ACCÈS EXCLUSIF POUR LES ENSEIGNANTS

ACCÈS EXCLUSIF POUR LES ÉTUDIANTS

Post-diplôme ESPM

Master em Inteligência e Gestão do Varejo Omnichannel

AULA INAUGURAL: 29/04/2024

A propos du cours

Ao longo deste Master, os estudantes serão preparados para:

 

  • Conhecer e gerenciar os fundamentos do modelo do varejo 5.0, novas plataformas e pontos de contato mais tecnológicos e automatizados; saber gerenciar as jornadas de compra e consumo de shoppers e clientes mais conectados e exigentes, usando tanto as tecnologias e ferramentas do data marketing, integrando-as aos conceitos e práticas do consumer insights e das análises e estudos do comportamento aplicados
  • Gerenciar a inteligência sobre o mercado e consumidor de forma estratégica, subsidiando tomadas de decisão em ambientes de negócios cada vez mais competitivos, dinâmicos e complexos, atualizando o conhecimento e gerando vantagem inovadora para a indústria e o varejo.
  • Utilizar de forma integrada as diversas plataformas e canais de atendimento e vendas para se comunicar e atender de maneira mais personalizada, rápida e responsiva seus públicos e shopppers

 

Em um ambiente colaborativo, estudantes e professores discutirão approaches de valor para a área, a fim de planejar um projeto de conclusão de curso com foco em pesquisas e estratégias inovadoras e mais customer centric, baseadas não apenas na inteligência de dados e na aplicação dos recentes avanços tecnológicos, mas em análises de tendências, modelos de co-inovação e no design thinking de serviços. Em suma, na junção de estratégias e experiências high touch e high tech, 3.0, 4.0 e as novas fronteiras e paradigmas do 5.0, que deverão ser tematizadas, discutidas e aplicadas ao longo do curso.

Master em Inteligência e Gestão do Varejo Omnichannel

Início das aulas: 29/04/2024

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras

Période : soirée

Horaire : de 19h30 à 21h30

Charge de travail : 420h

35X R$ 551,48

R$ 100.00

Frais d'inscription à la procédure de sélection

Inscrições até: 26/04/2024

Modalité

EAD en direct

Vous avez la liberté d'adapter le cours à votre emploi du temps et à votre lieu de travail. Vous pouvez pouvez choisir de participer aux discussions en ligne, via Zoom, en direct, ou de regarder les enregistrements des cours quand vous le voulez et le pouvez. ou de regarder les enregistrements des cours quand vous le souhaitez et quand vous le pouvez. *Dans le cadre du troisième cycle Live EAD, la présentation du projet final du cours se fait en face à face.

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Aula aberta do curso: Aumentando as vendas com estratégias de fidelização

15.ABR
Online, das 20h às 21h30

A propos du cours

Foco em clientes e shoppers

O varejo vive um processo de automação, de transformação digital, de inovação e de investimento em inteligência de dados e uma gestão muito mais estratégica com foco nos seus clientes e shoppers.

Com a expansão dos canais digitais e sua constante evolução, a indústria e o varejo precisam investir em estratégias e práticas omnichannel e ter como foco estabelecer conexões mais eficientes entre estes novos e múltiplos canais. Há uma urgência na ampliação da sinergia e sintonia fina entre marcas e varejo no sentido de realizar uma transformação conjunta e colaborativa. Empresas e varejo precisam se equipar com inteligência e tecnologia de dados, processos de big data e social CRM, para gerar diferencial competitivo, inovar de forma consistente, se reinventar e se adaptar ao mindset e as novas jornadas digitalizadas de compra de seus shoppers e clientes, cada vez mais multiconectados e empoderados.

Com a rápida transformação digital em curso, a automação, a evolução contínua das plataformas online e da conectividade móvel de seus shoppers, é inadiável o investimento em profissionais com novos skils e competências, capazes de acompanhar e melhor performar usando a inteligência analítica de dados, criando e gerenciando novos canais e formatos e oferecendo serviços mais personalizados e uma melhor experiência de compra aos seus clientes.

