Pós-graduação ESPM

Master em Gestão para Inovação

Em parceria com Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

São Paulo - ESPM Tech

DAY ONE: 28/08/2024

Sobre o curso

O Master em Gestão para Inovação desenvolve profissionais para atuar na era da gestão corporativa e na inovação de processos com base em tecnologia, proporcionando uma visão estratégica e conhecimento técnico ao planejar ações criativas e inovadoras.

 

O curso tem como diferencial a integração das expertises do ITA, em ciência, inovação e desenvolvimento tecnológico, e da ESPM, em marketing, comunicação e criatividade. Com isso, sua grade curricular consolida conhecimentos de gestão, de marketing e inovação tecnológica na perspectiva de aplicações futuras, explorando o estado da arte em termos de conhecimento e tendências projetadas para o mercado e a sociedade.

Master em Gestão para Inovação

Início das aulas: 05/09/2024

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras e 3 sábados por semestre no campus do ITA em São José dos Campos

Período: Noturno

Horário: às terças e quintas-feiras das 19h30 às 22h30 no campus ESPM TECH e sábados das 9h às 18h no campus do ITA em São José dos Campos

Carga horária: 480h

35X R$ 1.663,94

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 03/09/2024

O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Modalidade

Presencial

Aproveite ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais e ao vivo. Desconecte-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de Happenings. *Algumas pós-graduações possuem atividades online pontuais.

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Aula aberta

Inovando para ser competitivo na era da nova economia digital

Sobre o curso

Prepare-se para o sucesso com a vivência da excelência na ESPM e no ITA

Ao criar o Master em Gestão para Inovação, a ESPM e o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) buscam formar profissionais capacitados para atuar numa área cada vez mais demandante de líderes e gestores preparados.

O programa oferece a base de conhecimento requerida na gestão da inovação e, por meio de práticas modernas, desenvolve as competências essenciais para profissionais que estarão envolvidos nesta área e nos processos de transformação corporativa em suas empresas.

Seu principal diferencial como programa de formação em gestão é desenvolver de forma conjunta competências técnicas, conceitos de liderança, capacidades de gestão e de marketing, entre outros conhecimentos que serão aprimorados, exemplificados e aplicados, tornando possível a preparação de um profissional formado e capaz de enfrentar com sucesso os desafios de gestão de empresas, especialmente aqueles inerentes às práticas de inovação nas empresas


Acreditamos que a demanda por profissionais desse setor continuará a crescer nos próximos anos, uma vez que o sucesso das empresas estará cada vez mais atrelado a uma gestão eficiente da inovação.


Com foco na integração entre os processos de inovação e de marketing, a parceria entre a ESPM e o ITA também se diferencia devido ao legado de anos de atuação conjunta dessas duas escolas em outros cursos que tiveram grande sucesso na exploração dessas sinergias.

Master em Gestao para Inovacao ITA
Áreas temáticas

O curso de Master em Gestão para Inovação ITA está classificado na área de Criatividade e Inovação em Negócios. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Dirigido a gestores e profissionais com interesse nas áreas de inovação tecnológica, marketing, comunicação e tecnologia, que estejam buscando aperfeiçoamento no universo da gestão da inovação tecnológica e do marketing.

logo ita

Em colaboração com o
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

O curso apoia-se na exploração de uma reputada expertise das duas escolas, dentro de áreas específicas, a saber: o ITA em ciência, inovação e desenvolvimento tecnológico, e a ESPM em marketing, comunicação e criatividade.

A parceria apropria-se também do capital social desenvolvido há anos entre as duas escolas por meio de outros cursos já desenvolvidos em conjunto e que tiveram grande sucesso na exploração dessas sinergias. A característica distintiva é tratar-se de um Techno MBA que integra gestão de negócios, tecnologia, inovação e marketing.

O que você vai aprender:

Gestão/Finanças

Apresenta os principais conceitos e modelos sobre a liderança com o objetivo de facilitar o processo de formação de líderes dentro de uma visão atual, discutindo sobre as modernas formas de liderar e motivar equipes, discorrendo sobre as competências necessárias para lidar com os negócios, com pessoas e competências de autogestão, oferecendo ao estudante subsídios para analisar os vínculos estabelecidos entre os líderes, as equipes e os indivíduos. Discute-se as diferentes abordagens de liderança no contexto atual, inter-relacionando-as com o indivíduo, a organização e a sociedade.

A disciplina aborda também questões relacionadas às modernas formas de liderar e motivar equipes, discorrendo sobre as competências necessárias para lidar com os negócios.

