O Master Head of Digital Marketing capacita profissionais de marketing e áreas relacionadas para liderar estratégias digitais e gerenciar negócios em constante evolução. Voltado para quem busca crescimento com o digital como mindset, o programa combina disciplinas de estratégia e gestão, desenvolvendo habilidades de liderança e visão estratégica.
Ao final do curso, o profissional estará apto a analisar e liderar modelos de negócios digitais; compreender e aplicar Big Data, Analytics e Machine Learning; definir e avaliar estratégias e métricas de marketing digital; planejar a jornada de compra e as novas experiências do consumidor digital; gerenciar e implementar e-commerce, marketplaces e plataformas digitais; e integrar conceitos de inovação digital e inteligência artificial às estratégias de transformação digital.
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A transformação digital acelera o mundo e impacta diretamente o marketing e os negócios.
Comportamentos, hábitos e relações mudam em alta velocidade, exigindo novas abordagens estratégicas. Hoje, as empresas precisam de líderes preparados para esse ecossistema digital: profissionais com pensamento crítico e visão de negócios, capazes de transformar tecnologia em valor, tomar decisões em tempo real e integrar os avanços digitais às estratégias de marketing.
O curso Master Head of Digital Marketing foi criado para atender essa demanda, oferecendo uma visão estratégica e prática dos tópicos essenciais do marketing digital, preparando você para liderar com excelência no mercado em constante evolução.
O curso de Master Head Of Digital Marketing está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Este curso é ideal para empreendedores, gestores e profissionais de marketing, comunicação e tecnologia, com mais de três anos de experiência, que buscam aprofundar seus conhecimentos em negócios digitais, tecnologias emergentes e liderança no marketing digital.
– Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.
– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.
– Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
– A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes.
– A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.
– Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da experiência do usuário (UX) no ambiente empresarial, com destaque para o uso de metodologias de design thinking aplicadas ao desenvolvimento de soluções digitais.
– Propicia uma visão realista da tecnologia da informação, seu dimensionamento, escolha e adequabilidade às demandas de negócios, com foco na criação de experiências centradas no usuário.
– Os tópicos abordados incluem o papel dos sistemas de informação no negócio, plataformas digitais emergentes e a convergência tecnológica.
– Aborda também aspectos de gestão de projetos, integrando o ciclo de criação, desenvolvimento de sistemas e a aplicação de design thinking para soluções inovadoras.
Tópicos abordados:
– Apresentar estratégias de aplicação de métricas e análises digitais em marketing e negócios, integrando métricas online e off-line para mensuração de campanhas.
– Os alunos aprenderão a definir e monitorar KPIs que suportam a tomada de decisões estratégicas e otimização de resultados.
– A disciplina explora técnicas de trackeamento, o uso de ferramentas como Google Analytics e Tag Manager, além de dashboards interativos para acompanhamento em tempo real, enfatizando a importância da tomada de decisões orientada por dados (Data-Driven Decisions), capacitando os alunos a gerar insights a partir de dados e implementar melhorias contínuas em campanhas e projetos digitais.
– Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital.
– Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na internet, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de marketing.
– Trata de temas como o impacto das novas mídias no comportamento do consumidor, a dinâmica de compra do comprador digital, os padrões de comportamento do internauta e a avaliação de produtos e serviços do consumidor no ambiente on-line.
Tópicos abordados:
Em tempos de inovação e transformação digital nas organizações, liderança (tangível ou intangível, direta ou indireta, em qualquer formato) torna-se cada vez mais um tema central para o sucesso profissional de qualquer executivo ou empreendedor.
Nesse cenário, tratar das novas formas e formatos não hierárquicos do trabalho, valorizando a cocriação e a troca contínua, surge como uma condição sine qua non.
Pensando ainda na liderança como elemento central da cultura e no impacto da cultura em todo o processo de transformação e busca por “maturidade” digital porque passam todos os setores da economia, a proposta desta disciplina é uma ementa atual, efetiva e que engaja o aluno, preparando-o definitivamente para ser um líder não só de equipes, mas de projetos e um influenciador decisivo nesse processo de mudanças cada vez mais real e necessário.
– Contempla a construção e a gestão de um negócio orientado para o comércio eletrônico, enfocando os conceitos de e-business e e-commerce nas lógicas dos ambientes B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer).
– Propõe a discussão de modelos de empresas virtuais, o conceito de transação digital, a integração com clientes e fornecedores e os aspectos de segurança transacional.
– Enfoca na importância do Conversion Rate Optimization e suas boas práticas.
Tópicos abordados:
– Propõe a discussão da geração de conteúdo e diálogo das marcas nas redes sociais, com base na apresentação de diferentes modelos, tipologias e estruturas, com o intuito de avaliar a importância de sua aplicação em estratégias de comunicação.
– Leva o aluno a compreender que o profundo conhecimento sobre conteúdo e redes sociais pode direcionar os caminhos mais apropriados à comunicação digital.
Aborda os seguintes tópicos:
– Aborda a criação de um planejamento de mídia digital integrado, com uma visão 360 graus, focado tanto na construção de marca quanto na maximização de performance, utilizando as abordagens de growth marketing.
– Explora estratégias de crescimento acelerado por meio de experimentação contínua, testes A/B e otimização, alinhadas com os objetivos de aquisição, retenção e conversão.
