Jornalismo

8 semestres

Home Graduação

Jornalismo

Coordenador

Maria Elisabete Antonioli

Course Attendees

Still no participant

Fixas

1º Semestre

1º Semestre

Fixas

Apuração e Texto Jornalístico I
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Introdução ao Jornalístico 
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Linguagem (Língua Portuguesa)
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Economia
Créditos: 4
Hora/aula: 72

História do Jornalismo
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Estatistica
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Sociologia
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Fotografia
Créditos: 2
Hora/aula: 36

Fixas

2º Semestre

2º Semestre

Fixas

Apuração e Texto Jornalístico II
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Produção Jornalística e Edição em Rádio I
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Fotojornalismo
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Cibercultura
Créditos: 4
Hora/aula: 72

Teorias da Comunicação
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Projeto Gráfico
Créditos: 4
Hora/aula: 72


História do Brasil Contemporâneo
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Filosofia
Créditos: 2
Hora/aula: 36

Fixas

3º Semestre

3º Semestre

Fixas

Produção Jornalística em Mídia Imprensa
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Produção Jornalística e Edição em Rádio II
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Produção Jornalística e Edição em TV I
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Teorias do Jornalismo
Créditos: 4
Hora/aula: 72

Geoeconomia Internacional
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Marketing I
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Antropologia
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Infográficos
Créditos: 4
Hora/aula: 72

Fixas

4º Semestre

4º Semestre

Fixas

Grande Reportagem
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Produção Jornalística e Edição em TV II
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Perspectiva Crítica da Notícia
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Assessoria de Imprensa
Créditos: 4
Hora/aula: 72

Produção Audiovisual para Internet
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Ciência Política
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Marketing ll
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Pesquisa Quantitativa e Qualitativa
Créditos: 2
Hora/aula: 36

Fixas

5º Semestre

5º Semestre

Fixas

Documentário em Vídeo
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Produção e Edição de Conteúdo Multiplataforma
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Comunicação Corporativa
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Narrativas de Análise e Opinião
Créditos: 2
Hora/aula: 36

Jornalismo de Dados
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Comunicação e Responsabilidade Socioambiental
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Legislação em Jornalismo
Créditos: 2
Hora/aula: 36

Fixas

6º Semestre

6º Semestre

Fixas

Jornalismo Internacional
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Estudos Aplicados de Conteúdo On-line
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Finanças de Mercado
Créditos: 4
Hora/aula: 72

Empreendedorismo e Gestão em Negócios de Mídia
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Comunicação em Instituições Públicas
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Ciência e Pesquisa
Créditos: 2
Hora/aula: 36

Fixas

7º Semestre

7º Semestre

Fixas

PGJ I
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Planejamento em Comunicação
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Seminários Avançados
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Cenários Midiáticos Locais e Regionais
Créditos: 2
Hora/aula: 36

Gerenciamento de Crise e Reputação
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Ética no Jornalismo
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Direitos Humanos e Jornalismo
Créditos: 2
Hora/aula: 36

Fixas

8º Semestre

8º Semestre

Fixas

PGJ II
Créditos: 16
Hora/aula: 288

Comentários curso

Ainda não há comentários

Profissional que fala com o mundo

O jornalista é aquele profissional que fala com o mundo, tipicamente uma pessoa bem informada, com olhar crítico sobre a realidade, curioso e disposto a aprender, a cada dia, um pouco mais sobre tudo ao seu redor. Esse profissional tem ainda um forte senso de responsabilidade social e consciência do seu papel de mediador de informação na sociedade, sendo capaz de se expressar com criatividade e precisão através de textos, fotografias, áudios, vídeos e narrativas multimidiáticas.

ANÁLISE DAS MELHORES PRÁTICAS EM ENSINO DE JORNALISMO NO BRASIL E NO EXTERIOR

ENTREVISTAS COM AS PRINCIPAIS LIDERANÇAS E EMPRESAS DO SETOR

Sobre o curso

O jornalista é aquele profissional que fala com o mundo, tipicamente uma pessoa bem informada, com olhar crítico sobre a realidade, curioso e disposto a aprender, a cada dia, um pouco mais sobre tudo ao seu redor. Esse profissional tem ainda um forte senso de responsabilidade social e consciência do seu papel de mediador de informação na sociedade, sendo capaz de se expressar com criatividade e precisão através de textos, fotografias, áudios, vídeos e narrativas multimidiáticas.