Hoje os empreendedores e gestores do varejo, os profissionais de logística, canais, vendas, trade e shopper marketing precisam entender a nova economia digital e de redes, acompanhar e prever as tendências que irão afetar seu segmento e os hábitos e atitudes de seus clientes.

O varejo físico e as tradicionais estratégias e ações de trade e shopper marketing foram seriamente impactadas. As lojas e canais estão se reinventando para se adaptar a essa nova era. Este novo momento força os profissionais do setor a se atualizar e repensar seus novos desafios e atender as demandas sempre renovadas de seus públicos. Os conceitos e práticas evoluem segundo uma lógica incremental constante e uma inclinação mais inovadora e disruptiva, forçando a criação de propostas de valor mais sustentadas e relevantes, foco em estratégias de vendas de maior performance, baseadas em experiências e em ações de storyselling mais engajadoras.

O varejo integrado e omnichannel força as empresas a integrarem melhor seus canais, investir mais em serviços logísticos mais alinhadas aos novos tempos e as interações dos sistemas digitais permitem aumentar a velocidade e a confiabilidade das operações. A loja física se transforma em um ponto de contato da marca mais criativo, interativo e digital,se equipa com tecnologia e repensa seus serviços, experiências, formatos e espaços, buscando manter sua relevância e sendo um polo atraente e interativo para seus clientes, visitantes e shoppers.

Em um varejo 5.0, mais tecnológico, experiencial e omnichannel, o design e a ambientação, o merchandising multissensorial e as ativações de marca, o papel do trade e do shopper marketing adquirem um maior status e importância. Cabem a elas estabelecer as estratégias de canais e de seus segmentos, definir a melhor rota go to market e alavancar a disponibilização de melhores produtos, serviços, mais experiência e comunicação para satisfazer as demandas e expectativas de shoppers cada vez mais ferramentados, exigentes, em busca de maior conveniência e rapidez nos processos.

Événements en face à face

Réseau thématique

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 29 de junho de 2024, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Présentation du travail de fin d'études

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

7.Master em Inteligencia e Gestao do Varejo Omnichannel
Domaines thématiques

O curso de Master em Gestão da Experiência do Consumidor está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

A qui s'adresse-t-il ?

  • Profissionais das mais diversas áreas que atuam diretamente com a área de vendas e varejo, com estratégias e ações que visam incrementar a experiência de compra dos consumidores.
  • Aos profissionais das mais diversas áreas: comercial e vendas, varejo, marketing e comunicação, tecnologia e design, inteligência de mercado e planejamento estratégico, que queiram ampliar e atualizar seus conhecimentos sobre a área do novo varejo multi e omnichannel.
  • Líderes e gestores do varejo, empreendedores e consultores do setor, profissionais da indústria e do varejo das áreas de trade e shopper marketing, comunicação e gestão, negociação e vendas, atendimento e relacionamento com clientes, e àqueles profissionais que precisam se atualizar em modelos mais customer centric e em modelos de gestão, transformação e inovação digital, automação e se atualizar nas novas tecnologias aplicadas ao varejo.

Prérequis

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Profil des diplômés

Ao final do curso os estudantes estarão aptos a:

 

  • Exercer funções de criação e planejamento estratégico para a gestão do varejo omnichannel; e
  • Criação e planejamento de práticas e ações para a gestão do varejo omnichannel. 

Ce que vous apprendrez

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentação do curso e dos estudantes da turma e discussão sobre os novos desafios e as novas competências e skills dos gestores do Varejo 4.0.

Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.

