Post-diplôme ESPM

Master em Gestão Estratégica de UX Design

AULA INAUGURAL: 30/04/2024

A propos du cours

Com o objetivo de aprimorar a aplicação estratégica do escopo de trabalho de UX Design no desenvolvimento e gestão de produtos digitais, o programa estimula e proporciona a elaboração e aplicação de ferramentas e metodologias em casos e situações reais. Em ambiente colaborativo, com orientação e mentoria, os estudantes consolidam seus conhecimentos através da concepção e desenvolvimento estratégico de um planejamento de UX completo ou estudo/ mapeamento de UX Research, realizado em projeto de conclusão de curso, cujo proposito poderá ser amadurecido ao longo do programa.

Master em Gestão Estratégica de UX Design

Início das aulas: 30/04/2024

En semaine : mardi et jeudi

Période : soirée

Horaire : de 19h30 à 21h30

Carga horária: 495h

35X R$ 705,34

R$ 100.00

Frais d'inscription à la procédure de sélection

Inscrições até: 26/04/2024

Modalité

EAD en direct

Vous avez la liberté d'adapter le cours à votre emploi du temps et à votre lieu de travail. Vous pouvez pouvez choisir de participer aux discussions en ligne, via Zoom, en direct, ou de regarder les enregistrements des cours quand vous le voulez et le pouvez. ou de regarder les enregistrements des cours quand vous le souhaitez et quand vous le pouvez. *Dans le cadre du troisième cycle Live EAD, la présentation du projet final du cours se fait en face à face.

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Aula Aberta do curso: UX design estratégico - principais tendências, como a IA e outras tecnologias disruptivas irão nos afetar até 2030

09.ABR

Online, das 20h às 21h30

A propos du cours

Uma abordagem contemporânea e estratégica

O programa apresenta uma abordagem disruptiva, abrangente e estratégica de User Experience Design, repertório teórico, prático e metodológico, preparando profissionais em momento e oportunidade de ascensão a cargos de gestão e liderança em UX Design, UX Research, Design de Produto, Negócios Digitais (startups e scaleups), Gestão de Produtos e Experiência do Cliente, além de Marketing & Comunicação Digital. Os conteúdos e atividades focam o desenvolvimento de habilidades e instrumentalização de conhecimentos fundamentais para o trabalho de UX Design e UX Research – compreensão e mapeamento detalhados do ecossistema do usuário e do negócio, bem como a visão/tratamento LEAN da experiência do usuário/consumidor em plataformas e ambientes digitais. Abordamos a Transformação Ágil e Digital e sua Governança, ferramentas de pesquisa, desenvolvimento e gestão, assim como “data literacy” em apoio às decisões de UX e produto.

Événements en face à face

Réseau thématique

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 29 de junho de 2024, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Présentation du travail de fin d'études

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

4 Master Gestao estrategica UX
Domaines thématiques

O curso de Master em Gestão Estratégica de UX Design está classificado na área de Criatividade e Inovação em Negócios. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

A qui s'adresse-t-il ?

  • Designers de Produto, Profissionais de UX/UI design, UX Writers e UX Researchers
  • Analista seniores, coordenadores e líderes, com potencial para assumir cargos gerenciais.
  • Consultores e autônomos atuantes na área e que desejam se aprimorar para atender startups, empresas de médio e grande porte.
  • Empresas de design e comunicação, agências convencionais de publicidade e comunicação, bem como agências digitais que necessitam de uma capacitação diferencial para sua liderança.
  • Coordenadores e Gerentes de diversos segmentos de negócio.
  • Profissionais que desejam utilizar UX como conhecimento diferencial em suas carreiras.

Prérequis

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Atuar ou ter como objetivo de carreira a atuação como líder, consultor, especialista ou coordenador em áreas de Design, Design de Produto, UX/UI Design, UX Research, CX ou gestão de produtos digitais em empresas e organizações de qualquer porte, incluindo startups, ou ainda como consultor independente em negócios digitais. O curso também oferece uma nova perspectiva para profissionais de setores e carreiras tradicionais que desejam um conhecimento diferencial e estratégico em projetos digitais.

Necessário inglês técnico/instrumental.

Profil des diplômés

É esperado do egresso do curso Master em Gestão Estratégica de UX Design as seguintes qualificações:

  • Pesquisar, analisar e mapear a experiência do usuário/consumidor em ambientes e dispositivos com interfaces digitais.
  • Desenvolver estratégias de produto e prototipação digital a partir do mapeamento da experiência do usuário/consumidor, assim como também, adequadas e pertinentes a cada modelo de negócio.
  • Promover boas práticas em usabilidade e experiência do usuário no ambiente organizacional e no desenvolvimento de projetos junto a equipes multidisciplinares,
  • Gerenciar equipes de design e experiência do usuário.
  • Selecionar e aperfeiçoar metodologias e métricas de sucesso em projetos centrados na experiência do usuário/consumidor.

Ce que vous apprendrez

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais. 

