Pós-graduação ESPM

Master em comportamento e ciências do consumo

São Paulo - ESPM Tech

DAY ONE: 28/08/2024

Sobre o curso

O Master em Comportamento e Ciências de Consumo oferece uma abordagem para compreender e entender as novas práticas dentro da jornada de compra e as sessões de consumo de produtos e serviços, do momento da descoberta ao processo de pesquisa, análise e aquisição, entendendo a experiência, o consumo e o descarte.

 

Nossa proposta é capacitar os participantes a acompanharem, entenderem e anteverem mudanças e tendências de mercado, de consumo e dos estilos de vida e dos comportamentos de compra na era omnichannel.

 

Ao longo do curso, os estudantes terão a oportunidade de discutir o impacto da microssegmentação nas estratégias de marketing e comunicação, conhecer as novas técnicas e os métodos de pesquisa centrados na experiência do usuário, entender os diversos drivers político-econômicos, sociodemográficos, psicobiológicos, culturais, ambientais e tecnológicos que agem e impactam o comportamento de compra e consumo nos dias de hoje.

Master em comportamento e ciências do consumo

Início das aulas: 04/09/2024

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 22h30

Carga horária: 420h

Duração: 3 Semestres

35X R$ 1.663,94

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 03/09/2024

O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Modalidade

Presencial

Aproveite ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo. Desconecte-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de Happenings. *Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sobre o curso

Analisar o modo como o indivíduo consumidor troca recursos por bens e serviços

Entender e monitorar dados e informações de mercado e consumo, as dinâmicas culturais e comportamentais e os principais vetores e motivadores que influenciam nas decisões de compra e consumo dos novos consumidores, além de gerar e acionar insights para criar e validar propostas de valor mais customer centric, são diferenciais estratégicos de negócios adotados pelas empresas e marcas para alcançar sucesso e manter sua relevância.


Nessa perspectiva, as organizações precisam considerar que a sociedade e o mercado desses novos tempos são caracterizados por uma maior oferta de bens, serviços e experiências e por um consumidor mais exigente e ativo, cujo comportamento de compra e consumo precisa ser avaliado com base não apenas nas suas necessidades econômicas e utilitárias, mas por fatores neurobiológicos, psicológicos e culturais e por forças simbólicas e demandas experienciais.

 

Com o intuito de formar profissionais capacitados para atuar e crescer no mercado atual, a ESPM elaborou o Master em Comportamento e Ciências do Consumo, um programa de pós-graduação com a proposta de analisar e antever como diferentes consumidores e segmentos de mercado se comportam e pensam, e investigar as motivações e os benefícios de valor que os levam a comprar e consumir, mas também a ressignificar e refuncionalizar produtos e marcas nas suas experiências de consumo.

 

Curso pioneiro na área de cultura e comportamento e mercado e consumo:

 

Este programa emprega e integra as diversas ciências do comportamento humano: as ciências sociais, a antropologia e a psicologia comportamental, o design sensorial e a semiótica, aliados aos estudos recentes das neurociências e da economia comportamental.

 

Contempla os estudos do shoppology e do consumer insights e as análises de tendências e estudos do futuro, por meio de novas técnicas e modelos e métodos de pesquisa e ideação de propostas de valor com base no design thinking e UX research.

 

Abrange os estudos mais recentes sobre o mindset e o comportamento e a experiência digital, incorporando as abordagens das ciências comportamentais e cognitivas, dos princípios CX e dos dados de CRM, do customer analytics e da inteligência artificial aplicada, reforçando a cultura e as recentes abordagens, princípios e práticas do customer centricity.

 

Uma interação e combinação que contribui para uma melhor compreensão das peculiaridades das condutas de diferentes grupos e segmentos de públicos nesta nova realidade pós-digital.