Inteligência, Inovação e Tecnologia

As tecnologias digitais mudaram a maneira como as redes de varejo conectam-se com os clientes e lhes oferecem valor. A transformação digital está mudando os modelos e processos de negócio, com o uso de plataformas, IoT, mídias sociais, reconhecimento facial, ChatBot, Inteligência artificial, Big Data e sistemas preditivos baseados em Business Intelligence (BI). Os dados são gerados em quantidades sem precedentes, a toda hora, dentro e fora da empresa. A disciplina objetiva discutir como converter os dados em ativos estratégicos e utilizar as ferramentas analíticas de big data para que o varejo desenhe um cenário previsto de consumo para as suas redes, direcione melhor os esforços de vendas, crie uma visão 360 graus de seus clientes, melhore sua operação (loja, estoques, logística e distribuição) e gere valor na forma de novos insights sobre os consumidores e o mercado. Palavras-chave: big data, transformação digital, análise multivariada, modelos preditivos, análise prescritiva, inteligência contínua, consumer analytics, machine learning

A medida em que a aceleração digital acarreta fortes mudanças no comportamento social e de consumo, se fazem necessárias transformações significativas em modelos de negócios e estruturas de varejo, que partem do amadurecimento da visão deste cenário por parte dos profissionais que os conduzem. Mais do que competências técnicas quanto aos princípios do varejo omnichannel, esta disciplina guiará gestores a adotar ferramentas voltadas para um novo mindset digital, que visa agilidade no recalculo de rotas, usando o varejo como plataforma para o aumento da competitividade, rentabilidade, construção de experiência e de relacionamento. O programa explora o desenvolvimento e a aplicação humanizada da inteligência analítica e estratégica de mercado – do macro ao microambiente – buscando resultados concretos aplicados ao varejo que abandona a era industrial, deixando de ser analógico e intuitivo, para imergir na era da digitalização. Palavras-chave: big data, CRM, pesquisa de mercado, consumer centricity, visão estratégica, capacidade analítica, inteligência de dados, mindset digital, lab mindset, humanização, criatividade, colaboração, adaptabilidade, persuasão.

 

O curso visa identificar, acompanhar e aprofundar as análises, highlights e insights sobre as mudanças recentes, as novas pautas e tendências emergentes que vêm impactando e modificando hábitos, valores, práticas e experiências de compra e consumo dos novos consumidores. A disciplina quer discutir a importância de acompanhar, mapear e analisar o comportamento de novos segmentos e públicos de shoppers, e as intersecções dos drivers e gatilhos de mudança socioeconômicas, as variáveis demográficas e atitudinais e o impacto das novas tecnologias sobre os estilos de vida e o comportamento de consumo destes novos shoppers. A disciplina, seus conteúdos e análises visam ajudar os estrategistas e consultores do segmento a acompanhar, prever e mapear as novas pautas, mudanças e práticas de compra e consumo e entender o mindset dos shoppers da nova era. A disciplina busca, também, estudar e antecipar o impacto dos novos cenários e ciclos econômicos, das mudanças sóciodemográficas, os novos modelos comportamentais e estilos de vida e, em particular, discutir como os facilitadores tecnológicos e a transformação digital têm um papel transformador e disruptivo no mindset de compra e nas práticas de consumo, analisando em profundidade o pipeline de compra e as novas jornadas do consumidor mobile. Discussões que ajudam varejistas e indústria a pensar ações inovativas e shopper centric: mais assertivas, aderentes e customizadas, e que atendam as demandas e expectativas dos seus shoppers e clientes.