A disciplina apresenta e discute a importância da logística nos negócios globais. Aborda como principais temas: as habilidades de um excelente profissional de logística (conceituais, administrativas e empreendedoras); os componentes da cadeia logística (principais elos e fluxos); conceituação de nível de serviço logístico; indicadores logísticos (tempos, custos, qualidade e flexibilidade) e trade-off logístico; a estratégia empresarial e a cadeia logística; a administração de conflitos internos e externos à empresa; alianças estratégicas; administração da terceirização; administração de ativos na cadeia logística (estoques, centros de distribuição, frota, recursos etc.); e tendências globais da logística.

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como valor presente, valor futuro, taxas e prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Visa habilitar o aluno a ser capaz de elaborar um planejamento e analisar a viabilidade física, econômica e financeira de um projeto, bem como enfrentar os desafios fundamentais para o seu gerenciamento financeiro.

A disciplina apresenta os princípios básicos da análise da viabilidade econômico-financeira: PLM (product lifecycle management); plano físico e quadros financeiros do projeto; montagem do business case; método do custo anual equivalente; método do valor presente líquido; método da taxa interna de retorno; taxa de retorno incremental; decisão com restrição de capital; efeitos da depreciação, imposto de renda e inflação na análise financeira de projetos; análise de sensibilidade; cenários; análise de riscos, avaliações e métodos qualitativos.

A disciplina aborda a análise e os impactos da conjuntura econômica, nacional e internacional, no comportamento dos negócios.

A perspectiva adotada parte do estudo do desenvolvimento recente da economia brasileira e seus desdobramentos sobre o atual desempenho econômico.

Trata, a partir de princípios teóricos macroeconômicos, de instrumentos e de modelos que viabilizem o conhecimento das características de uma economia de mercado. Com isso, constroem-se elementos os quais permitem a realização de cenários econômicos vindouros, auxiliando na análise prospecta da economia e seus impactos nos diferentes setores da economia.

Alguns dos tópicos abordados são: características gerais das economias de mercado; modelos de demanda e oferta agregada; política fiscal, déficit orçamentário e dívida interna; mercado financeiro, taxas de juros e políticas monetárias; balanço de pagamento e políticas cambiais.

Estratégia/Marketing

– Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital.

– Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na internet, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de marketing.

– Trata de temas como o impacto das novas mídias no comportamento do consumidor, a dinâmica de compra do comprador digital, os padrões de comportamento do internauta e a avaliação de produtos e serviços do consumidor no ambiente online.

Tópicos abordados: marketing e o comportamento do consumidor; a importância da análise e gestão de mudanças e tendências; os novos perfis do consumidor no mundo digital.

Segmentação: socialgraphics e perfis digráficos; experiência compartilhada dos usuários; netnografia e social media insights; novos hábitos de consumo de mídia; identificando os high value customers; experiência e processo de decisão de compra no ambiente digital; hábitos de busca e pesquisa de informação do e-shopper.

A disciplina aborda os principais conceitos e técnicas relativos ao sistema de informações de mercado e a influência destas nas estratégias de tomada de decisão da organização em um ambiente de alta competitividade.

Busca-se desenvolver, via abordagens práticas, a capacitação na utilização de ferramentas básicas de análise de cenários e gestão de risco.

– Aborda temas como: requisitos para qualidade de uma decisão (decision quality); definição de um problema de decisão (framing); análise de alternativas viáveis, informação relevante e confiável, valores e trade-offs claros, raciocínio lógico e compromisso para ação, conceitos das decisões multicritério do Processo de Análise Hierárquica (AHP); e aplicações da metodologia AHP.

Esta disciplina visa apresentar e aprofundar os principais conceitos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea e adequada ao mundo de negócios.

Ao final da disciplina, o aluno estará apto à compreensão do ambiente de marketing (análise de tendências, consumidor/comprador e concorrência) e, a partir dessas análises, desenvolver estratégias de marketing relevantes (segmentação, posicionamento e marketing mix).

– Expõe os fundamentos e a evolução da marca no processo mercadológico, explorando os aspectos relevantes à sua gestão.

– Cria condições voltadas ao desenvolvimento de programas de comunicação para construção e manutenção do significado e valor da marca, transformando-a em vantagem competitiva à organização.

O objetivo desta disciplina é oferecer ao aluno a oportunidade de desenvolver e exercitar as competências necessárias para avaliar informações sobre a atividade dos concorrentes e as tendências gerais dos negócios, visando atingir os objetivos estratégicos da empresa.