 

Pilares do curso:

 

  • Pilar das disciplinas que têm um foco amplo nos aspectos do comportamental humano, baseados nas ciências comportamentais aplicadas ao consumo;
  • Pilar mais aplicado e estratégico das novas abordagens e disciplinas de pesquisa e investigação e inteligência estratégica. Explora não apenas o conhecimento mais profundo e crítico de comportamento de pessoas, públicos e consumidores na atualidade, mas a aplicação prática nas estratégias de negócios, em sintonia com as demandas do mercado, das empresas e consultorias especializadas.

Para quem se destina

O curso é destinado a profissionais com mais de 3 anos de experiência, graduados nas diversas áreas do conhecimento, que buscam ampliação do conhecimento e capacitação técnica e gerencial para ascensão e aceleração na carreira, adquirindo novas competências na área de inteligência e comportamento do consumidor e das mudanças e tendências que afetam e caracterizam a sociedade atual.

Master em Comportamento e Ciencias do Consumo SP
Áreas temáticas

O curso de Master em Comportamento e Ciências do Consumo está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

O que você vai aprender:

Todas as disciplinas do curso terão uma aula dedicada à participação de um convidado especial, líder de empresa relevante e pertinente ao tema de cada matéria.

Nivelamento

– Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.

– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.

– Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

Ciências Comportamentais Aplicadas

Vivemos na era cognitiva, representada pela transformação contínua das referências sociais, tecnológicas e econômicas. Nesta nova era, para se construir estratégias de negócio vencedoras, é indispensável a rápida e contínua percepção desses movimentos de mercado, alcançada quando o olhar dos profissionais é educado com novos parâmetros e habilidades.

A neurociência do consumidor, integrada com a inteligência cognitiva, representa este novo olhar, pois subverte as tradicionais doutrinas estabelecidas pelo marketing e a comunicação e tem fundamentos em: metodologias disruptivas para entendimento de estímulos não estruturados; experiência do consumidor como ser biológico e psíquico, em que variáveis fisiológicas e mentais influenciam e alicerçam seus comportamentos de compra e relacionamento com marcas; interações humanas.

A cognição faz com que as percepções individuais em relação a um objeto físico ou abstrato (produtos ou marcas) se ampliem com o passar do tempo, exigindo que a inteligência organizacional seja estruturada como a inteligência humana. Com o auxílio dessa ciência, as empresas conseguirão construir conexões profundas e duradouras com os seus públicos por meio do entendimento das suas tomadas de decisão, proporcionando insights assertivos para que as áreas de marketing e comercial viabilizem ações efetivas com seus clientes.

Explora temas voltados para melhor compreensão da sociedade de consumo do século XXI, bem como suas origens históricas; o contraste entre a sociedade e a cultura do consumo; o consumo como distinção e como dádiva; a dimensão simbólica do mercado. A disciplina pretende fornecer instrumentos teóricos e metodológicos que possibilitem aos estudantes o entendimento, a reflexão e a formação de pensamento crítico e bem fundamentado acerca dos conceitos de sociedade de consumo, consumo e as ideias a eles relacionadas.

A base conceitual para o entendimento dos conceitos será dada pela antropologia cultural, ciência que entende o consumo como um processo social presente em toda sociedade humana.

– A disciplina visa capacitar e identificar diferenças entre a economia clássica, neoclássica e a economia comportamental, e compreender as principais variáveis e pressupostos determinantes do comportamento econômico das pessoas e grupos enquanto consumidores e investidores, desenvolvendo estratégias individuais e para as organizações.

– Analisar o comportamento econômico, a observação da economia como ciência social e a influência dos insights psicológicos e influências sociais e ambientais nos processos de tomada de decisão.

O aluno deverá identificar os principais vieses comportamentais e sua influência no processo de tomada de decisão e no comportamento econômico de consumidores e investidores; diferenciar crenças e valores observados como fatores de influência no processo de decisão e avaliar as atitudes relacionadas às etapas da tomada de decisão.