A disciplina destaca o atual contexto do setor varejista, a competitividade entre as organizações, disponibilidade de novos recursos tecnológicos e a contínua e rápida mudança do comportamento dos clientes. Outro foco é ajudar a estreitar o relacionamento positivo com o cliente, conhecer sua jornada de relacionamento, expectativas e necessidades, condição essencial para o engajamento do cliente em relação às empresas e respectiva valorização das marcas.  Também visa oferecer aos profissionais da área de negócios o aprimoramento de seus conhecimentos sobre gestão de marketing e de relacionamento com clientes, abordando os mais modernos conceitos de (social) CRM, apresentando ferramentas e estratégias que preparam a empresa para se tornar competitiva; desenvolver habilidades para gerenciar o marketing de relacionamento nas diversidades do setor Varejista, destacando-se os conceitos de: Jornada do Cliente (OmniChannel e Multicanalidade); Coalizão e CMR (Customer Manager Relationship); Integração do Planejamento de recursos empresariais (ERP), gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) e gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM); Harmonização da experiência do cliente: loja X comércio eletrônico. A disciplina quer discutir os novos sistemas de gestão automatizada, que ajudam a racionalização nos custos, a padronização de processos, a contínua melhoria e maior agilidade e eficiência dos controles e com isso uma melhor experiência aos clientes, campanhas de marketing harmonizadas (loja física e comércio eletrônico) e, ao final, apresentar as principais tecnologias para a integração dos múltiplos canais de relacionamento e vendas. Apresentar cases/exemplos de como as empresas tem se destacado no setor varejista.

A disciplina quer mostrar e discutir os avanços que a oferta crescente de novos serviços e soluções processos e controles executados automaticamente trazem ao varejo e como eles têm impactado as operações e a gestão do novo varejo. Iremos analisar os conceitos de planejamento de recursos empresariais (ERP), gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM), Integração das aplicações da empresa (EAI), gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) e o processamento de pagamentos e transações online e colaboração nas empresas. A disciplina também visa apresentar e discutir as tecnologias emergentes aplicadas aos negócios contemporâneos, estudando a aplicação de uma série de processos operacionais onde a própria gestão automatizada ajuda a promover a racionalização nos custos, a padronização de processos, a contínua melhoria e maior agilidade e eficiência dos controles e com isso uma melhor experiência aos clientes. Entender os conceitos fundamentais da Tecnologia da Informação que constituem o suporte para a adequada escolha das ferramentas e plataformas digitais que ajudam as empresas a atingirem os seus objetivos estratégicos. Compreender a integração entre os processos de negócios e os sistemas de informação a fim de estar preparado para escolher as melhores metodologias e tecnologias para alavancar os negócios da empresa. Conhecer o estado da arte das tecnologias que podem ajudar as empresas a implantarem a transformação digital necessária para a sua sobrevivência em um ambiente crescentemente competitivo. Aplicar o conhecimento adquirido em um pequeno projeto de implantação de um sistema de informação com o intuito de resolver um problema concreto e/ou a fim de melhorar um processo de negócio.

Esta disciplina visa discutir a transformação ominichannel no varejo, abordando a relevância dos novos serviços os novos canais e conteúdos digitais criados para atender e se relacionar com o usuário são essenciais para garantir uma melhor interação e melhorar as experiências destes shoppers/clientes. As empresas precisam reconhecer que todos os canais e os funcionários de front end são responsáveis por melhorar os serviços e a experiência do usuário e cliente e garantir escalabilidade e redução de custos para os negócios.  Clientes 5.0 cada vez mais querem participar, gerando feedbacks, reviews e compartilhando suas histórias e experiências através de novos canais sociais, mídias e ferramentas digitais. Construir, integrar e gerenciar estes novos canais digitais é uma obrigação das empresas/marcas do varejo que estão no seu processo de transformação e consolidação digital. A disciplina tem como foco, mostrar a importância da criação e integração destes multicanais e plataformas, alinhando o tom de voz, a linguagem e o fortalecendo o compromisso e a posição da marca e os desafios de capacitar profissionais e usar tecnologias para facilitar estas interações e fortalecer relações duradouras e consistentes com seus usuários e clientes.