Além dos métodos, técnicas e sistemas, serão abordados os aspectos da cultura organizacional relevantes para garantir um ambiente apropriado à construção, preservação e disseminação do conhecimento.

O aluno será levado a entender o contexto competitivo contemporâneo, a necessidade das organizações de compreenderem os movimentos do mercado e, principalmente, dos seus competidores e clientes, além de entenderem as limitações das ferramentas de gestão tradicionais e a importância de um novo modelo de métricas como componente estratégico.

– Apresentar estratégias de aplicação de métricas e web analytics para marketing e negócios digitais.

– O conteúdo traz aos interessados conceitos importantes sobre métricas e negócios digitais e agrega conhecimento prático sobre a execução dessa disciplina.

– O foco está no trabalho estratégico de planejar a medição, analisar, identificar padrões e gerar recomendações úteis e aplicáveis, com o objetivo de otimizar projetos, ações, campanhas e, enfim, contribuir para a melhoria contínua do negócio.

Tópicos abordados: introdução à web analytics e otimização de resultados; análise de comportamento, origem, perfil e fidelização – conceitos e relatórios; business performance e conversão – landing pages, funis, branding, engajamento e vendas; análise de campanhas de marketing – search, display, varejo, adNetworks, behavioral targeting, social mídia, pesquisas, painéis e campanhas off-line, além de uma perspectiva sobre customer relationship management, levando o aluno a refletir sobre planejamento/estratégia a partir de métricas, CRM 2.0 e social CRM.

Inovação/Tecnologia

– Construir uma organização para trazer com êxito e repetidamente inovações tecnológicas para o mercado é uma meta gerencial desafiadora.

O objetivo dessa disciplina é incentivar os estudantes a desenvolverem atitudes e habilidades empreendedoras, considerando a possibilidade de criar conceitos e negócios que atendam às necessidades de pessoas ou empresas em qualquer lugar do mundo.

Entre as habilidades empreendedoras estão: organização, liderança, visão crítica, busca de conhecimento, propensão ao risco, foco e determinação. O aluno será levado a compreender as oportunidades empresariais que podem surgir da combinação de vários campos, incluindo engenharia, ciências naturais, comunicação e mídia, arquitetura, educação, música e gestão.

A engenharia de sistemas auxilia a identificar e lidar com questões importantes no processo de desenvolvimento de um sistema tecnológico complexo, com foco no desenho da arquitetura geral do sistema e ênfase na abordagem técnica.

O objetivo é direcionar os alunos dentro do esforço técnico de condução de um projeto. Trabalhando com o cliente, busca-se priorizar os requisitos do sistema para garantir que vários atributos sejam adequadamente ponderados para atender de forma equilibrada as necessidades desses clientes. Os alunos serão direcionados a analisar os vários esforços técnicos, decidindo quais riscos vale a pena assumir em um determinado caminho dentro de um projeto.

A partir de uma perspectiva estratégica, a disciplina apresenta os principais e mais recentes conceitos, modelos e técnicas da gestão da inovação tecnológica, utilizados pela moderna gestão empresarial.

– Busca propiciar um nível adequado de entendimento do papel que a inovação tecnológica pode desempenhar em empresas, com relação à aquisição de vantagens competitivas sustentáveis, por meio da criação de produtos e serviços inteiramente novos, da alteração das regras industriais da competição e do aperfeiçoamento de produtos e serviços existentes. O curso busca motivar a realização de iniciativas relacionadas à apropriação empresarial de novas tecnologias e a sua incorporação em processos, novos produtos e serviços.

– Compreender o impacto das mudanças advindas das tecnologias nos processos de inovação dos ambientes de negócios é um imperativo hoje nas empresas.

Esta disciplina visa habilitar o aluno para o uso eficaz de metodologias que facilitem a adaptação a essas mudanças, desenvolvendo conceitos de liderança e organização voltados à criação de produtos, serviços e novos modelos de negócios.

O aluno deverá ser capaz de criar e desenvolver estratégias de projetos colaborativos, utilizando metodologias inovadoras.

– Os tópicos principais abordados serão: business model; modelos inovadores; o Canvas; design thinking; startup enxuta (lean startup); desenvolvimento de Clientes (customer development); ccriação e inovação aberta.