– Aprenderá a identificar heurísticas, vieses e nudges que poderão influenciar os processos de escolhas dos agentes econômicos

Você já parou para observar o varejo e seus produtos por meio do olhar do shopper? O que exatamente os seres humanos fazem na loja? O segredo do sucesso em loja é se tornar relevante para o shopper. Shoppology é a ciência que estuda os hábitos e atitudes da pessoa durante a sua jornada de compra, para então transformar esse conhecimento em planos de ação de sucesso.

O entendimento do comportamento de compra e dos processos decisórios envolvidos auxilia na criação de insights que devem direcionar as estratégias de marketing, tanto da indústria como do varejo.

– Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital.

– Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na web, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de comunicação, conteúdo e marketing.

– Trata de temas como o impacto das novas tecnologias e mídias no comportamento do consumidor, a microssegmentação e a construção de personas dos públicos de interesse e as análises do mindset e das jornadas de compra e consumo dos novos shoppers e clientes omnichannel, utilizando o estudo dos perfis tecnográficos e dos comportamentos de consumo de mídia e conteúdo e as estratégias de marca para atrair e interagir melhor com esses usuários e consumidores neste novo ambiente multiplataforma.

Como teoria dos signos e linguagens por excelência, a disciplina é, a um só tempo, corpo teórico e aparato metodológico que, aplicados ao universo do varejo, da ambientação e do design de espaços, além das análises da semiótica sobre comunicação, o branding e o consumo, demarcam uma perspectiva privilegiada para a compreensão dos fenômenos típicos desses campos na contemporaneidade.


O curso visa investigar o modo como as pessoas captam, selecionam, organizam e interpretam sensações físicas a partir de seus limiares de percepção e sentido nas suas experiências de compra e consumo.

A natureza sígnica da comunicação, a essência simbólica das marcas e a concepção mediadora do consumo ganham complexidade, profundidade e rigor metodológico quando observadas pelo prisma da semiótica, sobretudo quando em interface transdisciplinar com princípios da sociologia, da antropologia, da psicologia e da filosofia.

Pesquisa e Análise Estratégica Aplicada

Compreender e aprofundar os principais e novos conceitos, definições, ferramentas e técnicas de pesquisa de mercado existentes para o estudo do comportamento do consumidor são essenciais para que os alunos e profissionais consigam aplicar, de forma mais assertiva, estudos e possíveis perguntas de marketing relacionadas a esse tema. Por isso, por meio de base teórica, combinada com aplicações de cases, o objetivo desta disciplina é oferecer uma abordagem mais avançada, explanando os principais conceitos e definições fundamentais para realização desses tipos de estudo, abordando as definições gerais mais utilizadas em pesquisa, bem como aprofundando as principais metodologias e ferramentas qualitativas e quantitativas utilizadas dentro das empresas, hoje, para estudos de comportamento do consumidor, comunicação e marca.

A disciplina visa entender a importância da área de CMI dentro das empresas e a relevância da informação e dos insights para tomada de decisão estratégica e tática.

O objetivo não é apenas estudar e atualizar o aluno na parte conceitual e metodológica da pesquisa de mercado e CMI, mas aplicar e analisar de forma mais profunda e estratégica as informações e insights.

Contempla o estudo de temas como: subculturas e identidade social; classe social: medida, estratificação e componentes; influência da classe social nas decisões de compra; origem étnica, identidade racial e estratégias de marketing; estilos de vida, marcas e identidades de grupos; semelhanças e diferenças de segmentos de consumidores, com base em características biológicas, psicológicas, econômicas e sociais; raízes da psicografia e dos critérios e variáveis de segmentação comportamental.

Traz a identificação dos drivers de mudança e os ciclos de adoção e apropriação de tendências e as ferramentas e técnicas de investigação, acompanhamento, diagnóstico e forecasting comportamental.

Muito se fala hoje da relevância da inteligência analítica, fundamentada pela inteligência artificial (análise computacional) aplicada a bases de dados como ferramental para processos de decisão.      
Mas como o futuro realmente acontece e qual é a importância estratégica das análises preditivas? Como mapear e trazer propostas de valor que atendam às expectativas emergentes de valor?