A disciplina visa discutir o impacto das novas tendências e tecnologias e a importância de testar e aplicar novos modelos e práticas inovadoras e criativas para o setor. A disciplina objetiva discutir a transformação digital e a busca de novos serviços e conteúdos e ações que agreguem e facilitem a experiência de compra ominichannel, discutir os temas da responsabilidade sócio-ambiental e pensar novos modelos e propostas de valor mais sustentáveis, abordar as novas economias de rede e colaborativas e os modelos peer to peer da economia do compartilhamento. O foco da disciplina é motivar os novos empreendedores, gestores e profissionais do varejo em investir em um mindset mais criativo, se baseando nas metodologias dos modelos open source, da co-criação, nas abordagens do design thinking e do design de serviços e outras metodologias que ajudam a área a criar e planejar novos modelos e formatos de loja, incrementar o experiência dos seus shoppers, entregar melhores resultados e melhor atender surpreender sua clientela, gerando maior diferencial competitivo

O objetivo da disciplina é apresentar como os espaços de varejo se desenvolveram nos últimos anos, resultado de uma profissionalização do setor terciário devido à grande concorrência e necessidade de atender as demandas especificas do novo comportamento de consumo. Os pontos de venda se tornaram tão focados, que a identidade arquitetônica e visual, metragem quadrada, os produtos, serviços, localização, perfil do consumidor, preço e distribuição influenciam diretamente no resultado de como será trabalhado o design e sua experiência. O conteúdo programático irá destacar as características dos espaços nas lojas físicas que estão passando por uma grande transformação, pois a presença da tecnologia digital agrega novas demandas, necessidades e expectativas que ainda estão sendo formuladas, testadas e aprovadas. Abordaremos questões de definição estratégica dos tipos de espaços comerciais, a influência da tecnologia digital, a importância da identidade visual tangibilizada na arquitetura, o uso do visual merchandising como recurso que agrega qualidades sensoriais e diferenciais à marca

Gestão: Marketing e Vendas

Esta disciplina tem como objetivo fundamentar os conceitos de trade marketing e importância da gestão de canais de marketing para o sucesso no varejo 4.0. O trade marketing tem papel fundamental na construção da estratégia de canais e no planejamento de clientes, tanto varejistas como distribuidores. O intuito é entender as principais atividades da área de Trade, sua importância para as organizações e os distintos estágios de desenvolvimento nas empresas no Brasil. Com as mudanças no comportamento do shopper, a jornada do consumidor se tornou mais complexa e isso exige das empresas uma integração entre canais de marketing e de comunicação, uma estratégia integrada para os canais físicos e digitais para ter uma execução perfeita nas lojas. Em um varejo omnichannel, o trade marketing tem suma importância em estabelecer a estratégia de canais e de seus segmentos, definir a melhor rota de mercado e alavancar a disponibilidade de produtos e serviços para satisfazer as necessidades e expectativas dos shoppers. A disciplina visa definir dos conceitos de trade marketing, channel marketing e customer marketing e as sinergias com as abordagens e atividades de shopper marketing. A importância da estruturação das equipes de trade marketing para as organizações e distintos estágios de desenvolvimento nas empresas. O seu papel na definição da estratégia de canais, nas estratégias Go to Market e na gestão de conflitos entre canais. A disciplina também aborda o planejamento de trade marketing, planos de canais e clientes e o calendário promocional, os indicadores de execução e desempenho e ações de merchandising.

A disciplina visa mostrar a importância das estratégias do shopper marketing para esta nova era do varejo digital. A disciplina e aulas irão mostrar novas abordagens estratégicas e táticas da aplicação dos conceitos de shopper insights e gerenciamento de categorias a desenvolvimento de marcas no ambiente do varejo físico e virtual. Com foco em identificar os critérios de sucesso na jornada de compra e desenvolver soluções que melhorem a experiência no ponto de venda, vamos avaliar a importância de shopper insights e data analytics no processo estratégico, entender as diferenças que cada canal possui no comportamento dos shoppers e aprender conceitos, ações e ferramentas que podem criar impacto no dia a dia das jornadas dos shoppers, apresentando iniciativas e cases nacionais e internacionais voltadas ao universo de segmentos importantes do varejo: o varejo alimentar, moda & estilo, beleza e farma, eletro e suas vertentes virtuais.

