O Master Head Of Digital Marketing habilita o profissional para ascensão contínua, tendo o digital como mindset e oportunidade de atuação. O curso oferece tanto disciplinas focadas em estratégia quanto em gestão de negócios digitais, enfatizando os aspectos de liderança necessários a esse novo profissional, dinâmico e multitask, que é cada vez mais demandado e esperado pelo mercado.
Desenvolva as habilidades necessárias para se tornar um líder de destaque ao aprender estratégias fundamentais de negócios e métodos reconhecidos pelo setor. Esteja apto a gerenciar equipes e projetos digitais, compreendendo o papel da tecnologia e da transformação digital. Adquira conhecimento de ferramentas de ponta e habilidades de resolução de problemas para navegar no cenário digital atual.
O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
A evolução tecnológica está transformando o mundo em alta velocidade. São novos comportamentos, hábitos e atitudes que estão afetando a organização da sociedade e, consequentemente, as relações de negócios. O marketing também passa por mudanças, sendo que as técnicas usadas no passado já não apresentam a mesma efetividade.
As empresas precisam de líderes preparados para as mudanças nesse ecossistema digital em expansão: talentos com pensamento crítico e conhecimentos em negócios digitais que possam transformar tecnologia em valor comercial, tomar decisões eficazes em tempo real e incorporar os avanços do mundo digital nas estratégias de marketing para obter melhores resultados. Como forma de atender a essa demanda, o Master Head Of Digital Marketing contempla os tópicos essenciais do marketing digital e oferece visão estratégica sobre esse novo ambiente de negócios.
Dessa forma, ao término deste programa de pós-graduação, o profissional estará preparado para debater modelos de negócios digitais e liderar em contextos estratégicos, bem como iniciar e liderar a mudança digital. Terá adquirido uma compreensão sólida sobre os conceitos de big data, analytics e machine learning.
Além disso, os alunos estarão aptos a desenvolver estratégias de marketing digital, avaliar métricas em análises digitais e entender as jornadas de compra de consumidores digitais. Serão capazes de avaliar mudanças na era digital, identificar tendências de mercado e compreender estratégias de e-commerce, marketplace e plataformas digitais. Também entenderão tópicos como tecnologia e inovação digital, gerenciamento da experiência do cliente, transformação digital e análise de negócios digitais.
O curso de Master Head Of Digital Marketing está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Dirigido a empreendedores e/ou gestores e profissionais de marketing, comunicação, tecnologia da informação, assim como áreas afins, com mais de 3 anos de experiência profissional, que estejam interessados em aprofundar seus conhecimentos em novos modelos de negócios digitais, tecnologias emergentes envoltas no universo da gestão e liderança no marketing digital.
– Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.
– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.
– Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como valor presente, valor futuro, taxas e prestações uniformes. A abordagem trata também da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.
– Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica.
– Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios.
Tópicos abordados:
Introdução e conceituação de TI;
Papéis dos sistemas de informação no negócio;
A evolução dos sistemas integrados;
Sistemas de gestão empresarial – ERP;
Sistemas de gestão da cadeia de suprimentos – SCM;
Sistemas de relacionamento com o cliente – CRM;
Infraestrutura e terceirização;
O ciclo de criação e desenvolvimento de sistemas;
Data science aplicada a negócios;
Big data e computação cognitiva;
Convergências tecnológicas;
Novas plataformas digitais.
Apresenta estratégias de aplicação de métricas e análises digitais para marketing e negócios digitais. O conteúdo traz aos interessados conceitos importantes sobre métricas e inteligência digital, agregando conhecimento no trabalho estratégico de planejamento, medição, análise e identificação de padrões que possam gerar recomendações úteis e aplicáveis na otimização de projetos, ações e campanhas, a fim de contribuir para a melhoria contínua de negócios digitais.
– Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital.
– Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na internet, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de marketing.
– Trata de temas como o impacto das novas mídias no comportamento do consumidor, a dinâmica de compra do comprador digital, os padrões de comportamento do internauta e a avaliação de produtos e serviços do consumidor no ambiente online.
– Tópicos abordados:
Marketing e o comportamento do consumidor
A importância da análise e gestão de mudanças e tendências;
Os novos perfis do consumidor no mundo digital.
Segmentação:
Socialgraphics e perfis digráficos;
Experiência compartilhada dos usuários;
Netnografia e social media insights;
Novos hábitos de consumo de mídia;
Identificando os high value customers;
Experiência e processo de decisão de compra no ambiente digital;
Hábitos de busca e pesquisa de informação do e-shopper;
Introdução business model generation;
Business model;
O Canvas – os nove blocos;
Modelos de negócios;
Design thinking;
Lean startup;
Cocriação de valor; Inovação aberta.