Esta disciplina visa gerar esse pensamento preditivo, debater e capacitar os alunos a compreenderem a tríade que define as transformações da sociedade: motivação, contexto e resultados. Considerando o Homo sapiens 1.0 como nossa constante, conheceremos os processos arquetípicos de decisão e discutiremos conceitos e alguns framings e modelos mais utilizados para construção de cenários futuros.

Utilizando um desses modelos, desenvolveremos um “case” de aplicação como inspiração para inovação estratégica (modelo Acumen | Future Castles’ Stones). Finalizaremos com a preparação dos canvas de modelos de negócio para as inovações concebidas pelos grupos.

Expor ao aluno conceitos, abordagens e técnicas de pesquisa e design thinking & UX research para gerar soluções assertivas, inovadoras e aderentes às necessidades dos usuários e consumidores com base nas técnicas de investigação e análise de dados para criar serviços inovadores.

Além de aulas expositivas, os alunos serão provocados a consolidar o conhecimento teórico com atividades práticas, com enfoque na conceituação de uma solução para um problema real.

A disciplina discutirá conceitos e ferramentas como: experiência do consumidor e user experience, design centrado no usuário, técnicas de pesquisa quanti e qualitativa, shadowing, entrevistas semiestruturadas, cliente oculto, um dia na vida, caderno de sensibilização, sessão generativa, teste de usabilidade, card sorting, análise, síntese e insights, diagrama de afinidades, personas e jornada do consumidor.

– Ideação: brainstorming, cocriação, Crazy Eights, matriz de priorização, prototipagem rápida e testes de validação da solução, com foco em técnicas e ferramentas de design research.


Ao final, após a apresentação do processo, diagnóstico da pesquisa e da ideia prototipada, faz-se o plano de lançamento usando metodologias ágeis. A disciplina também abordará UX Research, os modelos e métodos e aplicações em contextos variados, discutindo as variações de técnicas frente a cada tipo de desafio e momento de projeto.

– Entender o momento atual da gestão do relacionamento, sua evolução e a importância na construção de relacionamentos duradouros com os clientes, discutindo os conceitos de customer centricity e customer experience; a evolução do CRM em um cenário de big data, mobile, AR, assistentes de voz e internet of things; introdução ao framework de CRM.

– Compreender estrategicamente os benefícios da fidelização de clientes e os fatores que influenciam diretamente o seu resultado (framework de CRM): lealdade X fidelidade; a qualidade e o desenvolvimento de competências pré e pós-venda; satisfação, confiança e comprometimento (advocacia).

– Capacitar o aluno a diferenciar estratégias, elementos e como desenvolver programas de relacionamento e fidelidade em sua empresa como estratégia de vendas e retenção de clientes; modelos de desenvolvimento de programas de relacionamento; régua de relacionamento; ciclo de vida do cliente e lifetime value. Distinguir as principais ferramentas de CRM existentes e suas aplicações: ferramentas de data mining e machine learning, sales force automation e services; campaign management; social CRM e engines de personalização

A área de Customer & Social Intellligence compreende um campo de atuação impulsionado pela oferta ampliada de dados sociais, demográficos e comportamentais resultante de fenômenos e tecnologias como internet, mídias sociais e big data.

Pela coleta, processamento, análise e visualização de traços e rastros textuais, visuais e métricos em plataformas digitais, os negócios foram transformados pelo estudo real-time de desejos, características e reações do público.

No contexto do mercado da comunicação, as técnicas de social intelligence tornam-se essenciais para o profissional contemporâneo.

A disciplina busca apresentar histórico, conceitos, ferramentas, técnicas e detalhes sobre o mercado criado em torno da área de social listening, com ênfase nas interfaces com o consumo.

Integração

Consiste na elaboração supervisionada de proposta de projeto mercadológico viável e factível, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso.