As operações eficazes do varejo 4.0 exigem a integração entre canais e tecnologias, e os sistemas devem fornecer dados de inventário em um formato padrão. As entradas devem apresentar visibilidade de ponta a ponta em lojas, nos seus centros de distribuição e junto a seus fornecedores e fabricantes, visando sempre reduzir custos ao varejista e garantir melhor experiência de compra aos clientes. A disciplina tem também como meta discutir os novos canais e formatos e a gestão integrada e estratégica do novo varejo 4.0, as novas tecnologias aplicadas ao varejo online e as estratégias digitais. Discutir os desafios de um varejo multicanal e híbrido na questão de identificação de públicos e clusters, localização comercial e análise de pontos e mix de produtos e gerenciamento de categorias nos canais. Discutir a gestão multicanal as ferramentas e práticas para construir e fortalecer modelos mais omnichannel e integrados. Uma vez que mais clientes e shoppers têm acesso e estão mais bem informados sobre variáveis de valor, preços e características da categoria e produtos e serviços oferecidos é essencial a empresa ser capaz de oferecer melhores informações e conteúdos sobre os produtos e serviços e manter o bom cumprimento das suas promessas no que diz respeito à cadeia de abastecimento e valor e no seu atendimento e relacionamento com estes clientes nos canais digitais. O varejo 4.0 não pode apenas querer. Integrar sua loja virtual à venda física e ao marketplace, mas saber integrar a posição e a missão da marca neste ambiente omnichannel.

As vendas no varejo pela internet crescem a níveis surpreendentes, sempre acima da média das vendas no varejo tradicional. Esse fenômeno mundial insere, a cada dia, mais empresas em um revolucionário canal de negócios. Para atuar nesse contexto, as organizações buscam profissionais com visão estratégica e capacidade de adaptação aos novos desafios e oportunidades proporcionadas pelo ambiente digital, que agreguem valor às estruturas existentes e inovem constantemente. Para empreendedores, é uma oportunidade de planejar o desenvolvimento dos negócios sobre bases de conhecimentos mais sólidos. Os gestores do varejo precisam integrar a inteligência usada na gestão do inventário para eliminar custos, acelerar ciclos de itens e manter a monitoração constante de informações com alta fidelidade. Através de uma coleta e uma análise mais fina dos dados, os gestores do e-commerce poderão alinhar seu estoque com as demandas dos web-shoppers, e criando ações e diferenciais para ganhar vantagem competitiva. Ajudar na formação de profissionais gestores e empreendedores é a proposta desta disciplina, que tem como meta oferecer oportunidades de aprendizado para atuação em novos canais e formatos varejo, por meio de lições teóricas e práticas, baseadas no conhecimento dos professores e em suas experiências no dia a dia à frente de grandes empresas atuantes nesse mercado. A disciplina ainda poderá contar com profissionais convidados, que trarão depoimentos para enriquecer a experiência de aprendizado.

O foco desta disciplina objetiva capacitar a gestão estratégica e discutir os novos papéis do capital humano no varejo 4.0. A disciplina quer fornecer e desenvolver as habilidades e competências na gestão de equipes de gestão, atendimento e vendas nos diversos canais varejistas. Discutir novas práticas de gestão de pessoas que visa qualificar os profissionais do setor para a gestão e direção de equipes comerciais.

Esta disciplina visa garantir maior vantagem competitiva para as empresas do setor varejista e em suas carreiras por meio das atividades de negociação e vendas. Um dos objetivos centrais é oferecer aos estudantes uma visão sistêmica e atualizada sobre os processos, conceitos e práticas ligados a essas atividades.

O objetivo da disciplina é apresentar como a digitalização se tornou parte fundamental da vida do consumidor e, a partir da sua perspectiva, definir as estratégias e, consequentemente, as ações digitais adequadas à realidade do varejo físico e online. Da conversão ao atendimento, das entregas às trocas, do marketplace aos shoppings, analisaremos como todas as áreas internas (marketing, tecnologia, operações, financeiro) precisam estar integradas e são responsáveis pelas vendas e presença digital da empresa. Em uma visão cadenciada e apoiada no funil de vendas utilizado nas estratégias de growth hacking, detalharemos os objetivos fundamentais de cada fase, responsabilidades, ferramentas e as boas práticas nacionais e internacionais que apoiarão as decisões dos gestores sobre os caminhos mais acertados rumo à omnicanalidade e ao melhor aproveitamento dos canais digitais.