A disciplina apresenta os principais conceitos e técnicas associados à gerência de projetos utilizados pelo PMI na gestão empresarial moderna, bem como os seus constantes desenvolvimentos, assim como as metodologias ágeis de gestão de produtos e projetos digitais, vivenciando na prática o Scrum. Dessa forma, torna-se um profissional capacitado a se comunicar de maneira mais assertiva com a área de tecnologia, algo cada vez mais frequente com o crescimento da economia digital em produtos ou serviços.

– Propiciar uma visão realista da função do gerente de projetos, seu processo e a importância para o mercado, visando sua adaptabilidade à empresa e seu potencial de alavancagem nos negócios. 

A disciplina apresenta os principais conceitos e técnicas associados à gerência da informação, utilizados na gestão empresarial moderna, bem como os seus constantes desenvolvimentos.

– Propicia uma visão realista da tecnologia da Informação e convergências tecnológicas quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de alavancagem nos negócios.

Dentro da disciplina, serão abordados os tópicos de: maturidade da internet; papéis dos sistemas de informação; sistemas tradicionais; Sistemas de Gestão Empresarial (ERP); Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM); eficiência em processos externos; arquitetura de TI; segurança da informação; integração para viabilizar os negócios; Computação nas Nuvens – Cloud Computing; Internet das Coisas – Internet of Things (IoT); computação cognitiva.

A disciplina apresentará a evolução conceitual e as principais questões associadas à sustentabilidade no meio corporativo e os desafios para inovação no contexto ambiental global.

– Serão abordados os seguintes tópicos: marcos do desenvolvimento sustentável; construção da agenda ambiental global; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); desafios contemporâneos à sustentabilidade; mudanças climáticas e as corporações; o ESG (ambiental, social e governança) e seu alcance; a inovação como elemento para a sustentabilidade; inovação orientada para a sustentabilidade (IOS); estudos de caso.

Integração

Contempla o aprendizado e a aplicação dos conceitos, das metodologias e dos instrumentos para a gestão estratégica de negócios, com base na elaboração do plano estratégico de uma organização. Fornece, por fim, a orientação e a supervisão necessárias à produção de um plano estratégico, considerando a aplicação dos referenciais conceituais, metodológicos e instrumentais aprendidos nas disciplinas para a prática da gestão dos negócios.

Obs.: As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira:

480h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Sábado nos dias*

23/03/2024, 18/05/2024, 06/04/2024, 08/06/2024, 03/08/2024, 06/07/2024, 15/02/2025, 05/04/2025, 13/03/2025

Local: Campus do ITA em São José dos Campos

*datas sujeitas a alteração.

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“O programa de Master em Gestão para Inovação foi desenvolvido pela ESPM em parceria com o ITA, com uma abordagem aplicada no sentido de preparar profissionais para atuar na gestão corporativa e na inovação de processos com base em tecnologia, a partir da compreensão dos cenários competitivos e conhecimento técnico para planejar e implantar ações criativas e inovadoras.”

Concorra a bolsas de 50% no valor total dos cursos de MBA Executivo ou Masters na ESPM!

0

Inscrição

Inscreva-se em um dos cursos elegíveis ao desafio ESPM na Prática*
0

Participe

Participe do evento via webconferência e assista a uma aula com um Professor da ESPM
0

Criatividade

Use sua criatividade para criar soluções novadoras para um desafio de negócios
0

Concorra

As duas melhores equipes terão seus integrantes premiados com bolsas de estudo de 50% no valor total do curso em que estiverem inscritos

*Somente poderá participar do evento e concorrer à bolsa o candidato com inscrição e pagamento da taxa já efetuados e confirmados pela ESPM nos cursos de MBA Executivo em Marketing, Master Head of Digital Marketing, Master em Gestão para Inovação, Master em Comportamento e Ciências do Consumo da ESPM.

Depoimentos de quem já passou por aqui

Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 1.300,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 650,00

Válido até o dia: 11/08/2024

1x R$ 1.300,00

matrícula

1x R$ 50.740,00

1x R$ 1.300,00

matrícula

11x R$ 4.461,77

+

1x R$ 4.483,15

1x R$ 1.300,00

matrícula

17x R$ 3.060,53

+

1x R$ 3.115,67

1x R$ 1.300,00

matrícula

23x R$ 2.361,08

+

1x R$ 2.451,79

1x R$ 1.300,00

matrícula

29x R$ 1.944,67

+

1x R$ 2.002,96

1x R$ 1.300,00

matrícula

35x R$ 1.663,94

+

1x R$ 1.831,99

Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.


Aulas internacionais

Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Happenings

Encontros presenciais e online com networking de verdade que vão além do Linkedin com muita troca de experiências, histórias de vida e caminhos de futuro.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.