofundando as principais metodologias e ferramentas qualitativas e quantitativas utilizadas dentro das empresas, hoje, para estudos de comportamento do consumidor, comunicação e marca.

A disciplina visa entender a importância da área de CMI dentro das empresas e a relevância da informação e dos insights para tomada de decisão estratégica e tática.

O objetivo não é apenas estudar e atualizar o aluno na parte conceitual e metodológica da pesquisa de mercado e CMI, mas aplicar e analisar de forma mais profunda e estratégica as informações e insights.

Contempla o estudo de temas como: subculturas e identidade social; classe social: medida, estratificação e componentes; influência da classe social nas decisões de compra; origem étnica, identidade racial e estratégias de marketing; estilos de vida, marcas e identidades de grupos; semelhanças e diferenças de segmentos de consumidores, com base em características biológicas, psicológicas, econômicas e sociais; raízes da psicografia e dos critérios e variáveis de segmentação comportamental.

Traz a identificação dos drivers de mudança e os ciclos de adoção e apropriação de tendências e as ferramentas e técnicas de investigação, acompanhamento, diagnóstico e forecasting comportamental.

Muito se fala hoje da relevância da inteligência analítica, fundamentada pela inteligência artificial (análise computacional) aplicada a bases de dados como ferramental para processos de decisão.      
Mas como o futuro realmente acontece e qual é a importância estratégica das análises preditivas? Como mapear e trazer propostas de valor que atendam às expectativas emergentes de valor?


Esta disciplina visa gerar esse pensamento preditivo, debater e capacitar os alunos a compreenderem a tríade que define as transformações da sociedade: motivação, contexto e resultados. Considerando o Homo sapiens 1.0 como nossa constante, conheceremos os processos arquetípicos de decisão e discutiremos conceitos e alguns framings e modelos mais utilizados para construção de cenários futuros.

Utilizando um desses modelos, desenvolveremos um “case” de aplicação como inspiração para inovação estratégica (modelo Acumen | Future Castles’ Stones). Finalizaremos com a preparação dos canvas de modelos de negócio para as inovações concebidas pelos grupos.

Expor ao aluno conceitos, abordagens e técnicas de pesquisa e design thinking & UX research para gerar soluções assertivas, inovadoras e aderentes às necessidades dos usuários e consumidores com base nas técnicas de investigação e análise de dados para criar serviços inovadores.

Além de aulas expositivas, os alunos serão provocados a consolidar o conhecimento teórico com atividades práticas, com enfoque na conceituação de uma solução para um problema real.

A disciplina discutirá conceitos e ferramentas como: experiência do consumidor e user experience, design centrado no usuário, técnicas de pesquisa quanti e qualitativa, shadowing, entrevistas semiestruturadas, cliente oculto, um dia na vida, caderno de sensibilização, sessão generativa, teste de usabilidade, card sorting, análise, síntese e insights, diagrama de afinidades, personas e jornada do consumidor.

– Ideação: brainstorming, cocriação, Crazy Eights, matriz de priorização, prototipagem rápida e testes de validação da solução, com foco em técnicas e ferramentas de design research.


Ao final, após a apresentação do processo, diagnóstico da pesquisa e da ideia prototipada, faz-se o plano de lançamento usando metodologias ágeis. A disciplina também abordará UX Research, os modelos e métodos e aplicações em contextos variados, discutindo as variações de técnicas frente a cada tipo de desafio e momento de projeto.

– Entender o momento atual da gestão do relacionamento, sua evolução e a importância na construção de relacionamentos duradouros com os clientes, discutindo os conceitos de customer centricity e customer experience; a evolução do CRM em um cenário de big data, mobile, AR, assistentes de voz e internet of things; introdução ao framework de CRM.

– Compreender estrategicamente os benefícios da fidelização de clientes e os fatores que influenciam diretamente o seu resultado (framework de CRM): lealdade X fidelidade; a qualidade e o desenvolvimento de competências pré e pós-venda; satisfação, confiança e comprometimento (advocacia).

– Capacitar o aluno a diferenciar estratégias, elementos e como desenvolver programas de relacionamento e fidelidade em sua empresa como estratégia de vendas e retenção de clientes; modelos de desenvolvimento de programas de relacionamento; régua de relacionamento; ciclo de vida do cliente e lifetime value. Distinguir as principais ferramentas de CRM existentes e suas aplicações: ferramentas de data mining e machine learning, sales force automation e services; campaign management; social CRM e engines de personalização

A área de Customer & Social Intellligence compreende um campo de atuação impulsionado pela oferta ampliada de dados sociais, demográficos e comportamentais resultante de fenômenos e tecnologias como internet, mídias sociais e big data.

Pela coleta, processamento, análise e visualização de traços e rastros textuais, visuais e métricos em plataformas digitais, os negócios foram transformados pelo estudo real-time de desejos, características e reações do público.

No contexto do mercado da comunicação, as técnicas de social intelligence tornam-se essenciais para o profissional contemporâneo.

A disciplina busca apresentar histórico, conceitos, ferramentas, técnicas e detalhes sobre o mercado criado em torno da área de social listening, com ênfase nas interfaces com o consumo.

Integração

Consiste na elaboração supervisionada de proposta de projeto mercadológico viável e factível, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso.

Trata-se de uma recomendação aos moldes de uma proposta de consultoria para uma empresa, amparada em tendência já anunciada que mereça ser investigada, com aspecto mercadológico sobre o qual serão necessárias informações relacionadas ao consumo, manifestação de comportamento que implique em uma situação de consumo ou um serviço a ser oferecido.

O trabalho terá monitoramento de um orientador que funcionará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

A disciplina consiste na elaboração supervisionada de projeto de investigação e recomendação mercadológica viável e factível.

A partir dos conteúdos desenvolvidos no curso, sugere-se a realização de um projeto de investigação cujo resultado final seja uma recomendação aos moldes de uma consultoria, amparada em pesquisa qualitativa e/ou quantitativa e em procedimentos de análise estudados durante o curso.

Os alunos deverão utilizar os conhecimentos adquiridos no Master para criar propostas especializadas em comportamento e tendências comportamentais e culturais, relacionando aspectos mercadológicos e público consumidor.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

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420h

contenu

3 semestres

Achèvement du cours

Présencial

Mode cours

Des enseignants inspirants

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“Numa era em que falamos tanto em centralidade das pessoas e consumidores, este Master tem como objetivo buscar nas ciências humanas, biológicas e de dados diferentes olhares, abordagens e técnicas para termos uma maior compreensão das novas dinâmicas e tendências de consumo e de como pensar estratégias e padrões de ação mais assertivos e consistentes para as marcas e diferentes públicos e segmentos de consumidores.”

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