As interações dos sistemas digitais com os funcionários e equipamentos permitem aumentar a velocidade e a confiabilidade das operações, reduzindo custos. Este ambiente de convivência chamado de Sistemas Físico Cibernéticos (Cyber Physical Systems) deu origem à indústria 4.0 e, por consequência, à logística 4.0. Na logística do varejo, são adotadas boas práticas no Ponto de Venda (PdV), voltadas para a gestão de fornecedores, controle do inventário da loja, sistemas de recebimento de mercadorias, definição de janelas de entregas, organização de prateleiras (planograma), sistemas de reposição automática (Vendor Managed Inventory), gestão da demanda, dentre outras, que associadas às tecnologias existentes e emergentes ampliam o valor do produto e/ou serviço para o cliente. Assim, esta disciplina tem como objetivo abordar a gestão da cadeia de suprimentos, tendo como foco as práticas logísticas do varejo, alinhadas aos conceitos da logística 4.0, indicando suas vantagens e pontos de atenção.

O objetivo da disciplina é capacitar os estudantes a elaborar estratégias e ações consistentes que transformem marcas em vantagens competitivas, garantindo que tenham um impacto positivo para o público diretamente interessado e para a sociedade como um todo. Na disciplina discutiremos as tendências para a construção e a gestão de marcas do varejo num contexto omnichannel, onde não há separação entre físico e virtual, e os clientes demandam que as marcas coloquem seus propósitos em ação. Analisaremos casos de marcas nacionais e internacionais, em todos os segmentos de varejo. Aplicaremos ferramentas para construir e sustentar marcas de varejo no ambiente hipercompetitivo. E compreenderemos as oportunidades estratégicas e os desafios na gestão de marcas próprias do varejo no contexto atual.

O enfoque da disciplina tomará como base os principais métodos de estabelecimento de preços em função da disponibilidade da renda do consumidor, bem como ações dos concorrentes, definindo qual deles poderá levar ao melhor rendimento para o negócio e consequentemente, continuidade e crescimento do mesmo. Serão tratados diversos aspectos e conceitos que levarão a formação de preços efetiva, gerando diferencial e competitividade à empresa, através de análises de resultados. A abordagem concentra-se na tomada de decisões em ambientes onde o mercado é altamente competitivo e que exige uma atenção muito grande para se fixar preços dos produtos e serviços.

Trabalho de Conclusão do Curso

Elaborar um projeto, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

 

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Trabalho de Conclusão Aplicado.

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.

Passez à l'étape suivante de votre carrière

420h

contenu

3 semestres

Achèvement du cours

EAD en direct

Mode cours

Des enseignants inspirants

Ici, vous apprenez auprès des meilleurs professionnels du marché.

"O Varejo está em constante reinvenção, e os gestores da área precisam cada vez mais acompanhar e aplicar estes novos fundamentos, inovações, tecnologia e automação para se manter relevante para shoppers e clientes da era Omnichannel. Neste curso queremos formar estes novos gestores do varejo que saibam utilizar as novas tendências da distribuição e logística, aplicar a inteligência de dados e conhecer e melhor utilizar as tecnologias de automação para integração dos canais de comunicação e vendas"

Témoignages de ceux qui sont déjà venus

Pourquoi choisir Live EAD ESPM ?

Découvrez comment nous pouvons vous aider à investir dans le développement de votre carrière sans mettre en péril votre sécurité et sans compromettre votre santé financière, en maintenant l'excellence de l'enseignement qui fait de l'ESPM une référence dans tout le pays.

Regardez autant de fois que vous le souhaitez

Même lorsque vous participez à la diffusion en direct, les enregistrements de chaque cours restent disponibles dans le système pour que les étudiants puissent les consulter ou les revoir.