Em tempos de inovação e transformação digital nas organizações, liderança (tangível ou intangível, direta ou indireta, em qualquer formato) torna-se cada vez mais um tema central para o sucesso profissional de qualquer executivo ou empreendedor. Nesse cenário, tratar das novas formas e formatos não hierárquicos do trabalho, valorizando a cocriação e a troca contínua é uma condição obrigatória. Pensando ainda na liderança como elemento central da cultura e no impacto da cultura em todo o processo de transformação e busca por “maturidade” digital porque passam todos os setores da economia, a proposta desta disciplina é uma ementa atual, efetiva e que engaja o aluno, preparando-o definitivamente para ser um líder, não só de equipes, mas de projetos e um influenciador decisivo nesse processo de mudanças cada vez mais real e necessário.
– Contempla a construção e a gestão de um negócio orientado para o comércio eletrônico, enfocando os conceitos de e-business e e-commerce nas lógicas dos ambientes B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer).
– Propõe a discussão de modelos de empresas virtuais, o conceito de transação digital, a integração com clientes e fornecedores e os aspectos de segurança transacional.
– Enfoca na importância do Conversion Rate Optimization e suas boas práticas.
Tópicos abordados:
Definição de comércio eletrônico;
Conceituação e-business e e-commerce;
Diferenciais no planejamento;
Avaliação de conteúdo;
Operações, tecnologia e segurança;
Integração com clientes e fornecedores;
Avaliação de conteúdo;
Fatores de sucesso em lojas online;
Avaliação de conteúdo;
Plataformas de e-commerce;
Logística e fulfillment;
Principais desafios de logística e fulfillment;
Parceiros de negócio;
Gerenciamento da operação.
– Propõe a discussão da geração de conteúdo e do diálogo das marcas nas redes sociais, com base na apresentação de diferentes modelos, tipologias e estruturas, no intuito de avaliar a importância de sua aplicação em estratégias de comunicação.
– Leva o aluno a compreender que o profundo conhecimento sobre conteúdo e redes sociais pode direcionar os caminhos mais apropriados à comunicação digital.
Aborda os seguintes tópicos:
Conceitos básicos de conteúdo e sua produção;
Relação dos meios on e off com o social;
Relação da mobilidade com o social;
Estratégia de influência, conceitos e aplicações práticas;
Funções das mídias sociais;
Social Commerce e Social Selling;
Construção de APPs;
Construção e gerenciamento de páginas da marca;
Social Listening, monitoramento de redes sociais.
– Aborda a criação do planejamento de mídia digital sob uma ótica 360 graus, nas funções de construção de marca, despertar do interesse, desejo e ação.
– Estuda a complementaridade entre a mídia branding e performance, seus objetivos, métricas de sucesso e suas principais ferramentas e canais de distribuição.
– Contempla as mídias em redes de display, mídia programática, o impulsionamento em redes sociais, o Google e seu ecossistema, as redes de afiliados, Influence Marketing e YouTube.
– Busca uma visão integrada, explicando a vocação de cada veículo, integrando a estratégia e sua execução.
– Aborda o conceito CRM e como a estratégia soma valor aos negócios a partir de uma visão focada na gestão do relacionamento com o cliente.
– Trata da importância de uma visão única de cliente baseada em dados, abordando conceitos de Lifetime Value (LTV), segmentação, gestão de leads e modelagem aplicada a clientes.
– Introduz o conceito de inbound marketing e como conteúdo e comunicação dirigida se fundem para uma estratégia holística no funil de conversão, com o objetivo de centralizar dados, obter insights e alcançar resultados assertivos em ações de captação e nutrição de leads.
Com o amadurecimento da internet e a proliferação das startups, as metodologias ágeis de desenvolvimento de software e gestão de produto criadas por Google, Facebook ou Spotify saíram do Vale do Silício e ganharam o mundo.
– Primeiro nas áreas de TI, que começou a influenciar e até mesmo a definir a forma de trabalho com as áreas de negócio que fazem interface com tecnologia.
– O objetivo da disciplina é fazer com que o aluno conheça as metodologias ágeis de gestão de produtos e projetos digitais, vivenciando na prática o Scrum. Dessa forma, torna-se um profissional capacitado a se comunicar de maneira mais assertiva com as áreas de tecnologia, algo cada vez mais frequente com o crescimento da economia digital em produtos ou serviços.
Essa disciplina aborda o engajamento digital com suas virtudes e vícios, vantagens e desvantagens para as marcas e indivíduos em uma perspectiva ampla e abrangente. O tema influência é tratado não só da perspectiva de marketing (através do uso de influencers), mas também na perspectiva tecnológica (com as novas plataformas específicas para o tema) e antropológica.
– O engajamento nocivo para as marcas é despertado com força nas redes em tempos de polarização e fake news, também é tratado tanto sob a perspectiva da origem como também da gestão de crises.
– Dicas e exercícios práticos que revelam tanto como potencializar o lado positivo quanto como minimizar o lado negativo da influência nas e das redes e trazem para a disciplina uma perspectiva única e aplicada.