Trata-se de uma recomendação aos moldes de uma proposta de consultoria para uma empresa, amparada em tendência já anunciada que mereça ser investigada, com aspecto mercadológico sobre o qual serão necessárias informações relacionadas ao consumo, manifestação de comportamento que implique em uma situação de consumo ou um serviço a ser oferecido.

O trabalho terá monitoramento de um orientador que funcionará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

A disciplina consiste na elaboração supervisionada de projeto de investigação e recomendação mercadológica viável e factível.

A partir dos conteúdos desenvolvidos no curso, sugere-se a realização de um projeto de investigação cujo resultado final seja uma recomendação aos moldes de uma consultoria, amparada em pesquisa qualitativa e/ou quantitativa e em procedimentos de análise estudados durante o curso.

Os alunos deverão utilizar os conhecimentos adquiridos no Master para criar propostas especializadas em comportamento e tendências comportamentais e culturais, relacionando aspectos mercadológicos e público consumidor.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

420h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“Numa era em que falamos tanto em centralidade das pessoas e consumidores, este Master tem como objetivo buscar nas ciências humanas, biológicas e de dados diferentes olhares, abordagens e técnicas para termos uma maior compreensão das novas dinâmicas e tendências de consumo e de como pensar estratégias e padrões de ação mais assertivos e consistentes para as marcas e diferentes públicos e segmentos de consumidores.”

Concorra a bolsas de 50% no valor total dos cursos de MBA Executivo ou Masters na ESPM!

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Inscrição

Inscreva-se em um dos cursos elegíveis ao desafio ESPM na Prática*
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Participe

Participe do evento via webconferência e assista a uma aula com um Professor da ESPM
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Criatividade

Use sua criatividade para criar soluções novadoras para um desafio de negócios
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Concorra

As duas melhores equipes terão seus integrantes premiados com bolsas de estudo de 50% no valor total do curso em que estiverem inscritos

*Somente poderá participar do evento e concorrer à bolsa o candidato com inscrição e pagamento da taxa já efetuados e confirmados pela ESPM nos cursos de MBA Executivo em Marketing, Master Head of Digital Marketing, Master em Gestão para Inovação, Master em Comportamento e Ciências do Consumo da ESPM.

Depoimentos de quem já passou por aqui

Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 1.300,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 650,00

Válido até o dia: 11/08/2024

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matrícula

1x R$ 50.740,00

1x R$ 1.300,00

matrícula

11x R$ 4.461,77

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1x R$ 1.300,00

matrícula

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1x R$ 3.115,67

1x R$ 1.300,00

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23x R$ 2.361,08

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1x R$ 2.451,79

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matrícula

29x R$ 1.944,67

+

1x R$ 2.002,96

1x R$ 1.300,00

matrícula

35x R$ 1.663,94

+

1x R$ 1.831,99

Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023.

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.


Dexter

Sua jornada será acompanhada pelo Dexter, Designer de Experiências Transformadoras, responsável por acolher os estudantes durante a jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Happenings

Encontros presenciais e online com networking de verdade que vão além do Linkedin com muita troca de experiências, histórias de vida e caminhos de futuro.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Happenings são encontros de networking e discussão, oferecidos a todos os alunos de cursos presenciais, híbridos ou hyflex. Nos happenings, o aluno poderá discutir temáticas relevantes para sua carreira e tomar um café conosco, além de interagir com estudantes e professores de outros cursos ESPM. Os happenings ocorrem sempre em horários alternativos, distintos dos horários das aulas.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

Dexter, ou Designer de Experiência Transformadora, é um profissional que acompanha alguns dos cursos de pós-graduação lato sensu ESPM. Nos cursos acompanhados por um Dexter, esse profissional vai acompanhar os estudantes desde a formação da turma até a conclusão do curso. O Dexter tem o propósito de acolher os estudantes durante a sua jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado e mediando questões sociais, acadêmicas ou técnicas com eficiência, empatia e diálogo.

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).