Horaires personnalisés

Si vous préférez ou ne pouvez pas participer aux diffusions en direct, vous pouvez toujours regarder les enregistrements de tous les cours, qui sont disponibles dans le système pendant toute la durée de la formation. De cette manière, vous pouvez personnaliser votre programme de cours en fonction de votre emploi du temps.

Interaction avec les enseignants

Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Évaluations en collaboration directe avec les enseignants

Toutes les activités et évaluations sont appliquées directement par les enseignants de chaque matière et non par des moniteurs ou des intermédiaires, une pratique récurrente sur le marché.

Cours en direct

Pour garantir l'excellence de l'enseignement à l'ESPM également dans les cours en ligne, nous avons développé le concept de l'EAD en direct : uniquement à l'ESPM, tous les cours numériques de toutes les matières se déroulent en direct, le jour et l'heure étant programmés à l'avance.

Enseignants ayant une expérience du marché

Les professeurs de l'ESPM ont une expérience académique et sont également familiers et expérimentés dans l'environnement des cadres.

Les personnes souhaitant obtenir un diplôme à l'étranger - et dont le diplôme n'est pas validé par une université publique nationale - peuvent s'inscrire à des cours de troisième cycle à distance, mais le certificat de cours ne sera pas considéré comme un cours lato sensu au Brésil.
Choisir le mode de paiement

Investissez dans votre avenir

R$ 698,00

enregistrement

Réduction pour inscription anticipée

R$ 698,00

1x R$ 698,00

enregistrement

1x R$ 16.816,74

1x R$ 698,00

enregistrement

11x R$ 1.478,76

+

1x R$ 1.485,88

1x R$ 698,00

enregistrement

17x R$ 1.014,35

+

1x R$ 1.032,63

1x R$ 698,00

enregistrement

23x R$ 782,53

+

1x R$ 812,64

1x R$ 698,00

enregistrement

29x R$ 644,52

+

1x R$ 663,88

1x R$ 698,00

enregistrement

35x R$ 551,48

+

1x R$ 607,14

*Toutes les dates sont susceptibles d'être modifiées

20% DE RÉDUCTION

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE RÉDUCTION

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Note : Pour les cours commençant en mars, la location-vente commencera en mai, pour les cours commençant en avril, la location-vente commencera en juin et pour les cours commençant en août, la location-vente commencera en septembre (échéance tous les 8).

Processus de sélection

Découvrez le fonctionnement de chaque étape du processus de sélection

Inscription

Inscription et paiement en ligne.

Processo seletivo online

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

Inscription

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*Le lien vers la procédure de sélection en ligne sera envoyé par e-mail après le paiement des frais d'inscription.

**Nous ne réservons pas de place aux candidats approuvés. Garantissez votre place en procédant à l'inscription, en fonction des places disponibles pour le cours.

Recherche de l'Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023

Pourquoi choisir l'ESPM ?

Différentiels

Conheça toda a Experiência da Pós ESPM:

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.

Aulas internacionais

Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Assurance éducation

Oferecemos um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos financeiros.

FAQ

Questions fréquemment posées

Vous avez des doutes ? Jetez un coup d'œil ici :

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Il y a une réunion en face à face obligatoire par sujet pour les cours de troisième cycle HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

L'ESPM est une référence nationale dans l'enseignement supérieur. Notre portefeuille de cours reflète les thèmes les plus actuels du marché, en plus d'être formulé à partir de méthodologies d'enseignement actives. Nous offrons à nos étudiants une éducation axée sur l'excellence - ce qui inclut la qualité académique, l'innovation constante des programmes, des méthodologies et des expériences, la proximité du marché, une infrastructure de pointe, et bien plus encore.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

Quem viu este curso gostou destes também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:

Master em Inteligência e Gestão do Varejo Omnichannel

Início das aulas: 29/04/2024

Traduire

Selon votre choix

[gtranslate]

Me notifier

Programme SEED

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.