Conexão com o mercado

Na ESPM, o estudante de jornalismo tem uma forte conexão com a área de negócio e entra em contato com todas as etapas da profissão, como apuração, redação, edição e publicação de matérias nos diversos meios de comunicação, sempre atualizado com as novas tecnologias e ferramentas do mercado.

Infraestrutura de ponta

Laboratórios de última geração, professores inspiradores e parcerias com grandes empresas.

OS MAIORES E MAIS RELEVANTES

Grandes veículos de comunicação do país apoiam a ESPM em diversas frentes com conteúdo e integração entre o ambiente empresarial e o mundo acadêmico.

Mercado de Trabalho

O mercado quer um profissional diferenciado. Igual ao curso.

O formando em jornalismo poderá assumir diferentes cargos na área, como: redatores, editores, assessores de imprensa, infografistas, fotojornalistas e cinegrafistas, especialistas em conteúdo para redes sociais, gerentes de dados, produtores, jornalistas de multimídia visual, escritores de não ficção, documentaristas, comentaristas, correspondentes internacionais, entre outros.

Bolsas de Estudos

Programas de bolsas, benefícios e créditos da ESPM

Temos várias opções para você estudar aqui na ESPM.

Programas de Intercâmbio

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Os estudantes de graduação da ESPM podem cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Escolha onde estudar

Argentina • Canadá • Chile • Colômbia • Espanha • Estados Unidos • França • Inglaterra • Itália • México • Portugal.

Agências Experimentais

Arenas ESPM

Arenas ESPM

www.arenas.espm.br

Laboratório onde os estudantes de Design e Publicidade e Propaganda desenvolvem suas habilidades profissionais, como se estivessem trabalhando nos principais departamentos de uma agência de publicidade: atendimento, planejamento, mídia e criação.

GameLab ESPM

GameLab ESPM

Espaço para pesquisa e experimentação lúdica, por meio de jogos e game design, nas frentes de interesse da comunicação e do marketing. Atualizado com o que há de melhor no cenário mercadológico contemporâneo

Design Lab ESPM

Design Lab

Uma estrutura exclusiva do curso de Design, que oferece aos estudantes a chance de aprimorar projetos destinados a clientes externos.

ESPM Social

ESPM Social

Desenvolve gratuitamente projetos para ONGs, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

StudioD

Raia

http://raia.espm.br/

O Risk Analysis and International Affairs (RAIA) é uma iniciativa do curso de graduação em Relações Internacionais da ESPM que, a partir de uma perspectiva multidisciplinar da economia, política, regulação e negócios internacionais, bem como incorporando as inovações nos estudos sobre risco e incerteza no âmbito global, tem o objetivo de fornecer análises acerca dos impactos dos riscos nos negócios internacionais.

pesquisa-lab-asiatico

NENA

http://nena.espm.br/

Em caráter multidisciplinar, uma das principais entidades estudantis do país dedicada exclusivamente ao estudo e entendimento do continente asiático. O Objetivo do NENA é difundir o conhecimento da Ásia no Brasil, sobretudo nas esferas acadêmica e empresarial.

Newronio ESPM

Newronio

www.newronio.espm.br
Um ponto de encontro feito por estudantes.

Câmara Jr. ESPM

ESPM Jr.

Consultoria formada por estudantes que realizam projetos para empresas como Nestlé, Motorola, Ericsson, entre outras.

Bolsas

Incubadora de Negócios

Uma equipe de professores experientes dispostos a ajudar você a abrir sua própria empresa. Com a possibilidade de incubar o negócio durante a fase inicial da proposta.

Observatório de Economia Criativa ESPM

Global Jr.

Empresa júnior do curso de Relações Internacionais, gerenciada por estudantes e orientada por professores. Encurta as distâncias entre empresas e mercado, por meio de consultorias.

Agência de Jornalismo ESPM

Agência de Jornalismo

jornalismosp.espm.br
A Agência de Jornalismo da ESPM-SP é um ambiente de prática pedagógica voltado à produção de veículos laboratoriais em todas as plataformas de mídia. A participação na Agência é totalmente voluntária e acontece no período da tarde. Os estudantes são acompanhados por professores especializados durante todo o processo de pauta, execução e edição dos materiais.

 Autorizado conforme portaria SERES nº 540, de 23/10/2013 - D.O.U. de 25/10/2013

Corpo Docente

Lista completa com os nossos Professores
VER PERFIL

São Paulo

Graduação

Mensalidade: R$ 3.764,00

Data da Prova: 09/12/2018

Inscrição para o Vestibular: R$ 120,00

Visite a ESPM