O objetivo é levar o aluno a compreender os principais conceitos e aspectos práticos da utilização dos jogos como meio de comunicação e sua aplicação fora do contexto de entretenimento. Busca-se discutir as principais tendências nesse setor, tais como a gamificação, os jogos sociais, os advergames e as plataformas mais populares: smartphones, consoles, computadores e tablets, visando elaborar estratégias de marketing abrangentes que incluam o impacto dos jogos sobre o negócio.
Tópicos abordados:
Ecossistema do mercado de jogos e o papel de cada um na cadeia produtiva;
Segmentação dos “gamers” por plataforma de jogos (mobile, console e PCs);
Modelos de negócio e monetização existentes: trial, expansão, assinatura, in app purchase, pré-venda, licenciamento etc.;
Advergames: uso do território semântico das marcas para construção de jogos próprios;
Conceitos de gamificação: uso de mecânicas e dinâmicas na integração da campanha de comunicação;
Estratégia de lançamento de produto (D-200).
– Entender, dentro da ótica de transformar empresas em novos modelos de atuação, tópicos como estratégia e liderança digital, focados em marketing, tecnologia e inovação.
O líder de negócios digitais passa pelo desafio de compreender as pessoas e a estratégia a ser seguida. As empresas podem usar dados em tempo real para construir estratégias, melhorar produtos e processos, enquanto tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina e blockchain estão criando “empresas inteligentes”.
A compreensão da modelagem de ciclos de negócios, visão estratégica digital e modelos disruptivos estruturam a forma de apresentação e aplicação da transformação estrutural de uma empresa em um objeto de ação digital.
Tópicos importantes para a formação de líderes com foco em marketing digital nesse novo cenário.
Contempla os conceitos e práticas de Growth Marketing inspirados por Sean Ellis, que vêm se tornando ao mesmo tempo uma abordagem ou filosofia de pensar o negócio, como também nomeando um conjunto de práticas que visam à exponenciação dos negócios.
A disciplina aborda aspectos da cultura e do mindset de Growth, explica como os principais KPIs se conectam com as alavancas de crescimento dos negócios digitais, aprofunda a definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e o conceito de North Star Metric e apresenta técnicas fundamentais de aceleração.
Experimentos e testes constantes são pensados de forma a provocar sempre o próximo estágio.
O curso também abordará a questão organizacional: as definições de perfis para as equipes Growth de alta performance, as dinâmicas de Growth Meetings e os Rituais de Acompanhamento, assim como os processos de Search Marketing e a otimização de resultados de ferramentas de busca na internet, avaliando os resultados de campanha e estratégias de SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization).
Estudará o comportamento do usuário da internet, além de aprofundar os conceitos necessários para a melhor compreensão de estratégias de conversão digital.
Consiste na elaboração supervisionada de um projeto aplicado de marketing digital, considerando-se a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso.
O projeto terá monitoramento de um orientador — o qual funcionará como facilitador para seu desenvolvimento — e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.
Etapas abordadas:
– Desenho do modelo de negócios a partir da metodologia de Business Model Generation;
– Alinhamento problema-solução (validação com clientes);
– Mínimo Produto Viável (MPV) proposto;
– Validação do MPV (com clientes);
– Análise do motor financeiro;
– Apresentação para investidores.
Obs.: As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:
1x R$ 50.764,00
11x R$ 4.463,88
1x R$ 4.485,28
17x R$ 3.061,98
1x R$ 3.117,10
23x R$ 2.362,19
1x R$ 2.453,10
29x R$ 1.945,59
1x R$ 2.003,91
35x R$ 1.664,72
1x R$ 1.833,10
Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Pesquisa do Egresso 2023.
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Sua jornada será acompanhada pelo Dexter, Designer de Experiências Transformadoras, responsável por acolher os estudantes durante a jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Encontros presenciais e online com networking de verdade que vão além do Linkedin com muita troca de experiências, histórias de vida e caminhos de futuro.
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.
Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.
O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.
Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.
Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
Happenings são encontros de networking e discussão, oferecidos a todos os alunos de cursos presenciais, híbridos ou hyflex. Nos happenings, o aluno poderá discutir temáticas relevantes para sua carreira e tomar um café conosco, além de interagir com estudantes e professores de outros cursos ESPM. Os happenings ocorrem sempre em horários alternativos, distintos dos horários das aulas.
Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.
Dexter, ou Designer de Experiência Transformadora, é um profissional que acompanha alguns dos cursos de pós-graduação lato sensu ESPM. Nos cursos acompanhados por um Dexter, esse profissional vai acompanhar os estudantes desde a formação da turma até a conclusão do curso. O Dexter tem o propósito de acolher os estudantes durante a sua jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado e mediando questões sociais, acadêmicas ou técnicas com eficiência, empatia e diálogo.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).
De segunda à sexta-feira, serviço de VAN da ESPM
saída do Metrô Ana Rosa
(Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal)
Ho