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentar o contexto e os números do mercado digital, com foco em UX Design, tanto no Brasil como no exterior.

Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.

Núcleo de gestão - liderança em UX

Conhecer o processo de liderança em equipes, o papel do líder como inspirador, facilitador e evangelista em UX e ciclos de inovação. Gestão de Produto X Gestão de Recursos em projetos ágeis (LEAN). Alinhamento da gestão de pessoas à estratégia de negócios. Desenvolver a capacidade de negociação, liderança e motivação para a gestão de demandas conflitantes da equipe e pessoas. Gestão de competências e perfis multidisciplinares. A implementação de indicadores de performance, avaliação de resultados e comunicação de feedbacks.

Conhecer conceitos de Fluxo de Caixa, DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), a visão financeira da operação de marketing e vendas. As aplicações dos conceitos de Payback, Break Even, CAC (Customer Acquision Cost) e LTV (Life Time Value), ROI (Return on Investment). Conceitos e gestão de performance. Estimular o uso da linguagem financeira básica nas atividades de gestão empresarial e relacionamento com investidores.

Apresentar e compreender os conceitos básicos e fundamentais de engenharia de software e testes, como gestão de Configuração e Mudança, Elicitação, Rastreabildade, Versionamento, Prototipação de Requisitos, Criação e Análise de Caso de Uso, Construção de Diagramas. A disciplina permitirá ao estudante a atuação em ambientes de TI, empresas e áreas dedicadas em médias e grandes corporações.

Saber identificar oportunidades e transformá-las em negócios e produtos disruptivos, a partir da criação de empresas ou novos produtos e serviços. Ferramentas e metodologias úteis ao empreendedor, bem como cenário de empreendedorismo no Brasil. Ambiente Regulatório e sistemas de Patentes. Políticas e sistema de apoio ao empreendedorismo. Técnicas de negociação, análise de ambientes regulatórios e valuation.

Núcleo de Research - pesquisa em UX

Compreender como os fatores culturais influenciam o comportamento do consumidor/usuário, e como o estudo antropológico auxilia no entendimento das subculturas de consumo. A Etnografia Convencional e Digital (Netnografia), como método para a pesquisa de contextos de uso e mapeamento da experiência e jornada do usuário em ambientes digitais.

Conhecer a metodologia LEAN, seus artefatos e fluxos iterativos incrementais. Proporcionar uma visão estratégica dos fluxos de ideação e prototipação em projetos digitais. Conhecer a filosofia e principais protocolos em Design e Service Thinking para desenvolvimento e gestão de produtos. Como LEAN e metodologias afins podem impulsionar a inovação apesar e para além de ambientes e ecossistemas convencionais.

Conhecer os conceitos, as técnicas e ferramentas de segmentação de mercado, parâmetros que levam à formação de comunidades com base convergência de crenças e atitudes. Construção de Buyer Personas com base em perfil de consumo e convergência de modelos mentais. Aplicação e utilização de Buyer Personas em estratégias de negócios digitais.

Apresentar os conceitos e princípios universais de Usabilidade como uma medida de qualidade na utilização das interfaces digitais. As normas ISO e as heurísticas de Nielsen, a engenharia de usabilidade, análise heurística e protocolos de usabilidade como think aloud e eyetracking. Apresentar o processo de Quality Assurance (QA) em processos de homologação. Apresentar as metodologias de usabilidade como ferramentas de diagnóstico estratégico para além da validação de interfaces.

Núcleo de Estratégia de Produto - estratégia de UX

Proporcionar a compreensão da fundamentação teórica e metodológica do campo de conhecimento e atuação em User Experience (UX), e dos tópicos relevantes em estratégias de UX convergentes com o planejamento de marketing e comunicação. Identificar quais são os ecossistemas principais: do usuário e do negócio, e como ambos podem afetar a entrega de valor ao usuário/consumidor. Entender as entregas “enxutas” de UXD, além de tópicos estratégicos para a transformação digital como user onboarding e designops.

Proporcionar a compreensão dos fundamentos da transformação ágil (baseado no pensamento LEAN e no mínimo produto viável), e dos tópicos relevantes de um plano de marketing com foco em metodologias ágeis de gestão e produção. Identificar e conhecer o processo de transformação digital nas empresas e organizações de todos os segmentos e setores, a partir da maturidade da entrega de valor aos clientes e da utilização apropriada da tecnologia SaaS.

Conceitos e propostas de definição para o escopo metodológico e prático da Arquitetura da Informação, como parte da atuação e job description dos profissionais envolvidos em Comunicação Digital. Ferramentas de diagnóstico como Card Sorting e Diagrama de Afinidades. Conhecer as principais metodologias, ferramentas e entregáveis de Arquitetura da Informação: matrizes de escopo e funcionalidades, rotulações e técnicas de navegação e wireframing. Compreender como a Arquitetura da Informação torna tangível a estratégia de negócios e viabiliza a gestão do ciclo de vida de produtos e serviços digitais. Princípios da curadoria de conteúdo e UX writing (técnicas e aplicações).