– Estuda a complementaridade entre mídias pagas, próprias e ganhas, seus objetivos, métricas de sucesso e KPIs.
– Contempla as principais ferramentas e canais de mídia, incluindo redes de display, mídia programática, impulsionamento em redes sociais, Google e seu ecossistema, redes de afiliados, Advergame, In-app Ads e Influence Marketing.
– A disciplina integra growth hacking no processo de análise de dados e execução estratégica para escalar resultados de forma sustentável e baseada em métricas.
– Aborda o conceito CRM e como a estratégia soma valor aos negócios a partir de uma visão focada na gestão do relacionamento com o cliente.
– Trata da importância de uma visão única de cliente baseada em dados, abordando conceitos de Lifetime Value (LTV), segmentação, gestão de LEADS e modelagem aplicada a clientes.
– Introduz o conceito de Inbound Marketing e como conteúdo e comunicação dirigida se fundem para uma estratégia holística no funil de conversão, com o objetivo de centralizar dados, obter insights e alcançar resultados assertivos em ações de captação e nutrição de leads.
Com o amadurecimento da internet e a evolução das startups, as inovações em Inteligência Artificial (IA) estão transformando profundamente o desenvolvimento de produtos digitais.
Tecnologias como Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM), criadas por empresas como Google e OpenAI, revolucionaram o marketing e a criação de novos produtos digitais.
O objetivo desta disciplina é que o aluno conheça e aplique a IA no contexto do desenvolvimento de produtos digitais, explorando sua utilização em áreas como automação de marketing, personalização de conteúdo, chatbots inteligentes e análise preditiva.
Além disso, serão abordados os novos modelos de negócios digitais, como freemium, plataformas de assinatura, advergames, jogos mobile, trial, licenciamento de jogos e marcas e compras in-app.
A disciplina também oferece uma introdução ao conceito de inteligência artificial generativa e suas aplicações na criação de produtos digitais inovadores, capacitando o aluno a compreender e integrar a IA ao ciclo de vida do produto, desde a concepção até a execução.
Esta disciplina traz ao aluno o tema do engajamento digital com suas virtudes e vícios, vantagens e desvantagens para as marcas e indivíduos em uma perspectiva ampla e abrangente.
O tema influência é tratado não só da perspectiva de marketing (pelo uso de influencers) mas também na perspectiva tecnológica (com as novas plataformas específicas para o tema) e antropológica.
O engajamento nocivo às marcas e despertado com força nas redes em tempos de polarização e fake news também é tratado tanto sob a perspectiva da origem como também da gestão de crises.
Dicas e exercícios práticos que revelam tanto como potencializar o lado positivo quanto como minimizar o lado negativo da influência nas e das redes trazem à disciplina uma perspectiva única e aplicada.
A disciplina explora como integrar pesquisas de marketing com estratégias de branding para construir marcas fortes no cenário digital.
O foco está no uso de pesquisas qualitativas e quantitativas para monitorar a saúde da marca, avaliar comunicações e otimizar o retorno sobre investimento (ROI) Brand Valuation (BV).
A disciplina abrange o uso de ferramentas modernas como neurociência, monitoramento digital e geolocalização para entender o comportamento do consumidor online.
Também aborda o desenvolvimento de estratégias de brand equity e a aplicação de metodologias que garantem consistência no posicionamento da marca, maximizando seu valor em múltiplos pontos de contato digitais, com ênfase na adaptação a tecnologias emergentes e no monitoramento contínuo do desempenho de campanhas.
A disciplina tem como objetivo capacitar os alunos a aplicar conceitos de análise financeira para suportar a tomada de decisões estratégicas em marketing, com foco no impacto financeiro de suas ações.
Por meio de uma abordagem prática, o curso ensina a utilizar ferramentas financeiras para identificar padrões, prever demanda, e planejar investimentos, além de avaliar riscos e oportunidades de negócios.
Os alunos aprenderão a ler e a interpretar demonstrações financeiras (Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado e Fluxo de Caixa), utilizando essas informações para realizar projeções, analisar indicadores financeiros e gerar recomendações estratégicas.
O curso também cobre as métricas financeiras essenciais ao marketing, como ROI de marca e Brand Valuation (BV), e como estas podem ser usadas para otimizar campanhas e alavancar o valor de mercado das empresas.
Contempla os principais conceitos e práticas de Search Marketing, abordando como o SEO (Search Engine Optimization) e o SEM (Search Engine Marketing) são utilizados para melhorar a visibilidade e a conversão de negócios digitais.
A disciplina explora técnicas de otimização para motores de busca, destacando a importância das estratégias de palavras-chave, o comportamento do usuário na internet e a otimização contínua de resultados.
Serão discutidas ferramentas como Google Ads, incluindo o uso de Testes A/B para otimização de campanhas pagas e orgânicas.
O curso aprofunda a aplicação das melhores práticas de otimização de jornada, analisando como os KPIs se conectam às alavancas de crescimento no marketing de busca.
Consiste na elaboração supervisionada de um projeto aplicado de marketing digital, considerando-se a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso.
O projeto terá monitoramento de um orientador — o qual funcionará como facilitador para seu desenvolvimento — e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.
Etapas abordadas:
Obs.: As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado: