Ao longo deste Master, os estudantes serão preparados para:
Em um ambiente colaborativo, estudantes e professores discutirão approaches de valor para a área, a fim de planejar um projeto de conclusão de curso com foco em pesquisas e estratégias inovadoras e mais customer centric, baseadas não apenas na inteligência de dados e na aplicação dos recentes avanços tecnológicos, mas em análises de tendências, modelos de co-inovação e no design thinking de serviços. Em suma, na junção de estratégias e experiências high touch e high tech e as novas fronteiras e paradigmas do 6.0, que deverão ser tematizadas, discutidas e aplicadas ao longo do curso.
O varejo vive um processo de automação, de transformação digital, de inovação e de investimento em inteligência de dados e uma gestão muito mais estratégica com foco nos seus clientes e shoppers.
Com a expansão dos canais digitais e sua constante evolução, a indústria e o varejo precisam investir em estratégias e práticas omnichannel e ter como foco estabelecer conexões mais eficientes entre estes novos e múltiplos canais. Há uma urgência na ampliação da sinergia e sintonia fina entre marcas e varejo no sentido de realizar uma transformação conjunta e colaborativa. Empresas e varejo precisam se equipar com inteligência e tecnologia de dados, processos de big data e social CRM, para gerar diferencial competitivo, inovar de forma consistente, se reinventar e se adaptar ao mindset e as novas jornadas digitalizadas de compra de seus shoppers e clientes.
Com a rápida transformação digital em curso, a automação, a evolução contínua das plataformas online e da conectividade móvel de seus shoppers, é inadiável o investimento em profissionais com novos skills e competências, capazes de acompanhar e melhor performar usando a inteligência analítica de dados, criando e gerenciando novos canais e formatos e oferecendo serviços mais personalizados e uma melhor experiência de compra aos seus clientes.
Hoje os empreendedores e gestores do varejo, os profissionais de logística, canais, vendas, trade e shopper marketing precisam entender a nova economia digital e de redes, acompanhar e prever as tendências que irão afetar seu segmento e os hábitos e atitudes de seus clientes. O varejo físico e as tradicionais estratégias e ações de trade e shopper marketing foram seriamente impactadas. As lojas e canais estão se reinventando para se adaptar a essa nova era. Este novo momento força os profissionais do setor a se atualizar e repensar seus novos desafios e atender as demandas sempre renovadas de seus públicos. Os conceitos e práticas evoluem segundo uma lógica incremental constante e uma inclinação mais inovadora e disruptiva, forçando a criação de propostas de valor mais sustentadas e relevantes, foco em estratégias de vendas de maior performance, baseadas em experiências e em ações de storyselling mais engajadoras.
O varejo integrado e omnichannel força as empresas a integrarem melhor seus canais, investir mais em serviços logísticos mais alinhadas aos novos tempos e as interações dos sistemas digitais permitem aumentar a velocidade e a confiabilidade das operações. A loja física se transforma em um ponto de contato da marca mais criativo, interativo e digital,se equipa com tecnologia e repensa seus serviços, experiências, formatos e espaços, buscando manter sua relevância e sendo um polo atraente e interativo para seus clientes, visitantes e shoppers.
Em um varejo 5.0, mais tecnológico, experiencial e omnichannel, o design e a ambientação, o merchandising multissensorial e as ativações de marca, o papel do trade e do shopper marketing adquirem um maior status e importância. Cabem a elas estabelecer as estratégias de canais e de seus publicos, definir a melhor rota go to market e alavancar a disponibilização de melhores produtos, serviços e experiências para satisfazer as demandas e expectativas de shoppers cada vez mais ferramentados, exigentes, em busca de maior conveniência e rapidez nos processos.
Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:
Próxima data: 04 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim
*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso. Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
O curso de Master em Gestão da Experiência do Consumidor está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.
Ao final do curso os estudantes estarão aptos a: